Luis Andre

tenho costume de sair de segunda no meu g5 1.0, tem problema?valeu

29 posts neste tópico

Acho que não, o câmbio é curtinho então não força nada. Pode gastar um pouco mais de embreagem apenas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu em.. não faria isso, queima uma embreagem ferrada..a curto prazo pode parecer que não, mas acredito que a vida útil dos componentes vai diminuir.. assim como ficar no semáforo com o pé na embreagem.

A maioria de camionetes e caminhões diesel tem a primeira bem, mas beeem curta para arrancar com peso, mas quando não está bem carregado é melhor arrancar de segunda.

Rony.Silva e ffbf curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu em.. não faria isso, queima uma embreagem ferrada..a curto prazo pode parecer que não, mas acredito que a vida útil dos componentes vai diminuir.. assim como ficar no semáforo com o pé na embreagem.

A maioria de camionetes e caminhões diesel tem a primeira bem, mas beeem curta para arrancar com peso, mas quando não está bem carregado é melhor arrancar de segunda.

Concordo, você acaba sobrecarregando o conjunto câmbio/embreagem. Partir da imobilidade é um momento de grande esforço, em uma marcha mais alta o carro tem menos "força" e essa deficiência vai ser compensada por uma sobrecarga da embreagem, mesmo que esteja em uma superfície plana. Faça o teste, no plano, com a primeira engatada, solte a embreagem de forma controlada sem acelerar o carro, depois tente com a segunda.

Pra mim, só não teria problema usar a segunda em uma descida.

maknados curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu já fiz isso

Os motoristas de ônibus daqui(só VW) fazem isso. Saem de 2ª, pois a primeira(o ônibus tem 6 marchas) é curta demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz muito mal para a embragem, e convenhamos... trocar a embreagem não é nada barato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se nem em carro "torcudo" com seus mais de 20kgf de torque se faz isso, imagina com menos de 10kg ..

Só esta forçando o conjunto da embreagem, motor, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só me responde algo...

pra que isso?

Pois é, gostaria de entender também!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já fiz muito isso

só me responde algo...

pra que isso?

Eu já fiz muito isso, querendo ou não mesmo no Gol 1.0 a primeira em alguns casos é curta e logo você já passa para segunda, em cidades como a minha que cada esquina tem um sinaleiro a troca de marcha acaba cansando e você fazendo essa besteira de sair de segunda. Agora sobre ficar com o pé na embrenhagem eu ainda faço isso, qual o problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tbm tenho o costume de sair com a 2º marcha apenas em descida....Minha opnião, acho que isso não tem problema...

Pq quando faço isso, geralmente deixo o carro andar um pouco para depois soltar a embreagem...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa ... "Pra que isso" ?

O Engenheiro fez o carro com 1º, 2º e assim!

Realmente fica dificil de entender certas coisas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tbm tenho o costume de sair com a 2º marcha apenas em descida....Minha opnião, acho que isso não tem problema...

Pq quando faço isso, geralmente deixo o carro andar um pouco para depois soltar a embreagem...

em descida eu tambem saio de segunda, mas no plano sempre uso a primeira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já fiz muito isso

Eu já fiz muito isso, querendo ou não mesmo no Gol 1.0 a primeira em alguns casos é curta e logo você já passa para segunda, em cidades como a minha que cada esquina tem um sinaleiro a troca de marcha acaba cansando e você fazendo essa besteira de sair de segunda. Agora sobre ficar com o pé na embrenhagem eu ainda faço isso, qual o problema?

Mesmo que a pressão seja mínima pode haver o acionamento de alguns mecanismos da embreagem, ocasionando principalmente o superaquecimento do disco diminuindo muito a vida útil do conjunto, o mesmo vale para dirigir com a mão apoiada no câmbio. Temos impressão que a pressão é muito pequena, mas na verdade esses hábitos podem ocasionar grandes prejuízos.

Editado por ffbf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só me responde algo...

pra que isso?

Fala sério né, cada uma...Se tem preguiça de trocar marcha compra logo um I-motion e pronto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luis, eu saio de 2ª marcha quando o carro já está com um pequeno embalo, como quando saímos de um quebra-molas (lombada), ou numa descida íngreme mas geralmente é primeira marcha.

O prazer que se tem, ao menos no 1.6, de puxar uma primeira marcha é sensacional.

Principalmente depois de janeiro, com o filtro esportivo, cabeçote taxado em 13 (ainda é 12,1), molinha esportiva e mais pra frente aí que o bicho vai ficar legal... escape e aí sim a reprogramação com os novos parâmetros de compressão e escapamento... Uns 125 a 130 cv... Aí a primeira vai ser SÓ O OURO DE PUXAR.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
concordo.. compra um I-motion que fica 10...

nem assim. apesar do manual do imotion dizer que não é necessário, o chefe da oficina da css insiste que tem que jogar o câmbio em neutro quando o carro para. para quem pega trânsito pesado fica um saco que nem carro manual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nem assim. apesar do manual do imotion dizer que não é necessário, o chefe da oficina da css insiste que tem que jogar o câmbio em neutro quando o carro para. para quem pega trânsito pesado fica um saco que nem carro manual.

ai é chato por demais... mais teria que deixar em N se parar por muito tempo ou poderia deixar ela em D se fosse parar para coisa rápida.. tipo no máximo 30 segundos... Editado por DouglasMDC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ai é chato por demais... mais teria que deixar em N se parar por muito tempo ou poderia deixar ela em D se fosse parar para coisa rápida.. tipo no máximo 30 segundos...

de acordo com ele o ideal seria sempre deixar em neutro pois quando você está em D parado é como se estivesse com o pé na embreagem - e ninguém fica (ou pelo menos não deveria) com o pé na embreagem parado. mesmo que seja por 10 segundos, em carro manual eu tenho costume de jogar para ponto morto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom eu tbm so saio em seguninha so em declive.deixo embalar um poko e engato a segunda.sei q em decida se eu engatar a primeira nem vale a pena da na msm,a velocidade do carro para a troca d marcha vai ser a msm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora