Gabriel Tavares

Project Car - VW Gol 1.6 8v Aspirado

162 posts neste tópico

Fala galera!

 

No último post mostrei que havia comprado algumas conexões e niples para o sistema de combustível. Quando fui verificar algumas medidas no carro, porém, notei que precisaria de mais algumas peças.

 

Aproveitando a nova encomenda, pedi os dois niples de 8AN para usar na flauta de combustível e que faltaram no primeiro pedido.

 

wRoWMuq.jpg

 

0aLNuMR.jpg

 

Outra aquisição foi o dosador de combustível fabricado pela Unique Racing Parts. Ele é do tipo 1:1 e conta com conexões AN já padronizadas e manômetro de pressão da linha.

 

Apesar de não usar o manômetro no projeto, uma vez que farei o monitoramento via sensor de pressão ligado direto à Fueltech, o fato de já haver a conexão usinada já facilita e muito a montagem, pois não há necessidade de fazer adaptações na linha.

 

Jf21QfX.jpg

 

xzFYFPm.jpg

 

ilzQXl0.jpg

 

Partindo para a suspensão, peguei as barras anti-torção tanto superior quanto inferior, sendo ambas da Imohr.

 

De maneira resumida, a barra anti-torção superior é instalada nas torres superiores dos amortecedores, fazendo a ligação entre elas. Com esse tipo de componente é possível evitar trincas nas longarinas, no painel corta-fogo e nas torres dos amortecedores, que são geralmente causadas pela torção excessiva da carroceria. Já a barra anti-torção inferior possui basicamente a mesma função da barra anti-torção superior, porém vai instalada no subchassis (agregado) do carro.

 

s0lu4dX.jpg

 

Com um tempo livre no final de semana, parti então para a montagem da barra superior.

 

SF8K1Ds.jpg

 

KnGMm6B.jpg

 

A única parte chata na instalação é uma espécie de aba que existe na parte inferior da torre dos amortecedores. Para a arruela e a porca de fixação encaixarem perfeitamente, precisei cortar parte desse relevo e lixar a superfície.Não é o pior dos serviços, mas toma um certo tempo.

 

eMbNGef.jpg

 

wdA7cPT.jpg

 

h1VUpKJ.jpg

 

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BOKFr0y.jpg

 

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tkUEjnV.jpg

 

Voltando um pouco para o motor, havia comentado aqui que nesse mês já compraria as bielas. Até aí estava tudo certo, se não fosse a falta de estoque dos únicos fornecedores que existem para a motorização EA111. Em todas a previsão média é de 2 meses de espera, sem possibilidade de pedido antecipado. Resta apenas esperar agora.

 

Com o dinheiro que havia guardado para as bielas, resolvi encomendar logo o kit embreagem e o volante em aço para o projeto mas, resumindo bastante a história, o que consegui no final foi receber um jogo de peças para o Gol 1.0 16v Turbo.

 

Ainda estou aguardando uma resposta final da empresa onde comprei, mas espero até o final do mês ter resolvido isso.

 

Oremos.

Editado por Gabriel Tavares

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Gabriel,

 

Mais uma vez parabéns pela riqueza nos detalhes de cada evolução. Cada postagem aprendo e entendo um pouco mais.

 

Repito cada elogio dos nossos colegas aqui do fórum.

 

Boa sorte! (Tô acompanhando)

 

Abraço,

Gabriel Tavares curtiu isso

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Gabriel,

 

Mais uma vez parabéns pela riqueza nos detalhes de cada evolução. Cada postagem aprendo e entendo um pouco mais.

 

Repito cada elogio dos nossos colegas aqui do fórum.

 

Boa sorte! (Tô acompanhando)

 

Abraço,

 

Obrigado mesmo Ulisses!

 

Abraço

 

Rapaz 250cv vai ficar um monstro hein?

 

 

Acompanhando de perto o projeto!

 

 

Abraços

 

Cara, se ao menos pegar 200 eu já estou mais do que satisfeito hahaha

 

Abraço!

clovis_cam curtiu isso

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GMT belo projeto

 

Estou montando o meu aspirado tbm,  baixei 0.60 do cabeçote como vc fez puli os dutos de admissão

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Agora vem a parte de polia regulavel que não entendo muito, somente que se adiantando ajuda o torque em baixa e atrasando ajuda de final.

Vc me parece ser um cara muito bem entendido de preparação, poderia dar uma mãozinha nessa parte!!!

Pra saber como enquadro o comando original com uma polia regulavel o grau° maximo de avanço ou atraso q posso aplicar

 

OBRIGADO

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GMT belo projeto

 

Estou montando o meu aspirado tbm,  baixei 0.60 do cabeçote como vc fez puli os dutos de admissão

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  • Agora vem a parte de polia regulavel que não entendo muito, somente que se adiantando ajuda o torque em baixa e atrasando ajuda de final.

Vc me parece ser um cara muito bem entendido de preparação, poderia dar uma mãozinha nessa parte!!!

Pra saber como enquadro o comando original com uma polia regulavel o grau° maximo de avanço ou atraso q posso aplicar

 

OBRIGADO

 

 

Opa!

 

Manda um e-mail para [email protected] com suas dúvidas que te respondo por lá...

 

Abraço

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Fala galera!

 

Apesar de ter andado um pouco sumido, as coisas deram uma (pouca) evoluída.

 

Conforme havia comentado no post anterior, comprei o kit embreagem e o volante do motor.

 

A compra em si foi um pouco tumultuada. Enviaram as peças erradas para o carro e lá fui eu atrás de desfazer a confusão.

 

Com tudo resolvido, vamos ao que interessa.

 

Tecnicamente falando, optei por utilizar um platô com carga de 800 libras. Como o colar de embreagem funciona hidraulicamente – possui um cilindro no pedal e outro interno ao câmbio -, essa é a maior carga possível de utilização do platô que consiga garantir vida útil aos atuadores. Uma saída seria usar um conjunto multidiscos, mas para uma preparação desse tipo seria desnecessário.

 

fsuk0Jf.jpg

 

RGWO1D2.jpg

 

O disco de embreagem possui 6 pastilhas, sendo todas de cerâmica. Preferi não usar molas nele para evitar a famosa “patinação” no engate das marchas, além de possibilitar o uso de parafusos de volante do motor forjados da ARP (assunto para os próximos posts).

 

V1FsHix.jpg

 

E enfim o volante do motor, fabricado inteiramente em aço.

 

WgvN8zQ.jpg

 

 

WgvN8zQ.jpg

 

Vale lembrar que os parafusos que fixam o platô ao volante são em aço também, além de possuírem bem mais fios de rosca para aperto.

 

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epE25qR.jpg

Comparação entre o parafuso original e o novo, em aço forjado.

 

Mudando um pouco o foco, comprei os prisioneiros que vão fixar as rodas aos cubos.

 

São prisioneiros fabricados em aço forjado, que por serem mais grossos que os originais (M14x1,25 contra M12x1,25 dos originais) conferem muito mais segurança no aperto, além de serem primordiais para o encaixe das rodas que devo utilizar (...).

 

VhogL0q.jpg

 

 

xqgPnzZ.jpg

 

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No detalhe a comparação entre o prisioneiro e o parafuso de roda original.

 

Por enquanto é isso... Nesse mês agora devo tomar algumas decisões importantes quanto ao interior do carro. Quem sabe as coisas não ficam um pouco mais, digamos, aliviadas?

 

Abraços!

Editado por Gabriel Tavares

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NOSSA, comecei a ler tudo aqui.

sou de brasilia acho que o Gabriel tbm não lembro.

cara quando ficar pronto isso vai da medo.

parabéns e boa sorte não desanima não 


quero ver pessoalmente essa monstro

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NOSSA, comecei a ler tudo aqui.

sou de brasilia acho que o Gabriel tbm não lembro.

cara quando ficar pronto isso vai da medo.

parabéns e boa sorte não desanima não 

quero ver pessoalmente essa monstro

 

Valeu cara! Sou de Brasília mesmo!

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Fala galera!

 

Apesar de ter andado um pouco sumido, as coisas deram uma (pouca) evoluída.

 

Conforme havia comentado no post anterior, comprei o kit embreagem e o volante do motor.

 

A compra em si foi um pouco tumultuada. Enviaram as peças erradas para o carro e lá fui eu atrás de desfazer a confusão.

 

Com tudo resolvido, vamos ao que interessa.

 

Tecnicamente falando, optei por utilizar um platô com carga de 800 libras. Como o colar de embreagem funciona hidraulicamente – possui um cilindro no pedal e outro interno ao câmbio -, essa é a maior carga possível de utilização do platô que consiga garantir vida útil aos atuadores. Uma saída seria usar um conjunto multidiscos, mas para uma preparação desse tipo seria desnecessário.

 

 

 

 

 

O disco de embreagem possui 6 pastilhas, sendo todas de cerâmica. Preferi não usar molas nele para evitar a famosa “patinação” no engate das marchas, além de possibilitar o uso de parafusos de volante do motor forjados da ARP (assunto para os próximos posts).

 

 

 

E enfim o volante do motor, fabricado inteiramente em aço.

 

 

 

 

 

 

Vale lembrar que os parafusos que fixam o platô ao volante são em aço também, além de possuírem bem mais fios de rosca para aperto.

 

 

 

 

Comparação entre o parafuso original e o novo, em aço forjado.

 

Mudando um pouco o foco, comprei os prisioneiros que vão fixar as rodas aos cubos.

 

São prisioneiros fabricados em aço forjado, que por serem mais grossos que os originais (M14x1,25 contra M12x1,25 dos originais) conferem muito mais segurança no aperto, além de serem primordiais para o encaixe das rodas que devo utilizar (...).

 

 

 

 

 

 

 

No detalhe a comparação entre o prisioneiro e o parafuso de roda original.

 

Por enquanto é isso... Nesse mês agora devo tomar algumas decisões importantes quanto ao interior do carro. Quem sabe as coisas não ficam um pouco mais, digamos, aliviadas?

 

Abraços!

 

 

Gabriel!

A cada dia o post fica mais quente, heheheh

Parabéns cara, como projetista fico babando...

Abração!

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E aí pessoal!

 

Na falta de peças novas, quero compartilhar um pouco sobre o que ainda falta para “finalizar” o projeto – na verdade nunca acaba né?! Rsrsrs

 

Esse é o atual estado do carro, sem nenhum tipo de acabamento ou forração interna e provavelmente é assim que ele deve ficar:

 

 

rgSXjjy.jpg

 

6vKGl5u.jpg

 

zCdJGtF.jpg

 

 

O projeto sempre foi de rua, isso é fato, mas nunca abandonei a ideia de andar sem os acabamentos.

 

Aproveitei para retirar todo o chicote da carroceria e simplificar ele. Como o A/C foi retirado e todo o sistema de ar-quente também, acho desnecessário deixar a fiação original. Além de ocupar espaço, seria uma ótima fonte de interferência.

 

Outro detalhe é a retirada dos faróis de milha (lembram do “se não faz andar mais rápido não precisa ter”?). O chicote principal da carroceria vai desde a luz de placa até os faróis, e como já vai estar fora do carro, vou aproveitar para limpar isso também.

 

Nossa, mas você vai tirar tudo mesmo do carro?

 

Sim e não. Digamos que apenas o necessário. Conforto não é prioridade, e muito menos a estética.

 

Falando no interior, ando com uma dúvida gigante: usar ou não rollcage.

 

Mas o carro não é de rua?

 

Sim, e vai continuar sendo, com ou sem rollcage. A ideia é que sem os acabamentos e usando apenas os bancos dianteiros, parece que fica meio ‘pelado’ o carro, com aquele ar de que falta alguma coisa. O maior problema é a questão de custo a mais que isso vai gerar. Aqui em Brasília não sai por menos de R$ 3.000,00 a montagem, sem falar nos custos com a pintura da própria estrutura e do assoalho. Soma a isso mais uns 3 – 4 meses no tempo previsto para terminar o carro e já é possível imaginar o desânimo que bate. De qualquer forma, optando por fazer devo pintar o rollcage de preto metálico, enquanto o assoalho vai acompanhar o prata do resto da carroceria.

 

Ainda existem vários outros detalhes para serem definidos, mas esses vão ficar para um próximo post.

 

To be continued...

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E aí pessoal!

Na falta de peças novas, quero compartilhar um pouco sobre o que ainda falta para “finalizar” o projeto – na verdade nunca acaba né?! Rsrsrs

Esse é o atual estado do carro, sem nenhum tipo de acabamento ou forração interna e provavelmente é assim que ele deve ficar:

rgSXjjy.jpg

6vKGl5u.jpg

zCdJGtF.jpg

O projeto sempre foi de rua, isso é fato, mas nunca abandonei a ideia de andar sem os acabamentos.

Aproveitei para retirar todo o chicote da carroceria e simplificar ele. Como o A/C foi retirado e todo o sistema de ar-quente também, acho desnecessário deixar a fiação original. Além de ocupar espaço, seria uma ótima fonte de interferência.

Outro detalhe é a retirada dos faróis de milha (lembram do “se não faz andar mais rápido não precisa ter”?). O chicote principal da carroceria vai desde a luz de placa até os faróis, e como já vai estar fora do carro, vou aproveitar para limpar isso também.

Nossa, mas você vai tirar tudo mesmo do carro?

Sim e não. Digamos que apenas o necessário. Conforto não é prioridade, e muito menos a estética.

Falando no interior, ando com uma dúvida gigante: usar ou não rollcage.

Mas o carro não é de rua?

Sim, e vai continuar sendo, com ou sem rollcage. A ideia é que sem os acabamentos e usando apenas os bancos dianteiros, parece que fica meio ‘pelado’ o carro, com aquele ar de que falta alguma coisa. O maior problema é a questão de custo a mais que isso vai gerar. Aqui em Brasília não sai por menos de R$ 3.000,00 a montagem, sem falar nos custos com a pintura da própria estrutura e do assoalho. Soma a isso mais uns 3 – 4 meses no tempo previsto para terminar o carro e já é possível imaginar o desânimo que bate. De qualquer forma, optando por fazer devo pintar o rollcage de preto metálico, enquanto o assoalho vai acompanhar o prata do resto da carroceria.

Ainda existem vários outros detalhes para serem definidos, mas esses vão ficar para um próximo post.

To be continued...

Gabriel quanto pesa esse volante?

Estava pensando em colocar um volante de motor com apenas 3,7 kg quando chegar a hora da troca de embreagem.

Caso não tenha adotado um volante com peso reduzido, o fez por motivo de segurança?

5c6730d5a3dc358ea0ff6bc8945fc6a4.jpg

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Editado por Rodrigolm
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Gabriel quanto pesa esse volante?

Estava pensando em colocar um volante de motor com apenas 3,7 kg quando chegar a hora da troca de embreagem.

Caso não tenha adotado um volante com peso redusido, o fez por motivo de segurança?

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Rodrigo,

 

A ideia é bacana! Eu apenas não optei por um desses aliviados porque eles são feitos sobre os originais.

 

Em outras palavras, por mais que a usinagem pra retirada de material seja bem feita e haja todo o balanceamento do volante, você fragiliza a superfície dele.

 

O que vai ditar é o uso que você vai dar pra peça. Numa aplicação original ou até mesmo aspirada mais leve, é uma boa opção. Em casos mais extremos onde você tem um adicional significativo de torque, já não recomendo.

 

Tinha um membro daqui, o Kiko, que usou por um tempo esse volante e não teve dor de cabeça.

 

Abrço!

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Fala galera!

 

Para acompanhar o interior, comprei o contagiros do tipo "monster", de 127mm de diâmetro (5'') da brasileira ODG Instruments.

 

Além de iluminação de 7 cores programáveis, ele conta com memória de pico de rotação, shift light do tipo canhão integrado e escala até 11.000 RPM.

 

hVe2Jpv.jpg

 

RRisBIX.jpg

 

LegdZky.jpg

 

PgV6gYM.jpg

 

Em termos de instrumentação, esse deve ser o único relógio a parte que vai ser instalado no painel. As outras informações como velocidade, pressão de combustível, óleo e demais parâmetros consigo tudo pela tela da Fueltech, que por sinal devo instalar no local do painel de instrumentos original do carro.

 

Até mais galera!

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Amigão, para os freios ta pensando em que?

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Amigão, para os freios ta pensando em que?

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Na dianteira vou utilizar discos ventilados e frisados junto com pastilhas de cerâmica e kevlar.

 

A traseira é que ainda não sei ao certo...

 

Devo tirar o servo também e usar acionamento direto. Ao contrário do que a maioria pensa, o pedal não fica tão pesado assim e o ganho em sensibilidade é bem grande.

Editado por Gabriel Tavares
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Na dianteira vou utilizar discos ventilados e frisados junto com pastilhas de cerâmica e kevlar.

A traseira é que ainda não sei ao certo...

Devo tirar o servo também e usar acionamento direto. Ao contrário do que a maioria pensa, o pedal não fica tão pesado assim e o ganho em sensibilidade é bem grande.

Gabriel, li alguma coisa sobre a compatibilidade dos discos traseiros da Saveiro.

Parabéns pelo projeto.

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Gabriel, li alguma coisa sobre a compatibilidade dos discos traseiros da Saveiro.

Parabéns pelo projeto.

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Não sei te dizer ao certo se os discos da Saveiro G6 servem , uma vez que os kits de freio traseiro são normalmente vendidos específicos para Gol ou Saveiro...

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