rakiras

Abastecido somente com gasolina meu Gol G6 demora a dar a partida.

12 posts neste tópico

Pesquisando encontrei um post de 2011, o qual se queixava que, abastecido com gasolina seu gol demorava mais a ligar que quando abastecido só com álcool. Pois bem, exatamente isso acontece comigo hoje, como disparo do preço do álcool, passei a usar gasolina, e reparei nessa situação.

No álcool, e bater a chave e ele pega, agora com gasolina, o motor de arranque gira uma 4 vezes antes de pegar. Vi que seu tópico está trancado no fórum, o que impossibilita de comentar.

Enfim, alguém descobriu o motivo desse problema? Tem alguma dica a passar, meu gol é um G6 2013, com 30 mil km, tudo em dia na manutenção e prevenção, isso ocorria com as velas originais como também agora com as iridium, ou seja não eram as velas, foi o combustível utilizado, se ponho álcool ele pega na hora, com gasolina, fica bem difícil a primeira partida.

Alguém tem ideia porque meu gol não gosta de gasolina, e prefere o álcool?

[]'s

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pesquisando encontrei um post de 2011, o qual se queixava que, abastecido com gasolina seu gol demorava mais a ligar que quando abastecido só com álcool. Pois bem, exatamente isso acontece comigo hoje, como disparo do preço do álcool, passei a usar gasolina, e reparei nessa situação.

No álcool, e bater a chave e ele pega, agora com gasolina, o motor de arranque gira uma 4 vezes antes de pegar. Vi que seu tópico está trancado no fórum, o que impossibilita de comentar.

Enfim, alguém descobriu o motivo desse problema? Tem alguma dica a passar, meu gol é um G6 2013, com 30 mil km, tudo em dia na manutenção e prevenção, isso ocorria com as velas originais como também agora com as iridium, ou seja não eram as velas, foi o combustível utilizado, se ponho álcool ele pega na hora, com gasolina, fica bem difícil a primeira partida.

Alguém tem ideia porque meu gol não gosta de gasolina, e prefere o álcool?

[]'s

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

 

 

Amigo

 

O Problema é mais grave que se pensa, pois isso é por causa de vaaaaarrrriiiiiioooossss motivos...

 

Vou tentar resumir em dois pontos para podemos entender...

  1. O Projeto do motores flex, pois nunca, nunca mesmo a parte mecânica vai conseguir se adaptar a mistura de combustível, a tentativa de melhorar o funcionamento é por vários sensores no sistema... As próprias montadoras assumem que cada uma escolhe que combustível melhor se adapta seu motor, isso é uma realidade, outro fato é inumeras situações que o motor tem se adaptar para queimar as misturas como: Temperatura ambiente, condições de conservação do sistema mecânico e ai vai... Fora que o cidadão pode ser premiado com um carro com um defeitinho, certo? Pois produzindo um carro por minuto tudo é possível... rsrsrs 
  2. Qualidade do combustível, quer seja ele gasolina ou álcool, isso não precisa nem debater.

Beleza, espero ter ajudado o entendimento.

 

Abraço!

Rodrigolm curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conversando com o colega murilomelo autor do post antigo, no caso dele que era idêntico ao meu, o problema segundo ele era: A bomba de combustível. Foi trocada e tudo voltou ao normal estava com problema na vazão. Entretanto o carro dele era mais rodado, como o meu tem relativamente uma baixa quilometragem (25 mil km, quando descoberto que havia um problema), hoje com 39 mil km, colocamos em ultimo na lista de prováveis peças a condenar, e deixa pra verificar, se for o caso, na concessionária na revisão dos 40 mil.

 

Segue aqui meus testes, após trocar o filtro de combustível:

 

- Abasteci só com álcool (Shell/ipiranga/BR) - OK! Tanto no frio quanto no calor, o carro pega de primeira sem qualquer vacilo;

- Abasteci só álcool aditivado (Shell) - OK! Tanto no frio quanto no calor, o carro pega de primeira sem qualquer vacilo; Entretanto parece, eu disse parece que gasta um pouco mais)

- Abasteci só com gasolina comum (Shell, Ipriranga, BR) - Toda primeira partida pela manhã ou após um parada de cerca de 5 horas, é bem difícil de pegar, tem que insistir, e a temperatura parece influenciar nessa dificuldade, pois, quanto mais frio mais pesado parece que é pra virar o motor. (No video a temperatura era de 20cº as 6:20)

 

- Abasteci só com gasolina aditivada (Shell [VpowerNitro], BR [Grid], Ipiranga [aditivada] - Novamente toda primeira partida pela manhã ou após um parada de cerca de 5 horas, é bem difícil de pegar.

 

- Abasteci só com gasolina Podium - Mesma coisa nas primeiras partidas, entretanto não pude analisar a variante tempo, pois na semana que abasteci com podium esta bem quente, uns 30 de media, o que fez essa dificuldade ser minima. Mas em compensação, a diferença na queima é perceptível na resposta do acelerador. Se fosse mais barata colocaria sempre.

 

- Abasteci com 50% gasolina + 50% álcool - O problema é imperceptível nessa proporção, mas basta altera-la favorecendo mais gasolina na mistura, o problema vem surgindo na mesma proporção.

 

Ou seja, meu carro não gosta da p*rra da gasolina!

 

Minha pergunta, se o problema for o mesmo do Murilo, (bomba de combustível) porque seria somente nas primeiras partidas? Nas próximas o problema deixa de existir; Por que não acontece também com o álcool (que era o combustível típico para esse tipo de problema).

 

Abastecido só com álcool, em temperaturas entre 5 cº a 32cº que são as temperaturas experimentadas por aqui, pega na primeira e sem vacilar sempre! Ai eu pergunto, porque a bomba funcionaria perfeitamente nessas condições? 

 

Acho difícil pensar que o meu problema possa ser na bomba de combustível. Estou desconfiando de mal interpretação da central do carro, alguma coisa que esta dificultando ou impedindo de ler o tipo de combustível e sua mistura, para ajustar a queima. Sei lá, acho que nessa próxima semana que farei a revisão dos 40 km, vou pedir pra olharem o sistema de injeção e verem que a mistura mostrada é a correta pra somente gasolina. Ai se persistir o problema vou pra bomba, fazer o que?!

 

Video: 20/03/15 às 06:20 39.900 KM (Gasolina Shell V-Power Nitro)

 

https://youtu.be/3LSRQnpJ8LE

Editado por rakiras

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho esse mesmo problema. 
Eu geralmente ando no Etanol, mas encho o tanque em um cidade próxima aí quando não tenho tempo de ir lá coloco Gasolina pra rodar até ir lá encher. Meu reservatório de partida a frio tá sempre cheio com gasolina aditivada porque na maior parte rodo no Etanol.
Sempre que coloco gasolina fico uns 10 minutos tentando ligar, isso quando o carro tá frio, quando tá quente liga normal, mas depois de rodar com o carro por um tempo considerável (30min) ele não apresenta mais isso de não pegar.
Fiquei meio encucado porque um carro novo já dando problema é sacanagem, fui pesquisar sobre e vi que o motivo é praticamente esse que o Hildegardo falou dos sensores.

 

Isso explica direito:

 

"Os motores hoje são controlados pela injeção eletrônica que através de sensores, atuadores e de uma central de processamento monitora e comanda todo o seu funcionamento. Acontece que para essa central trabalhar ela possui parâmetros pre – determinados, o que nós mecânicos chamamos de mapas de injeção, e no caso existem mapa para gasolina e para o álcool.

 
A medida que o motor funciona com determinado combustível a central de comando se utiliza os mapas de injeção para esse combustível, ou seja, ela já sabe quanto tempo será o pulso dos bicos injetores, por exemplo. Então, quando é colocado outro combustível no tanque do veículo a central não sabe qual o combustível no tanque, e continua a trabalhar como se fosse o combustível anterior. Desde que o veículo passe a funcionar por tempo suficiente para que a sonda lambda volte a sua temperatura de trabalho e passe a informar qual o combustível está no tanque.
 
Caso o veículo pare pouco tempo depois de abastecido, é muito comum escutar relatos de perca de desempenho e ou até mesmo do não funcionamento do mesmo. Quando o carro é ligado depois de muito tempo parado, a injeção passa a trabalhar em fase fria, para aquecer o motor mais rapidamente. Ela aumenta a quantidade de combustível em relação a quantidade de ar (mistura ar/combustível.), só que essa relação é diferente para a gasolina e para o álcool, aí começam os problemas.
 
Para resolver o falhamento é muito simples, com um scanner automotivo o seu mecânico pode fazer a adaptação para o combustível utilizado. Caso o motor não esteja funcionando o processo é mesmo, mas você pode funciona – lo na força, com o velho empurrão. Mas ou outro método é mais simples, abra o capô, localize  o corpo de borboleta e desligue seu plug, então abra a borboleta e peça para alguém  funcionar o motor acelerando, quando o motor pegar conecte o plug novamente.
 
Então sempre que possível rode com o veículo por trinta minutos depois que for colocado um combustível diferente (se tinha gasolina, foi colocado álcool, por exemplo, ou vice e versa.), pois assim você dará tempo para que  a central reconheça esse combustível e se adapte a ele, ou seja, passa a utilizar o mapa de injeção do combustível abastecido."
Editado por Gabriel93
clovis_cam, LFelipe e kaallrose curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Tenho esse mesmo problema. 

Eu geralmente ando no Etanol, mas encho o tanque em um cidade próxima aí quando não tenho tempo de ir lá coloco Gasolina pra rodar até ir lá encher. Meu reservatório de partida a frio tá sempre cheio com gasolina aditivada porque na maior parte rodo no Etanol.

Sempre que coloco gasolina fico uns 10 minutos tentando ligar, isso quando o carro tá frio, quando tá quente liga normal, mas depois de rodar com o carro por um tempo considerável (30min) ele não apresenta mais isso de não pegar.

Fiquei meio encucado porque um carro novo já dando problema é sacanagem, fui pesquisar sobre e vi que o motivo é praticamente esse que o Hildegardo falou dos sensores.

 

Isso explica direito:

 

"Os motores hoje são controlados pela injeção eletrônica que através de sensores, atuadores e de uma central de processamento monitora e comanda todo o seu funcionamento. Acontece que para essa central trabalhar ela possui parâmetros pre – determinados, o que nós mecânicos chamamos de mapas de injeção, e no caso existem mapa para gasolina e para o álcool.

 
A medida que o motor funciona com determinado combustível a central de comando se utiliza os mapas de injeção para esse combustível, ou seja, ela já sabe quanto tempo será o pulso dos bicos injetores, por exemplo. Então, quando é colocado outro combustível no tanque do veículo a central não sabe qual o combustível no tanque, e continua a trabalhar como se fosse o combustível anterior. Desde que o veículo passe a funcionar por tempo suficiente para que a sonda lambda volte a sua temperatura de trabalho e passe a informar qual o combustível está no tanque.
 
Caso o veículo pare pouco tempo depois de abastecido, é muito comum escutar relatos de perca de desempenho e ou até mesmo do não funcionamento do mesmo. Quando o carro é ligado depois de muito tempo parado, a injeção passa a trabalhar em fase fria, para aquecer o motor mais rapidamente. Ela aumenta a quantidade de combustível em relação a quantidade de ar (mistura ar/combustível.), só que essa relação é diferente para a gasolina e para o álcool, aí começam os problemas.
 
Para resolver o falhamento é muito simples, com um scanner automotivo o seu mecânico pode fazer a adaptação para o combustível utilizado. Caso o motor não esteja funcionando o processo é mesmo, mas você pode funciona – lo na força, com o velho empurrão. Mas ou outro método é mais simples, abra o capô, localize  o corpo de borboleta e desligue seu plug, então abra a borboleta e peça para alguém  funcionar o motor acelerando, quando o motor pegar conecte o plug novamente.
 
Então sempre que possível rode com o veículo por trinta minutos depois que for colocado um combustível diferente (se tinha gasolina, foi colocado álcool, por exemplo, ou vice e versa.), pois assim você dará tempo para que  a central reconheça esse combustível e se adapte a ele, ou seja, passa a utilizar o mapa de injeção do combustível abastecido."

 

 

Falou tudo! É exatamente isso.

Eu rodo no etanol já tem uns bons meses e é outra coisa. Limpei os bicos em 05/2014 estavam bem sujos. A partir daí meti só etanol (coloquei gasolina quando viajei, umas 4x só) e quando mandei verificar os bicos ontem, estavam limpos e equalizados.

Combustível limpo, carro fica mais esperto, polui menos e etc.

clovis_cam curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para ilustrar, agora abastecido com álcool, e sem gasolina no reservatório. Temperatura cerca de 19 C

https://vimeo.com/123608383

Como dizem por ai, pega igual gonorréia... Encostou pegou! Hehehe

Sent from my iPhone using Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tive um problema com meu carro recentemente, colocava so gasolina aditivada, dei uma acelerada no carro e ele começou a falhar 1 cilindro e acendeu luz de injeção, coloquei alcool e o carro agora é outro, sem nenhuma falha, luz de injeção apagada, tudo certinho...

Fiz uma media de consumo e deu 8km/l no alcool

 

g5 power 1.6 2011/11

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou ter mesmo que investigar a bomba como o amigo murilo sugeriu, achei esse video que descreve o problema pelo ponto de vista mecânico. Volte um pouco o video para ver os testes.

 

https://youtu.be/Zn4wo4dRNU4?t=13m28s

 

cara deu uma olhada naqueles componentes que te falei?

 

Caso tenha trocado, faça um teste de vazão e depois um de estanqueidade. são testes fáceis de fazer. no meu caso, no primeiro teste já foi detectado o problema.

rakiras curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara deu uma olhada naqueles componentes que te falei?

 

Caso tenha trocado, faça um teste de vazão e depois um de estanqueidade. são testes fáceis de fazer. no meu caso, no primeiro teste já foi detectado o problema.

 

 

Murilo, realmente só falta investigar a bomba, sabe me dizer quanto custou a bomba nova que você colocou? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Murilo, realmente só falta investigar a bomba, sabe me dizer quanto custou a bomba nova que você colocou? 

 

Se não estiver enganado foi R$200,00 uma bomba bosch nova

rakiras curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pesquisando encontrei um post de 2011, o qual se queixava que, abastecido com gasolina seu gol demorava mais a ligar que quando abastecido só com álcool. Pois bem, exatamente isso acontece comigo hoje, como disparo do preço do álcool, passei a usar gasolina, e reparei nessa situação.

No álcool, e bater a chave e ele pega, agora com gasolina, o motor de arranque gira uma 4 vezes antes de pegar. Vi que seu tópico está trancado no fórum, o que impossibilita de comentar.

Enfim, alguém descobriu o motivo desse problema? Tem alguma dica a passar, meu gol é um G6 2013, com 30 mil km, tudo em dia na manutenção e prevenção, isso ocorria com as velas originais como também agora com as iridium, ou seja não eram as velas, foi o combustível utilizado, se ponho álcool ele pega na hora, com gasolina, fica bem difícil a primeira partida.

Alguém tem ideia porque meu gol não gosta de gasolina, e prefere o álcool?

[]'s

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Amigo caso ajude como parâmetro meu G5 tem bem mais facilidade na partida com GASOLINA, como se diz pega no estalo. Isso é normal como sabemos a temperatura de vaporização/ignição da gasolina é bem menor.

Na partida com etanol e motor frio sem o uso do reservatório de gasolina (nunca usei isso) é bem mais pesada. mesmo quente a partida é mais pesada que na gasolina.

LEMBRO que sê você tem gasolina no reservatório no motor seu carro dá partida na GASOLINA mesmo com o uso do ETANOL.

Somente carros com sistema de injeção com pré-aquecimento conseguem alguma melhora na partida a frio.

Sobre a bomba de combustível isso não parece logico, já que o etanol exige maior vazão do sistema de injeção. Você já verificou as 2 sondas do Gol?

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora