Robsonluizsp

Gol G5 1.0 + rodas 17 fica lerdo?

41 posts neste tópico

Faz um favor então, pesquisa aí o cálculo que foi feito e posta pra nós, vamos ver se é relevante ....

 

E outro detalhe, sabia que um jogo de rodas + pneus 14 pode ter o mesmo diâmetro ou diferença mínima para um jogo de roda + pneus 17 ?? Aí cai essa tese aí .............

 

Com as 15 tu ganha em conforto, já usei rodas 17 e 18, e te digo, tem que ter saco, tu sente até se passar encima de formiga hehehe

 

Cara... vou ver se o engenheiro do matéria me passa o cálculo!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gurizada, segue site com tabela de cálculo de diâmetro de roda 

 

http://www.paulosoares.net/tyresize.htm

 

 

Fiz um cálculo simples= Roda 14 com Pneu 175-65 ( que é o original do G6 ) e Roda 17 com Pneu 185-40, deu uma diferença incrível de 3mm de diâmetro ...... ou seja, 0,5% 

 

Da pra brincar bastante ali

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera valeu a ajuda muitas informações importantes, mas com relação a ser ilegal ou não a minha ideia é legalizar tudo tanto baixo quanto rodas, agora pensando por outro lado não sei se alguém é de Guarulhos ou já passou por aqui, pergunto isso pelo seguinte buraco aqui é luxo você não consegue sair de um sem cair em outro para você terem uma ideia com dias que tinha comprado o carro estava eu feliz da vida andando com minha noiva num dia de chuva voltando para casa depois de um show imaginem só um buraco cheio de água que só percebi que era um buraco quando não tinha mais o que fazer resumindo segurei um pouco no freio e seja o que Deus quiser bem Deus quis que o buraco fosse enorme ao ponto de acabar com o para-choque dianteiro a parte de baixo dele sumiu que chegou a afetar o protetor que vai em volta do radiador um prejuízo de R$ 500 mangos fora a raiva e detalhe mais importantes 3 viaturas paradas depois do buraco com 6 fdp mais conhecido como policiais assistindo todo mundo cair no buraco, nessas horas que penso nas 17" já tive uma parati 99 nas 17" ficou a coisa mais linda do mundo e hoje penso em fazer o mesmo no gol penso bastante por ele ser 1.0 mas.

 

Mais vale ser feliz andando do jeito que gosta do que ficar pensando p*rra poderia estar andando nas 17"

Luiz_110 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera valeu a ajuda muitas informações importantes, mas com relação a ser ilegal ou não a minha ideia é legalizar tudo tanto baixo quanto rodas, agora pensando por outro lado não sei se alguém é de Guarulhos ou já passou por aqui, pergunto isso pelo seguinte buraco aqui é luxo você não consegue sair de um sem cair em outro para você terem uma ideia com dias que tinha comprado o carro estava eu feliz da vida andando com minha noiva num dia de chuva voltando para casa depois de um show imaginem só um buraco cheio de água que só percebi que era um buraco quando não tinha mais o que fazer resumindo segurei um pouco no freio e seja o que Deus quiser bem Deus quis que o buraco fosse enorme ao ponto de acabar com o para-choque dianteiro a parte de baixo dele sumiu que chegou a afetar o protetor que vai em volta do radiador um prejuízo de R$ 500 mangos fora a raiva e detalhe mais importantes 3 viaturas paradas depois do buraco com 6 fdp mais conhecido como policiais assistindo todo mundo cair no buraco, nessas horas que penso nas 17" já tive uma parati 99 nas 17" ficou a coisa mais linda do mundo e hoje penso em fazer o mesmo no gol penso bastante por ele ser 1.0 mas.

 

Mais vale ser feliz andando do jeito que gosta do que ficar pensando p*rra poderia estar andando nas 17"

 

É irmão, ou anda bonito, ou anda com conforto, basta saber o que é melhor pra ti

 

Abs!

Richard09 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E quanto ao desempenho em curvas? Dá pra entrar em uma curva perfeitamente em alta velocidade com a 17 sem raspar na lata?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu exagerei... 215/45R17. Tenho uma estabilidade maravilhosa e conforto especial.

Só pega se cartar lombada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem lógica parceiro, diferença mínima de peso, vai acrescentar o que? quando muito 2 a 3kg por roda, se não empatar o peso, pois as originais são de ferro ... 

 

Aí tu vai me dizer que estes ( 4 x 3 = 12kg ) 12kg vão fazer diferença no desempenho?? Só se estão competindo em track day ou arrancada em que milésimos de segundo faz a diferença.

 

Consumo?? um faz 10km/l outro faz 9,99km/l hehehe

 

Daqui a pouco a gurizada vai entrar no "medida certa", sabe como é, relação peso x potencia hehehehe

uma vez me falaram que o carro fica mais dificil queimar pneu em uma arrancada mais forte. mas isso é bom, sinal que o carro esta tracionando bem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma vez me falaram que o carro fica mais dificil queimar pneu em uma arrancada mais forte. mas isso é bom, sinal que o carro esta tracionando bem

 

Certeza Bruno, bem mais vantajoso a aderencia. Esse efeito se deve a área de contato com o solo, ou seja, normalmente usam pneu 205mm quando partem para rodas maiores, enquanto o original é 175mm ...

 

Ex.: Se 02 carros usarem a mesma largura de pneu, um com roda 14 e outro 18, vão "lixar" a mesma coisa, porém é difícil, se bem que vi estes dias no forum um G5 com aro 18 e pneus 165mm ( eu nem sabia que existia )

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano coloca as rodas, arrancada é o de menos...

com as rodas e molas você passa nas curvas =P

 

#Fica a dica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu tava com esse mesmo medo de colocar uma roda 17 no meu gol g6 1.0, de aumentar o consumo e de ele ficar mais lento, mais resolvi coloca e para mim nao mudo quase nada, apenas o consumo mais bem pouco.

 

E em questao de entra forte em curvas, nunca pego na tala, e o carro fica com bem mais aderencia da pra senti a diferença.

Editado por Bruno Batelli

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Além de infringir a lei, alterar o tamanho original pode afetar o desempenho do seu carro. "Se o diâmetro máximo do pneu superar o original, vai aumentar a inércia na roda, prejudicando a aceleração", explicou o professor do curso de Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Ricardo Bock. "A mudança entre a relação final da rotação do motor e a da roda é alterada e a cada volta que ela der o percurso será maior", disse.

Outro ponto negativo é o conforto dos passageiros. Uma roda maior significa um pneu menor e, com isso, menos absorção dos impactos. "O pneu tem comportamento visco elástico e colabora na absorção das vibrações. Se o perfil do pneu for muito mais baixo, aumenta o nível de vibrações dentro do carro", afirmou Bock.

Falou quem sabe... esse é o problema!

 

http://www.icarros.com.br/noticias/manutencao/instalar-rodas-maiores-exige-certos-cuidados/8704.html

 

 

Parceiro mas faz as contas aí e leva em consideração a margem (se não me engano de 4%) que a lei da... fica tudo legal... mesmo usando perfil 45. e pra rebaixar pode ate o limite de 48 cm do farol baixo pro chão. qd fui colocar minhas 17 colhi essas informações! Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parceiro mas faz as contas aí e leva em consideração a margem (se não me engano de 4%) que a lei da... fica tudo legal... mesmo usando perfil 45. e pra rebaixar pode ate o limite de 48 cm do farol baixo pro chão. qd fui colocar minhas 17 colhi essas informações! Abraço!

 

Eu só colei a reportagem.

Na minha humilde opinião, acho que essas vedações a algumas modificações deveriam ser flexibilizadas, com profissionais competentes para avaliar realmente se a alteração irá comprometer a segurança do cidadão. Por que uma BMW pode usar Xenon, por que uma carro esportivo pode ter sua altura mais baixa e nossos carros não poderiam?

 

Fiz um compilado do que pode e não pode ser feito nos veículos.

Apesar dessas proibições, já infringi algumas. Mas fazer o quê?

 

Vou começar pela Res. 292/8/2008, que dispõe sobre modificações de veículos (Arts. 98 e 106 do CTB) e vou passando por muitas outras, que são complementares.

 

Art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento.
Parágrafo único: A não observância do disposto no caput deste artigo incorrerá nas penalidades e medidas administrativas previstas no art. 230, inciso VII, do código de Trânsito Brasileiro.
 
Vamos ao CTB!!!!!!
 
Art. 230. Conduzir o veículo:
III - com dispositivo anti-radar; (por isso vale a pena comprar um GPS, pois ele oculta esse detalhe)
Infração - gravíssima;Penalidade - multa e apreensão do veículo; Medida administrativa - remoção do veículo;
 
VII - com a cor ou característica alterada; :dontknow:
XI - com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante; (velho escapamento furado)
XII - com equipamento ou acessório proibido;
XIII - com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados; (aqui entra o Xenon)
XV - com inscrições, adesivos, legendas e símbolos de caráter publicitário afixados ou pintados no pára-brisa e em toda a extensão da parte traseira do veículo, excetuadas as hipóteses previstas neste Código;
XVI - com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas;
XIX - sem acionar o limpador de pára-brisa sob chuva
Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - retenção do veículo para regularização;
 
 
Art. 6º Na troca do sistema de suspensão não será permitida a utilização de sistemas de suspensão com regulagem de altura. (permitida a fixa)
 
Parágrafo único: Para os veículos que tiverem sua suspensão modificada, deve-se fazer constar no campo das observações do CRV e do CRLV a nova altura do veículo medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo.
 
Art. 8º Ficam proibidas: 
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo; (estilo Eurolook jamais... roda de tala grande e tal)
 
II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda; (aqui já veda todo e qualquer tipo de alteração. Não achei porcentagem, mas para o Gol ou é R13, 14 ou 15... 175, 185 e 195, até perfil 65 - são os comercializados)
 
IV - A alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão.
(fica algo confuso... pode mudar a suspensão, mas não pode mexer na mola? O conjunto é imprescindível...)
 
V - A instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo. 
(Xenon!!!!  :diablo: )
Parágrafo único. Veículos com instalação de fonte luminosa de descarga de gás com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta Resolução poderão circular até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução 227/2007 - CONTRAN (resolução complicadíssima)

 

Agora vamos lá na Res. 227/2/2007!!!

Art.1º - Os automóveis (...) nacionais e importados a partir de 1/1/2009 deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta Resolução e seus Anexos.
Olha onde recai essa norma!!!
 
Anexo 1 - Instalação de dispositivos de iluminação e sinalização luminosa. (traz muitos conceitos, como Xenon, que ele chama de donte luminosa de descarga de gás, diodo emissor de luz (LED) etc.)
Anexo 2 – Faróis principais emitindo fachos assimétricos e equipados com lâmpadas de filamento. 
Anexo 3 – Faróis de neblina dianteiros. 
Anexo 4 – Lanternas de marcha-a-ré. 
Anexo 5 – Lanternas indicadores de direção. 
Anexo 6 – Lanternas de posição dianteiras e traseiras, lanternas de freio e lanternas delimitadoras traseiras. 
Anexo 7 – Lanterna de iluminação da placa traseira. 
Anexo 8 – Lanternas de neblina traseiras. 
Anexo 9 – Lanternas de estacionamento. 
Anexo 10 – Faróis principais equipados com fonte de luz de descarga de gás. 
Anexo 11 – Fonte de luz para uso em farol de descarga de gás. 
Anexo 12 – Retrorrefletores. 
Anexo 13 – Lanterna de posição lateral.

 

Art. 2º - Serão aceitas inovações tecnológicas ainda que não contempladas nos requisitos estabelecidos nos Anexos, mas que comprovadamente assegurem a sua eficácia e segurança dos veículos, desde que devidamente avaliadas e aprovadas pelo órgão máximo executivo de trânsito da União. (aqui temos uma brechinha)
 
3.15 As cores das luzes emitidas pelos dispositivos de iluminação são as seguintes: 
farol de luz alta: branca
farol de longo alcance: branca
farol de luz baixa: branca;
farol angular: branca
farol de curva: branca
farol de neblina dianteiro: branca ou amarela
lanterna de marcha-a-ré: branca
lanterna indicadora de direção dianteira: âmbar
lanterna indicadora de direção traseira: âmbar
lanterna intermitente de advertência dianteira: âmbar
lanterna intermitente de advertência traseira: âmbar
lanterna de freio: vermelha
lanterna da placa de licença traseira: branca
lanterna de posição dianteira: branca
lanterna de posição traseira: vermelha
lanterna de neblina traseira: vermelha
lanterna de estacionamento: branca na dianteira, vermelha na traseira, âmbar se reciprocamente incorporada nas lanternas indicadoras de direção ou lanternas delimitadoras;
lanterna de posição lateral: âmbar; entretanto a lanterna de posição lateral traseira pode ser vermelha se ela for agrupada, combinada ou reciprocamente incorporada com a lanterna de posição traseira, a lanterna delimitadora traseira, a lanterna de neblina traseira, a lanterna de freio ou for agrupada ou possui parte da superfície emissora de luz em comum com o retrorrefletor traseiro;
lanterna delimitadora: branca na dianteira , vermelha na traseira;
Farol de rodagem diurna: branca
retrorrefletor traseiro, não triangular: vermelha
retrorrefletor traseiro, triangular: vermelha
retrorrefletor dianteiro, não triangular: idêntica à luz incidente
retrorrefletor lateral, não triangular: âmbar; entretanto o retrorrefletor lateral traseiro pode ser vermelho se ele for agrupado ou tiver parte da superfície emissora de luz em comum com a lanterna de posição traseira, a lanterna delimitadora traseira, a lanterna de neblina traseira, a lanterna de freio ou a lanterna de posição lateral traseira vermelha, ou que as suas superfícies emissoras de luzes estejam sobrepostas.
 

Não compilei esta resolução, pois ela tem mais de 200 páginas com especificações muito técnicas.

 
Voltando... e por fim!
Art. 14 Serão consideradas alterações de cor aquelas realizadas através de pintura ou adesivamento em área superior a 50% do veículo, excluídas as áreas envidraçadas.
Parágrafo único: será atribuída a cor fantasia quando for impossível distinguir uma cor predominante no veículo.
 
Obs.: o Xenon passou a ter uma exigência adicional, pois passa a ser considerado pelo Contran uma modificação no sistema de iluminação, ou seja, modifica-se o sistema original com lâmpada halógena para um sistema de lâmpada de descarga de gás. Por isso é necessário antes da instalação a obtenção de uma autorização junto ao Detran / Ciretran para essa modificação.
 
Recomendo ler o link http://www.cetran.sc.gov.br/pareceres/parecer178.htm pra entender mais sobre as lâmpadas...
 
É isso... então tem muita fantasia aí sobre muita coisa... podemos até alterar, mas temos que ter consciência que se vier multa, serão inquestionáveis.

 

Black_body_visible_spectrum.gif

 

colour-temperature.gif

 

Color%20Temp%20Chart.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara minha saveiro q é 1.6 achei q nao ia fazer diferença, botei um 205 o carro ficou mais preso, sendo q da pra notar imagina no 1.0, quanto maior a superficie de contato com o solo mais atrito gera assim vai precisar desprender de mais força do golzin, achei engraçado o cara falando que é o peso das rodas, e o outro querendo dizer que as rodas pesam 12 kg a mais nao iriam influenciar , a questao nao é o peso e sim o diametro do pneu, pq existe uma força chamada atrito, e tao verdade que se vc cantar pneu com um aro 17 205 e depois com um aro 14 175 vai ver a diferença ! Quem canta mais...

Editado por Stalin
Luciano Marra curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara minha saveiro q é 1.6 achei q nao ia fazer diferença, botei um 205 o carro ficou mais preso, sendo q da pra notar imagina no 1.0, quanto maior a superficie de contato com o solo mais atrito gera assim vai precisar desprender de mais força do golzin, achei engraçado o cara falando que é o peso das rodas, e o outro querendo dizer que as rodas pesam 12 kg a mais nao iriam influenciar , a questao nao é o peso e sim o diametro do pneu, pq existe uma força chamada atrito, e tao verdade que se vc cantar pneu com um aro 17 205 e depois com um aro 14 175 vai ver a diferença ! Quem canta mais...

 

Disse tudo, mas o negócio é deixar o Gol com aparência de Jipe. rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certeza Bruno, bem mais vantajoso a aderencia. Esse efeito se deve a área de contato com o solo, ou seja, normalmente usam pneu 205mm quando partem para rodas maiores, enquanto o original é 175mm ...

 

Ex.: Se 02 carros usarem a mesma largura de pneu, um com roda 14 e outro 18, vão "lixar" a mesma coisa, porém é difícil, se bem que vi estes dias no forum um G5 com aro 18 e pneus 165mm ( eu nem sabia que existia )

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora