Charles Araújo

Período de troca e qual óleo "está" no motor

8 posts neste tópico

Bom dia, senhores(as).

Possuo um Gol G5 1.0 ano 2011 e o adquiri em fevereiro/2017 com 55.000(e mais alguma coisa) rodados. Uso o carro muito pouco, sou motociclista e é meu PRIMEIRO CARRO, logo, agora em novembro/2017 o carro virou 60.000. Nas minhas motos, calculo troca de óleo por aproximação. Troco quando a moto faz 800 km/l ou seja, se minha moto usa 2L de óleo, troco com aproximadamente 1500Km rodados. 
Meu carro veio SEM manual do proprietário, mas, quando comprei, o dono anterior tinha feito uma revisão básica(óleo, filtros, correia, pneus) e gostaria de saber se já estou "em tempo" de troca de óleo e filtro. Como perdi o contato com o vendedor, também não sei qual óleo ele usou, se foi mineral, semi ou sintético.

Minhas dúvidas são:
- O óleo é pra ser trocado com qual Km/tempo e qual a quantidade?
- Tem como eu saber qual tipo de óleo está no motor? Se não, é melhor "migrar" pro sintético?
- É recomendado trocar filtro também?

Grande abraço à todos.

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Opa, Bom dia Charles, tem um tópico inteiro aqui no fórum falando sobre usos e propriedades de óleos, sugiro você dar uma conferida: Clique aqui.

respondendo suas perguntas de forma bem simples.

Tenho um gol g6 1.0, programo minha troca de óleo da seguinte forma (dicas dos usuários aqui do fórum), 7.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. Procuro sempre óleo 100% sintético 5w40.

Acredito que o ideal para o gol g5 é 5w40 100% sintético vw 502 00.

eu acho que não tem como saber o óleo que está no seu carro atualmente (mas sou leigo nesse assunto se tiver como alguém me corrija rsrs).

sobre as trocas dos filtros eu faço assim:

- troca: óleo + filtro de óleo + filtro de ar.

- troca: óleo + filtro de óleo + filtro de ar + filtro de cabine + filtro de combustível.

- troca: óleo + filtro de óleo + filtro de ar.

- troca: óleo + filtro de óleo + filtro de ar + filtro de cabine + filtro de combustível.

(...) 

e ai vai repetindo.

Para mais detalhes, eu recomendo você dar uma passadinha lá no tópico, tem muitos comentários de donos de gol g5, recomendações, etc. Que com certeza lhe darão com mais clareza essas informações.

Abraço! 

Editado por ACOELHODS

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Pô, man. Que bacana tua resposta. Obrigado, de verdade.
Bom, vou fazer isso. Programar minha troca pra mais ou menos 6 mil km ou 6 meses. Colocarei como padrão.
No mesmo passo, nesta troca vou substituir óleo e todos os filtros também pra "resetar" a manutenção. Rs.

E quanto ao óleo e ao tópico específico, dei uma lida "superficial" agora e vou partir pro sintético mesmo. Melhor não brincar com a sorte.

Man, obrigado pelo esclarecimento.
Tenha um ótimo dia !

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Bom dia irmao, na moto eu sempre troco a cada 1 mil km, mas no carro ainda bem q da pra segurar mais, o óleo sintético pode rodar até 10 mil km, mas como alguns g5 sao problematicos, é melhor trocar antes, com 6, 7 mil km ou a validade do óleo, cerca de 6 meses, a sequencia da troca que eu faco é: óleo + filtro de oleo. Oleo + filtro de oleo, combustivel, ar. E n se esquece de olhar o radiador, pq algumas pessoas rodam sem aditivo, e dps da uma bela dor de cabeca

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1 hora atrás, GabrielCastroX disse:

Bom dia irmao, na moto eu sempre troco a cada 1 mil km, mas no carro ainda bem q da pra segurar mais, o óleo sintético pode rodar até 10 mil km, mas como alguns g5 sao problematicos, é melhor trocar antes, com 6, 7 mil km ou a validade do óleo, cerca de 6 meses, a sequencia da troca que eu faco é: óleo + filtro de oleo. Oleo + filtro de oleo, combustivel, ar. E n se esquece de olhar o radiador, pq algumas pessoas rodam sem aditivo, e dps da uma bela dor de cabeca

Boa, Gabriel.
Na época que tive 125cc eu trocava à cada 1000 também. Hoje estou casado com uma Falcon desde 2005 e só troco entre 1500 e 1700 por que são 2L de óleo. A água do meu radiador tá no nível e relativamente limpa, apesar do recipiente estar barrento. A água tem ciclo de substituição predefinido também? Quando for substituir, vou pedir pra trocar o recipiente. O problema é achar gente "boa" pra fazer essa manutenção, já que, maioria das oficinas querem fazer de qualquer jeito. Na hora que eu encontrar alguma que tenha aquela máquina que o ADG tem pra substituir a água, eu encosto e troco. 

Obrigado pelo retorno.

Abração.

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41 minutos atrás, Charles Araújo disse:

Boa, Gabriel.
Na época que tive 125cc eu trocava à cada 1000 também. Hoje estou casado com uma Falcon desde 2005 e só troco entre 1500 e 1700 por que são 2L de óleo. A água do meu radiador tá no nível e relativamente limpa, apesar do recipiente estar barrento. A água tem ciclo de substituição predefinido também? Quando for substituir, vou pedir pra trocar o recipiente. O problema é achar gente "boa" pra fazer essa manutenção, já que, maioria das oficinas querem fazer de qualquer jeito. Na hora que eu encontrar alguma que tenha aquela máquina que o ADG tem pra substituir a água, eu encosto e troco. 

Obrigado pelo retorno.

Abração.

Só uma dica, jamais coloque água no reservatório do radiador, o que eu mais vejo em posto de combustível é frentista com garrafa de água mineral completando o reservatório e geralmente o reservatório ta encardido de ferrugem (dor de cabeça em breve kkk), sempre coloque aditivo (pronto pra uso), ou concentrado diluído em água destilada.

se você roda pouco com carro, o nível do aditivo baixa pouco, ai é só ir completando até chegar na marca, o meu primo só veio fazer uma limpeza total no sistema do g5 dele aos 60.000 (por prevenção), o dele sempre foi bem limpinho e sempre usando aditivo.

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47 minutos atrás, ACOELHODS disse:

Só uma dica, jamais coloque água no reservatório do radiador, o que eu mais vejo em posto de combustível é frentista com garrafa de água mineral completando o reservatório e geralmente o reservatório ta encardido de ferrugem (dor de cabeça em breve kkk), sempre coloque aditivo (pronto pra uso), ou concentrado diluído em água destilada.

se você roda pouco com carro, o nível do aditivo baixa pouco, ai é só ir completando até chegar na marca, o meu primo só veio fazer uma limpeza total no sistema do g5 dele aos 60.000 (por prevenção), o dele sempre foi bem limpinho e sempre usando aditivo.

Boa. Vou providenciar uma faxina no sistema do meu também, visto que, o reservatório tá bem sujo e já está com 60k rodados. Como falei acima, o problema é só arranjar um local bom que faça essa limpeza.

 

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O liquido de arrefecimento tem pessoas que trocam uma vez por ano, mas n sei se é o certo, no meu eu troquei o sistema praticamente inteiro, com excessao do radiador, e daqui 3 meses vou trocar denovo, pois ainda tem ferrugem no sistema, o certo é vc trocar, e ter sempre uma mistura ja preparada de aditivo e ai só ir completando, ai no caso n precisa se preocupar muito com troca tao cedo, oq n pode é água mineral, eu costumo usar agua desmineralizada (agua de bateria) porem o nivel raramente baixa

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