Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Jr.40

Depois do Cabeçote Rebaixado e Bico do Astra 2.0 Flex... menos potência?

11 posts neste tópico

E aí galera.

Depois de um longo tempo sem entrar aqui no fórum, resolvi postar um gráfico do acerto da injeção do meu G5 1.6.

Resolvi aplainar o cabeçote e trocar os bicos por um de maior vazão, como me foi recomendado pelo primeiro preparador pouco experiente.

Porém a ideia que parecia interessante no quesito ganho de potência e torque foi completamente refutada quando o goleta foi pra cima do dinamômetro.

 

Antes do dyna, fiz consulta a 5 preparadoras: Nascarchips (SP), Shift Eletronic Performance (Bsb), Carbase Perfomance (RS), Lenza Powerchips (Bsb) e Prado Powerchips (SP e PR). Todas elas foram unânimes na mesma resposta: os bicos fizeram o Gol ficar gastão com o tempo, depois da injeção fazer a correção, e o rebaixamento do cabeçote foi completamente desperdiçado, afinal a taxa ficou altíssima, a mistura gorda e nenhuma potência ganhada. O procedimento com o cabeçote tinha que ser outro, devendo ele ser refeito em bancada de fluxo ou jogado fora e colocado outro original.

 

A primeira puxada deu até medo! O carro que era pra ter um desempenho no mínimo mantido ou amentado teve desempenho aquém do esperado. Perdemos cavalos e quase 1 kgfm de torque. Sem contar que o torque passou a vir bem mais tarde.

Na roda, foram 76,99 cv a 5.380 rpm e 11,97 kgfm a 3.238 rpm, que dá, respectivamente, 95,68 cv e 14,72 kgfm no motor. Um resultado péssimo pra quem dispôs grana e tempo.

 

Depois de mais de 20 puxadas no dinamômetro, 8 horas de espera, e mais de 10 mapas da injeção, o Rafael da Shift Eletronic Performance conseguiu voltar a injeção para o que era antes, o que foi notável de imediato.

 

O carro passou a registrar 85,39 cv @ 5.504 rpm e 12,96 kgfm @ 2.594 rpm (na roda). São 105,5 cv + 16 kgfm @ 2.594.

 

O cálculo da cavalagem é (potência na roda + 10 cv ) X 1,1.

O cálculo do torque é torque + 0,23%.

 

Pra quem quiser ver, aí está o gráfico.

Grafico+gol+1.6+flex+-+Eloi.jpg

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo descupa se entendi errado... vc chipou, trabalhou cabecote e trocou os bicos e a potencia atual e 105? Abs.

Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk

Editado por NPX

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo descupa se entendi errado... vc chipou, trabalhou cabecote e trocou os bicos e a potencia atual e 105? Abs. Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk

 

Simples... Um preparador chamado GABRIEL TAVARES, que é membro daqui, inclusive, fez primeiro o cabeçote e instalou esses bicos... era pra eu ter feito mais coisa. Mas tinha que ver o que ia dar.

Com isso o carro perdeu potência. Só 10 cavalinhos... kkkk... 

 

Então reprogramei a injeção pra ver se ao menos ficava como original.

 

Se eu colocar escale, coletor etc., consigo mais um pouco de potência.

Mas ano que vem vou colocar turbo, então deixei pra lá. Esse cabeçote vai pro lixo.

 

Eles fizeram um polo 1.6 com escape, reprogramação, filtro, coletor etc. Deu quase 20 kgfm e mais de 125 cv.

 

 

Então vou comprar um original, mexer nele em bancada de fluxo, pra depois instalar o turbo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi... se for turbinar tem que ser cabeçote original mesmo taxa 12... Vlw abs

Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi... se for turbinar tem que ser cabeçote original mesmo taxa 12... Vlw abs

Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk

 

Com certeza... Senão vai tudo pelos ARES!

Pressão demais... 

 

Enfim... fica aqui a minha indignação e as impressões.

Editado por all_right

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simples... Um preparador chamado GABRIEL TAVARES, que é membro daqui, inclusive, fez primeiro o cabeçote e instalou esses bicos... era pra eu ter feito mais coisa. Mas tinha que ver o que ia dar.

Com isso o carro perdeu potência. Só 10 cavalinhos... kkkk... 

 

Então reprogramei a injeção pra ver se ao menos ficava como original.

 

Se eu colocar escale, coletor etc., consigo mais um pouco de potência.

Mas ano que vem vou colocar turbo, então deixei pra lá. Esse cabeçote vai pro lixo.

 

Eles fizeram um polo 1.6 com escape, reprogramação, filtro, coletor etc. Deu quase 20 kgfm e mais de 125 cv.

 

 

Então vou comprar um original, mexer nele em bancada de fluxo, pra depois instalar o turbo.

 

Bem, pelo que sei e acompanhei, a realidade da história é outra. Prefiro não entrar em detalhes!

Espero que tenha sucesso no seu projeto  :Good:

Jr.40 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, pelo que sei e acompanhei, a realidade da história é outra. Prefiro não entrar em detalhes!

Espero que tenha sucesso no seu projeto  :Good:

Num é bem outra... Só mostrei a cagada. Era leigo, ainda sou, mas a promessa foi: faça isso, isso e aquilo e aumente sua potência e torque, depois partiremos pra stage 1...2... Escape, reprogramação, sede de válvulas, comando etc.

O preparador é bem entendido na teoria! Mas aí tá a prova... O que foi feito estava totalmente errado. Não se mexe em taxa, não é necessário trocar bicos. Não existe uma preparação que ao invés de dar um mínimo do esperado dê é perda. E isso que estava com filtro in box esportivo da inflow, velas iridium grau 8, álcool 100%, novos cabos de velas etc.

E acho que é legal mostrar a realidade. Se sabe detalhes, diga! Refute..

Contra fatos não há argumentos. Coloquei num dino, consultei 5 preparadoras renomeadas, obtive 5 respostas iguais. Mostrei a perda através do gráfico.

"Taxar cabeçote só se for AP..."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite senhores!

 

 

Depois de um longo tempo sem entrar no fórum e uma senha de usuário esquecida na memória, estou de volta!

 

Bom, pra quem não me conhece (ou não chegou a ler a respeito dos outros tópicos em que eu costumava participar) meu nome é Gabriel Tavares.

 

Sou mecânico e preparador aqui na cidade de Brasília - DF.

 

 

E aí galera.

Depois de um longo tempo sem entrar aqui no fórum, resolvi postar um gráfico do acerto da injeção do meu G5 1.6.

Resolvi aplainar o cabeçote e trocar os bicos por um de maior vazão, como me foi recomendado pelo primeiro preparador pouco experiente.

Porém a ideia que parecia interessante no quesito ganho de potência e torque foi completamente refutada quando o goleta foi pra cima do dinamômetro.

 

Antes do dyna, fiz consulta a 5 preparadoras: Nascarchips (SP), Shift Eletronic Performance (Bsb), Carbase Perfomance (RS), Lenza Powerchips (Bsb) e Prado Powerchips (SP e PR). Todas elas foram unânimes na mesma resposta: os bicos fizeram o Gol ficar gastão com o tempo, depois da injeção fazer a correção, e o rebaixamento do cabeçote foi completamente desperdiçado, afinal a taxa ficou altíssima, a mistura gorda e nenhuma potência ganhada. O procedimento com o cabeçote tinha que ser outro, devendo ele ser refeito em bancada de fluxo ou jogado fora e colocado outro original.

 

A primeira puxada deu até medo! O carro que era pra ter um desempenho no mínimo mantido ou amentado teve desempenho aquém do esperado. Perdemos cavalos e quase 1 kgfm de torque. Sem contar que o torque passou a vir bem mais tarde.

Na roda, foram 76,99 cv a 5.380 rpm e 11,97 kgfm a 3.238 rpm, que dá, respectivamente, 95,68 cv e 14,72 kgfm no motor. Um resultado péssimo pra quem dispôs grana e tempo.

 

Depois de mais de 20 puxadas no dinamômetro, 8 horas de espera, e mais de 10 mapas da injeção, o Rafael da Shift Eletronic Performance conseguiu voltar a injeção para o que era antes, o que foi notável de imediato.

 

O carro passou a registrar 85,39 cv @ 5.504 rpm e 12,96 kgfm @ 2.594 rpm (na roda). São 105,5 cv + 16 kgfm @ 2.594.

 

O cálculo da cavalagem é (potência na roda + 10 cv ) X 1,1.

O cálculo do torque é torque + 0,23%.

 

Pra quem quiser ver, aí está o gráfico.

Grafico+gol+1.6+flex+-+Eloi.jpg

 

Eloi, eu vou ser bem franco contigo cara...

 

Eu já discuti páginas e mais páginas a respeito da preparação do seu carro. Aliás, vou até deixar o link do outro tópico para que todo mundo possa acompanhar melhor o princípio da história:

 

 

http://forum.g5clube.com.br/topic/3690-melhora-de-pot%C3%AAncia-dos-gol-g5sprint-booster-chipagem-turbo/page-13

 

 

Vou citar também o que fala a respeito da preparação executada no SEU carro em específico, onde inclusive é bastante rico quanto à fotos e demais detalhes:

 

 

http://forum.g5clube.com.br/topic/6093-cabecote-rebaixado-taxa-1311-filtro-inflow-bico-injetor-20-gm/

 

 

Bom, com todo esse "amontoado" de informações, o que eu posso te dizer é que após 1 ano e 1 mês que foi feito o serviço no seu carro, eu não faço a mínima ideia da atual condição mecânica dele. Você sabe, e não vai me deixar mentir, que após a preparação você não me procurou sequer para trocar o óleo dele. Falar que ele perdeu potência e me apresentar um gráfico comprovando isso é ótimo, mas o que mais me chama atenção é o fato de que você NUNCA, em momento algum, me procurou a fim de sanar a deficiência de potência que tanto queixa. Eu, particularmente, penso que se você paga por uma prestação de serviço e considera ela aquém do esperado, você busca junto à empresa, loja ou o que quer que seja sanar o problema. Se estava tão ruim, porque você não me ligou e falou a respeito? Você acha o que, que eu iria desligar na sua cara? Não sou moleque como você já afirmou em outras ocasiões. Você defende com unhas e dentes que seu carro ficou horrível, mas logo após a preparação e durante os meses subsequentes você sempre me apresentou - em conversas informais - certa satisfação.

 

São inúmeros os fatores que influenciam o rendimento de um motor e as medições aferidas nele.

 

Para deixar um pouco mais claro tudo, eu não nego que seu carro possa ter "perdido" potência, mas o que eu questiono contigo é em quais meios e condições isso ocorreu. Na época, seu carro chegou até mim por volta dos 50.000 km. Passado todo esse tempo, eu presumo uma quilometragem atual na casa dos 60 mil. E eu desconheço o plano de manutenção que você vem adotando desde então. Culpar o preparador (eu) é fácil do seu ponto de vista, mas você fala como se eu tivesse lhe prometido "mundos e fundos". Você sabe, você se lembra de quantos e quantos e-mails eu troquei contigo, de quantas explicações e projetos eu te dei norteando o que poderia ou não ser feito, qual caminho seguir. Por fim, você estabeleceu um "teto" baixo de investimento, pois me informou que estaria com pouco dinheiro. Infelizmente, também existe um teto para cada tipo de preparação, o que inclusive foi passado pra você.

 

Por fim, eu não te peço pra "acreditar" mais em mim. Eu tenho plena certeza, confiança e conhecimento do que eu fiz no seu carro - que diga-se de passagem foi o mesmo que eu fiz no meu.

 

Eu não tenho o que mentir ou omitir do meu trabalho. Meus contatos se encontram no fim deste post. Toda e qualquer pessoa que tenha interesse em se aprofundar nesse caso vai poder falar diretamente comigo. Eu nunca fugi do que eu fiz - até mesmo por isso que eu sempre fiz questão de responder todo e qualquer tópico, comentário ou assunto relacionado à preparação em questão.

 

No mais, boa sorte com seu novo projeto, agora turbo.

 

 

Gabriel Tavares

 

GMT Perfomance Automotiva

 

(61) 8131-7736

 

P.s.: "Curta" no facebook: facebook.com/GMTPerformance

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não conheço o serviço desse preparador que é membro do Fórum, portanto não posso criticar tampouco elogiar. 

Só sei que, pra mexer em cabeçote, o cara tem que entender... E muito! São cálculos e mais cálculos. Eu não daria meu cabeçote de cobaia, só faria uma preparação de uma receita já conhecida, como o kit turbo que a Nascar instala nos VW 1.6 8v EA111, que é um serviço muito elogiável, pois não estupra o motor com FuelTech pra conseguir os ótimos 200cv.  

Eu tenho vontade de ter um carro preparado, mas com turbo. Não vejo muita saída pro motor VW 1.6 8v que não seja turbo.

Motores multiválvulas gostam mais de preparação aspirada, ou então motores de maior deslocamento.

Um Civic 1.8 140cv não rende bem em preparação aspirada, mas com turbo leve chega a mais de 250cv, tal qual aquele Civic que montaram para ser pace car. E foi feito por uma senhora preparadora, que é a Way. Já o Civic SI, ou com o motor 2.4, rendem muito mesmo sem turbo.

Eu tive um Gol GTS 1.8/S a álcool... O carro tinha cabeçote "melhorado" (não sei bem o que foi feito, já peguei assim), coletor 4 x 1 dimensionado, carburador com giclês maiores (usados em carburador de Opala), velas mais frias e cabos melhores. Naquele obsoleto motor AP essas modificações deram bastante diferença. Depois tive um Celta 1.0 VHC 70cv originais com: filtro cônico Race Chrome, coletor 4 x 1 dimensionado e escape mais direto, sem catalisador e com abafadores menos restritivos, também com volante de motor aliviado e central de injeção remapeada. Moral da história: esse Celta atingia 180km/h no GPS. Sim, isso mesmo! Só que no Gol 1.0 não dá pra fazer isso tudo... Primeiro porque o Celta com 45.000km já apresentava um barulho no comando de válvulas que, quando aberto para examinar, demonstrou que tinha "riscos" nas partes de maior atrito, fruto de contaminação por partículas sólidas que o filtro cônico deixou o motor aspirar. Segundo, porque o motor do Gol não pode sofrer a retirada do catalisador, sob pena de pane na central em razão das sondas, o que impede a instalação de um escape menos restritivo. Então, estou me contentando com o filtro INflow, Militec e velas Iridium... Quem sabe futuramente compro o carro da minha mãe, um Civic 1.8 MT '09 e faço uma preparação com turbo, ou instalo um motor Honda 2.4 nele, já sabendo que será um serviço acima dos R$ 15.000. (lembrando que a preparação turbo de 200cv da Nascar no EA111 1.6 custa R$ 10.000). Eu gosto de motor modificado, mas gosto de serviço sério, que tenha experiência e carros no portfólio pra me mostrar o resultado. 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0