leandro maues

Limpeza de TBI e Aprendizado automático

23 posts neste tópico

Fala pessoal, seguinte, gosto de fazer as manutenções do meu gol de forma preventiva, portanto, vou comprar uma lata de spray de car 80 de descarbonizante de TBI. Existe vários vídeos no youtube de como se deve fazer a limpeza, mas o grande problema é que após terminar o procedimento, o correto é zerar todos os parametros do carro por um scanner, para que a TBI se adeque as novas condiçoes.

Ai vem o detalhe, existem carros que só resetam esses parametros usando um scanner, e alguns outros mais modernos que basta girar a chave para o nível II, que parece que é a ignição, e deixar lá parado por pelo menos 1 minuto, que ela vai fazer as adequações necessárias automaticamente. Então, alguém sabe se o gol 1.6 11/12 faz isso só por scanner ou faz automaticamente deixando a chave virada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber também...

 

M eu antigo Fiesta era só deixar a bateria desligada por cerca de 24 horas que zerava as condições...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, seguinte, gosto de fazer as manutenções do meu gol de forma preventiva, portanto, vou comprar uma lata de spray de car 80 de descarbonizante de TBI. Existe vários vídeos no youtube de como se deve fazer a limpeza, mas o grande problema é que após terminar o procedimento, o correto é zerar todos os parametros do carro por um scanner, para que a TBI se adeque as novas condiçoes.

Ai vem o detalhe, existem carros que só resetam esses parametros usando um scanner, e alguns outros mais modernos que basta girar a chave para o nível II, que parece que é a ignição, e deixar lá parado por pelo menos 1 minuto, que ela vai fazer as adequações necessárias automaticamente. Então, alguém sabe se o gol 1.6 11/12 faz isso só por scanner ou faz automaticamente deixando a chave virada?

 

Amigo, eu particularmente não gosto muito de limpar desse modo que vc fala, vamos pensar um pouco, o motor funcionando vc aplica o car80, dissolve toda sujeira passando para dentro da câmara de combustão para ser queimado com combustível, isso, no meu ponto de vista, causa carbonização das válvulas, pistão, velas, deixando assim uma borra dentro da câmara de combustão, essa borra pode causar muitos problemas no funcionamento do veiculo, veja abaixo....minha opinião ok?

p1050065yq8.jpg

OgAAAAbhmu0xCGYJzFX3h59fqr2xuXYGmkXBN_jn

factor125-12.jpg

Abç

Editado por Hildegardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu particularmente não gosto muito de limpar desse modo que vc fala, vamos pensar um pouco, o motor funcionando vc aplica o car80, dissolve toda sujeira passando para dentro da câmara de combustão para ser queimado com combustível, isso, no meu ponto de vista, causa carbonização das válvulas, pistão, velas, deixando assim uma borra dentro da câmara de combustão, essa borra pode causar muitos problemas no funcionamento do veiculo, veja abaixo....minha opinião ok?

p1050065yq8.jpg

OgAAAAbhmu0xCGYJzFX3h59fqr2xuXYGmkXBN_jn

factor125-12.jpg

Abç

Poisé amigo, entendo o que você disse, mas esses problemas só devem ocorrer em caso de existir muita sujeira acumulada. Porém, se esse tipo de manutenção for feita de forma preventiva, sem deixar acumular, acredito que não vai ocorrer danos, pois ela será totalmente queimada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tbi do gol 1.6 ele aprende sozinho sim, basta ligar a meia chave e ficar escutando acho q n da nem 1 minuto dae da para escutar o barulho da borboleta ajustando depois disso so ligar o carro 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tbi do gol 1.6 ele aprende sozinho sim, basta ligar a meia chave e ficar escutando acho q n da nem 1 minuto dae da para escutar o barulho da borboleta ajustando depois disso so ligar o carro 

p*rra cara valeu tava precisando esclarecer isso! Vou realizar o procedimento, abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Eu li esse DIY, mas vou fazer isso no meu carro sem desmontar.

Só que ainda não consegui descobrir se o módulo de injeção do Gol faz o "aprendizado automático" da nova vazão de ar ou se precisa zerar os sensores no scanner...

Pelo relato de um dos colegas, parece que o carro fica consumindo mais combustível que o normal, sendo necessário mesmo efetuar a correção no scanner. Mas a dúvida persiste: mesmo se não utilizar o scanner, depois de um certo tempo o carro aprende sozinho e volta ao normal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu li esse DIY, mas vou fazer isso no meu carro sem desmontar.

Só que ainda não consegui descobrir se o módulo de injeção do Gol faz o "aprendizado automático" da nova vazão de ar ou se precisa zerar os sensores no scanner...

Pelo relato de um dos colegas, parece que o carro fica consumindo mais combustível que o normal, sendo necessário mesmo efetuar a correção no scanner. Mas a dúvida persiste: mesmo se não utilizar o scanner, depois de um certo tempo o carro aprende sozinho e volta ao normal?

 

Pode desmontar. Não morde não. Teria problema se vc limpar montado, pois cai sujeira no coletor de admissão

 

Basta tirar, limpar na mão que ele se ajusta sozinho. É só limpar e montar.

 

Já fiz isso inúmeras vezes e tudo certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu li esse DIY, mas vou fazer isso no meu carro sem desmontar.

Só que ainda não consegui descobrir se o módulo de injeção do Gol faz o "aprendizado automático" da nova vazão de ar ou se precisa zerar os sensores no scanner...

Pelo relato de um dos colegas, parece que o carro fica consumindo mais combustível que o normal, sendo necessário mesmo efetuar a correção no scanner. Mas a dúvida persiste: mesmo se não utilizar o scanner, depois de um certo tempo o carro aprende sozinho e volta ao normal?

 

Segundo o ADG em seu canal no youtube, os motores EA111 1.6 ou 1.0, necessitam de resetar os parametros antigos e forçar uma nova aprendizagem do corpo de borboleta, após limpeza do tbi. Caso isso não seja feito, segundo ele, e falo tb por experiência própria, ocorre aumento no consumo de combustível.

 

Pelo que já assisti do canal, os motores da família F2 (1.8 e 2.0) da GM, refazem o aprendizado automaticamente, bastando colocar a chave em "marcha".

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Pode desmontar. Não morde não."

 

kkkkkkkkkkkkkk

Mas eu estou limpando preventivamente, o carro tem só 20.000km, tem uma mínima sujeira.

Vou colocar o filtro INflow e ver se com 25.000km vai ter mais sujeira.

Se tiver, é pq filtra menos que o filtro original. Mas, confesso que estou apostando minhas fichas no INflow, acho que ele não vai fazer eu me arrepender.

Só estou com uma pulguinha atrás da orelha, pq um cara do Nissan Clube disse que no Sentra dele a TBI estava muito suja depois de 10.000km com o INflow.

Se bem que, segundo me consta, o que deixa a TBI preta é o respiro de óleo.

Enfim, futuramente vou perder o medo e desmontar a TBI!

Agradeço seu feedback de que não dá problema e não é o bicho de 7 cabeças, hehehe

Abs

Segundo o ADG em seu canal no youtube, os motores EA111 1.6 ou 1.0, necessitam de resetar os parametros antigos e forçar uma nova aprendizagem do corpo de borboleta, após limpeza do tbi. Caso isso não seja feito, segundo ele, e falo tb por experiência própria, ocorre aumento no consumo de combustível.

 

Pelo que já assisti do canal, os motores da família F2 (1.8 e 2.0) da GM, refazem o aprendizado automaticamente, bastando colocar a chave em "marcha".

 

Então, caro Biguia, vc chegou a esperar 1 semana, por exemplo, pra ver se o consumo voltava ao normal? Ou já foi direto mandar resetar a central no scanner?

Até por isso eu vou limpar bem cedo, mesmo estando com uma sujeira mínima da mínima... Já dei uma olhada e tem um pretinho nos cantinhos, mas muito pequeno. Os carros que eu vejo o ADG limpando estão com a boca toda preta! Ele falou que, quando está muito sujo, com areia e tudo mais (geralmente com entrada falsa de ar) deve mesmo desmontar. Mas no meu caso, não julgo que seja necessário, embora o caro amigo Adenilson esteja me encorajando a tal desiderato, hehehe.

Abs

biguia curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, caro Biguia, vc chegou a esperar 1 semana, por exemplo, pra ver se o consumo voltava ao normal? Ou já foi direto mandar resetar a central no scanner?

Até por isso eu vou limpar bem cedo, mesmo estando com uma sujeira mínima da mínima... Já dei uma olhada e tem um pretinho nos cantinhos, mas muito pequeno. Os carros que eu vejo o ADG limpando estão com a boca toda preta! Ele falou que, quando está muito sujo, com areia e tudo mais (geralmente com entrada falsa de ar) deve mesmo desmontar. Mas no meu caso, não julgo que seja necessário, embora o caro amigo Adenilson esteja me encorajando a tal desiderato, hehehe.

Abs

 

Depois desse tempo, ou um pouco mais (2 semanas) a coisa volta ao normal. Mas já teve duas ocasiões em que tive de mandar resetar a central via scanner, pois o consumo estava detonando o orçamento...

 

No seu caso, acredito que não há necessidade de desmontar a tbi para limpar.(Eu não o faria!) Basta aplicar o produto com o carro ligado e alguém acelerando e pronto.

Filipe Sta_Catarina curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O gol 1.6 11/12 refaz o aprendizado automaticamente ou só por scanner ?

É sobre isso que estamos conversando.. Ao que parece, ele aprende com o tempo de uso novamente, pois ele não tem um sistema como outros motores de fazer o aprendizado sem precisar do scanner. Portanto, se quiser limpar a TBI e que fique zerado na hora, só com scanner. E não é aqueles OBD II que vende no ML, precisa levar numa oficina ou na concessionária.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É sobre isso que estamos conversando.. Ao que parece, ele aprende com o tempo de uso novamente, pois ele não tem um sistema como outros motores de fazer o aprendizado sem precisar do scanner. Portanto, se quiser limpar a TBI e que fique zerado na hora, só com scanner. E não é aqueles OBD II que vende no ML, precisa levar numa oficina ou na concessionária.

 

Entendi, vou tirar o TBI  e dar uma olhada na entrada do corpo de borboleta pra ver como esta a situação.

 

Aquele respiro do óleo ao invés de ser ligado na frente do filtro não poderia ser ligado junto a caixa de ar, ou o ar quente que sai causaria danos ao filtro ? ( os engenheiros devem ter alguma explicação)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu particularmente não gosto muito de limpar desse modo que vc fala, vamos pensar um pouco, o motor funcionando vc aplica o car80, dissolve toda sujeira passando para dentro da câmara de combustão para ser queimado com combustível, isso, no meu ponto de vista, causa carbonização das válvulas, pistão, velas, deixando assim uma borra dentro da câmara de combustão, essa borra pode causar muitos problemas no funcionamento do veiculo, veja abaixo....minha opinião ok?

p1050065yq8.jpg

OgAAAAbhmu0xCGYJzFX3h59fqr2xuXYGmkXBN_jn

factor125-12.jpg

Abç

 

Qual o modo que você recomenda então colega??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pergunta difícil hein, Douglas!

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

pois é... ta dificil de passar em um "mexânico" pra ver isso... hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora