Rodolfo Olivas

RETROVISOR FOTOCRÔMICO NO GOL

19 posts in this topic

Boa noite galera, gostaria de saber se alguém já fez isso ou se é possível fazer.

Tenho um Gol G6 e gostaria de instalar nele um retrovisor fotocrômico, aqueles que regulam a intensidade de luz de acordo com a luminosidade imprimida nele. Queria colocar o do GOLF, por ser da mesma fabricante. O que acham? Tem como? Alguém ai já fez esse serviço? Aceito sugestões...Existe algum modelo de retrovisor do tipo universal?

 

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Troca a lente e coloca lente azul, reduz o ofuscamento causado por farois de outros veiculos e o lado direito é convexo (amplia o campo de visão,dando mais segurança em manobras, simples e mais barato  ;-)

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Mas isso que você fala de trocar a lente é dos retrovisores externos certo? Minha dúvida é sobre o retrovisor interno.

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Ainda alguém acompanhando esse tópico? Que é possível é! Porém seria necessário a ajuda de alguém que já tenha esse retrovisor de fábrica no carro, a partir do modelo 14/15 é possível adicionar esse item como opcional, através do pacote "kit tecnologia" que também agrega, sensor de chuva/crepuscular e piloto automático. Eu to nessa luta, já comprei o retrovisor original e o sensor, falta o comutador com a função Auto e conseguir decifrar a pinagem correta na BCM/BFM.


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Você já conseguiu instalar o retrovisor o sensor ? Já descobriu a pinagem ?

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Em 18/08/2016 at 00:59, Danton Dorati disse:

Ainda alguém acompanhando esse tópico? Que é possível é! Porém seria necessário a ajuda de alguém que já tenha esse retrovisor de fábrica no carro, a partir do modelo 14/15 é possível adicionar esse item como opcional, através do pacote "kit tecnologia" que também agrega, sensor de chuva/crepuscular e piloto automático. Eu to nessa luta, já comprei o retrovisor original e o sensor, falta o comutador com a função Auto e conseguir decifrar a pinagem correta na BCM/BFM.


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Segue os pinos na unidade BCM para ligação do retrovisor 

IMG_1124.PNG

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Nessa época que perguntei sobre a pinagem, era o menor dos problemas saber qual a ligação correta, descobri depois de um tempo de pesquisa que é necessário trocar a central elétrica.

Nos carros que não vêm com o sensor de fábrica é instalado um modulo da central chamada de BFM (Basic Function Module), já os que vem instalado de fábrica vem com a BCM (Body Control Module).

Para se ter ideia do quão diferente são, a BFM tem apenas um conector de 73 pinos, já a BCM tem 2 conectores de 73 pinos cada.

Código da BFM: 34D937087B

Código da BCM: 7H0937090DZ00

 

Melo2016 and daluzguilherme like this

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Na minha saveiro o módulo e este 7H0937090D e não veio retrovisor fotocromico e nem sensor crepuscular.

IMG_0394.JPG

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IMG_0701.JPGIMG_0702.JPGIMG_0703.JPG

Já estou com todo o kit ! Falta só descobrir o esquema elétrico ! 

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Logo quando do tirei o carro 0km lançaram esses opcionais fui em uma concessionária e perguntei se era possível a instalação desse a opcionais eles disseram que não pois altera módulos e parte elétrica do carro

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

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Eu consegui fazer toda a instalação troquei o parabrisa e tudo mais ! 

Mais meu carro já veio com uma BCM compatível ! Se for BFM não dá para colocar ! 

Edited by Melo2016

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Em 26/04/2013 at 23:44, Rodolfo Olivas disse:

Boa noite galera, gostaria de saber se alguém já fez isso ou se é possível fazer.

Tenho um Gol G6 e gostaria de instalar nele um retrovisor fotocrômico, aqueles que regulam a intensidade de luz de acordo com a luminosidade imprimida nele. Queria colocar o do GOLF, por ser da mesma fabricante. O que acham? Tem como? Alguém ai já fez esse serviço? Aceito sugestões...Existe algum modelo de retrovisor do tipo universal?

 

Se você que colocar só o retrovisor fotocromico da certo sim ! Pois só são dois fios usados ! Um negativo é um pôs chave ! 

Precisa trocar o vidro da frete para o retrovisor fotocromico ! Valor em média de 560 reias original e colocação na CC 250 reais ! O resto é bem simples e fica perfeito ! 

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Ouvi falar que o fotocrômico do Sentra cabe no Gol, alguém confirma?

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Olá pessoal. O post é antigo mas nunca mais foi falado nada sobre essa instalação!!! FÁCIL FÁCIL FÁCIL....

Não precisa instalar nenhum módulo BCM, não precisa trocar módulo BCM muito menos tirar a "pastilha" que segura o retrovisor antigo e nem trocar para-brisa OK!! 

Eu usei o retrovisor do Jetta 2014 que comprei no ML por R$ 100,00 e está zero, inclusive veio com as 2 molduras e o "canudo" por onde passam os 3 fios do sensor. 

Segue passo a passo:

Material:

Retrovisor fotocrômico Jetta 2014  - cód. original: 1K0.857.511F

Moldura/pastilha do Jetta/Golf 2005 a 2014  - cód. original: 1K0845543 (a que é fixada no para-brisa)

Cola específica para retrovisor interno - (usei da marca americana Visbella)

OBS: A pastilha quando vem original no carro o retrovisor sai para baixo, nessa adaptação sairá para cima se precisar ser retirado por algum motivo.

 

Processo de montagem:

1 - Esmerilhar as laterais direita e esquerda da pastilha para ficar do mesmo tamanho do vinco onde corre a trava do retrovisor; (verão a diferença de tamanho)

3 - Lixar o lado côncavo da pastilha para que ela corra no suporte do retrovisor (vão reparar que um lado dela é liso e o outro lado é côncavo);

4 - O lado da pastilha que vai colada no para brisa tem duas bolinhas no material e deverá ser lixado e retirado senão ela não ficará rente ao vidro; (usei uma lima);

5 - Na base do retrovisor lixar/limar os pinos de encaixe/fixação na pastilha e arredondar os cantos da base.

6 - Limpar muito bem o para brisa para tirar qualquer oleosidade;

7 - Usar o pano umedecido que vem junto com a cola Visbella e passar onde será instalado a nova pastilha; (esse tecido é o ativador da cola)

8 - Espalhar a cola no lado todo liso da nova pastilha e instalar no para brisa, deixando bem centralizado em volta da pastilha original do carro. (observar a posição de instalar pois o novo retrovisor será encaixado de cima para baixo).

9 - Segurar firmemente a pastilha no para brisa fazendo pressão para que a cola se espalhe completamente no vidro e ficar por pelo menos 1 minuto segurando firmemente, empurrando contra o vidro.

10 - Esperar a cola "CURAR" totalmente. Na embalagem diz 15 minutos de cura, mas deixe por umas 2 horas mais ou menos.

11 - Fazer um corte pequeno no forro do teto para encaixar o prolongador da moldura do retrovisor;

11 - Instalar o novo retrovisor e está pronto.

 

Processo de ligação (esquema elétrico)

São 03 fios que saem do retrovisor, sendo:

01 AZUL - POSITIVO da lâmpada de marcha a ré (puxar uma extensão pelo fio do chicote na coluna de porta, subindo pela coluna do para brisa e chegando na iluminação do teto) - é usado a noite quando o retrovisor está escurecido e quando engata a ré ele clareia novamente.

01 CINZA - NEGATIVO (aterrar na iluminação do teto)

01 VERMELHO/PRETO - PÓS-CHAVE (pode pegar pela caixa de fusíveis ou por qualquer outro lugar e subir até o para brisa)

OBS.: as cores dos fios pode mudar de ano para ano e de carro para carro ok!! Mas o cinza ou preto vai ser sempre o negativo os outros 2 seráo sempre positivos.

Pronto... nada mais que isso, só felicidade!!! rsrsrs

Espero ter ajudado os amigos!!IMG_20210819_190459.jpgIMG_20210819_190509.jpgIMG_20210819_190556.jpgIMG_20210819_221203.jpg

 

 

 

Edited by Erick Ferreira
complemento de post

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Em 19/08/2021 at 22:13, Erick Ferreira disse:

Olá pessoal. O post é antigo mas nunca mais foi falado nada sobre essa instalação!!! FÁCIL FÁCIL FÁCIL....

Não precisa instalar nenhum módulo BCM, não precisa trocar módulo BCM muito menos tirar a "pastilha" que segura o retrovisor antigo e nem trocar para-brisa OK!! 

Eu usei o retrovisor do Jetta 2014 que comprei no ML por R$ 100,00 e está zero, inclusive veio com as 2 molduras e o "canudo" por onde passam os 3 fios do sensor. 

Segue passo a passo:

Material:

Retrovisor fotocrômico Jetta 2014  - cód. original: 1K0.857.511F

Moldura/pastilha do Jetta/Golf 2005 a 2014  - cód. original: 1K0845543 (a que é fixada no para-brisa)

Cola específica para retrovisor interno - (usei da marca americana Visbella)

OBS: A pastilha quando vem original no carro o retrovisor sai para baixo, nessa adaptação sairá para cima se precisar ser retirado por algum motivo.

 

Processo de montagem:

1 - Esmerilhar as laterais direita e esquerda da pastilha para ficar do mesmo tamanho do vinco onde corre a trava do retrovisor; (verão a diferença de tamanho)

3 - Lixar o lado côncavo da pastilha para que ela corra no suporte do retrovisor (vão reparar que um lado dela é liso e o outro lado é côncavo);

4 - O lado da pastilha que vai colada no para brisa tem duas bolinhas no material e deverá ser lixado e retirado senão ela não ficará rente ao vidro; (usei uma lima);

5 - Na base do retrovisor lixar/limar os pinos de encaixe/fixação na pastilha e arredondar os cantos da base.

6 - Limpar muito bem o para brisa para tirar qualquer oleosidade;

7 - Usar o pano umedecido que vem junto com a cola Visbella e passar onde será instalado a nova pastilha; (esse tecido é o ativador da cola)

8 - Espalhar a cola no lado todo liso da nova pastilha e instalar no para brisa, deixando bem centralizado em volta da pastilha original do carro. (observar a posição de instalar pois o novo retrovisor será encaixado de cima para baixo).

9 - Segurar firmemente a pastilha no para brisa fazendo pressão para que a cola se espalhe completamente no vidro e ficar por pelo menos 1 minuto segurando firmemente, empurrando contra o vidro.

10 - Esperar a cola "CURAR" totalmente. Na embalagem diz 15 minutos de cura, mas deixe por umas 2 horas mais ou menos.

11 - Fazer um corte pequeno no forro do teto para encaixar o prolongador da moldura do retrovisor;

11 - Instalar o novo retrovisor e está pronto.

 

Processo de ligação (esquema elétrico)

São 03 fios que saem do retrovisor, sendo:

01 AZUL - POSITIVO da lâmpada de marcha a ré (puxar uma extensão pelo fio do chicote na coluna de porta, subindo pela coluna do para brisa e chegando na iluminação do teto) - é usado a noite quando o retrovisor está escurecido e quando engata a ré ele clareia novamente.

01 CINZA - NEGATIVO (aterrar na iluminação do teto)

01 VERMELHO/PRETO - PÓS-CHAVE (pode pegar pela caixa de fusíveis ou por qualquer outro lugar e subir até o para brisa)

OBS.: as cores dos fios pode mudar de ano para ano e de carro para carro ok!! Mas o cinza ou preto vai ser sempre o negativo os outros 2 seráo sempre positivos.

Pronto... nada mais que isso, só felicidade!!! rsrsrs

Espero ter ajudado os amigos!!IMG_20210819_190459.jpgIMG_20210819_190509.jpgIMG_20210819_190556.jpgIMG_20210819_221203.jpg

 

 

 

Olá boa noite você tem o link para compra , não achei no mercado livre

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Olá, me desculpe responder somente agora. Então, essa peça eu comprei diretamente na concessionária e o código dela é  1K0845543 mas consultando no sistema, nenhuma concessionária tem mais. 

Procure como suporte retrovisor interno Jetta ok!!

Segue um link do ML que tem essa peça. 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2119279608-suporte-de-retrovisor-interno-golf-jetta-gol-bora-passat-vw-_JM#position=25&search_layout=stack&type=item&tracking_id=2f081812-f3d7-4cd5-ba5b-c5e0ae636a5f

Espero ter ajudado.

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