Entre para seguir isso  
Seguidores 0
valderi

Duvida som mais simples

14 posts neste tópico

Boa noite, caros amigos!

Estou querendo instalar um som bem simples no meu gol e procurei ajuda neste fórum para elucidar algumas dúvidas.

Pesquisei em outros tópicos a possibilidade de alguem fazer algo como eu queria, porém o pessoal sempre procura coisa mais sofisticada, um pouco além das minhas possibilidades no momentos rsrs.

Lendo outros tópicos, entendi que uma boa opção pro meu som (é simples) seria 1 kit 2 vias nas portas dianteiras(comprei um bravox 60b eu acho) e na parte de trás, coaxial de 5". Não entendi bem o pq da diferença mas como vi vários usuários recomendando essa combinação, resolvi comprar. Só fiquei na dúvida em relação ao módulo. Em todos os tópicos, os usuários sugerem módulos bons(eu acho) pq o usuário interessado em montar o som também esta colocando um sub 11".

No meu caso que quero colocar só o kit 2 vias e coaxial atrás, qual o modulo ideal? O que muda caso eu queria colocar esse sub? A diferença de som é muito grande? Caso eu opte por colocar esse sub, eu deveria comprar ele e um módulo melhor pra ligar tudo, é isso?

Meu som é um pioneer que tem entrada usb, eu acho que é o mais barato com usb (custou uns 350 reais). para o que eu quero, há necessidade de trocar esse aparelho? O funcionario da concessionaria disse q eu deveria instalar em autorizada pra nao perdr a garantia.

Com esses componentes que eu falei, havera alguma espécie de "gambiarra"(vi essa palavra em outros topicos rsrs) no veiculo?

Desculpem tantas perguntas mas minha ignorância sobre este assunto é grande.

Um abraço!

Valderi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se quizer um som basico, instale somente isso que ja comprou e seja feliz :thumbup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

para um som simples, acredito que nao.

se for coloca um sub, ai sim vai precisar de um modulo pra ele.

mas deixa os expert falarem ai depois

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite camarada,

Pq ligar os kit's em amp's, por extrair o max dos kit's, pq vc consegue casar as impedâncias e potencia, alem de que se for o intuito vc liga varios aparatos que podem melhorar a qualidade do seu som mas isso e outra historia que eu não manjo muito.

Mas se for só pro básico liga no CDPlayer e boa.

Apm p/ o kit e coax.

Ligação: O kit 2vs em uma saida e o coax em outra.

Ligação os dois kits(2vs e coax) em paralelo (4+4 = 2) em uma saida de 125Wrms @ 2homs.

a outra saída se vc quiser vc pode por um sub pequeno de ate uns 200Wrms D4 ou S2 sem crise.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Como prefiro um som mais ambiente optei pelo kit vendido na concessionária no ato da compra do meu G5 (agora em novembro). Porém depois 4 meses ouvindo o som em um volume moderado percebi que um dos altos está com aquele ruído de som rachado... Tem um lado bom “pelo menos ainda está na garantia e já agendei a troca” mais para quem gosta de um som mais forte... não indico de forma alguma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É bem o que o juan falou, só corrigindo algumas coisas... o sub DEVE ser D2 (bobina dupla de 2 ohms) ou S4 (bobina simples de 4 ohms).

Um sub que recomendo é o NAR.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222540091-nar-subwoofer-de-10-180w-rms-10sw-2--_JM

Opa V1eira, não leve a mal mas oque eu disse esta certo, pois como descrito a cima ele ligaria dois kit's(2vs e coax) que são 4ohms em uma saida de 125rms da SD250.2 portanto 4ohms + 4ohms = 2ohms isso em uma saida desta potencia que trabalha em 2ohms.

Com isso sobra uma saida de 125 rms em 2ohms que e onde disse que era pra ligar o sub D4 ou S2(pra casar a impedancia se colocar um S4 ou D2 em serie vai tocar normal, mas com menor potencia, subutilizando o amp).

da forma que vc esta falando ja vi um cara fazer no youtube, se chama ligação trimode, mas não manjo com detalhes de como se fazer, mas da forma que falei tambem funciona! :thumbup:

Abrçs :Good:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao eu acho q vou comprar esse SD250.2

pq ai eu ligo o kit 2 vias(c60b) e o coaxial de 5(cx50b) e daqui a um tempo

eu poderei comprar o sub NAR e so faço acrescentar ele!!!

puxa, muito obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É bem o que o juan falou, só corrigindo algumas coisas... o sub DEVE ser D2 (bobina dupla de 2 ohms) ou S4 (bobina simples de 4 ohms).

Um sub que recomendo é o NAR.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222540091-nar-subwoofer-de-10-180w-rms-10sw-2--_JM

Opa V1eira, não leve a mal mas oque eu disse esta certo, pois como descrito a cima ele ligaria dois kit's(2vs e coax) que são 4ohms em uma saida de 125rms da SD250.2 portanto 4ohms + 4ohms = 2ohms isso em uma saida desta potencia que trabalha em 2ohms.

Com isso sobra uma saida de 125 rms em 2ohms que e onde disse que era pra ligar o sub D4 ou S2(pra casar a impedancia se colocar um S4 ou D2 em serie vai tocar normal, mas com menor potencia, subutilizando o amp).

da forma que vc esta falando ja vi um cara fazer no youtube, se chama ligação trimode, mas não manjo com detalhes de como se fazer, mas da forma que falei tambem funciona! :thumbup:

Abrçs :Good:

Nao amigo, pense bem.

Vc quer ligar 1 kit 2 vias + um par de coaxial em apenas 1 canal do SD 250?? Vai ficar MUITO fraco, pois os equips que o valderi vai usar terão de ser ligados obrigatoriamente ACIMA da impedância. Vc esqueceu o tweeter que tb tem impedancia de 4 ohms, além do mid 4 ohms e o coaxial 4 ohms.

O ideal é ligar 1 mid + 1 tweeter + 1 coaxial em cada canal a 2,33 ohms e ligar um sub S4 ou D2 na bridge.

Sim, é o chamado tri-mode :thumbup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É bem o que o juan falou, só corrigindo algumas coisas... o sub DEVE ser D2 (bobina dupla de 2 ohms) ou S4 (bobina simples de 4 ohms).

Um sub que recomendo é o NAR.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222540091-nar-subwoofer-de-10-180w-rms-10sw-2--_JM

Opa V1eira, não leve a mal mas oque eu disse esta certo, pois como descrito a cima ele ligaria dois kit's(2vs e coax) que são 4ohms em uma saida de 125rms da SD250.2 portanto 4ohms + 4ohms = 2ohms isso em uma saida desta potencia que trabalha em 2ohms.

Com isso sobra uma saida de 125 rms em 2ohms que e onde disse que era pra ligar o sub D4 ou S2(pra casar a impedancia se colocar um S4 ou D2 em serie vai tocar normal, mas com menor potencia, subutilizando o amp).

da forma que vc esta falando ja vi um cara fazer no youtube, se chama ligação trimode, mas não manjo com detalhes de como se fazer, mas da forma que falei tambem funciona! :thumbup:

Abrçs :Good:

Nao amigo, pense bem.

Vc quer ligar 1 kit 2 vias + um par de coaxial em apenas 1 canal do SD 250?? Vai ficar MUITO fraco, pois os equips que o valderi vai usar terão de ser ligados obrigatoriamente ACIMA da impedância. Vc esqueceu o tweeter que tb tem impedancia de 4 ohms, além do mid 4 ohms e o coaxial 4 ohms.

O ideal é ligar 1 mid + 1 tweeter + 1 coaxial em cada canal a 2,33 ohms e ligar um sub S4 ou D2 na bridge.

Sim, é o chamado tri-mode :thumbup:

Vc ta certo, tem que ser, um par em cada canal!hehehe tava morgando.

So daria certo oque eu falei se fosse apenas o Kit 2vs em um canal e o Sub no outro.

Mas acho que ah um equivoco, com relação a impedância do Kit de acordo com o site da Bravox o Kit 60b e a maioria dos "kit's 2vs" vendidos no mercado são 4ohms considerando o tweeter.

http://www.bravox.com.br/portal/produto.asp?id_CON=274

Portanto para explorar ao max o amp e colocar o sub tem que ser nesse trimode mesmo. :thumbup:

Dei uma olhada nessa ligação trimode, apesar de não botar muita fe, se o fabricante estiver falando a verdade, dessa forma vc aproveita melhor o amp sim, ligando o kit2vs em uma saida, coax na outra e o sub no + do primeiro canal e no - do segundo canal, ai sim sub tem que fechar em 4ohms(D2 em serie ou S4). :egito:

Valeu abrçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

em relação ao sub este é de preço melhor e mais forte, ja tive era muinto bom este sub segue o link de um mais pode comprar em outro local , o link para exemplo ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu som é simples

tem os 4 auto-falantes, dois da porta, dois traseiros e o módulo, só que pequeno

Vc n gasta uns 700 reais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que o tópico foi aberto há algum tempo, provavelmente quem o abriu já está com o som instalado e tocando mas como o título chama atenção, vou explicar algumas coisas que não foram explicadas no tópico.

Como o autor disse, ele busca instalar um som simples, fez a compra dos alto-falantes por recomendação mas não sabe exatamente o porque e para que.

Todo alto-falante possui uma potência real, chamada "Watts RMS", essa potência seria a potência que seu alto-falante deveria receber para funcionar sem o risco de problemas. Um CD Player ou DVD Player com saída amplificada (sem uso de amplificador) fornece entre 15W RMS a 25W RMS, variando de acordo com o fabricante e modelo do aparelho, vou tomar como referência um Pioneer qualquer, que possui 22W RMS. Um alto-falante vindo de fábrica geralmente tem potência real entre 20WRMS e 25WRMS, exatamente por ser projetado para usar sem amplificador externo, apenas com o amplificador interno do player.

Muitas pessoas buscam melhorar o som, ou simplismente instalar um som no carro que não veio e cai na lábia do vendedor de esse alto-falante é mais potente, "tem" X WRMS por exemplo, enquanto esse outro "tem" Y WRMS. Um alto-falante não "tem" X WRMS, ele suporta X WRMS. No caso do kit 2 vias Bravox CS60B como o que o autor comprou, ele possui 65WRMS mas o Pioneer só possui 22WRMS, então esse alto-falante não está recebendo sua potência ideal e recomendada, podendo até a vir queimar por receber sinal com distorção, caso você goste de ouvir som em volume mais elevado, pois o cd player vai querer enviar uma potência que ele não tem, enviando então sinal distorcido (conhecido também como onda quadrada), o que faz a bobina torrar.

Qual a solução então pro meu alto-falante tocar corretamente e eu aproveitar tudo o que ele tem a oferecer? Instalando um amplificador. Existem milhões de modelos, de milhares de marcas, classes e categorias distintas. Não recomendo os de tipo Booster (são amplificadores que não usam cabo RCA e sim os cabos do sinal amplificador do cd player, pois esses amplificadores, amplificam o sinal distorcido do player, ajudando a torrar a bobina do alto-falante). Procure por um amplificador com entradas RCA (para isso certifique que seu CD tenha saída RCA), com controle de ganho (level) e um crossover, assim pode regular corretamente de forma a evitar que o alto-falante receba o sinal com distorção, pois apesar de ser muito menor, mas ainda há distorção.

Não adianta tirar o alto-falante original e colocar um muito mais potente se não fizer a instalação de um amplificador. A substituição de um alto-falante original só deve ser feita em caso de substituição quando o original estiver defeituoso, ou se resolver a montar um sistema com mais potência.

Não obrigatoriamente o uso de amplificador e alto-falante mais potente significa ouvir som mais alto. O amplificador interno do player possui uma limitação, tanto em potência, quanto em qualidade. Existe no mundo e está crescendo no Brasil o segmento do SQ (Som de Qualidade) e neste é feito diversas modificações no sistema original em busca de uma maior qualidade sonora, detalhamento, dinâmica, palco, etc., os que tendem a esse segmento buscam reproduzir o mais fiel possível a realidade da voz e instrumentos. SQ é o termo para os sons de qualidade mais simples, os de alta qualidade são chamados de Hi-Fi (High Fidelity). Eles possuem potência suficiente pra ouvir música muito alta mas geralmente quem buscam essa área ouvem música ambiente.

O SQ consiste na instalação de um kit 2 vias (ou 3 vias) pois permite um maior detalhamento devivo ao tweeter em cima do painel, mais próximo ao ouvido do motorista, permitindo ouvir os detalhes do som, que são reproduzidos pelo tweeter por se tratar de faixas de som mais altas, enquanto o médio-grave fica na porta, no local original. O subwoofer é responsável pelo grave e subgrave da música, os players de maior qualidade possuem no mínimo 2 pares de RCA (front e sub) com filtros HPF (High Pass Filter - usado para definir a faixa de frequência que o kit 2 vias irá atuar) e o LPF (Low Pass Filter - usado para definir a faixa de frequência que o subwoofer irá atuar), proporcionando uma maior qualidade de áudio.

Esse assunto se for explicar tudo direitinho, vai render um livro, então quis com isso apenas explicar o propósito de cada coisa, para que serve, como funciona, pois muitos novatos nessa área se perdem na hora de montar o primeiro som, por não saber o que comprar, como comprar e acabam caindo na lábia do instalador por acreditar que aquela pessoa deve saber o que está falando por ser daquela área mas no Brasil não há a menor qualificação para isso, não há treinamento, nada, basta se cadastrar como revendedor, abrir as portas e começar a instalar, infelizmente.

Boa sorte.

[]'s

PHJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0