Gabriel Tavares

Project Car - VW Gol 1.6 8v Aspirado

162 posts neste tópico

Não galera, o projeto não morreu!

Após alguns contratempos, vou mostrar algumas peças que chegaram ao longo dessas últimas semanas e alguns pequenos avanços no carro.

Bom, como alguns já devem saber, a taxa de compressão que pretendo utilizar deve ficar na casa dos 13,5:1 – 14,0:1. De forma a prevenir a possível ruptura dos parafusos originais do cabeçote, que foram projetados para serem utilizados com uma taxa bem menor e um uso mais moderado, parti para a compra de prisioneiros forjados, que devem garantir a diversão mesmo com o pé embaixo.

80Q6scX.jpg

Falando em segurança, nada mais óbvio do que lembrar a lubrificação do motor. A bomba de óleo, a princípio, vai ser mantida original, tanto em questão de volume quanto de pressão. O uso de bomba externa faz parte dos planos, porém num primeiro estágio acredito não ser necessária.

hmanom9.jpg

Na parte de ignição, escolhi as velas Iridium, da NGK, modelo BKR9EIX. São velas bem frias (grau 9), que conseguem manter o poder de centelhamento mesmo em condições expressivas de pressão e temperatura. Já os cabos de vela são da norte-americana ACCEL, com 8.0mm de bitola.

7lxCrhl.jpg

qwnjwhi.jpg

lGtwNlz.jpg

Uma das partes mais difíceis foi, sem dúvida, a escolha dos pistões. Depois de muita pesquisa, acabei optando pelos pistões forjados modelo flat top da brasileira Powertech. Basicamente haviam duas opções disponíveis no mercado: AFP e Powertech. Os AFP, por incrível que pareça, são bem difíceis de achar. Outro ponto favorável para a Powertech foi o fato de eles terem toda a linha para o EA111 (pistões, bielas, anéis, travas, pinos...).

Os pistões possuem 76,5 de diâmetro, com medidas de anéis também originais (1,20 X 1,50 X 2,50mm). Os pinos são de 17mm. Sim, 17mm. Diferentemente das ligas convencionais utilizadas, os pinos forjados usados no projeto são de aço GGD H13, capazes de suportar cavalarias na casa dos 800cv.Da mesma forma, as travas dos pinos são também forjadas.

szJ1f6I.jpg

cnPsAng.jpg

g9ICmKQ.jpg

nWocCyY.jpg

gpHhSTr.jpg

1NCWZ9E.jpg

oksB4Gv.jpg

XoOzafZ.jpg

Por enquanto é isso galera!

Essa semana já deve chegar a bomba de combustível, dosador e as conexões padrão AN.

Abraço!

Como diria o Diego Velocímetros: o negócio tá pegando preço....

Parece q vai ficar bom isso aí, hein!

Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande GMT, tava quieto demais a muito tempo, agora veio pra chutar o balde é isso ai meu amigo, mais um aqui acompanhando e evolução do seu projeto que vem pra ser top, qual estimativa de potência e torque que está buscando com esse conjunto? Curiosidade a mil agora.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Pena que tenho planos de mandar o Golzim embora até o fim do ano, senão já ia começar a cotar maldades com base no seu projeto. Muito bom que venha forte e confiável. 

 

Abraços.

Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando!! Show

 

Valeu cara!

 

 

esse dai vou ter que ir ate BSB ver ele pessoalmente! Além de top vai ficar exclusivo!

 

Valeu Murilo! Quando vier por essas bandas, dá um toque...

 

 

Show de bola eihm!!!

Parabéns

 

Obrigado Bruno!

 

 

Grande GMT, tava quieto demais a muito tempo, agora veio pra chutar o balde é isso ai meu amigo, mais um aqui acompanhando e evolução do seu projeto que vem pra ser top, qual estimativa de potência e torque que está buscando com esse conjunto? Curiosidade a mil agora.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Pena que tenho planos de mandar o Golzim embora até o fim do ano, senão já ia começar a cotar maldades com base no seu projeto. Muito bom que venha forte e confiável. 

 

Abraços.

 

 

Hahaha Valeu mesmo Tato!

 

Minha estimativa são 250cv no motor. Mais do que isso já acho inviável pela litragem (baixa) dele.

 

Abraço!

Bruno Tedesco curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala meu amigo!

 

Parei, sentei, peguei uma pipoca e estou aqui curtindo seu projeto!

 

Depois tenho que marcar um dia e ir ai na tua casa!

Abraço meu amigo!

Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que bacana cara!

È sem duvidas um projeto diferenciado pelo fato de ser aspirado e de estar sendo feito com tanto capricho!

Muitos no seu lugar colocariam um simples assopro (turbo kkkk) e elevariam a cavalaria de modo mais facil.

Gosto dos carros aspirados preparados, acho que é uma area bacana de ser entrar, o unico problema é o 

investimento alto para a "pouca cavalaria" que se alcança comparado com os turbos (facil ganho de potencia).

Tenho uma saveiro cross com o novo motor MSI e sem duvidas irei mexer nela, so estou esperando mais um

tempo, quem sabe aqui consigo algumas ideias

Parabens pelo projeto, estou de olho!!

abraços

Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraca 250 cv aspirado, vai ficar um brinquedo deveras interessante, imagina o torque monstro que vai ter, nesse ponto como pensa em fazer com a transmissão? Acha que a atual relação é ideal para toda essa potência? Vai ser um aspirado girador? Freios o que pensa em fazer? Discos atrás também?

Meu querido são tantas perguntas que tenho que ir fazendo aos poucos pra não ficar cansativo.... KKKKKKKKKKKKKKK

Acompanhando com certeza meu amigo, e sucesso, quero ve-lo andando logo, com muitos vídeos de preferência.

Grande abraço. 

Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí galera!

 

Primeiramente, agradeço bastante os comentários! É interessante ver a quantidade de gente que se interessa por preparação nesse motor...

 

Para responder a todo mundo, vou tentar passar mais detalhes do projeto.

 

A parte de transmissão é ainda uma incógnita pra mim. Como é um carro que quase ninguém (eu não conheço...) tentou desenvolver a parte de engrenagens, não existe à pronta entrega esse tipo de peça. Isso é um saco por dois motivos. O primeiro é que demora uma eternidade o tempo necessário para conseguir fazer engrenagens, diferenciais e outras peças do câmbio. O segundo é o preço. Normalmente cobram um fígado e a sua alma. Há mais ou menos 1 ano atrás, fiz um orçamento na Sapinho Câmbios Especiais. O valor ficou em R$ 4.500,00, sendo incluso a fabricação das engrenagens de 1ª a 5ª forjadas. Detalhe que seria necessário mandar as originais para eles fazerem os moldes.

 

Atualmente ando querendo andar com as engrenagens de 1ª a 5ª forjadas. A relação pretendo manter a original, pelo menos em uma primeira montagem. O diferencial vai seguir o mesmo modelo de pensamento. Talvez fique muito curto. Talvez fique muito longo. Só com o carro montado pra eu ter uma noção exata de como vai ser.

 

Nos freios vou usar os discos frisados da Powerbrakes. As pastilhas são da mesma marca, sendo o composto delas de cerâmica e kevlar. Ambos eu já tenho (preciso tirar fotos ainda), além do kit de freio a disco traseiro. Esse é o que anda me dando mais trabalho para adaptar. O kit vendido por eles seria "plug and play", se não fossem os suportes do cabo de freio de mão. Eles simplesmente não encaixam devido ao tamanho deles, que acabam por bater na haste onde o amortecedor vai fixado. Já tentei usinar eles para caberem mas foi em vão. Minhas opções para a traseira agora são ou voltar os tambores ou abraçar de vez um eixo completo do Gol Rally G6. O problema só é achar um desses à venda. Cenas para os próximos capítulos...

 

Perguntaram sobre o corte de giros do motor e a resposta é que devo girar até 7.500rpm. Considerando que a bomba de óleo que eu vou usar vai ser a original, não quero abusar. Meu sonho é e sempre vai ser utilizar bomba de óleo externa com sistema de cárter seco, mas a adaptação necessária, o custo e principalmente o tempo a mais que levaria para desenvolver tudo me desanimam um pouco. Quem sabe eu não mudo de ideia?!

 

Quanto à parte de injeção, vou andar de Fueltech FT500 operando em modo sequencial e atuando com 5 sondas - 1 para cada cilindro e 1 última verificando a saída final na junção de todos.Não é a parte mais barata, pelo contrário, mas não dá para economizar no responsável por quase 50% da cavalaria.

 

Só para dar algumas curiosidades, meu carro é originalmente a versão Power, porém de Power nem o nome mais restou. Dois meses antes de desmontá-lo, fiz a pintura externa completa dele. Alguns riscos me incomodavam bastante, então aproveitei para dar um banho total de tinta. Nessa acabei por rebater os pára-lamas dianteiros, pois não sabia quais rodas pretendia usar ainda. Foram exatos 2 (dois!) meses para realizarem o serviço. Ficou bom? Ficou, mas justo no dia que havia marcado para buscar o carro, quando chego na oficina, não havia nenhum friso das portas instalado ainda. Nem o nome "Gol" e os outros logos da tampa do porta-malas - "Power" e "1.6" - estavam lá. Fiquei puto com os caras! Mas até que de certa forma foi uma coisa boa. Acabei achando lindo aquele visual clean que o carro ficou. Resultado: nunca voltei lá para instalarem eles... Aproveitando a ideia, resolvi fazer uma dieta severa nele. Retirei tanto a direção hidráulica quanto o A/C. Já ouviram aquele lema do "se não serve para andar mais rápido, então não precisa tá aí"?!

 

Por fim é isso.

 

Abraços e até mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá certissimo, se é pra andar tem que depenar mesmo, prioridades diferentes quando se monta um projeto desses. Ainda terei um brinquedo assim um dia, mas enquanto não posso, vamos andar com ar, direção.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po cara, mt interessante esse seu projeto.. 250cv aspirado, nao consigo nem imaginar como vai ser isso hahahahaha e mta coragem abrir mao da direção e ar, n sei se consguiria nao... mas visando quem sabe te ajudar um poco c esse projeto, tem um jogo chamado automation pra pc, vc pode baixar em http://www.automationgame.com/ ... Nele vc constroi o carro td, o motor c tds as especificaçoes, ate no demo msm... ja q vc ta montando td e sabe tds os dados tecnicos, recomendaria vc baixar esse jogo e dar uma olhada... com tds os dados vc consegue recriar o motor ea111 no jogo do jeito q vc ta montando ou bem parecido, e montar a transmissao junto, talvez isso ilumine um poco o caminho de como vai montar a relação de marchas e tals... bom, da uma olhada no jogo e ve se ajuda hehe mas com certeza curti mt o projeto e to acompanhando ansioso cm vai ficar o bixin haha vlw!

Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

top....projeto muito exclusivo ... 250cv vai ficar um canhão este golzinho ...falando em disco traseiro, tem um gol ak perto de casa q tem disco traseiro..não sebia q era tão difícil instalar...acompanhando o projeto....vlw

Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é muito bom entrar aqui no clube e acompanhar,ver dicas,idéias,conselhos e esses "projetos" que inspiram muita gente,mas a perguntinha que ñ quer calar aqui,quanto acha que vai gastar em  todas as coisas que tá fazendo?desde externa como pintura,e a parte principal o motor?parabens amigo.

Editado por paulo roberto
Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po cara, mt interessante esse seu projeto.. 250cv aspirado, nao consigo nem imaginar como vai ser isso hahahahaha e mta coragem abrir mao da direção e ar, n sei se consguiria nao... mas visando quem sabe te ajudar um poco c esse projeto, tem um jogo chamado automation pra pc, vc pode baixar em http://www.automationgame.com/ ... Nele vc constroi o carro td, o motor c tds as especificaçoes, ate no demo msm... ja q vc ta montando td e sabe tds os dados tecnicos, recomendaria vc baixar esse jogo e dar uma olhada... com tds os dados vc consegue recriar o motor ea111 no jogo do jeito q vc ta montando ou bem parecido, e montar a transmissao junto, talvez isso ilumine um poco o caminho de como vai montar a relação de marchas e tals... bom, da uma olhada no jogo e ve se ajuda hehe mas com certeza curti mt o projeto e to acompanhando ansioso cm vai ficar o bixin haha vlw!

 

 

Vi aqui... Bem bacana mesmo! Toda ajuda é bem-vinda...

 

 

Acompanhando curto demais projetos assim

 

 

Valeu, Kehl!

top....projeto muito exclusivo ... 250cv vai ficar um canhão este golzinho ...falando em disco traseiro, tem um gol ak perto de casa q tem disco traseiro..não sebia q era tão difícil instalar...acompanhando o projeto....vlw

 

 

Não sei se é tão difícil assim ou se eu que sou azarado mesmo kkkk

 

 

é muito bom entrar aqui no clube e acompanhar,ver dicas,idéias,conselhos e esses "projetos" que inspiram muita gente,mas a perguntinha que ñ quer calar aqui,quanto acha que vai gastar em  todas as coisas que tá fazendo?desde externa como pintura,e a parte principal o motor?parabens amigo.

 

 

Paulo, não sei te dizer o valor final ao certo... Por um costume, tenho uma pasta aqui em casa onde deixo guardado todos os comprovantes de peças e serviços que já realizei no carro e que são relacionados ao projeto. Na última vez que somei, já passava dos 13 mil...

 

Projeto top, acompanhando rsrsrs, vc manteve 8v, nao quiz montar com 16v?

 

 

 

Obrigado mesmo Rafael!

 

Preferi manter o 8v por algumas razões. Primeiro que a adaptação dos cabeçotes 16v que equipavam a família de motores AP é praticamente uma lenda. Todo mundo conhece um amigo do vizinho da tia da rua debaixo que tem ou sabe de algum Gol G5 com cabeçote 16v, eu até hoje nunca consegui ver sequer uma única foto de um carro montado. Outro fator é a infinidade de detalhes que precisariam ser adaptados para que todas as furações de galerias de óleo/água casassem. Sem contar o alinhamento das polias... Por fim vem a questão do custo x benefício. Concordo que um cabeçote com maior número de válvulas tende a ser mais eficiente em termos de escoamento e fluxo que cabeçotes com menos válvulas. O porém vem do custo a mais necessário para adaptarmos um cabeçote desses, que ao meu ver não compensaria pelo possível beneficio que ele traria.

 

Confesso que assim que lançaram a "nova" família de motores EA111, a MSI, com cabeçote 16v, fui correndo pesquisar na intenção de abraçar uma unidade, mas o fato do coletor de escape e a carcaça do cabeçote serem uma peça só e não haver possibilidade de substituição dos comandos de válvulas, devido à própria montagem deles, me fez desistir.

 

"8v rules!"

 

Abraço!

Editado por Gabriel Tavares

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, muito trabalho mesmo, eu pensei que seria apenas uma troca pelo dos novos msi, mas vai bem alem disso, melhor ficar com 8v mesmo, menos coisa pra esquentar a cabeça rsrsrs

Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí galera!

 

Dando continuidade ao projeto, essa semana chegaram algumas peças.

 

Para o sistema de alimentação, comprei uma bomba elétrica de uso externo com 8bar de pressão, além de pré-filtro, filtro e conexões no padrão AN.

 

olBPb2e.jpg

 

djGrqkw.jpg

 

3YCfxBQ.jpg

 

8wJJdgA.jpg

 

QZeCmEu.jpg

 

Aproveitando o embalo, peguei logo a bomba d’água para o motor.

 

2N7A9nv.jpg

 

AfCNRWF.jpg

 

Com um pouco mais de tempo agora no feriado, instalei as travas do capô e do para-choque.

 

Se no capô elas previnem que o mesmo dê adeus ao carro em velocidades mais altas, no para-choque elas servem para eliminar a quantidade monstra de parafusos que fixa ele. Ao invés dos 17 parafusos que originalmente o prendiam na carroceria, agora utilizo apenas 9. Isso representa uma facilidade e rapidez bem maior em qualquer serviço de manutenção que precise fazer posteriormente. Claro, não posso omitir o fato de que as travas tiram aquele aspecto sóbrio da dianteira do Gol também, e isso foi intecional.

 

sXnRrMJ.jpg

 

4uf5EAN.jpg

 

DqrgMdI.jpg

 

nPeXSJB.jpg

 

Q6w1Ula.jpg

 

09xv3a1.jpg

 

Ike7PBd.jpg

 

ZIk2oZB.jpg

 

32t4fIu.jpg

 

dCpNgt2.jpg

 

VmE4MsA.jpg

 

TD2f0VP.jpg

 

ya1y2Vc.jpg

 

Xzrgtg8.jpg

 

Bdg36Vt.jpg

 

Por enquanto são essas as novidades... No próximo post quero mostrar as bielas, já que pretendo comprá-las agora no início do mês já.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí galera!

 

Dando continuidade ao projeto, essa semana chegaram algumas peças.

 

Para o sistema de alimentação, comprei uma bomba elétrica de uso externo com 8bar de pressão, além de pré-filtro, filtro e conexões no padrão AN.

 

 

 

Aproveitando o embalo, peguei logo a bomba d’água para o motor.

 

 

 

Com um pouco mais de tempo agora no feriado, instalei as travas do capô e do para-choque.

 

Se no capô elas previnem que o mesmo dê adeus ao carro em velocidades mais altas, no para-choque elas servem para eliminar a quantidade monstra de parafusos que fixa ele. Ao invés dos 17 parafusos que originalmente o prendiam na carroceria, agora utilizo apenas 9. Isso representa uma facilidade e rapidez bem maior em qualquer serviço de manutenção que precise fazer posteriormente. Claro, não posso omitir o fato de que as travas tiram aquele aspecto sóbrio da dianteira do Gol também, e isso foi intecional.

 

Por enquanto são essas as novidades... No próximo post quero mostrar as bielas, já que pretendo comprá-las agora no início do mês já.

 

Abraços!

 

:swoon2:   :clap:  :thumbup:

Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara... Ta ficando monstro esse golzin ein.

Com relação ao custo do projeto, tanto em estética quanto em mecânica muitos falam "gastar tudo isso num gol? Compra um carro melhor" e etc. Mas acredito que não há dinheiro que pague a satisfação de após um longo tempo pesquisando, e decidindo o que fazer e até o tempo para a montagem, ver o carro pronto, ouvir o ronco do motor. O valor disso vai muito além do dinheiro.

Parabéns brother, se eu aqui já estou ansioso para ver pronto imagino você

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Gabriel, que baita projeto cara, é de deixar qualquer um de queixo caído!!!

 

 

Obrigado mesmo Bruno!

 

 

Cara... Ta ficando monstro esse golzin ein.

Com relação ao custo do projeto, tanto em estética quanto em mecânica muitos falam "gastar tudo isso num gol? Compra um carro melhor" e etc. Mas acredito que não há dinheiro que pague a satisfação de após um longo tempo pesquisando, e decidindo o que fazer e até o tempo para a montagem, ver o carro pronto, ouvir o ronco do motor. O valor disso vai muito além do dinheiro.

Parabéns brother, se eu aqui já estou ansioso para ver pronto imagino você

 

 

Hahaha Exatamente Luiz! Penso desta forma também. A satisfação de poder montar cada parafuso e cuidar de cada pequeno detalhe não têm preço...

 

Obrigado pelos elogios!

Ulisses Cheohen curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora