Pessoal, vejo que muita gente troca a roda do seu carro indiscriminadamente, sem levar em consideração alguns detalhes
Antes de substituir o conjunto roda/pneu é preciso algumas precauções:
O índice de carga nunca deve ser menor que o original ;
O código de velocidade nunca deve ser inferior ao original;
É possível converter o conjunto roda/pneu uma vez que o diâmetro externo seja mantido ou sofra uma variação de até -3% ou +2%.
Esse tipo de alteração compreende um aumento do diâmetro do aro e uma redução da altura do pneu.
O conceito "+1 / +2" é bastante utilizado para conversão de medidas entre aros (com +1 ou +2 polegadas) obtendo uma melhora significativa da performance dos pneus.
Para o aumento de 1” no aro devemos reduzir 10 na altura do flanco, e aumentar 10mm na largura da seção.
exemplo: Pneu 175/70 R13, eqüivale a 185/60 R14
Para o aumento de 2” no aro devemos reduzir 20 na altura do flanco, e aumentar 20mm na largura da seção.
exemplo: Pneu 175/70 R13, eqüivale a 195/50 R15
Cálculo do diâmetro externo do pneu:
Pneu 155/80 R13:
Largura da seção = 155mm
Altura de Flanco = 155mm x 0,8 = 124mm
Diâmetro do Aro = 13 x 25,4 = 330mm
Diâmetro externo = Diâmetro do aro + 2 x altura do flanco
= 330mm + 2 x 124mm
Diâmetro externo = 578mm
Se seu carro veio com rodas 175/70 - R13 seu diametro externo é 575,2 e se for usar uma roda 205/45 - R17 seu diametro externo passará para 616,3 , passando de 7% de diferença, nesse caso, a medida que daria certo seria uma combinação 205/40 - R17, que daria um diametro externo de 595,8, uma diferença a mais do original de 3,6%, ficando dentro do aceitável.
Se usarmos uma medida que de muita diferença do diametro externo original isso irá afetar os marcadores de velocimento e km.
Para saber por qual medida de roda e pneu vc pode substituir aqui tem uma calculadora
http://www.maisqpneu.com.br/conversao.html