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Barulho no motor 1.6 (foto da peça)

20 posts neste tópico

Boa tarde galera! Tudo bem?

 

Preciso de uma ajuda de vocês!

 

Comprei uma saveiro 2011 e está com um barulho exporádico de tec tec que aumenta o rítimo conforme a aceleração. Até achei que fosse algo relacionado à correia, porém ao levar ao mecânico eu identifiquei a origem deste, no qual provém de uma peça bem no canto do motor que aparentemente é eletrônica. Aparentemente este 'problema' não afeta potência.

 

Estou enviando a imagem para que vocês possam me ajudar a identificar essa peça e, caso o fato seja realmente algum tipo de problema, realizar a troca da mesma.

 

Já pesquisei a respeito, mas só encontro barulho de motor batendo as botas.

 

Grande abraço!

 

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Encontrei a resposta!

 

Vávula do cânister e aparentemente este barulho é normal!

 

Abraços

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Amigo, já que vc encontrou a resposta, sabe dizer porque do barulho, peça encaixada errada, folga ou o que?

Essa peça tem no gol 1.0 vht?

Editado por Thiago.

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Mas será que o barulho é dai mesmo cara? òÓ

É sim brother, pois quando estava fazendo barulho eu sai da porta do passageiro (o barulho fica do lado direito) e fui seguindo a fonte, quando cheguei próximo eu coloquei minha mão no cabo que sai desta válvula e ela dava um tranquinho quando acontecia o tec.

 

 

Amigo, já que vc encontrou a resposta, sabe dizer porque do barulho, peça encaixada errada, folga ou o que?

Essa peça tem no gol 1.0 vht?

Não sei te afirmar, mas pela lógica, por ser uma peça que realiza a mistura de gases (pelo menos foi o que entendi em uma leitura rápida e rasteira), provavelmente ela fica chaveando dentro, no qual pode ser a origem deste barulho de tec tec e provavelmente com certeza ela tem no 1.0 também.

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O barulho é parecido com esse do video.

Já tinha visto este, mas sinceramente não consegui identificar o barulho.

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Já tinha visto este, mas sinceramente não consegui identificar o barulho.

Também não consegui identificar, por isso perguntei se era o mesmo barulho do seu....

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Achei isso http://www.doutorcarro.com.br/valvula-canister-e-seus-pepinos/

No final tem isso " FALSO MOTOR BATENDO

O defeito de falsa batida de motor relatado no vídeo é mais comum do que parece e o som emitido pela válvula solenóide defeituosa é confundido com o motor que raja em torque."

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algumas informações que encontrei na internet sobre este assunto.

 

 

Em muitos veículos dentre eles alguns modelos de Gol a válvula dos canister fica montada abaixo do para-lama e oculta pela proteção do para barro e em uma possível colisão a válvula pode ser avariada e ninguém perceber. Mas você sabe a função da válvula do canister?

 

 

 O canister é um reservatário que contém carvão ativado responsável por armazenar os gases de combustível que evaporam do tanque e assim que o motor passa a funcionar a válvula do canister é acionada pelo módulo eletrônico de controle da própria injeção, para que o motor queime os gases de combustível armazenados. A válvula do canister defeituosa pode até mesmo levar o sistema de injeção a adotar um estado de emergência, e como muitos veículos da VW, por exemplo, não utilizam a luz de anomalia da injeção montada no painel, o condutor não fica sabendo que tem um problema, e continua a trafegar com o veículo.

 

 

canister purga

 

A válvula de purga do canister como é conhecida, atua no controle do fluxo dos gases acumulados no canister que foram absorvidos do tanque, mas se ela obstruir ou travar aberta, a eficiência do sistema de de emissão de poluentes será afetado. Problemas elétricos tanto na fiação quanto em seu próprio enrolamento interno registram erros na unidade de comando da injeção e isso pode colocar o sistema em emergência causando prejuízos no funcionamento do motor como mau desempenho e alto consumo de combustível. Um problema comum também é o cheiro de combustível que pode ocorrer se uma mangueira do sistema falhar ou se a válvula de purga travar fechada, aonde o canister saturado passa a liberar ao ambiente os gases armazenados, revelando um forte cheiro de combustível.

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algumas informações que encontrei na internet sobre este assunto.
 
 
Em muitos veículos dentre eles alguns modelos de Gol a válvula dos canister fica montada abaixo do para-lama e oculta pela proteção do para barro e em uma possível colisão a válvula pode ser avariada e ninguém perceber. Mas você sabe a função da válvula do canister?
 
 
 O canister é um reservatário que contém carvão ativado responsável por armazenar os gases de combustível que evaporam do tanque e assim que o motor passa a funcionar a válvula do canister é acionada pelo módulo eletrônico de controle da própria injeção, para que o motor queime os gases de combustível armazenados. A válvula do canister defeituosa pode até mesmo levar o sistema de injeção a adotar um estado de emergência, e como muitos veículos da VW, por exemplo, não utilizam a luz de anomalia da injeção montada no painel, o condutor não fica sabendo que tem um problema, e continua a trafegar com o veículo.
 
 
canister purga
 
A válvula de purga do canister como é conhecida, atua no controle do fluxo dos gases acumulados no canister que foram absorvidos do tanque, mas se ela obstruir ou travar aberta, a eficiência do sistema de de emissão de poluentes será afetado. Problemas elétricos tanto na fiação quanto em seu próprio enrolamento interno registram erros na unidade de comando da injeção e isso pode colocar o sistema em emergência causando prejuízos no funcionamento do motor como mau desempenho e alto consumo de combustível. Um problema comum também é o cheiro de combustível que pode ocorrer se uma mangueira do sistema falhar ou se a válvula de purga travar fechada, aonde o canister saturado passa a liberar ao ambiente os gases armazenados, revelando um forte cheiro de combustível.

 

Valeu Maciel!!

 

 

Legal esse tópico. Valeu a dica.

Abs,

 

 

Valeu!

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So um cuidado essa válvula controla os vapores do combustível aliviando a pressão do tanque e enviando eles para a admissão do motor , ao encher ate a boca pode ocorrer do combustível encharcar essa válvula ai e só outra , me corrija se estiver errado , falo pois meu carro nao apresenta tal barulho apesar de ser 1.0 

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So um cuidado essa válvula controla os vapores do combustível aliviando a pressão do tanque e enviando eles para a admissão do motor , ao encher ate a boca pode ocorrer do combustível encharcar essa válvula ai e só outra , me corrija se estiver errado , falo pois meu carro nao apresenta tal barulho apesar de ser 1.0

É por isso que eu só encho o tanque até o PRIMEIRO desarme [emoji397]

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Galera, só pra dar um retorno pra vocês.

 

Acabei de trocar a peça (válcula do cânister) e parou de fazer este barulho, pelo menos por enquanto.

 

:Good:

 

Grande abraço a todos.

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Galera, só pra dar um retorno pra vocês.

Acabei de trocar a peça (válcula do cânister) e parou de fazer este barulho, pelo menos por enquanto.

:Good:

Grande abraço a todos.

Quando foi a peça e vc mesmo trocou, senão quanto ficou a mão de obra?

É rápido o serviço?

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Quando foi a peça e vc mesmo trocou, senão quanto ficou a mão de obra?

É rápido o serviço?

 

Comprei pelo ML que saiu muito mais barato.

 

Na Concessionária, só a peça sai próximo de R$200,00.

Na auto peça foi difícil encontrá-la, mas encontrei por próximo de R$100,00.

No ML é só pesquisar que você encontrará.

 

Para facilitar, o modelo da peça é o código 377906291. Com este não tem erro de comprar a errada.

 

Bom, não sei se posso falar a marca, mas eu sempre compro da Bosh, pois nunca me deu problemas, apesar da original sair o mesmo preço (pelo ML).

 

Com relação à mão de obra, eu mesmo troquei! Não é difícil.

Se você notar, na foto que postei ele fica preso a um cano, sendo assim, primeiro retire ele (é só puxar) deste cano, desta forma você conseguirá manipulá-lo melhor, em seguida é só retirar uma braçadeira (tive que comprar outra, pois a original não é reaproveitável) e uma presilha do plug eletrônico e pronto, agora é só trocar a peça. Encaixe tudo novamente na nova peça e coloque-a de volta ao cano.

 

Abraços.

Thiago. curtiu isso

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Esse sistema tem sim nos 1.0 e o meu apresenta um barulho q parece mesmo rajada do motor, como se tivesse um problemão daqueles de ter q retificar e etc.

Porém é esse componente q tem feito esse barulho, mas é bem próximo ao cabeçote, no fim do cano q leva o vapor para a combustão, e não nessa "bombinha".

Levei na css e o chefe da oficina disse q não precisa se preocupar nem em trocar o componente... mas fiquei na dúvida.

Mas é isso aí..

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O meu tem a tal válvula. Nunca deu problema. 

 

Part-Number 377? É do GOL BOLA/GOL G3.

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Meu carro está com um forte cheiro de combustível dentro, já foi trocado a vedação da bomba de combustível que fica embaixo do banco traseiro e o problema continua.
Prestei atenção no funcionamento do canister e tem hora que ele para, depois volta a funcionar, alguém sabe se esse é o funcionamento normal dele ?

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