master.rafael

Como zerar ECU do G5 sem scanner ?

12 posts neste tópico

Fala Galera !!!

 

 Moderadores,  Procurei no fórum e não encontrei nenhum tópico em aberto sobre o tema. Caso eu esteja errado, peço humildemente desculpas !!

 

 

 Pessoal, estou com uma grande dúvida, e peço um auxilio de vc's !

 

 Alguém sabe como zerar os parâmetros da injeção eletrônica do Gol sem scanner ? :boredon:

 

 Pergunto isto, pois estou pretendendo limpar o corpo de borboleta -TBI - (

), mas como a maioria dos motoristas não possuo um scanner. :fie1:

 

Agradeceria mto a ajuda de vcs !!

 

Abraços 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já li aqui alguém falando que é só desligar a bateria alguns minutos, mas espera o pessoal confirmar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu tinha um uno, e um dia a bateria pifou e a programação foi para o espaço, levei na elétrica e o cara desconectou a ecu e passou uma moeda de 0,5 centavos nos contatos, tipo vai e vem unindo os contatos, acredita que deu certo?! kkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Galera !!!

 

 Moderadores,  Procurei no fórum e não encontrei nenhum tópico em aberto sobre o tema. Caso eu esteja errado, peço humildemente desculpas !!

 

 

 Pessoal, estou com uma grande dúvida, e peço um auxilio de vc's !

 

 Alguém sabe como zerar os parâmetros da injeção eletrônica do Gol sem scanner ? :boredon:

 

 Pergunto isto, pois estou pretendendo limpar o corpo de borboleta -TBI - (

), mas como a maioria dos motoristas não possuo um scanner. :fie1:

 

Agradeceria mto a ajuda de vcs !!

 

Abraços 

Essa limpeza sem desmontar é gambiarra, meia boca, pense um pouco, o corpo do TBI está sujo de impurezas que passaram pelo filtro de ar, vc aplica o produto (aqui em Fortaleza é o K80) que é um tipo de solvente, a sujeira vai para dentro do coletor e passa pelos bicos e vai junto com combustível para ser queimado, por isso sai um pau de fumaça e o carro quer morrer, o certo é desmontar tudo e lavar fora, ok?!

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Hildegardo, obrigado pelas dicas.

 

 Mas na questão de raspar os contatos sou meio medroso, pois pode ocasionar um curto circuito na mesma, não ?  :wtf:  :wtf:

 

 Em relação a tirar o TBI, vou dar uma estudada melhor. 

 

 Vc teria algum tutorial para retira-lá ?

 

Obrigado 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre zerei desligando a bateria e juntando os polos negativo e positivo do chicote de um dia para o outro.

Depois ligue o polo negativo e depois o positivo, dê partida no carro e sem acelarar nem nada, deixe ele ligado parado na lenta até a ventoinha armar

 

Fazia isso com meu celta e com o vectra.

No vectra eu fazia isso, depois saia na pista por 8 ~ 10KM.

Na pista deixava cortar 1ª, 2ª e 3ª. A melhora na performance do carro era boa... e no consumo também. hehehehe

 

E sobre a limpeza, eu acho que pode limpar no lugar.

A sujeira que fica na TBI é do respiro positivo do carter ('vento' que o motor faz), ou seja, é vapor de óleo.

Com o Car80 dissolve isso tudo e o motor queima. Acho que não traz problema não. A quantidade é pequena.

Daria problemas na vedação das válvulas caso os retentores de válvulas estivessem ressecados e ficasse escorrendo óleo pela haste constantemente, ou aneis de segmento que o óleo iria subir pelo pistão.

Mas acho a quantidade irrisória a ponto de danificar algo...

 

Pra adiantar, tirar a TBI é bem fácil mas não recomendo.

Ela é eletronica (acelerador eletronico), tem um motor de passo na ponta do eixo e não dá pra movimentar ela com a mão.

A vedação dela (TBI) no coletor é feito por um anel de borracha (o'ring) que também recomendo trocar caso tire ela. Pra evitar entrada falsa de ar.

Então, acho melhor limpar no lugar. Alguém acelera pra voce, assim movimenta a TBI e voce joga o Car80.

 

Edit: Como tem acelerador eletronico, acho bom deixar o carro com a chave no contato SEM dar partida por uns 5 minutos pra TBI se adaptar.

Os meus carros antigos eram acelerador a cabo...

Editado por Zamai
HildegardoPS e andreivc7 curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre zerei desligando a bateria e juntando os polos negativo e positivo do chicote de um dia para o outro.

Depois ligue o polo negativo e depois o positivo, dê partida no carro e sem acelarar nem nada, deixe ele ligado parado na lenta até a ventoinha armar

 

Fazia isso com meu celta e com o vectra.

No vectra eu fazia isso, depois saia na pista por 8 ~ 10KM.

Na pista deixava cortar 1ª, 2ª e 3ª. A melhora na performance do carro era boa... e no consumo também. hehehehe

 

E sobre a limpeza, eu acho que pode limpar no lugar.

A sujeira que fica na TBI é do respiro positivo do carter ('vento' que o motor faz), ou seja, é vapor de óleo.

Com o Car80 dissolve isso tudo e o motor queima. Acho que não traz problema não. A quantidade é pequena.

Daria problemas na vedação das válvulas caso os retentores de válvulas estivessem ressecados e ficasse escorrendo óleo pela haste constantemente, ou aneis de segmento que o óleo iria subir pelo pistão.

Mas acho a quantidade irrisória a ponto de danificar algo...

 

Pra adiantar, tirar a TBI é bem fácil mas não recomendo.

Ela é eletronica (acelerador eletronico), tem um motor de passo na ponta do eixo e não dá pra movimentar ela com a mão.

A vedação dela (TBI) no coletor é feito por um anel de borracha (o'ring) que também recomendo trocar caso tire ela. Pra evitar entrada falsa de ar.

Então, acho melhor limpar no lugar. Alguém acelera pra voce, assim movimenta a TBI e voce joga o Car80.

 

Edit: Como tem acelerador eletronico, acho bom deixar o carro com a chave no contato SEM dar partida por uns 5 minutos pra TBI se adaptar.

Os meus carros antigos eram acelerador a cabo...

 

 

Boa Zamai! :Good:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre zerei desligando a bateria e juntando os polos negativo e positivo do chicote de um dia para o outro.

Depois ligue o polo negativo e depois o positivo, dê partida no carro e sem acelarar nem nada, deixe ele ligado parado na lenta até a ventoinha armar

 

Fazia isso com meu celta e com o vectra.

No vectra eu fazia isso, depois saia na pista por 8 ~ 10KM.

Na pista deixava cortar 1ª, 2ª e 3ª. A melhora na performance do carro era boa... e no consumo também. hehehehe

 

E sobre a limpeza, eu acho que pode limpar no lugar.

A sujeira que fica na TBI é do respiro positivo do carter ('vento' que o motor faz), ou seja, é vapor de óleo.

Com o Car80 dissolve isso tudo e o motor queima. Acho que não traz problema não. A quantidade é pequena.

Daria problemas na vedação das válvulas caso os retentores de válvulas estivessem ressecados e ficasse escorrendo óleo pela haste constantemente, ou aneis de segmento que o óleo iria subir pelo pistão.

Mas acho a quantidade irrisória a ponto de danificar algo...

 

Pra adiantar, tirar a TBI é bem fácil mas não recomendo.

Ela é eletronica (acelerador eletronico), tem um motor de passo na ponta do eixo e não dá pra movimentar ela com a mão.

A vedação dela (TBI) no coletor é feito por um anel de borracha (o'ring) que também recomendo trocar caso tire ela. Pra evitar entrada falsa de ar.

Então, acho melhor limpar no lugar. Alguém acelera pra voce, assim movimenta a TBI e voce joga o Car80.

 

Edit: Como tem acelerador eletronico, acho bom deixar o carro com a chave no contato SEM dar partida por uns 5 minutos pra TBI se adaptar.

Os meus carros antigos eram acelerador a cabo...

 

Zamai,

 

Boa noite, Tenho um Vectra Sedan 2010 e gostaria de fazer o mesmo procedimento, porem fiquei na duvida quando voce diz "juntando os polos negativo e positivo do chicote" o que devo fazer exatamente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zera a ECU eternamente sem scanner.

e6bb412fea63bd755e578aaab2fbdbbe.jpg

Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora