Japa

Filtro de ar esportivo no acelerador eletronico

20 posts neste tópico

Boa tardee! o filtro de ar esportivo aumenta um poko a potencia do motor.. mas sera q melhora sendo q o carro vem com acelerador eletronico q nao deixa dar um arranque?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode colocar numa boa

Há membros que colocaram aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora coloca uma marca boa, como K&N, ótimo opção se não quer mexer na estrutura original, põe os IN-BOX.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Filtro esportivo não 'dá potencia', o acelerador eletronico nao faz diferença por conta do filtro nem vice-versa...

 

Já tive em carros anteriores filtro esportivo de duplo fluxo, fluxo simples, conico, todas as marcas imagináveis, rodei sem filtro, enfim...

 

Depois de parar com besteiras eu resolvi analisar pra que colocar filtro esportivo.

Pensando pelo prisma da performance, o filtro deve restringir o mínimo possível a passagem de ar. Já pensando pelo prisma da durabilidade, o filtro não deve permitir a passagem de nenhuma impureza para dentro do motor.

 

Eu lí um tópico muito bom a respeito disso, inclusive um microbiologista (se não me engano) testou todos esses filtro em máquina de impurezas. Se não me engano todo esse assunto foi debatido no fórum do Clio...

 

Em resumo:

Filtro conico é besteira pelo fato de que ele vai puxar ar quente do próprio motor. Quanto mais quente o ar, menos oxigenio ele terá. 

Eu recomendo sempre filtro inbox, que irá aproveitar a CAI existente no projeto original do carro.

 

Os K&N são muito famosos, porém caros.

Eu acabei optando por um filtro nacional, inbox de espuma e umedecido em óleo mineral afim de reter particulas.

O filtro é da marca Inflow. São mais baratos e eu achei eles bem bons. Já tive K&N inbox e os Inflow não ficaram devendo em nada! 

 

Diferença em performance? Sentí o carro mais livre, só.

Consumo? Melhorou um pouco também.

Vantagem? O filtro é lavável, dura um bom tempo, e por ser umedecido com óleo, retem bastante as particulas de sujeira.

Editado por Zamai
Romulo Madruga curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Filtro esportivo não 'dá potencia', o acelerador eletronico nao faz diferença por conta do filtro nem vice-versa...

 

Já tive em carros anteriores filtro esportivo de duplo fluxo, fluxo simples, conico, todas as marcas imagináveis, rodei sem filtro, enfim...

 

Depois de parar com besteiras eu resolvi analisar pra que colocar filtro esportivo.

Pensando pelo prisma da performance, o filtro deve restringir o mínimo possível a passagem de ar. Já pensando pelo prisma da durabilidade, o filtro não deve permitir a passagem de nenhuma impureza para dentro do motor.

 

Eu lí um tópico muito bom a respeito disso, inclusive um microbiologista (se não me engano) testou todos esses filtro em máquina de impurezas. Se não me engano todo esse assunto foi debatido no fórum do Clio...

 

Em resumo:

Filtro conico é besteira pelo fato de que ele vai puxar ar quente do próprio motor. Quanto mais quente o ar, menos oxigenio ele terá. 

Eu recomendo sempre filtro inbox, que irá aproveitar a CAI existente no projeto original do carro.

 

Os K&N são muito famosos, porém caros.

Eu acabei optando por um filtro nacional, inbox de espuma e umedecido em óleo mineral afim de reter particulas.

O filtro é da marca Inflow. São mais baratos e eu achei eles bem bons. Já tive K&N inbox e os Inflow não ficaram devendo em nada! 

 

Diferença em performance? Sentí o carro mais livre, só.

Consumo? Melhorou um pouco também.

Vantagem? O filtro é lavável, dura um bom tempo, e por ser umedecido com óleo, retem bastante as particulas de sujeira.

 

A minha resistência ao filtro esportivo e justamente essa, se vc usa, ele só puxa ar quente, não é que ele contenha menos oxigênio mas o ar quente é menos denso.

Os carros turbo pra aumentar a eficiência usam o intercooler, que nada mais é que um radiador para AR, ele resfria o ar o tornando mais denso e com o mesmo volume, sendo menos comprimível assim aumentando a taxa de compressão.

De que adianta aumentar a passagem de um ar de baixa qualidade ?

Esse filtro inbox parece ser realmente a escolha mais interessante, pq traz o ar de fora do cofre do motor (mais frio e denso) do que o ar quente dentro do capô.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, só o filtro não faz milagres, o "mais potência" que falam é placebo, pode é mudar o ronco, aí os caras pisam mais do que de costume e acham que anda mais ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Filtro dá diferença de potência com maior notabilidade em carros turbos.

Uma empresa em Brasília reprograma (acho que a única) Jetta 2.0T, que tem 200cv originais. Depois da reprogramação e troca de alguns itens (que agora não sei explicar quais) o carro consegue 60 cv a mais. E se adicionarmos um filtro esportivo, a potência sobe mais 18 cv... Eu disse 18 cv, segundo o técnico especializado em reprogramações, André Lenza.

Eu tenho um Civic e coloquei o filtro esportivo InFlow. Ficou mais econômico pouca coisa e mais solto.

Potência? Acho que 0,00001 cv... no máximo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha resistência ao filtro esportivo e justamente essa, se vc usa, ele só puxa ar quente, não é que ele contenha menos oxigênio mas o ar quente é menos denso.

Os carros turbo pra aumentar a eficiência usam o intercooler, que nada mais é que um radiador para AR, ele resfria o ar o tornando mais denso e com o mesmo volume, sendo menos comprimível assim aumentando a taxa de compressão.

De que adianta aumentar a passagem de um ar de baixa qualidade ?

Esse filtro inbox parece ser realmente a escolha mais interessante, pq traz o ar de fora do cofre do motor (mais frio e denso) do que o ar quente dentro do capô.

 

Tem razão, Tony. Me equivoquei e acabei explicando errado.

Mas os Inbox são bons e recomendo sim...

Não dá lá muita diferença. Dá mas é pouca, bem pouca.

Tony Roberto curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É pessoal, tb to interessado em colocar um filtro esportivo, mas a única coisa que eu esperaria dele é apenas um ronco mais robusto nas retomadas em alta. Mas, lendo esse lance de puxar ar quente é que veio a dúvida. Vi no motor que no filtro de ar original tem uma junção que vem com uma mangueira (peça plástica que parece uma mangueira) que trás o ar da parte da frente do motor, perto da grade, onde o veículo quando em movimento recebe ar frio. Se colocarmos uma mangueira adaptando o filtro perto da grade, será que não pode dar um resultado melhor? Alguém já pensou nisso ou fez isso?

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As vezes o pessoal deixa a tomada de ar, mas mesmo assim o filtro fica exposto, ou seja, vai puxar ar quente do mesmo jeito. Se não for os "in box" não tem jeito

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse inFlow, inbox, eu tinha no Clio 1.0 é muito bom mesmo.

Concordo plenamente com a experiencia que o Zamai teve

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também utilizo o inbox da Inflow e ele atende muito bem as minhas expectativas, carro mais solto, diminuição no consumo e durabilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É pessoal, tb to interessado em colocar um filtro esportivo, mas a única coisa que eu esperaria dele é apenas um ronco mais robusto nas retomadas em alta. Mas, lendo esse lance de puxar ar quente é que veio a dúvida. Vi no motor que no filtro de ar original tem uma junção que vem com uma mangueira (peça plástica que parece uma mangueira) que trás o ar da parte da frente do motor, perto da grade, onde o veículo quando em movimento recebe ar frio. Se colocarmos uma mangueira adaptando o filtro perto da grade, será que não pode dar um resultado melhor? Alguém já pensou nisso ou fez isso?

Valeu!

 

Fiz isso no Astra. Coloquei o filtro exatamente atras do farol, usei a CAI que os Astra tem, moldei um papelão pra fazer como se fosse uma 'caixa' (como se fosse aqueles kits de CAI dos civics) com papel aluminio formando uma especie de defletor...

O resultado foi melhor que o filtro 'solto' dentro do cofre, mas não foi melhor que o inbox.

O inbox fica realmente vedado dentro da caixa do filtro, enquanto o conico, por mais defletores e etc que possam ter, sempre vão puxar ar quente.

Antes de fazer esse defletor no Astra, não dava nem pra segurar direito no filtro... Eu usava o Race Chrome na época.

E olha que tentei MUITAS adaptações... Só que dependendo do que se faça na 'sede' de captar ar frio, já há perigo do motor aspirar água. E aí a coisa fica triste...

Com o inbox a história mudou bastante, e no Gol eu nem inventei de adaptar nada... foi direto dentro da caixa, sem dor de cabeça nem nada. 

Inclusive, já ví videos do pessoal da RevItUp, que são milagreiros (fazem coisas bem impossíveis na preparação aspirada de motores) e extremamente competentes, onde dizem que no Civic SI a melhor alternativa para filtro É o esportivo inbox, nada de usar conico nem adaptar...

 

O único inconveniente é o ronco mesmo. Com o filtro cônico ele fica bem mais encorpado. Mas ainda prefiro pouco de performance e economia do que ronco simplismente...

Ronco por ronco, arranca o silencioso do meio e mete um abafador... Pronto.

Editado por Zamai
Tato SP curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É Zamai, tudo o que vc falou tem total fundamento.

 

Pelo que entendi vc usa os inbox? Qual foi o resultado que vc conseguiu usando eles? Teve melhora? 

 

Valeu, abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É Zamai, tudo o que vc falou tem total fundamento.

 

Pelo que entendi vc usa os inbox? Qual foi o resultado que vc conseguiu usando eles? Teve melhora? 

 

Valeu, abraço!

Já briguei muito com filtro, cara...

Carro, moto...

O mais legal era em moto, arrancava e pronto! Só que sujava o carburador pra caramba, ficava morrendo... Era um inferno.

Aí vendí a moto e pronto. hahahahaha

 

No carro eu uso o Inflow que eu recomendo muito. Além do filtro, eu arranquei aquele 'restritor' que tem na tampa da caixa do filtro de ar.

Se você abrir ela vai ver uma espécie de 'alongador'. Mas repare que o diâmetro dela vai diminuindo em relação ao mangote que vai pra TBI.

O que eu sentí foi o carro mais solto, subida de giro mais fácil, e uma leve economia de combustível. Mas tudo isso na ordem de 10%.

Não vai trocar o filtro e o carro subir de giro igual uma Srad...

Potencia? Não sei, nunca passei o gol no dino... Creio mais no placebo...

O ronco também não muda, o pouquissímo que alterou no meu deve-se pela retirada do restritor... Mas tirando ele vai mudar o ronco com ou em o filtro esportivo. E vai mudar na casa dos 4,5K RPM pra frente, onde é meio impraticável de se ficar 'ouvindo' o ronco...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já briguei muito com filtro, cara...

Carro, moto...

O mais legal era em moto, arrancava e pronto! Só que sujava o carburador pra caramba, ficava morrendo... Era um inferno.

Aí vendí a moto e pronto. hahahahaha

 

No carro eu uso o Inflow que eu recomendo muito. Além do filtro, eu arranquei aquele 'restritor' que tem na tampa da caixa do filtro de ar.

Se você abrir ela vai ver uma espécie de 'alongador'. Mas repare que o diâmetro dela vai diminuindo em relação ao mangote que vai pra TBI.

O que eu sentí foi o carro mais solto, subida de giro mais fácil, e uma leve economia de combustível. Mas tudo isso na ordem de 10%.

Não vai trocar o filtro e o carro subir de giro igual uma Srad...

Potencia? Não sei, nunca passei o gol no dino... Creio mais no placebo...

O ronco também não muda, o pouquissímo que alterou no meu deve-se pela retirada do restritor... Mas tirando ele vai mudar o ronco com ou em o filtro esportivo. E vai mudar na casa dos 4,5K RPM pra frente, onde é meio impraticável de se ficar 'ouvindo' o ronco...

 

Entendi Zamai, ainda não resolvi comprar o inflow. To na dúvida se vale a pena o investimento, pois não é barato.

Depois vou desmontar akela baiuca pra ver o tal do restritor que vc falou....

Vamos ver!

Obrigado pelas informações!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi Zamai, ainda não resolvi comprar o inflow. To na dúvida se vale a pena o investimento, pois não é barato.

Depois vou desmontar akela baiuca pra ver o tal do restritor que vc falou....

Vamos ver!

Obrigado pelas informações!

 

Ele é um pouco mais caro, mas é bem mais saudável pro motor.

A economia que proporciona é pequena, tanto quanto a performance. Mas é um up no carro, e eu acabei fazendo. Gostei do resultado.

Simplesmente incomparável com os 'duplo fluxo twister power pró master' de 30 reais no ML...

 

Aproveitando, achei o tópico do NissanClube.com.br.

Se quiserem ler é só ver aqui: http://nissanclube.invisionzone.com/index.php?/topic/937-filtro-especial-inflow/page__st__20

É bem grande mas muito proveitoso, inclusive tem o teste do filtro inflow e até os de papel original... se puderem ler, é bem bacana!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele é um pouco mais caro, mas é bem mais saudável pro motor.

A economia que proporciona é pequena, tanto quanto a performance. Mas é um up no carro, e eu acabei fazendo. Gostei do resultado.

Simplesmente incomparável com os 'duplo fluxo twister power pró master' de 30 reais no ML...

 

Aproveitando, achei o tópico do NissanClube.com.br.

Se quiserem ler é só ver aqui: http://nissanclube.invisionzone.com/index.php?/topic/937-filtro-especial-inflow/page__st__20

É bem grande mas muito proveitoso, inclusive tem o teste do filtro inflow e até os de papel original... se puderem ler, é bem bacana!

 

Bacana Zamai.....os caras colocaram o dono da inflow pra debater. Foi mt útil.

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora