Polo é muito mais carro.
Experiência de quem já teve 3 carros com o EA111 1.nada, o que rodou menos chegou aos 40 mil (G4 2007), os dois demais um vendi com 76k (fox 2010) e outro continua aqui em casa com 79.600km (G5 2009). Nenhum sintoma de defeito no motor, já o fox teve problemas elétricos. O 1.6 nenhum defeito também.
Verifique tudo, desgaste de pedais, alavancas, bancos, volante, se há arranhões no painel que podem indicar desmontagem para adulteração (não necessariamente, o voyage daqui precisou desmontar pra trocar o evaporador do ar). Abra o capô e porta malas, procure adesivos da VW que indicam que nunca foi colidido.
Se não tiver elevador perto, abaixe-se, use espelho ou se vire e olhe embaixo do carro, verifique molas, amortecedores (vazamentos) e batentes (se estão íntegros). Verifique o desgaste dos pneus se é uniforme, caso seja pra um dos lados pode indicar problemas de geometria e não apenas desalinhamento.
Ainda no cofre do motor, procure por vazamentos, abra a tampa de abastecimento do óleo e retire a chapinha defletora, só apertar com o dedo que ela destrava, dá pra olhar os balancis e se tem carbonização no cabeçote. Olhe também a vareta se tem oxidação, verifique visualmente o estado da bobina quanto a trincas.