Entre para seguir isso  
Seguidores 0
RafaelG6

Amaciar o motor em alta rotação?

23 posts neste tópico

E aí pessoal!

 

Primeiramente, desculpem se criei o tópico no lugar errado ou um que já exista, mas pesquisei antes e não achei a resposta para minha pergunta, e os tópicos tinham mais de um ano, não gosto de ser coveiro kkk

 

 

Bom, seguindo os conselhos do meu pai (chefe de oficina da KIA, trabalha há muito tempo com carros) estou sentando o pé valendo no meu golzinho, deve estar com uns 200 km rodados apenas, mas tenho medo de ele ficar amarrado kkk por isso to mandando a rotação lá em cima sempre, será que pode ocorrer algum dano? Mas sem mito pessoal, essa história de pisar só depois dos 1000 km não vale, o amaciamento já começa no carro com 0 km rodados! E aqui na minha região se eu não pisar ele não anda, tem muita serra, se não pisar pra passar a marcha não vai!

Rai Martins e antonio.silva1109 curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal!

 

Primeiramente, desculpem se criei o tópico no lugar errado ou um que já exista, mas pesquisei antes e não achei a resposta para minha pergunta, e os tópicos tinham mais de um ano, não gosto de ser coveiro kkk

 

 

Bom, seguindo os conselhos do meu pai (chefe de oficina da KIA, trabalha há muito tempo com carros) estou sentando o pé valendo no meu golzinho, deve estar com uns 200 km rodados apenas, mas tenho medo de ele ficar amarrado kkk por isso to mandando a rotação lá em cima sempre, será que pode ocorrer algum dano? Mas sem mito pessoal, essa história de pisar só depois dos 1000 km não vale, o amaciamento já começa no carro com 0 km rodados! E aqui na minha região se eu não pisar ele não anda, tem muita serra, se não pisar pra passar a marcha não vai!

 

 

Bem, 

 

Minha opinião de quem tem 24 anos de trabalho em industria, sempre no segmento de metalurgia, hoje funcionário da engenharia de manufatura FORD.

 

"Amaciamento" não existe mais, existe sim "assentamento", expressão usada pelo setor de qualidade automotivo, no qual os carros ao sair da linha de montagem, rodam X km para "assentar" os freios e suspensão bem como outros itens mecânicos...

 

O Fato de rodar os primeiros 1000 km sem forçar o motor implica em "durabilidade" dos componentes, pois ao abusar do conjunto mecânico sem estar devidamente

"assentado" irá causar desgaste prematuro ou mesmo algum problema como nos segmentos de óleo ou de combustão, nada referente ao "amaciar" o motor...

 

Não expresso minha opinião baseada em suposições ou conhecimento de porta de oficina, pois ainda hoje é comum ouvir barbaridades de "supostos" mecânicos, que só porque sabem desenroscar um parafuso acham que sabem de alguma coisa, muitos "enterrando" a engenharia...

 

O Fato do carro ficar "solto" sendo "amaciado" no pau, já caracteriza desgaste pré maturo do motor...

 

Mais respeito sempre a opinião dos outros.

 

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Bem, 

 

Minha opinião de quem tem 24 anos de trabalho em industria, sempre no segmento de metalurgia, hoje funcionário da engenharia de manufatura FORD.

 

"Amaciamento" não existe mais, existe sim "assentamento", expressão usada pelo setor de qualidade automotivo, no qual os carros ao sair da linha de montagem, rodam X km para "assentar" os freios e suspensão bem como outros itens mecânicos...

 

O Fato de rodar os primeiros 1000 km sem forçar o motor implica em "durabilidade" dos componentes, pois ao abusar do conjunto mecânico sem estar devidamente

"assentado" irá causar desgaste prematuro ou mesmo algum problema como nos segmentos de óleo ou de combustão, nada referente ao "amaciar" o motor...

 

Não expresso minha opinião baseada em suposições ou conhecimento de porta de oficina, pois ainda hoje é comum ouvir barbaridades de "supostos" mecânicos, que só porque sabem desenroscar um parafuso acham que sabem de alguma coisa, muitos "enterrando" a engenharia...

 

O Fato do carro ficar "solto" sendo "amaciado" no pau, já caracteriza desgaste pré maturo do motor...

 

Mais respeito sempre a opinião dos outros.

 

Abç

 

 

Primeiro, obrigado pela resposta!

Sei que existe esse período de assentamento, mas acredito que não seja de 1000 km, mas sim 100, e realmente os primeiros 100 cuidei um pouco mais pra não atingir essas rotações elevadas. Vou viajar de volta pra Santa Maria dia 5, e o carro não vai estar com mais de 500 km até lá, pq não to andando muito com ele, e se eu fosse ate lá com o pé leve acho que enlouqueceria kkkk

 

Ah, estava esquecendo, sou mecânico de aeronaves, e motor de avião chega 0 e já começa trabalhando em regimes elevados e isso vai até o fim de sua vida útil, seja ele um motor convencional, turbo-jato, turbo-hélice, turbo-fan... Tá certo que são motores com outra tecnologia de montagem e fabricação, mas tem partes móveis que tem que assentar tanto quanto nosso pobre VHT ou agora rebatizados TEC...

Editado por Sgt Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro, obrigado pela resposta!

Sei que existe esse período de assentamento, mas acredito que não seja de 1000 km, mas sim 100, e realmente os primeiros 100 cuidei um pouco mais pra não atingir essas rotações elevadas. Vou viajar de volta pra Santa Maria dia 5, e o carro não vai estar com mais de 500 km até lá, pq não to andando muito com ele, e se eu fosse ate lá com o pé leve acho que enlouqueceria kkkk

 

Ah, estava esquecendo, sou mecânico de aeronaves, e motor de avião chega 0 e já começa trabalhando em regimes elevados e isso vai até o fim de sua vida útil, seja ele um motor convencional, turbo-jato, turbo-hélice, turbo-fan... Tá certo que são motores com outra tecnologia de montagem e fabricação, mas tem partes móveis que tem que assentar tanto quanto nosso pobre VHT ou agora rebatizados TEC...

 

Ops!

 

Detalhe sobre os motores aeronáuticos, não existe preocupação com vida útil, pois acima de tudo preza a segurança certo? Não existe preocupação com custos de manutenção, isso difere bastante da realidade dos motores veiculares terrestres dos simples mortais usuários de carros 1.0

 

kkkk

 

Grande Abraço meu amigo e bom retorno para casa. 

RafaelG6 e paulinho_ curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ops!

 

Detalhe sobre os motores aeronáuticos, não existe preocupação com vida útil, pois acima de tudo preza a segurança certo? Não existe preocupação com custos de manutenção, isso difere bastante da realidade dos motores veiculares terrestres dos simples mortais usuários de carros 1.0

 

kkkk

 

Grande Abraço meu amigo e bom retorno para casa. 

 

Realmente, isso é uma verdade, a preocupação é apenas com segurança, não importando o custo de manutenção e as vezes qualquer dano por mais idiota que seja condena um motor inteiro, o que não é ruim, claro... Bom pelo menos na FAB é assim, não posso dizer o mesmo das nossas companhias aéreas... Mas isso é assunto pra outra discussão.

 

Obrigado amigo,abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bem,    Minha opinião de quem tem 24 anos de trabalho em industria, sempre no segmento de metalurgia, hoje funcionário da engenharia de manufatura FORD.   "Amaciamento" não existe mais, existe sim "assentamento", expressão usada pelo setor de qualidade automotivo, no qual os carros ao sair da linha de montagem, rodam X km para "assentar" os freios e suspensão bem como outros itens mecânicos...   O Fato de rodar os primeiros 1000 km sem forçar o motor implica em "durabilidade" dos componentes, pois ao abusar do conjunto mecânico sem estar devidamente "assentado" irá causar desgaste prematuro ou mesmo algum problema como nos segmentos de óleo ou de combustão, nada referente ao "amaciar" o motor...   Não expresso minha opinião baseada em suposições ou conhecimento de porta de oficina, pois ainda hoje é comum ouvir barbaridades de "supostos" mecânicos, que só porque sabem desenroscar um parafuso acham que sabem de alguma coisa, muitos "enterrando" a engenharia...   O Fato do carro ficar "solto" sendo "amaciado" no pau, já caracteriza desgaste pré maturo do motor...   Mais respeito sempre a opinião dos outros.   Abç

 

Concordo plenamente! Principalmente com a última frase.

Eu particularmente, prefiro andar uns 1000km tranquilo, sem exageros no motor e depois gradativamente ir acelerando e aumento os níveis de rotação no motor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu andei na manha com meu carro e hoje com 60.432km ele continua do mesmo jeito: responde quando precisa apesar de ser 1.nada, consumo bom, vejo nego reclamando de menos de 8/L na gasolina cidade e eu fazendo 11-12 no meu fox. Meu irmão no golzinho dele até em BR dificilmente passa de 80-100km/h, idem pro motor dele, e idem pro voyage 1.6 da minha irmã (sabe como é mulher, só anda na velocidade que dá pra se maquiar enquanto dirige) hahahaha

antonio.silva1109 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

   Não acredito nesse negocio de amaciar motor , hoje todos os motores já vem amaciado pois eles após a montagem vão pra uma sala onde ficam ligados por tempos , já assiste videos da vw e fiat inclusive daqui do brasil mostrando e falando sobre  isso.

antonio.silva1109 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se meter o pau sem dó fica mais solto mais vive menos rsrsrs.

A durabilidade vai ser menor mais, será mais solto para andar.

Monto motores de Alta performance, eles são montados com folga maior para levar pau e não ter aquecimento nas peças, porém a vida util sempre será menor que um amaciado corretamente e baixado oleo mais rapidamente para tirar a limalha de assentamento.

abraço  e feliz 2014

Rfc

RafaelG6, paulinho_ e HildegardoPS curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso ai, como o pessoal já citou, é bem relativo ir sentar o pé logo de cara, tem q esperar um pouquinho na minha opinião.

antonio.silva1109 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Manual diz para evitar altos regimes até os 1000 km se não me engano. Fiz isso com a moto e com o carro, não acho que ninguém vai morrer por ter que esperar essa km inicial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se meter o pau sem dó fica mais solto mais vive menos rsrsrs.

A durabilidade vai ser menor mais, será mais solto para andar.

Monto motores de Alta performance, eles são montados com folga maior para levar pau e não ter aquecimento nas peças, porém a vida util sempre será menor que um amaciado corretamente e baixado oleo mais rapidamente para tirar a limalha de assentamento.

abraço  e feliz 2014

Rfc

 

Voz da experiencia!

rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sentar o pau nos primeiros 1000 km não vai mudar praticamente nada na vida útil do motor. O motor vai rodar mais 250-300 mil km depois, então acredito que a durabilidade esteja relacionada ao uso do motor durante a sua vida (uso em rodovia, troca de óleo no período certo, etc) e não baseada nos primeiros 1000km. Questão de opinião, abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sentar o pau nos primeiros 1000 km não vai mudar praticamente nada na vida útil do motor. O motor vai rodar mais 250-300 mil km depois, então acredito que a durabilidade esteja relacionada ao uso do motor durante a sua vida (uso em rodovia, troca de óleo no período certo, etc) e não baseada nos primeiros 1000km. Questão de opinião, abraço.

 

Também acredito nisso, duvido muito que nos primeiros 1000 km eu vá definir se o motor vai durar 150 mil ou 300 mil km...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também acredito nisso, duvido muito que nos primeiros 1000 km eu vá definir se o motor vai durar 150 mil ou 300 mil km...

 

Pegue um prego novo, entorte ele ao meio e tente pregá-lo numa madeira.

O prego é novo, nunca foi usado, mas pelo fato de ter alterado sua forma original, impossibilita que ele cumpra sua função.

Mesma coisa as peças de um motor novo. Tudo bem, as peças estão milimetricamente posicionadas e instaladas, mas como tudo que é novo, não tem o "costume" de trabalhar de tal maneira. Se vc exige demais das peças num primeiro momento, é possível que nesse tempo de assentamento, elas se "entortem" (não no sentido de entortar e sim de quebrar ou algo do tipo) e não vão cumprir sua função.

 

Eu sei que o exemplo foi tosco, ridículo até, mas dá pra entender que, tudo que é novo, que não tem certo uso, não pode ser colocado de cara à situações extremas, pois elas não foram fabricadas para isso. Sim, foram fabricadas para suportar mas não para trabalhar frequentemente e num primeiro momento naquela situação.

 

Bem, minha opinião!

Editado por Diego Garcia
murilomelo curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No manual fala pra não passar dos 4k rpm nos primeiros 1.000km, eu não passei, mas tambem não andei abaixo, era 4k cravadinhos hahahaha

 

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera

 

Peguei o Meu G5 1.0 2012/2013 Usado em Agosto/2013 com 18.000 Km, ou seja já amaciado (com peças assentadas) como bem disse o amigo, na estrada tenho o costume de pisar no carro para ele não perder o rendimento, o pisar entendam como esticar mais as marchas e reduzir assim que a rotação começa a cair e não voar (como se um 1.0) na estrada.

 

No meu acho que ele desenvolve bem, já dei muito pau em carro 1.4 e em muito Gol G4 na estrada.

 

Na subida de Serra do Litoral de SP, só para terem um parâmetro ele sobe de boa de 4ª Marcha a 100 Km na Serra da Imigrantes a 4000 RPM, (isto com a mala cheia e entre 4 a 5 pessoas no carro) por que de 5ª Marcha a rotação cai e ele perde rendimento por ser 1.0, e quando cai de velocidade numa eventual freada para não bater nos 1.000 zinhos e 1.6 que querem subir a 60 Km/h e jogam na sua frente para ultrapassar quem está subindo a 58 Km/h, estico na retomada de 3ª esticando entre 4000 até 5.500 RPM, para manter a média entre 80 a 100 Km/h na subida da serra. O senão é o consumo que piora um pouco, mas devidamente compensado ao descer a serra e usar o cut-off descendo engrenado de 3ª e 4ª Marchas para manter 80 Km/h, além de poupar os freios que raramente uso, descendo a serra desta forma, consigo manter 80 Km/h o limite de velocidade na descida da serra e 100 Km/l o limite de velocidade na subida.

 

Pelo o que viram dá pra andar bem no 1.0 sem sentar o pau e ainda economizar freios e combustível mantendo uma velocidade constante, e usando bem a curva de torque do motor.

 

Abraços a todos ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2119276.gif?2119276&@f16&@g0&@h2&@i12&@j
 

 

 

No manual fala pra não passar dos 4k rpm nos primeiros 1.000km, eu não passei, mas tambem não andei abaixo, era 4k cravadinhos hahahaha

 

 

Abs!!

 

É ralado andar abaixo dos 4k pra quem pega BR... No meu caso.. rsrsr

 

Editado por Gerson Manoel Marinho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

2119276.gif?2119276&@f16&@g0&@h2&@i12&@j

 

 

 

 

É ralado andar abaixo dos 4k pra quem pega BR... No meu caso.. rsrsr

 

 

 

Sim, é tenso, mas só fiz isso nos primeiros 1k, na verdade, até os 850km + ou -, não aguentei, depois foi só giro nas galáxias

 

Agora já to com 20.500km rodados, desde o início pé na lata, sempre fui assim. Apenas cuido da manutenção, troco oleo e filtros com 5k, etanol, gasolina só aditivada e quando da $$ coloco Podium, etc

 

 

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiz conforme o manual. Ele é ENFÁTICO ao dizer, não force o carro com até 1000 km. Após isso, acelere gradativamente, igual ônibus

 

 

Só sei que fiz esse amaciamento previsto no manual e com cerca de 3000 a 5000 km, um colega meu soltou o carro, andando sempre a 150 km/h.

 

O meu taí pra provar, 2008/2009 1.0 com 101.000 km rodados e o motor é o mesmo.

 

 

Amaciar como antigamente não é mais necessário, basta andar na maciota até os 1000 km rodados(não andar Mode Tio On nem Soviet Lada Mode On). Depois disso, acelerar igual ônibus, sem forçar e subir de giro aos poucos.

Ítalo Pereira curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiz conforme o manual. Ele é ENFÁTICO ao dizer, não force o carro com até 1000 km. Após isso, acelere gradativamente, igual ônibus

 

 

Só sei que fiz esse amaciamento previsto no manual e com cerca de 3000 a 5000 km, um colega meu soltou o carro, andando sempre a 150 km/h.

 

O meu taí pra provar, 2008/2009 1.0 com 101.000 km rodados e o motor é o mesmo.

 

 

Amaciar como antigamente não é mais necessário, basta andar na maciota até os 1000 km rodados(não andar Mode Tio On nem Soviet Lada Mode On). Depois disso, acelerar igual ônibus, sem forçar e subir de giro aos poucos.

 

"Mode Tio On e Soviet Lada Mode On" uhahuahuahuahuahuahu, desculpe quem teve um Lada mas uma bicicleta anda mais.

Editado por Ítalo Pereira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0