rakiras

Abastecido somente com gasolina meu Gol G6 demora a dar a partida.

12 posts neste tópico

Pesquisando encontrei um post de 2011, o qual se queixava que, abastecido com gasolina seu gol demorava mais a ligar que quando abastecido só com álcool. Pois bem, exatamente isso acontece comigo hoje, como disparo do preço do álcool, passei a usar gasolina, e reparei nessa situação.

No álcool, e bater a chave e ele pega, agora com gasolina, o motor de arranque gira uma 4 vezes antes de pegar. Vi que seu tópico está trancado no fórum, o que impossibilita de comentar.

Enfim, alguém descobriu o motivo desse problema? Tem alguma dica a passar, meu gol é um G6 2013, com 30 mil km, tudo em dia na manutenção e prevenção, isso ocorria com as velas originais como também agora com as iridium, ou seja não eram as velas, foi o combustível utilizado, se ponho álcool ele pega na hora, com gasolina, fica bem difícil a primeira partida.

Alguém tem ideia porque meu gol não gosta de gasolina, e prefere o álcool?

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Pesquisando encontrei um post de 2011, o qual se queixava que, abastecido com gasolina seu gol demorava mais a ligar que quando abastecido só com álcool. Pois bem, exatamente isso acontece comigo hoje, como disparo do preço do álcool, passei a usar gasolina, e reparei nessa situação.

No álcool, e bater a chave e ele pega, agora com gasolina, o motor de arranque gira uma 4 vezes antes de pegar. Vi que seu tópico está trancado no fórum, o que impossibilita de comentar.

Enfim, alguém descobriu o motivo desse problema? Tem alguma dica a passar, meu gol é um G6 2013, com 30 mil km, tudo em dia na manutenção e prevenção, isso ocorria com as velas originais como também agora com as iridium, ou seja não eram as velas, foi o combustível utilizado, se ponho álcool ele pega na hora, com gasolina, fica bem difícil a primeira partida.

Alguém tem ideia porque meu gol não gosta de gasolina, e prefere o álcool?

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Amigo

 

O Problema é mais grave que se pensa, pois isso é por causa de vaaaaarrrriiiiiioooossss motivos...

 

Vou tentar resumir em dois pontos para podemos entender...

  1. O Projeto do motores flex, pois nunca, nunca mesmo a parte mecânica vai conseguir se adaptar a mistura de combustível, a tentativa de melhorar o funcionamento é por vários sensores no sistema... As próprias montadoras assumem que cada uma escolhe que combustível melhor se adapta seu motor, isso é uma realidade, outro fato é inumeras situações que o motor tem se adaptar para queimar as misturas como: Temperatura ambiente, condições de conservação do sistema mecânico e ai vai... Fora que o cidadão pode ser premiado com um carro com um defeitinho, certo? Pois produzindo um carro por minuto tudo é possível... rsrsrs 
  2. Qualidade do combustível, quer seja ele gasolina ou álcool, isso não precisa nem debater.

Beleza, espero ter ajudado o entendimento.

 

Abraço!

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Conversando com o colega murilomelo autor do post antigo, no caso dele que era idêntico ao meu, o problema segundo ele era: A bomba de combustível. Foi trocada e tudo voltou ao normal estava com problema na vazão. Entretanto o carro dele era mais rodado, como o meu tem relativamente uma baixa quilometragem (25 mil km, quando descoberto que havia um problema), hoje com 39 mil km, colocamos em ultimo na lista de prováveis peças a condenar, e deixa pra verificar, se for o caso, na concessionária na revisão dos 40 mil.

 

Segue aqui meus testes, após trocar o filtro de combustível:

 

- Abasteci só com álcool (Shell/ipiranga/BR) - OK! Tanto no frio quanto no calor, o carro pega de primeira sem qualquer vacilo;

- Abasteci só álcool aditivado (Shell) - OK! Tanto no frio quanto no calor, o carro pega de primeira sem qualquer vacilo; Entretanto parece, eu disse parece que gasta um pouco mais)

- Abasteci só com gasolina comum (Shell, Ipriranga, BR) - Toda primeira partida pela manhã ou após um parada de cerca de 5 horas, é bem difícil de pegar, tem que insistir, e a temperatura parece influenciar nessa dificuldade, pois, quanto mais frio mais pesado parece que é pra virar o motor. (No video a temperatura era de 20cº as 6:20)

 

- Abasteci só com gasolina aditivada (Shell [VpowerNitro], BR [Grid], Ipiranga [aditivada] - Novamente toda primeira partida pela manhã ou após um parada de cerca de 5 horas, é bem difícil de pegar.

 

- Abasteci só com gasolina Podium - Mesma coisa nas primeiras partidas, entretanto não pude analisar a variante tempo, pois na semana que abasteci com podium esta bem quente, uns 30 de media, o que fez essa dificuldade ser minima. Mas em compensação, a diferença na queima é perceptível na resposta do acelerador. Se fosse mais barata colocaria sempre.

 

- Abasteci com 50% gasolina + 50% álcool - O problema é imperceptível nessa proporção, mas basta altera-la favorecendo mais gasolina na mistura, o problema vem surgindo na mesma proporção.

 

Ou seja, meu carro não gosta da p*rra da gasolina!

 

Minha pergunta, se o problema for o mesmo do Murilo, (bomba de combustível) porque seria somente nas primeiras partidas? Nas próximas o problema deixa de existir; Por que não acontece também com o álcool (que era o combustível típico para esse tipo de problema).

 

Abastecido só com álcool, em temperaturas entre 5 cº a 32cº que são as temperaturas experimentadas por aqui, pega na primeira e sem vacilar sempre! Ai eu pergunto, porque a bomba funcionaria perfeitamente nessas condições? 

 

Acho difícil pensar que o meu problema possa ser na bomba de combustível. Estou desconfiando de mal interpretação da central do carro, alguma coisa que esta dificultando ou impedindo de ler o tipo de combustível e sua mistura, para ajustar a queima. Sei lá, acho que nessa próxima semana que farei a revisão dos 40 km, vou pedir pra olharem o sistema de injeção e verem que a mistura mostrada é a correta pra somente gasolina. Ai se persistir o problema vou pra bomba, fazer o que?!

 

Video: 20/03/15 às 06:20 39.900 KM (Gasolina Shell V-Power Nitro)

 

https://youtu.be/3LSRQnpJ8LE

Editado por rakiras

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Tenho esse mesmo problema. 
Eu geralmente ando no Etanol, mas encho o tanque em um cidade próxima aí quando não tenho tempo de ir lá coloco Gasolina pra rodar até ir lá encher. Meu reservatório de partida a frio tá sempre cheio com gasolina aditivada porque na maior parte rodo no Etanol.
Sempre que coloco gasolina fico uns 10 minutos tentando ligar, isso quando o carro tá frio, quando tá quente liga normal, mas depois de rodar com o carro por um tempo considerável (30min) ele não apresenta mais isso de não pegar.
Fiquei meio encucado porque um carro novo já dando problema é sacanagem, fui pesquisar sobre e vi que o motivo é praticamente esse que o Hildegardo falou dos sensores.

 

Isso explica direito:

 

"Os motores hoje são controlados pela injeção eletrônica que através de sensores, atuadores e de uma central de processamento monitora e comanda todo o seu funcionamento. Acontece que para essa central trabalhar ela possui parâmetros pre – determinados, o que nós mecânicos chamamos de mapas de injeção, e no caso existem mapa para gasolina e para o álcool.

 
A medida que o motor funciona com determinado combustível a central de comando se utiliza os mapas de injeção para esse combustível, ou seja, ela já sabe quanto tempo será o pulso dos bicos injetores, por exemplo. Então, quando é colocado outro combustível no tanque do veículo a central não sabe qual o combustível no tanque, e continua a trabalhar como se fosse o combustível anterior. Desde que o veículo passe a funcionar por tempo suficiente para que a sonda lambda volte a sua temperatura de trabalho e passe a informar qual o combustível está no tanque.
 
Caso o veículo pare pouco tempo depois de abastecido, é muito comum escutar relatos de perca de desempenho e ou até mesmo do não funcionamento do mesmo. Quando o carro é ligado depois de muito tempo parado, a injeção passa a trabalhar em fase fria, para aquecer o motor mais rapidamente. Ela aumenta a quantidade de combustível em relação a quantidade de ar (mistura ar/combustível.), só que essa relação é diferente para a gasolina e para o álcool, aí começam os problemas.
 
Para resolver o falhamento é muito simples, com um scanner automotivo o seu mecânico pode fazer a adaptação para o combustível utilizado. Caso o motor não esteja funcionando o processo é mesmo, mas você pode funciona – lo na força, com o velho empurrão. Mas ou outro método é mais simples, abra o capô, localize  o corpo de borboleta e desligue seu plug, então abra a borboleta e peça para alguém  funcionar o motor acelerando, quando o motor pegar conecte o plug novamente.
 
Então sempre que possível rode com o veículo por trinta minutos depois que for colocado um combustível diferente (se tinha gasolina, foi colocado álcool, por exemplo, ou vice e versa.), pois assim você dará tempo para que  a central reconheça esse combustível e se adapte a ele, ou seja, passa a utilizar o mapa de injeção do combustível abastecido."
Editado por Gabriel93
kaallrose, LFelipe e clovis_cam curtiram isso

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Tenho esse mesmo problema. 

Eu geralmente ando no Etanol, mas encho o tanque em um cidade próxima aí quando não tenho tempo de ir lá coloco Gasolina pra rodar até ir lá encher. Meu reservatório de partida a frio tá sempre cheio com gasolina aditivada porque na maior parte rodo no Etanol.

Sempre que coloco gasolina fico uns 10 minutos tentando ligar, isso quando o carro tá frio, quando tá quente liga normal, mas depois de rodar com o carro por um tempo considerável (30min) ele não apresenta mais isso de não pegar.

Fiquei meio encucado porque um carro novo já dando problema é sacanagem, fui pesquisar sobre e vi que o motivo é praticamente esse que o Hildegardo falou dos sensores.

 

Isso explica direito:

 

"Os motores hoje são controlados pela injeção eletrônica que através de sensores, atuadores e de uma central de processamento monitora e comanda todo o seu funcionamento. Acontece que para essa central trabalhar ela possui parâmetros pre – determinados, o que nós mecânicos chamamos de mapas de injeção, e no caso existem mapa para gasolina e para o álcool.

 
A medida que o motor funciona com determinado combustível a central de comando se utiliza os mapas de injeção para esse combustível, ou seja, ela já sabe quanto tempo será o pulso dos bicos injetores, por exemplo. Então, quando é colocado outro combustível no tanque do veículo a central não sabe qual o combustível no tanque, e continua a trabalhar como se fosse o combustível anterior. Desde que o veículo passe a funcionar por tempo suficiente para que a sonda lambda volte a sua temperatura de trabalho e passe a informar qual o combustível está no tanque.
 
Caso o veículo pare pouco tempo depois de abastecido, é muito comum escutar relatos de perca de desempenho e ou até mesmo do não funcionamento do mesmo. Quando o carro é ligado depois de muito tempo parado, a injeção passa a trabalhar em fase fria, para aquecer o motor mais rapidamente. Ela aumenta a quantidade de combustível em relação a quantidade de ar (mistura ar/combustível.), só que essa relação é diferente para a gasolina e para o álcool, aí começam os problemas.
 
Para resolver o falhamento é muito simples, com um scanner automotivo o seu mecânico pode fazer a adaptação para o combustível utilizado. Caso o motor não esteja funcionando o processo é mesmo, mas você pode funciona – lo na força, com o velho empurrão. Mas ou outro método é mais simples, abra o capô, localize  o corpo de borboleta e desligue seu plug, então abra a borboleta e peça para alguém  funcionar o motor acelerando, quando o motor pegar conecte o plug novamente.
 
Então sempre que possível rode com o veículo por trinta minutos depois que for colocado um combustível diferente (se tinha gasolina, foi colocado álcool, por exemplo, ou vice e versa.), pois assim você dará tempo para que  a central reconheça esse combustível e se adapte a ele, ou seja, passa a utilizar o mapa de injeção do combustível abastecido."

 

 

Falou tudo! É exatamente isso.

Eu rodo no etanol já tem uns bons meses e é outra coisa. Limpei os bicos em 05/2014 estavam bem sujos. A partir daí meti só etanol (coloquei gasolina quando viajei, umas 4x só) e quando mandei verificar os bicos ontem, estavam limpos e equalizados.

Combustível limpo, carro fica mais esperto, polui menos e etc.

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Para ilustrar, agora abastecido com álcool, e sem gasolina no reservatório. Temperatura cerca de 19 C

https://vimeo.com/123608383

Como dizem por ai, pega igual gonorréia... Encostou pegou! Hehehe

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tive um problema com meu carro recentemente, colocava so gasolina aditivada, dei uma acelerada no carro e ele começou a falhar 1 cilindro e acendeu luz de injeção, coloquei alcool e o carro agora é outro, sem nenhuma falha, luz de injeção apagada, tudo certinho...

Fiz uma media de consumo e deu 8km/l no alcool

 

g5 power 1.6 2011/11

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Vou ter mesmo que investigar a bomba como o amigo murilo sugeriu, achei esse video que descreve o problema pelo ponto de vista mecânico. Volte um pouco o video para ver os testes.

 

https://youtu.be/Zn4wo4dRNU4?t=13m28s

 

cara deu uma olhada naqueles componentes que te falei?

 

Caso tenha trocado, faça um teste de vazão e depois um de estanqueidade. são testes fáceis de fazer. no meu caso, no primeiro teste já foi detectado o problema.

rakiras curtiu isso

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cara deu uma olhada naqueles componentes que te falei?

 

Caso tenha trocado, faça um teste de vazão e depois um de estanqueidade. são testes fáceis de fazer. no meu caso, no primeiro teste já foi detectado o problema.

 

 

Murilo, realmente só falta investigar a bomba, sabe me dizer quanto custou a bomba nova que você colocou? 

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Murilo, realmente só falta investigar a bomba, sabe me dizer quanto custou a bomba nova que você colocou? 

 

Se não estiver enganado foi R$200,00 uma bomba bosch nova

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Pesquisando encontrei um post de 2011, o qual se queixava que, abastecido com gasolina seu gol demorava mais a ligar que quando abastecido só com álcool. Pois bem, exatamente isso acontece comigo hoje, como disparo do preço do álcool, passei a usar gasolina, e reparei nessa situação.

No álcool, e bater a chave e ele pega, agora com gasolina, o motor de arranque gira uma 4 vezes antes de pegar. Vi que seu tópico está trancado no fórum, o que impossibilita de comentar.

Enfim, alguém descobriu o motivo desse problema? Tem alguma dica a passar, meu gol é um G6 2013, com 30 mil km, tudo em dia na manutenção e prevenção, isso ocorria com as velas originais como também agora com as iridium, ou seja não eram as velas, foi o combustível utilizado, se ponho álcool ele pega na hora, com gasolina, fica bem difícil a primeira partida.

Alguém tem ideia porque meu gol não gosta de gasolina, e prefere o álcool?

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Amigo caso ajude como parâmetro meu G5 tem bem mais facilidade na partida com GASOLINA, como se diz pega no estalo. Isso é normal como sabemos a temperatura de vaporização/ignição da gasolina é bem menor.

Na partida com etanol e motor frio sem o uso do reservatório de gasolina (nunca usei isso) é bem mais pesada. mesmo quente a partida é mais pesada que na gasolina.

LEMBRO que sê você tem gasolina no reservatório no motor seu carro dá partida na GASOLINA mesmo com o uso do ETANOL.

Somente carros com sistema de injeção com pré-aquecimento conseguem alguma melhora na partida a frio.

Sobre a bomba de combustível isso não parece logico, já que o etanol exige maior vazão do sistema de injeção. Você já verificou as 2 sondas do Gol?

Editado por Rodrigolm

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