kaallrose

Denatran libera suspensão a ar e rosca!

25 posts neste tópico

O tão sonhado dia chegou:

 

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) liberou modificar a suspensão dos carros, inclusive com a chamada suspensão regulável. Até então carros com esse sistema só poderiam rodar se ele viesse de fábrica.

A alteração, usada por quem pretende rebaixar o veículo, é um recurso comum do tuning, mas só era permitida com uso de suspensão fixa (alteração de molas e amortecedores). No entanto, em agosto passado, até isso havia sido revogado pelo Denatran, em caráter temporário.

Nesse intervalo, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) criou um grupo de trabalho para definir mais detalhes para a legalização, reunindo empresas do setor, entre outras entidades. As novas regras foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (26), com base na resolução número 479.

 

O que é aceito agora
As novas regras liberam a alteração do carro tanto com suspensão fixa, que é a que costuma vir de fábrica, quanto com a regulável, que permite controlar a altura do veículo.

Porém, o Denatran estabeleceu uma altura mínima do carro em relação ao solo, de 10 centímetros. Ela é medida considerando a parte mais baixa do veículo. Além disso, o conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo no momento do esterçamento.

"É uma questão de segurança: se um veículo não consegue ser totalmente esterçado, numa curva, por exemplo, ou precisa entrar de lado para passar em uma lombada, tem que ser barrado", diz Harley Bueno, diretor da Associação Nacional de Organismos de Inspeção (Angis), que  reúne empresas que vistoriam veículos modificados e diz que o rebaixamento de carros é a modificação mais comum vistoriada por essas empresas.

Bueno também fez parte do grupo que estudou o assunto junto ao Contran: "Até então não havia nem a determinação de altura mínima em relação ao solo.", lembra.

Para que serve a suspensão
O sistema de suspensão serve basicamente para absorver as irregularidades do solo, oferecendo estabilidade e preservando a estrutura do carro. Em geral, as montadoras adotam um ajuste que deixa o carro mais confortável, para não sacudir tanto os passageiros na buraqueira das ruas.

Quando rebaixado, o carro fica mais esportivo, transferindo mais as irregularidades do piso para quem está nele, ou seja, fica mais duro e menos confortável.

Tipos de suspensão
Há dois tipos de suspensão: fixa, mais comum, e regulável. A chamada regulável ou móvel pode ser de rosca (que é como a fixa, só que não travada) e a ar comprimido. Até então, era ilegal trocar a suspensão de fábrica por uma desse tipo.

Atualmente, alguns carros esportivos já saem de fábrica com suspensões reguláveis. A maioria permite que o motorista decida entre o conforto e a esportividade. Em alguns casos, o próprio carro ”faz” a escolha em função da velocidade e condições da pista, e alguns poucos modelos oferecem ajuste de altura, que são pré-determinadas.

Como regularizar
Assim como ocorre com qualquer modificação das características originais de um veículo aceita pela lei, a mudança na suspensão deve ser informada ao órgão de trânsito estadual (Detran), que irá autorizá-la.

Posteriormente, o carro deverá ser vistoriado por empresa de inspeção credenciada pelo Detran. "Será medida a altura em relação ao ponto mais baixo do veículo, e não mais em relação ao farol baixo, como antes", explica Bueno. Também passará a ser feito o teste de esterçamento.

A alteração também ficará registrada no documento do veículo, onde constará inclusive com a altura em relação ao solo.

Risco à segurança
O colunista do G1, Denis Marum, alerta que qualquer modificação deve ser feita por profissionais especializados e, ainda assim, requer cuidados. "Todos sabemos que os veículos originais de fábrica passam por diversos testes de durabilidade e desempenho. Equipamentos especialmente desenvolvidos para este fim identificam possíveis falhas de projeto e estabelecem os limites de fadiga de materiais e, mesmo assim, e com toda essa estrutura, os defeitos aparecem", lembra. "A situação fica mais delicada quando o projeto original é alterado, por isso é importante evitar altas velocidades. O estouro de um amortecedor ou quebra de uma mola pode colocá-lo em uma situação difícil se você estiver acima de 100 km/h."

Segundo Marum, existe uma consciência muito grande entre quem curte fazer modificações. "A maioria sabe que possui carros especiais e que este fato merece atenção redobrada em relação aos cuidados com manutenção preventiva. Assim, acabam sendo mais cuidadosos do que muitas pessoas que mantêm seus carros originais. Eles sabem que, a qualquer sinal de instabilidade ou ruído, deve-se encostar o carro e fazer um exame detalhado das peças envolvidas na personalização."

Caminhões
As novas regras do Denatran também contemplam veículos pesados. "Na verdade, a maior preocupação foi por causa dos caminhões", explica Bueno. Segundo ele, alguns veículos costumam circular com a traseira arrebitada. "O caminhoneiro rebaixa a dianteira e levanta a traseira."

Com essa mudança, em casos de acidente, lembra o diretor da Angis, carros pequenos que se chocasse com a traseira desses caminhões correm o risco de entrarem por baixo dos veículos. "E mesmo em carros de médio porte o pára-choque não aguenta e a traseira do caminhão se choca contra o peito do motorista".

O Denatran estipulou que, para caminhões, em qualquer condição de operação, o nivelamento da longarina não deve ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal. E vetou alteração na suspensão dianteira, exceto para instalação do sistema de tração
e para incluir ou excluir eixo auxiliar, direcional ou autodirecional.

Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/03/denatran-libera-suspensao-regulavel-usada-para-rebaixar-carros.html

 

Editado: Para entender melhor

Editado por kaallrose

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é,agora liberou e o limite fica de no minimo 10cm.

isso foi bom, pois todos os tipos de suspensão estão liberados, e vai acabar com os carros rastejantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tinha lido a respeito, legal. Agora, 10cm tem que ter disposição hehehehehe 

 

Meu outro carro tinha 20cm e já era uma briga .....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uhul \o/ Agora o golzinho vai pro chão! Alguém teria uma idéia de quanto sairia a regularização nos doc?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, eu ainda continuo do jeito que estou num gasto 1 centavo pra regularizar, ainda mais com a questão do seguro sempre atormentando. 

vinicius_hozara curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe como fica a situação do seguro depois da regularização? Será que dá problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe como fica a situação do seguro depois da regularização? Será que dá problema?

Pelo que conheço de alguns casos vividos pelos amigos, legalizou o seguro se recusa a dar cobertura, pelo menos a maioria das grandes companhias de seguro. Alguns conseguem numa boa por cooperativas. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o Tato falou, a maioria das seguradoras se recusam a a dar cobertura, mesmo que legalizado. Já algumas cooperativas aceitam carro rebaixado legalizado. Estou em busca de uma na minha cidade e até agora nada --'

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, eu ainda continuo do jeito que estou num gasto 1 centavo pra regularizar, ainda mais com a questão do seguro sempre atormentando. 

 

Desculpa a pergunta, mas como vc consegue andar baixo em SP? Aqui em Brasília tá foda...Pior que eu fico com medo de um dia estar com pessoas no carro e ser parado e um filha da p%#$@ querer levar meu carro para o pátio. Aqui ta desse jeito, F%#-se o que está no CTB, o carro vai pro pátio. Acabo ficando naquela, regularizo e ando tranquilo e corro o risco de ficar sem seguro ou ando irregular, com medo e ainda corro o risco com o seguro (menor, mas corro risco).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa a pergunta, mas como vc consegue andar baixo em SP? Aqui em Brasília tá foda...Pior que eu fico com medo de um dia estar com pessoas no carro e ser parado e um filha da p%#$@ querer levar meu carro para o pátio. Aqui ta desse jeito, F%#-se o que está no CTB, o carro vai pro pátio. Acabo ficando naquela, regularizo e ando tranquilo e corro o risco de ficar sem seguro ou ando irregular, com medo e ainda corro o risco com o seguro (menor, mas corro risco).

Cara eu ando baixo (pneu e paralama 1 dedo e meio), mas não rastejando, talvez seja esse o motivo de não crescerem tanto o olho, não uso insulfilm, isso tudo ajuda um pouco a passar mais batido. E por aqui os que andam na minha altura são exceção, o povo soca o carro com pneu entrando pra dentro do paralama, ai num tem como chama atenção dos caras mesmo. E na boa, ando assim vai fazer 2 anos já, meu antigo carro era baixo também. O que mata é ter que optar por andar legalizado, e sem seguro ou com seguro e ilegal, e na boa nos dias de hoje por aqui prefiro continuar com o seguro.

E graças a Deus, Sampa tem sido bem tranquilo nesse ponto, só num causar nas ruas que tudo segue tranquilo.  

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é o seguro. Não fico sem seguro, não arrisco tanto só pra deixar o carro mais bonito...

E outra, esse negócio de suspensão a ar é um absurdo. Pra mim mola esportiva está de bom tamanho, não precisa mais.

Nada contra quem tem amortecedor modificado, só que nós bem sabemos que no Brasil NÃO EXISTE amortecedor rebaixado "zero km", são amortecedores usados (e pauleados) RECONDICIONADOS e feitos mais baixos. Não coloco isso no meu carro nem a pau... É que nem colocar aro 17" e pneu remold ou chinês, um absurdo.

Essas susp. a ar brasileiras são um atendado à segurança...

Esse negócio de "rosca" que inventaram no Brasil (tentaram copiar os coil overs) também não me desce muito, porque é feito só pra "embunitar" o carro, nada de funcionalidade, porque, sinceramente, nunca vi um carro com essas susp. de rosca vendidas aqui que ficasse perfeitamente alinhado e não perdesse geometria/alinhamento das rodas... 

Reitero: nada contra quem usa. Já tive carro com telescópio cortado e soldado (tenho vergonha de admitir isso) e amortecedores rebaixados, mas nunca mais me arrisco nesse tipo de gambiarra.

Pra mim, o negócio é comprar um carro mais baixinho de fábrica, tipo o novo Focus, e lançar umas molas esportivas IMPORTADAS e nada mais. 

Nesse caso, nem precisa legalizar... 

abelardotoze e MaurícioM curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu ando baixo (pneu e paralama 1 dedo e meio), mas não rastejando, talvez seja esse o motivo de não crescerem tanto o olho, não uso insulfilm, isso tudo ajuda um pouco a passar mais batido. E por aqui os que andam na minha altura são exceção, o povo soca o carro com pneu entrando pra dentro do paralama, ai num tem como chama atenção dos caras mesmo. E na boa, ando assim vai fazer 2 anos já, meu antigo carro era baixo também. O que mata é ter que optar por andar legalizado, e sem seguro ou com seguro e ilegal, e na boa nos dias de hoje por aqui prefiro continuar com o seguro.

E graças a Deus, Sampa tem sido bem tranquilo nesse ponto, só num causar nas ruas que tudo segue tranquilo.  

 

 

Eu estou com as molas esportivas H&R e está 3 dedos apertados na frente e atrás. Mas mesmo assim to meio assim de andar por ai.

Tenho esperanças que, com a liberação da legalização da suspensão alterada, as seguradoras caiam em si e percebam que estão perdendo clientes e muita grana!

 

O jeito é esperar e torcer para isso! :lazy2:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estou com as molas esportivas H&R e está 3 dedos apertados na frente e atrás. Mas mesmo assim to meio assim de andar por ai.

Tenho esperanças que, com a liberação da legalização da suspensão alterada, as seguradoras caiam em si e percebam que estão perdendo clientes e muita grana!

 

O jeito é esperar e torcer para isso! :lazy2:

É melhor a gente esperar deitado. kkkkkkkkk

 

Acho que as seguradoras não irão aceitar carros rebaixados, mesmo depois dessa liberação, porque antes já era possível legalizar o carro rebaixado e as seguradoras não cobriam. Não vejo nada novo que possa mudar esse pensamento das seguradoras.  :ireful1:

 

As seguradoras e muita gente não conseguem entender isso:

 

Segundo Marum, existe uma consciência muito grande entre quem curte fazer modificações. "A maioria sabe que possui carros especiais e que este fato merece atenção redobrada em relação aos cuidados com manutenção preventiva. Assim, acabam sendo mais cuidadosos do que muitas pessoas que mantêm seus carros originais. Eles sabem que, a qualquer sinal de instabilidade ou ruído, deve-se encostar o carro e fazer um exame detalhado das peças envolvidas na personalização."

 

Tem pessoas que eu conheço que acham que quem gosta de rebaixar carros são os mesmos que gostam de correr (alguns casos sim, eu sou um deles), eu acredito que as seguradoras pensam dessa mesma forma. Eu não vejo outro motivo ou argumento alem desse para que as seguradoras não cubram carros rebaixados. Penso da seguinte forma, as pessoas que rebaixam seus carros sabem que deve haver um cuidado maior com ele, especialmente nessas ruas e estradas do Brasil, cheias de buracos, imperfeições, asfalto de qualidade questionável, logo, acredito que você tenha que fazer uma escolha: rebaixar ou correr. Concluindo, não acho válido esse argumento das seguradoras (esse argumento é uma suposição).

 

Mas é torcer para que as seguradoras mudem esse pensamento e aceitem carros rebaixados. Como dizem: "A esperança é a ultima que morre". 

Editado por MaurícioM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É melhor a gente esperar deitado. kkkkkkkkk

 

Acho que as seguradoras não irão aceitar carros rebaixados, mesmo depois dessa liberação, porque antes já era possível legalizar o carro rebaixado e as seguradoras não cobriam. Não vejo nada novo que possa mudar esse pensamento das seguradoras.  :ireful1:

 

As seguradoras e muita gente não conseguem entender isso:

 

Segundo Marum, existe uma consciência muito grande entre quem curte fazer modificações. "A maioria sabe que possui carros especiais e que este fato merece atenção redobrada em relação aos cuidados com manutenção preventiva. Assim, acabam sendo mais cuidadosos do que muitas pessoas que mantêm seus carros originais. Eles sabem que, a qualquer sinal de instabilidade ou ruído, deve-se encostar o carro e fazer um exame detalhado das peças envolvidas na personalização."

 

Tem pessoas que eu conheço que acham que quem gosta de rebaixar carros são os mesmos que gostam de correr (alguns casos sim, eu sou um deles), eu acredito que as seguradoras pensam dessa mesma forma. Eu não vejo outro motivo ou argumento alem desse para que as seguradoras não cubram carros rebaixados. Penso da seguinte forma, as pessoas que rebaixam seus carros sabem que deve haver um cuidado maior com ele, especialmente nessas ruas e estradas do Brasil, cheias de buracos, imperfeições, asfalto de qualidade questionável, logo, acredito que você tenha que fazer uma escolha: rebaixar ou correr. Concluindo, não acho válido esse argumento das seguradoras (esse argumento é uma suposição).

 

Mas é torcer para que as seguradoras mudem esse pensamento e aceitem carros rebaixados. Como dizem: "A esperança é a ultima que morre". 

 

Concordo que não haja nada de novo, mas nunca é tarde para se abrir os olhos!

Mas isso é Brasil, onde se paga pra andar, não pode andar da forma que gosta e para isso tem que passar por uma série de exigências e ainda pagar por isso! E ainda corre-se o risco de tomar multa porque um agente alienado não ta afim de fazer seu trabalho da maneira correta. E por outro lado, temos as seguradoras, que independentemente de qualquer coisa, deveriam aceitar os carros legalizados, pois para ser legalizado, passa-se por um teste e vistoria do Imetro, atestando a segurança do conjunto. Ou seja, o carro é tão seguro quanto original. Se não fosse, não seria algo passível de legalização!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo que não haja nada de novo, mas nunca é tarde para se abrir os olhos!

Mas isso é Brasil, onde se paga pra andar, não pode andar da forma que gosta e para isso tem que passar por uma série de exigências e ainda pagar por isso! E ainda corre-se o risco de tomar multa porque um agente alienado não ta afim de fazer seu trabalho da maneira correta. E por outro lado, temos as seguradoras, que independentemente de qualquer coisa, deveriam aceitar os carros legalizados, pois para ser legalizado, passa-se por um teste e vistoria do Imetro, atestando a segurança do conjunto. Ou seja, o carro é tão seguro quanto original. Se não fosse, não seria algo passível de legalização!

 

Verdade, não entendo como as seguradoras não aceitam carros rebaixados legalizados, já que o carro passou na vistoria do Imetro é porque está apto a andar daquele jeito. Fica esse conflito sem sentido.

Editado por MaurícioM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Levei minha sava legalizar, ta tudo pronto só não liberou a autorização ainda, puts, levei em outra cidade fazer o serviço ta desde de quinta feira la prontinha a suspensão....=/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Levei minha sava legalizar, ta tudo pronto só não liberou a autorização ainda, puts, levei em outra cidade fazer o serviço ta desde de quinta feira la prontinha a suspensão....=/

 

Tem que esperar a liberação mesmo irmão! Demora de 30 a 45 dias para sair :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem certeza kaallrose ? eu falei com o despachante na quinta feira passada e eles me falaram q saia no mesmo dia, ai levei o carro lá pra fazer o serviço na suspensão....ai agora  ele falou q não saiu ainda porque a nova resolução entraria em vigor dia 01/04, mas é pra sair esta semana ainda ( tomara )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que as seguradoras nao aceitam pois o carro chama mais  a atenção, talves fique ainda mais visado para um roubo. mas sinceramente, nao sei o motivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem certeza kaallrose ? eu falei com o despachante na quinta feira passada e eles me falaram q saia no mesmo dia, ai levei o carro lá pra fazer o serviço na suspensão....ai agora  ele falou q não saiu ainda porque a nova resolução entraria em vigor dia 01/04, mas é pra sair esta semana ainda ( tomara )

 

Pelo menos foi o que o inspetor da Ciretran da minha cidade falou! Aqui eles só vão liberar com essa regulamentação, cidade atrasada em tudo --'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah que bucha né, tomara que saia logo, senão vou fica com o carro parado sem andar até liberar , aff

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah que bucha né, tomara que saia logo, senão vou fica com o carro parado sem andar até liberar , aff

Procure se informar na ciretran da sua cidade, vai que aí realmente já estão liberando de boa! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procure se informar na ciretran da sua cidade, vai que aí realmente já estão liberando de boa! 

 

Na verdade aqui não tem ciretran nem nada aqui (Cidade pequena), vo direto na delegacia, mas foi eles q falaram isso..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade aqui não tem ciretran nem nada aqui (Cidade pequena), vo direto na delegacia, mas foi eles q falaram isso..

 

Melhor ainda! Saca só:

Editado por kaallrose

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora