Leaderboard


Popular Content

Showing most liked content on 11/12/17 in all areas

  1. Entidades responsáveis pelas normas de óleo. SAE - Society of Automotive Engineers É a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidade e não levando em conta os requisitos de desempenho. Apresenta uma classificação para óleos de motor e outra específica para óleos de transmissão. Mais informações em "O que significam os números (20W/40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?". API – American Petroleum Institute Grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for testing and Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender. Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor. Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SL, SJ, SH, SG, etc. O “S” desta sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho. O primeiro nível foi o API AS, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação. Com a evolução dos motores, os óleos sofreram modificações, através da adição de aditivos, para atender às exigências dos fabricantes dos motores no que se refere à proteção contra desgaste e corrosão, redução de emissões e da formação de depósito, etc. Atualmente, o nível API SL é o mais avançado. No caso de motores diesel, a classificação é API CI-C4, CH-4, CG-4, CF, etc. O "C" significa Commercial. A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens. ACEA - Association des Constructeurs Européens de l'Automobile (antiga CCMC) Classificação européia associa alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus (Volkswagen, Peugeot, Mercedes Benz, etc.) e ensaios de laboratório. JASO – Japanese Automobile Standards Organization Define especificação para a classificação de lubrificantes para motores a dois tempos (FA, FB e FC, em ordem crescente de desempenho). NMMA - National Marine Manufactures Association Substitui o antigo BIA (Boating Industry Association), classificando os óleos lubrificantes que satisfazem suas exigências com a sigla TC-W (Two Cycle Water), aplicável somente a motores de popa a dois tempos. Atualmente encontramos óleos nível TC-W3, pois os níveis anteriores estão em desuso. Classificação para motores a gasolina: A classificação para motores a gasolina que leva a letra S (de service station – posto de gasolina em inglês) seguida de outra letra que determina a evolução dos óleos. Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Os óleos são classificados então como SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ e SL. A classificação mais recente é a API SL logo, quando é recomendado um óleo com classificação SJ poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é permitido. O que significam os números (20W/40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo? Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 20W/40, etc.) correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100oC, apresentando duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a 60). A letra “W” significa “Winter” (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade. Um óleo do tipo monograu (como o Lubrax MG-1) só pode ser classificado em um tipo escala (o MG-1 apresenta os graus 20W, 30, 40 ou 50). Já um óleo com um índice de viscosidade maior pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura, por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura. Desta forma, um óleo multigrau SAE 20W/40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização. O Lubrax MG-4, o Lubrax SJ e o Lubrax Sintético são alguns exemplos de óleos multigrau de nossa linha de lubrificantes automotivos. Uma outra especificação muito importante é o nível API (American Petroleum Institute) Quando for usar um óleo em seu carro, consulte o manual e fique atento a estas especificações. Eis alguns exemplos: Lubrax MG-4 SAE 20W/40 – API SF Lubrax SL SAE 20W/50 – API SL Lubrax TECNO SAE 20W/50 – API SL Lubrax SJ SAE 20W/50 – API SJ Lubrax Sintético SAE 5W/50 – API SJ Fontes: http://www.ips.ind.br/site/default.asp?TroncoID=605539&SecaoID=509293&SubsecaoID=0 http://www.fazfacil.com.br/manutencao/classificado-oleo-lubrificante/2/
    1 like
  2. Bom dia meus amigos, Para ajudar abaixo as tabela de óleos para nossos motores EA-111 divulgado pela própria VW em seu site com as principais marcas recomendadas de acordo com cada especificação: http://www.vw.com.br/pt/servicos/servicos_e_manutencao0/oleos_e_fluidos.html Norma VW 502.00: Óleo Original de Fábrica: CASTROL MAGNATEC PROFESSIONAL SAE 5W40 Volkswagen G 052 167 A 4 Modelos Nacionais e Importados produzidos a partir de: 12/2002 VW 502 00 (motores à gasolina e totalflex) SAE 0 W 30 Castrol Edge Professional A3 SAE 0 W 40 Mobil 1 SAE 5 W 30 Shell Helix Ultra E SAE 5 W 40 Elaion F50 Elaion SUV Havoline Ultra S Ipiranga F1 Master Lubrax Supera Mobil Super 3000 X1 Motul 8100 X Cess Motul 8100 X Clean Pentosynth HC Shell Helix HX7 Shell Helix Ultra Total Quartz 9000 SAE 10 W 40 Motul 6100 Synergie + Nova Norma VW 508.88: Óleo Original de Fábrica: CASTROL MAGNATEC PROFESSIONAL 508 88 SAE 5W40 Volkswagen G 052 553 R2 Modelos Nacionais a partir da linha 2014 VW 508 88 Motores Totalflex SAE 5 W 40 Elaion F50 Plus Motul Specific 508 88 509 99 Pentosynth R Não recomendo o 15w40 por não fazer parte da tabela de óleos especificados, veja acima, apesar de mais barato, tem relatos de amigos que usaram e acharam o carro amarrado e beberrão. "Mexânicos insistem em dizer que quando o carro "tá com alta quilometragem" tem de usar Óleo mais grosso, sabe para que quê? Carro com Óleo mais grosso não fuma, para se evitar de imediato uma retifica de motor. Usar Óleo mais grosso só vai retardar a retifica e estragar ainda mais o motor que necessita de cuidados e retifica. Carro com alta quilometragem com Motor Cansado não precisa de Óleo Grosso e sim de cuidados e retifica. E no nosso caso tem de usar óleo sintetico, o nosso motor EA-111 não foi projetado pra rodar com 15w40, no caso do amigo que o carro está com 118.000 Km, qual o histórico de Óleos do Carro o amigo sabe dizer? Se não quiser usar o 5w40 por achar que o mesmo é "fino" use o 10w40 que é mais grosso. Apenas lembre se olhar na embalagem se o Óleo atende a norma VW 502.00, se atender use sem restrições. OBS: Uma correção a norma VW 505.00 é para motores diesel, mas a especificação do Óleo é a mesma que a norma VW 502.00 mas é Óleo versão diesel. Abraços a todos
    1 like