adenilson707

[Problemas] Luz EPC, Injeção e outras - Discuta Aqui

83 posts neste tópico

"Estivemos com um GOL G5 1.0 2011 em nossa empresa que causou bastante desgaste em todos nós, por isso venho aqui expor o fato e dar essa dica importante a todos que se interesse pelo assunto.
Este carro estava 20.500 km rodados, sempre de um dono só, e desde a época que estava em garantia o carro apresentava um defeito intermitente que era típico de falta de alimentação, pressão baixa de combustível, quando acelerava o carro amarrava.
Como apresentava o defeito de vez em quando, passou-se do período da garantia e o carro chegou até nós.
Fizemos a revisão completa do sistema de injeção eletrônica, limpamos os bicos injetores, trocamos velas, testamos cabos velas, bobina, bomba combustível, corpo borboletas, sensores rotação, detonação e temperatura, testamos pedal de acelerador, sonda lambda, trocamos combustível, conferimos aterramentos e nada de resolver o problema, e no diagnóstico feito pelo Raster II tudo estava OK, todos valores dentro dos parâmetros, nenhuma falha presente e nenhuma falha passada.
Já estávamos quase perdendo a paciência quando tive uma idéia brilhante, desligar os sensores de freio e de embreagem e andar no carro.

Foi aí que uma luz no fim do túnel surgiu, o carro ficou com o funcionamento OK, não falhava mais, não faltava alimentação, a resposta era imediata, pisava no acelerador e ele respondia !!! UFAAAAAAAAA, encontramos o caminho para a solução do problema !!!
Liguei o interruptor do freio e nada do problema aparecer, liguei o interruptor do pedal da embreagem e o defeito voltou a aparecer.
Então, substituímos o interruptor do pedal da embreagem e o problema foi sanado, resolvido definitivamente.
Resolvi compartilhar com todos vocês pois não quero que nenhum parceiro passe a dor de cabeça que passamos, e quando um carro desses aparecer em suas oficinas, lembre-se de testar o interruptor de embreagem !!!!
Espero ter colaborado em essa DICA"


Vi esse relato em um site de mecânicos, alguem sabe me dizer se isso realmente é possível? é simples pra fazer essa checagem no interruptor de embreagem e freio? Obrigado !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Meu G5, esses dias, quando liguei pela manhã, ficou ratiando, aí peguei a estrada e ele parou.

 

Outro dia, lavei o carro, tranquilo, quando fui sair a noite, começou a ratiar de novo, aí apareceu aquela luz amarela, acho q é de problema na injeção, como fala no manual.

 

Andei forçando, o carro não passava de 50km/h, ficou muito fraco e com barulho de fusca, haha'

 

Cheguei na casa da patroa, desliguei.

Quando fui ligar de novo, ficou normal, no domingo isso.

 

Ontem saí com ele e ficou normal.

Já agora quando fui voltar do almoço, ele começou a ratiar quando liguei e depois apareceu aquela luz de novo.

Aí peguei a estrada, ficou normal.

 

Alguém sabe o q é isso?

Como resolveu?

Será q precisa de uma limpeza de bico?

 

Olha aqui: http://gaspoint.blogspot.com.br/2009/12/guia-das-luzes-espia-no-painel-do-carro.html

 

O q ta aparecendo no meu é a n° 2 - como marquei na foto em anexo.

post-15027-0-23261900-1364316316_thumb.j

Editado por paranoia44

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae galera, levei o carro na css hoje.

 

Fiz limpeza de bico, saiu por 70 pratas.

 

O mecânico limpou também o sistema de partida a frio.

 

Aì falou pra eu colocar R$1 de gasolina aditivada, falou q não é necessário mais.

O que acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a minha acendeu hoje de novo....

erro no scanner:

Imagem Postada

estou na CSS e atualizo vocês quando tiver notícias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o carro já está comigo novamente.

foi trocado o sensor de rotação do motor - "emissor" como discriminado na nota fiscal. total de R$60 da peça + R$160 de MO. A fábrica não autorizou troca pela garantia do motor. nem tão pouco incluíram na MO de R$288 da revisão que acabei de fazer na última sexta.

Além deste erro o VAS também estava acusando avaria no ABS e no i-system.

No caso do ABS o chefe da oficina garantiu que era consequência da falha do sensor de rotação. Então limpamos o log de erros e o ABS parou de acusar falha.

No caso do i-system, como não é item de segurança, resolvi deixar para diagnosticar quando voltar para o Rio. Estou em viagem de férias agora.

Tenho problemas com a luz da injeção desde zero, mas era muito intermitente e pouco frequente. Na CSS do rio sempre falaram que era combustível ruim e acusaram a partida a frio, então eu parei de usar a mesma e de fato já havia uns 4 meses que nada acontecia.

Ontem a luz acendeu e ficou de vez, talvez isso tenha ajudado a diagnosticar - mas o fato é que a garantia de 1 ano acabou tem poucos dias então foi um momento oportuno para finalmente achar a falha.

Voltarei a utilizar a partida a frio e agora é torcer para ficar tudo 100%.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente, quem tá na bruxa sou eu.

 

Eu nem sei como aconteceu, mas foi assim.

 

Deixei o carro pra fazer uma descarbonização completa. Tudo certo, óleo novo, carro filé.

 

Sai com o mecânico pra testar o carro. Parei e desliguei o carro. Quando fui dar a partida, a luz da injeção acendeu.

 

Olhei ponto da correia, tudo ok, Limpamos TBi, todos os sensores, mas nada.

 

O engraçado é que o carro não apresenta problema algum.

 

Tenho o VAG-COM, tinha algumas falhas, apaguei os fault codes umas 5x.

 

Ai apagou. Depois acendeu outra vez. Não sei mais o que faço.

 

Eu tô desconfiado pq o fio que faz o barulho do alarme, que estava desconectado da bateria, depois de colocar, acendeu a luz.

 

Acho que alguma coisa do alarme xiou e deu isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tô desconfiado pq o fio que faz o barulho do alarme, que estava desconectado da bateria, depois de colocar, acendeu a luz.

Acho que alguma coisa do alarme xiou e deu isso.

pois é, o mal da luz amarela é que pode ser tanta coisa. tem carro que acende a luz amarela até se deixar a tampa do tanque aberta.

se desconectar o alarme acontece o quê ? já verificou o aterramento ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois é, o mal da luz amarela é que pode ser tanta coisa. tem carro que acende a luz amarela até se deixar a tampa do tanque aberta.

se desconectar o alarme acontece o quê ? já verificou o aterramento ?

 

Meu alarme é instalado, o carro não veio de fábrica. O mesmo funciona, só o fio que faz o barulho da sirene estava fora do borne negativo da bateria, fazendo ele não apitar, mas mesmo assim funciona

 

Vou dar uma olhada se há algo roubando carga e dando esse erro na ECU.

 

Tô com a cabeça cozinhando com isso. Deixarei no eletricista.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola a todos, ja postei em varios lugares sobre o assumo, seguinte:

 

a luz da injeção acende a cada 2500 km rodados, 

ex: a luz acende levo no mecanico ele passo o scaner, reseta, ela apaga e apos 2500km acende novamente

 

na leitura apresentou um erro com codigo indefinido

levei em outro, apresentou erro no catalizador

outro disse que a sonda lombda ta com leitura lenta

 

cada scaner lê diferente, e ninguem resolve

 

ja troquei 

 

velas

cabos

bobina

 

fiz limpeza de tbi, bicos, entre um bocado de coisa e nada.

 

meu carro ta fazendo 10km/L com Ar.

 

o carro nao aparenta nenhum defeito no funcionamento, liga primeira disposto, nao rateia, enfim, 100%

 

to desesperando e ao mesmo tempo frustrado com tanto mecânico que nao da solução.

 

ajudem-me.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola a todos, ja postei em varios lugares sobre o assumo, seguinte:

 

a luz da injeção acende a cada 2500 km rodados, 

ex: a luz acende levo no mecanico ele passo o scaner, reseta, ela apaga e apos 2500km acende novamente

 

na leitura apresentou um erro com codigo indefinido

levei em outro, apresentou erro no catalizador

outro disse que a sonda lombda ta com leitura lenta

 

cada scaner lê diferente, e ninguem resolve

 

ja troquei 

 

velas

cabos

bobina

 

fiz limpeza de tbi, bicos, entre um bocado de coisa e nada.

 

meu carro ta fazendo 10km/L com Ar.

 

o carro nao aparenta nenhum defeito no funcionamento, liga primeira disposto, nao rateia, enfim, 100%

 

to desesperando e ao mesmo tempo frustrado com tanto mecânico que nao da solução.

 

ajudem-me.

Cara, tamo junto.

A minha acende a mais ou menos 2 mil km rodados...

Mesma coisa que o seu, o carro ta 100%. Mesmos codigos de erro (catalisador/generico).

Ja troquei cabos, velas, ja fiz limpeza na TBI, mecanica ta zero, e mesmo assim, nada.

Nenhuma luz queimada.

Isso ja faz mais de 1 ano.

Me falaram que poderia ser a sonda lambda 1 (aquela no cofre do motor).

Se acender de novo, acho que vou arriscar a trocá-la...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, tamo junto.

A minha acende a mais ou menos 2 mil km rodados...

Mesma coisa que o seu, o carro ta 100%. Mesmos codigos de erro (catalisador/generico).

Ja troquei cabos, velas, ja fiz limpeza na TBI, mecanica ta zero, e mesmo assim, nada.

Nenhuma luz queimada.

Isso ja faz mais de 1 ano.

Me falaram que poderia ser a sonda lambda 1 (aquela no cofre do motor).

Se acender de novo, acho que vou arriscar a trocá-la...

Amigo é frustrante ver o tanto de mecanico que utiliza o achismo pra resolver as coisas, o ruim pra gente é que eles fazem la uma coisa e o defeito so aparece apos 2mil, complicado.

entao no scaner aparece esse codigo veja só: C01A4

um cara queria me empurrar uma sonda por 240, vou aguardar seu resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ressuscitando.

 

Meu carro tava com a luz da injeção acesa, o motivo:

 

Ponto do motor atrasado um dente.

 

É turma, EA-111 se tiver com um dente atrasado ou adiantado, faz com que a luz da injeção fica acesa sempre, com o carro funcionando normal. O senão era o alto consumo. Mal colocava 50 reais, não durava dois dias.

 

Pedi pra um mecânico coliga, ele olhou e constatou. Acertou o ponto, tudo filé.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom Dia!! esta luz EPC, será que tem haver com a gasolina também? pois o meu acende só as vezes e quando acende não passa de 4000RPM, e de repente apaga, ficou umas 2 semanas normal, ontem abasteci e quando liguei o carro, pah, acendeu de novo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos, sou de BH e tive um problema que o forum aqui me ajudou, Para agradecer, venho informa-los o que houve comigo.

 

Luz da injeção acendeu do nada..Do nada mesmo...

 

Levei o carro a um mecanico que passou o scaner e não achou nada...

 

O mecanico resolveu apagar a luz ali e o carro ficou normal...

 

Obs: o carro não apresentava nada de errado para essa luz acender. 

 

 

No mesmo dia, ao ligar o carro novamente, a luz acendeu novamente.

 

 

Unica coisa que ainda não havia sido trocado era bateria.

 

 

Aqui no fórum vi que a falta de carga no carro, também faz acender a luz de injeção...

 

Rapidamente, comprei uma bateria Heliar  de 60 Amp. 

 

 

Foi colocar a bateria e tudo ficar OK..

 

 

Resumo: BATERIA FAZ ACENDER LUZ DE INJEÇÃO TAMBÉM...

 

Obrigado a todos que postam suas experiências aqui e em outros fóruns...

 

 

Parabéns pelo Clube, 

 

 

Bom dia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passei pelo mesmo problema...mas resolvi de imediato!!!

A solução no meu caso foi simples...o carro funcionando normalmente, simplesmente cortava a aceleração em determinado giro em torno de 4000rpm. ficando totalmente inoperante até desligar e dar partida novamente...

E logo de cara imaginei que fosse um conector com mau contato e bingo:

Bastou eu retirar o suporte do filtro de ar e limpar o conector que liga o chicote do acelerador na TBI...

Quando abri o conector tinha muita água e zinabre dentro...então sequei com a pistola de ar passei descarbonizante que age mais rápido, com auxilio de uma escova de dentes e por ultimo limpa contato e ao montar selei com silicone para não tornar a criar umidade e zinabre!

 

E o carro ficou perfeito...

 

Obs: Mesmo com o carro andando normal em baixa rotação a luz EPC ficava acesa no painel...feito a limpeza nunca mais acendeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Estivemos com um GOL G5 1.0 2011 em nossa empresa que causou bastante desgaste em todos nós, por isso venho aqui expor o fato e dar essa dica importante a todos que se interesse pelo assunto.

Este carro estava 20.500 km rodados, sempre de um dono só, e desde a época que estava em garantia o carro apresentava um defeito intermitente que era típico de falta de alimentação, pressão baixa de combustível, quando acelerava o carro amarrava.

Como apresentava o defeito de vez em quando, passou-se do período da garantia e o carro chegou até nós.

Fizemos a revisão completa do sistema de injeção eletrônica, limpamos os bicos injetores, trocamos velas, testamos cabos velas, bobina, bomba combustível, corpo borboletas, sensores rotação, detonação e temperatura, testamos pedal de acelerador, sonda lambda, trocamos combustível, conferimos aterramentos e nada de resolver o problema, e no diagnóstico feito pelo Raster II tudo estava OK, todos valores dentro dos parâmetros, nenhuma falha presente e nenhuma falha passada.

Já estávamos quase perdendo a paciência quando tive uma idéia brilhante, desligar os sensores de freio e de embreagem e andar no carro.

Foi aí que uma luz no fim do túnel surgiu, o carro ficou com o funcionamento OK, não falhava mais, não faltava alimentação, a resposta era imediata, pisava no acelerador e ele respondia !!! UFAAAAAAAAA, encontramos o caminho para a solução do problema !!!

Liguei o interruptor do freio e nada do problema aparecer, liguei o interruptor do pedal da embreagem e o defeito voltou a aparecer.

Então, substituímos o interruptor do pedal da embreagem e o problema foi sanado, resolvido definitivamente.

Resolvi compartilhar com todos vocês pois não quero que nenhum parceiro passe a dor de cabeça que passamos, e quando um carro desses aparecer em suas oficinas, lembre-se de testar o interruptor de embreagem !!!!

Espero ter colaborado em essa DICA"

Vi esse relato em um site de mecânicos, alguem sabe me dizer se isso realmente é possível? é simples pra fazer essa checagem no interruptor de embreagem e freio? Obrigado !

Amigo sua informação é excelente.

Esses "sensores" são simples interruptores, enviam sinal que o pedal está acionado ou não, como (ligado/desligado).

Isso serve para as estratégias de economia de combustível da injeção por tanto seu funcionamento inadequado pode causar anomalias sim.

É bom saber que essa peça da defeito, pois aumenta MUITO o consumo do carro.

Testar o interruptor e fácil com um multimetro, vou verificar os do meu carro.

Boa dica!

Editado por Rodrigolm
Gabriel Kerkhoven curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos, sou de BH e tive um problema que o forum aqui me ajudou, Para agradecer, venho informa-los o que houve comigo.

 

Luz da injeção acendeu do nada..Do nada mesmo...

 

Levei o carro a um mecanico que passou o scaner e não achou nada...

 

O mecanico resolveu apagar a luz ali e o carro ficou normal...

 

Obs: o carro não apresentava nada de errado para essa luz acender. 

 

 

No mesmo dia, ao ligar o carro novamente, a luz acendeu novamente.

 

 

Unica coisa que ainda não havia sido trocado era bateria.

 

 

Aqui no fórum vi que a falta de carga no carro, também faz acender a luz de injeção...

 

Rapidamente, comprei uma bateria Heliar  de 60 Amp. 

 

 

Foi colocar a bateria e tudo ficar OK..

 

 

Resumo: BATERIA FAZ ACENDER LUZ DE INJEÇÃO TAMBÉM...

 

Obrigado a todos que postam suas experiências aqui e em outros fóruns...

 

 

Parabéns pelo Clube, 

 

 

Bom dia

 

Olha eu acho que não acende não, meu GOL G5 arriou bateria a ponto de não girar o motor e a luz EPC não acendeu. Fiquei com a bateria uns 6 meses ratinado antes de trocar e nada acendeu.

 

Luz de freio também já queimou e nada acendeu. 

Bom dia a todos, sou de BH e tive um problema que o forum aqui me ajudou, Para agradecer, venho informa-los o que houve comigo.

 

Luz da injeção acendeu do nada..Do nada mesmo...

 

Levei o carro a um mecanico que passou o scaner e não achou nada...

 

O mecanico resolveu apagar a luz ali e o carro ficou normal...

 

Obs: o carro não apresentava nada de errado para essa luz acender. 

 

 

No mesmo dia, ao ligar o carro novamente, a luz acendeu novamente.

 

 

Unica coisa que ainda não havia sido trocado era bateria.

 

 

Aqui no fórum vi que a falta de carga no carro, também faz acender a luz de injeção...

 

Rapidamente, comprei uma bateria Heliar  de 60 Amp. 

 

 

Foi colocar a bateria e tudo ficar OK..

 

 

Resumo: BATERIA FAZ ACENDER LUZ DE INJEÇÃO TAMBÉM...

 

Obrigado a todos que postam suas experiências aqui e em outros fóruns...

 

 

Parabéns pelo Clube, 

 

 

Bom dia

 

Olha eu acho que não acende não, meu GOL G5 arriou bateria a ponto de não girar o motor e a luz EPC não acendeu. Fiquei com a bateria uns 6 meses ratinado antes de trocar e nada acendeu.

 

Luz de freio também já queimou e nada acendeu. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É galera, acendeu EPC do meu carro, levei mecânico de confiança.

Ele trocou, vela, cabo de vela, aparentemente tinha ficado perfeito, passou 3 semanas, viajei para Buzios, na ida tudo normal, andei bastante de carro la e nada, sendo que na volta pra pegar a estrada acendeu, estou decepcionado.. kkkkkk

 

Agora mesmo deixei o meu carro com o mecânico para fazer um pente fino no carro.. Vamos ver.. rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltei agora do mecânico, ele esta achando que é o modulo, mas não pode dar certeza pq não tem o equipamento correto para ver se é o modulo.

Me indicou uma oficina em campo grande RJ para ver, o dor de cabeça kkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltei agora do mecânico, ele esta achando que é o modulo, mas não pode dar certeza pq não tem o equipamento correto para ver se é o modulo.

Me indicou uma oficina em campo grande RJ para ver, o dor de cabeça kkkkkk

 

Olhou a bobina?

Fernando Cruz curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhou a bobina?

 Ainda não olhei, vou dar uma olhada final de semana.

 

Mas sla alguma coisa esta me dizendo que é o interruptor do pedal, embreagem ou freio..

Sabe me dizer como eu faço o teste nele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu g5 1.6 2010 teve o mesmo problema quase fiquei louco pois nem na na concessionária descobriram quem descobriu fui eu era o conector da tbi que molhava quando chovia ou lavava o carro.A trava da tbi com o conector estava estava quebrada troquei a tbi e o problema acabou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, o meu ten esse problema desse q comprei, levei em três oficinas diferentes e o scanner sempre acusa a msn coisa: sonda lambda e catalisador, troquei os dois e nada, a lâmpada de apaga mas qd rodo uns150 km acende novamente, ja troquei tb velas, cabos, limpei bicos, tbi mas ainda persiste, n fico mt broqueiro pois n afeta o rendimento nem o consumo da viatura mas q as vezes pertuba

alguém tem um problema parecido q possa me dar uma luz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá! boa noite, eu preciso de uma ajuda, meu carro um Gol G5 Trend 1.0 2009/2010 ficou um tempo na oficina quase um ano fazendo parte da funilaria, recentemente eu peguei o carro da funilaria e reparei que a luz da injeção esta ligada sempre, antes ela nao ligava, fiz vários testes na parte elétrica e vi também que as duas sonda lambda a pre e a pos estão desconectadas, os dois encaixes do chicote das duas sonda são (preto, cinza branco, branco). mas no chicote do carro os fios são diferentes as cores e estão sem os dois encaixes, provavelmente o funileiro os cortou e nao soube montar ou trocou o chicote sei lá, como eu faço para saber qual a sequencia exata e as cores dos fios das duas sonda lambda, já pesquisei na internet e para o gol g5 2009/2010 nao fala nada com as respectivas cores do chicote original. varias dicas em outros sites falam de cores que nao são as do chicote do carro. será que o funileiro ligou errado os fios em outras saidas? até porque o restante da parte elétrica está ok e funcionando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora