Cristian P

Esquema ligação botão neblina original Gol G6/Dicas

11 posts neste tópico

Galera, boa noite. 

Venho contar um pouco da experiência que tive instalando os milhas no meu gol G6 hoje e aproveito para deixar o esquema de ligação do botão original da VW. E algumas dicas também.

 

Primeiramente comprei um kit baratinho no ml desses de 80 reais, no impulso. Devolvi pois as molduras davam muita diferença de cor e textura e o botão, que também "imitava" o original, a cor tb era diferente, não encaixava direito, enfim...

 

Depois comprei um kit original no ml <<http://www.nxp.com/documents/data_sheet/HEF4093B.pdf>. É um flip-flop JK e um Schmitt Trigger. O flip-flop JK faz + ou - o papel do relé eletrônico e o Schmitt Trigger tira os ruídos do sinal (onda) de entrada vindo do botão, visto que o botão é pulsante e mecânico, pode atrapalhar o funcionamento do flip-flop com ondas "rasgadas". Resumindo, o módulo substitui aqueles relés eletrônicos (que também podem ser usados aqui) que seguram a chave fechada com um pulso apenas do botão, pois o botão original é do tipo pulsante e não tem circuito interno algum dentro dele, por isso o uso do módulo (do G6). O módulo poderia ser substituido sem problemas por esse relé, mas acho que o módulo é eletrônica mais nova, apesar de imperceptível, é muito mais rápido pra acionar/desacionar um circuito (no caso os milhas). Obs. o módulo não aciona diretamente os milhas, ele aciona apenas o relé que por sua vez aciona os milhas.

 

As molduras não são fáceis de tirar, mas se erguer o carro um pouco no macaco e enfiar a mão ali por baixo, você consegue acesso sem desmontar nada, nada de parachoque, nada. Tem que ir localizando as presilhas da grade no tato, entortar pro lado que destrava a travinha e ir empurrando de dentro pra fora. Haja força nessa por**!!! ahuahua 

 

Os fios do milha passei ali pela borracha perto do motor do limpador de parabrisa com uma guia dessas de passar fio em conduíte.

 

Detalhe, não retirei o rádio, apenas soltei os botões dos vidros traseiros, passei a guia ali onde desce os fios dos botões e ela já cai lá no pé do motorista perto da caixa de fusível. **

 

Troquei a fiação principal por fios de bitola maior, diminuí o valor do fusível (veio um de 30A :P), muito superdimensionado, 15A no máximo, 20A já basta, na minha opinião.

 

Agora o que estava me deixando cabreiro:

O chicote genérico liga o led vermelho do botão (pino 3) direto nos 12v, então ele fica sem o dimmer do painel e dos outros botões. Mas dá pra contornar. Você corta o fio do chicote que sai do pino 3 do botão e vai pro relé (corta perto do relé e puxa de volta o fio de dentro do chicote) e "jumpêia" direto no cinza (ou cinza/amarelo) de qqr um dos botões do lado: de vidro traseiro esq/dir, abertura porta-malas etc. Seu dimmer do botão no led vermelho agora vai funcionar igual os outros botões e o painel. Se seu painel não tiver botão, procure ali por perto do rádio um fio cinza e meça com o multímetro (ele vai ser o positivo, o negativo do multimetro grude em algum terra, do acendedor de cigarro algo assim). O dimmer no mais fraco dá 5V e no mais forte, 12V.

 

A ligação do chicote, depois de trocado os fios por maiores, é simples. São três fios: terra, positivo dos milhas (que sai do fusível, geralmente vermelho) e energização do circuito/relé (aqui era amarelo). Esse último eu liguei ANTES do fusível do farol de cidade (dos pingos t10), a primeira girada no botão de farol. OU seja, desliguei os faróis, corta os milhas. Não vai sobrecarregar os fios deste farol pois ali você está alimentando somente o solenóide do relé e o módulo, a corrente é bem baixa. 

 

Bom, espero ter ajudado alguém que, assim como eu, tinha dúvidas na instalação e ligação deste botão.

Flw!

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wlaurs e vinicius_hozara curtiram isso

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Galera, boa noite. 
Venho contar um pouco da experiência que tive instalando os milhas no meu gol G6 hoje e aproveito para deixar o esquema de ligação do botão original da VW. E algumas dicas também.
 
Primeiramente comprei um kit baratinho no ml desses de 80 reais, no impulso. Devolvi pois as molduras davam muita diferença de cor e textura e o botão, que também "imitava" o original, a cor tb era diferente, não encaixava direito, enfim...
 
Depois comprei um kit original no ml <<http://www.nxp.com/documents/data_sheet/HEF4093B.pdf>. É um flip-flop JK e um Schmitt Trigger. O flip-flop JK faz + ou - o papel do relé eletrônico e o Schmitt Trigger tira os ruídos do sinal (onda) de entrada vindo do botão, visto que o botão é pulsante e mecânico, pode atrapalhar o funcionamento do flip-flop com ondas "rasgadas". Resumindo, o módulo substitui aqueles relés eletrônicos (que também podem ser usados aqui) que seguram a chave fechada com um pulso apenas do botão, pois o botão original é do tipo pulsante e não tem circuito interno algum dentro dele, por isso o uso do módulo (do G6). O módulo poderia ser substituido sem problemas por esse relé, mas acho que o módulo é eletrônica mais nova, apesar de imperceptível, é muito mais rápido pra acionar/desacionar um circuito (no caso os milhas). Obs. o módulo não aciona diretamente os milhas, ele aciona apenas o relé que por sua vez aciona os milhas.
 
As molduras não são fáceis de tirar, mas se erguer o carro um pouco no macaco e enfiar a mão ali por baixo, você consegue acesso sem desmontar nada, nada de parachoque, nada. Tem que ir localizando as presilhas da grade no tato, entortar pro lado que destrava a travinha e ir empurrando de dentro pra fora. Haja força nessa por**!!! ahuahua 
 
Os fios do milha passei ali pela borracha perto do motor do limpador de parabrisa com uma guia dessas de passar fio em conduíte.
 
Detalhe, não retirei o rádio, apenas soltei os botões dos vidros traseiros, passei a guia ali onde desce os fios dos botões e ela já cai lá no pé do motorista perto da caixa de fusível. **
 
Troquei a fiação principal por fios de bitola maior, diminuí o valor do fusível (veio um de 30A :P), muito superdimensionado, 15A no máximo, 20A já basta, na minha opinião.
 
Agora o que estava me deixando cabreiro:
O chicote genérico liga o led vermelho do botão (pino 3) direto nos 12v, então ele fica sem o dimmer do painel e dos outros botões. Mas dá pra contornar. Você corta o fio do chicote que sai do pino 3 do botão e vai pro relé (corta perto do relé e puxa de volta o fio de dentro do chicote) e "jumpêia" direto no cinza (ou cinza/amarelo) de qqr um dos botões do lado: de vidro traseiro esq/dir, abertura porta-malas etc. Seu dimmer do botão no led vermelho agora vai funcionar igual os outros botões e o painel. Se seu painel não tiver botão, procure ali por perto do rádio um fio cinza e meça com o multímetro (ele vai ser o positivo, o negativo do multimetro grude em algum terra, do acendedor de cigarro algo assim). O dimmer no mais fraco dá 5V e no mais forte, 12V.
 
A ligação do chicote, depois de trocado os fios por maiores, é simples. São três fios: terra, positivo dos milhas (que sai do fusível, geralmente vermelho) e energização do circuito/relé (aqui era amarelo). Esse último eu liguei ANTES do fusível do farol de cidade (dos pingos t10), a primeira girada no botão de farol. OU seja, desliguei os faróis, corta os milhas. Não vai sobrecarregar os fios deste farol pois ali você está alimentando somente o solenóide do relé e o módulo, a corrente é bem baixa. 
 
Bom, espero ter ajudado alguém que, assim como eu, tinha dúvidas na instalação e ligação deste botão.
Flw!

 

E ai cara blz?

 

Talvez vc possa me ajudar.....to querendo comprar o kit,mas não entendo nada,tanto que vou mandar instalar,mas qual desses kits é melhor?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699081623-kit-farol-neblina-milha-gol-g6-voyage-g6-orig-volks-hella-_JM#questionText

 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697438428-kit-farol-milha-gol-voyage-g6-2013-2014-original-hella-novo-_JM

 

 

Vi que no primeiro anúncio diz o tal do rele eletronico,o que isso quer dizer? Faz alguma diferença pra melhor?

 

Já to a semana inteira enrolando pra comprar mas não consigo chegar numa conclusão hahaahahahah

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E ai cara blz?

 

Talvez vc possa me ajudar.....to querendo comprar o kit,mas não entendo nada,tanto que vou mandar instalar,mas qual desses kits é melhor?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699081623-kit-farol-neblina-milha-gol-g6-voyage-g6-orig-volks-hella-_JM#questionText

 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697438428-kit-farol-milha-gol-voyage-g6-2013-2014-original-hella-novo-_JM

 

 

Vi que no primeiro anúncio diz o tal do rele eletronico,o que isso quer dizer? Faz alguma diferença pra melhor?

 

Já to a semana inteira enrolando pra comprar mas não consigo chegar numa conclusão hahaahahahah

 

 

Fala André, beleza?

 

Cara, eu ficaria com o primeiro link, da loja MKM pois parece ser tudo original mesmo, inclusive a grade. A grade quando não é da Volks dá uma diferença de textura muito notável (que vem nestes kits mais baratos). Essa outra loja, Connect parts, assim como outras lojas oficiais do ML são enrolados demais (minha opinião rs). A impressão que dá é que eles colocam um robô para responder as questões no ML rs, são sempre as mesmas respostas e nunca respondem o que você realmente pergunta kkkkkk.

 

Quanto ao relé eletrônico ou módulo vai dar meio que na mesma, os dois tem o mesmo papel que é de manter o milha aceso com um pulso do botão desligá-lo com outro pulso. Talvez o relé eletrônico seja mais vantajoso pois acredito que ele vai "memorizar" o estado do milha, tipo, desligou os faróis com o milha ligado, ao religar os faróis o milha continuará ligado. Já com o módulo, meu caso, isso não acontece pois é um circuito eletrônico volátil (que depende de energia para memorizar o estado), tenho que religar os milhas todas vez que desligo os faróis. Mas é detalhe. 

 

Ah, se preferir, diga para o instalador seguir a instalação do LED vermelho do botão de acordo com o que tentei explicar ali em cima. Se ficar como vem no chicote o LED vermelho vai ficar aceso sempre na máxima intensidade e não vai acompanhar o aumento/diminuição de brilho dos outros botões quando você altera a intensidade de luminosidade do painel.

 

Qualquer coisa da um grito aí. 

Abraço!

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Fala André, beleza?

 

Cara, eu ficaria com o primeiro link, da loja MKM pois parece ser tudo original mesmo, inclusive a grade. A grade quando não é da Volks dá uma diferença de textura muito notável (que vem nestes kits mais baratos). Essa outra loja, Connect parts, assim como outras lojas oficiais do ML são enrolados demais (minha opinião rs). A impressão que dá é que eles colocam um robô para responder as questões no ML rs, são sempre as mesmas respostas e nunca respondem o que você realmente pergunta kkkkkk.

 

Quanto ao relé eletrônico ou módulo vai dar meio que na mesma, os dois tem o mesmo papel que é de manter o milha aceso com um pulso do botão desligá-lo com outro pulso. Talvez o relé eletrônico seja mais vantajoso pois acredito que ele vai "memorizar" o estado do milha, tipo, desligou os faróis com o milha ligado, ao religar os faróis o milha continuará ligado. Já com o módulo, meu caso, isso não acontece pois é um circuito eletrônico volátil (que depende de energia para memorizar o estado), tenho que religar os milhas todas vez que desligo os faróis. Mas é detalhe. 

 

Ah, se preferir, diga para o instalador seguir a instalação do LED vermelho do botão de acordo com o que tentei explicar ali em cima. Se ficar como vem no chicote o LED vermelho vai ficar aceso sempre na máxima intensidade e não vai acompanhar o aumento/diminuição de brilho dos outros botões quando você altera a intensidade de luminosidade do painel.

 

Qualquer coisa da um grito aí. 

Abraço!

Cara..muito obrigado!!!! Perguntei pra outro colega aqui e ele tb recomendou esse.... o que pra mim foi ótimo pq a loja fica a 20 minutos do meu trabalho e o vendedor ainda levou pra mim hehe...pena que de qualquer forma vou ter que esperar até semana que vem,não deu tempo de chegar as molduras com grade cromada originais que comprei,mas blz...

Sobre a connect..CONCORDO....já comprei um kit milha pro meu antigo g5 la...nunca tive problema,única coisa foi o anúncio e vendedor falando que o botão era original e no fim não era.....Nesse kit do g6 insisti umas 6 vezes na pergunta sobre a cor botão quando acionado e eles tiveram a cara de pau de responder da forma robotizada em todas as respostas.....

Bom,isso aí,agora esperar chegar o kit com as 2 partes cromadas e instalar,obrigado mesmo,toda essa informação vai ser muito útil!!

 

Abs

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Eu já não sei mais o que fazer, o comprei o kit da alternative inports, veio completinho, com a central, botão, relé, chicote, muito bom mesmo, usei por 20 dias com uma lampada super branca, e resolvi colocar xenon neste sábado, foi ai que começaram os meus problemas, eu não sei o que fazer, os xenon ligam e desligam perfeitamente se ligados na bateria, mas quando ligo no chicote do carro, ele não desligam mais, tenho que pressionar a chave liga e desliga umas 40 vezes para talves conseguir desligar, das outras tentativas ele só da uma piscada e continua a aceso, eu pensei em arrancar a central, mas depois do que li aqui, o botão dele não serve pra nada, só com a central .......... o que deverei fazer é comprar um do g5, esse eu tinha e liguei no botão direto no relé;

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Em ‎23‎/‎08‎/‎2015 at 00:35, Cristian P disse:
Galera, boa noite. 

 

Venho contar um pouco da experiência que tive instalando os milhas no meu gol G6 hoje e aproveito para deixar o esquema de ligação do botão original da VW. E algumas dicas também.

 

 

 

 

 

Primeiramente comprei um kit baratinho no ml desses de 80 reais, no impulso. Devolvi pois as molduras davam muita diferença de cor e textura e o botão, que também "imitava" o original, a cor tb era diferente, não encaixava direito, enfim...

 

 

 

 

 

Depois comprei um kit original no ml <<http://www.nxp.com/documents/data_sheet/HEF4093B.pdf>. É um flip-flop JK e um Schmitt Trigger. O flip-flop JK faz + ou - o papel do relé eletrônico e o Schmitt Trigger tira os ruídos do sinal (onda) de entrada vindo do botão, visto que o botão é pulsante e mecânico, pode atrapalhar o funcionamento do flip-flop com ondas "rasgadas". Resumindo, o módulo substitui aqueles relés eletrônicos (que também podem ser usados aqui) que seguram a chave fechada com um pulso apenas do botão, pois o botão original é do tipo pulsante e não tem circuito interno algum dentro dele, por isso o uso do módulo (do G6). O módulo poderia ser substituido sem problemas por esse relé, mas acho que o módulo é eletrônica mais nova, apesar de imperceptível, é muito mais rápido pra acionar/desacionar um circuito (no caso os milhas). Obs. o módulo não aciona diretamente os milhas, ele aciona apenas o relé que por sua vez aciona os milhas.

 

 

 

 

 

As molduras não são fáceis de tirar, mas se erguer o carro um pouco no macaco e enfiar a mão ali por baixo, você consegue acesso sem desmontar nada, nada de parachoque, nada. Tem que ir localizando as presilhas da grade no tato, entortar pro lado que destrava a travinha e ir empurrando de dentro pra fora. Haja força nessa por**!!! ahuahua 

 

 

 

 

 

Os fios do milha passei ali pela borracha perto do motor do limpador de parabrisa com uma guia dessas de passar fio em conduíte.

 

 

 

 

 

Detalhe, não retirei o rádio, apenas soltei os botões dos vidros traseiros, passei a guia ali onde desce os fios dos botões e ela já cai lá no pé do motorista perto da caixa de fusível. **

 

 

 

 

 

Troquei a fiação principal por fios de bitola maior, diminuí o valor do fusível (veio um de 30A :P), muito superdimensionado, 15A no máximo, 20A já basta, na minha opinião.

 

 

 

 

 

Agora o que estava me deixando cabreiro:

 

 

O chicote genérico liga o led vermelho do botão (pino 3) direto nos 12v, então ele fica sem o dimmer do painel e dos outros botões. Mas dá pra contornar. Você corta o fio do chicote que sai do pino 3 do botão e vai pro relé (corta perto do relé e puxa de volta o fio de dentro do chicote) e "jumpêia" direto no cinza (ou cinza/amarelo) de qqr um dos botões do lado: de vidro traseiro esq/dir, abertura porta-malas etc. Seu dimmer do botão no led vermelho agora vai funcionar igual os outros botões e o painel. Se seu painel não tiver botão, procure ali por perto do rádio um fio cinza e meça com o multímetro (ele vai ser o positivo, o negativo do multimetro grude em algum terra, do acendedor de cigarro algo assim). O dimmer no mais fraco dá 5V e no mais forte, 12V.

 

 

 

 

 

A ligação do chicote, depois de trocado os fios por maiores, é simples. São três fios: terra, positivo dos milhas (que sai do fusível, geralmente vermelho) e energização do circuito/relé (aqui era amarelo). Esse último eu liguei ANTES do fusível do farol de cidade (dos pingos t10), a primeira girada no botão de farol. OU seja, desliguei os faróis, corta os milhas. Não vai sobrecarregar os fios deste farol pois ali você está alimentando somente o solenóide do relé e o módulo, a corrente é bem baixa. 

 

 

 

 

 

Bom, espero ter ajudado alguém que, assim como eu, tinha dúvidas na instalação e ligação deste botão.

 

 

Flw!

 

 

botao_milha.png

 

 

Editado por wlaurs

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Galera preciso ligar o botao do milha mais o botao é milhe e neblina vou adaptar em um g5 power, porem no g5 são 6 fios e o botao do G6 são 5 fios alguem sabe cono posso fazer?

Me avisem pf

 

15 99728 6361 whats!!

 

 

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Pessoal eu consegui !!! Sensacional !!!

As funções estão todas no chicote do rádio

Comprei um g6 com os milha não funcionando, dei uma fuçada e logo percebi que foi uma instalação a parte, logo procurei o fusível e lá estava (queimado) coloquei um de 5a5para ver se nao estava dando curto na instalação e deu certo nada de curto (Já que ele não queimou)

Pesquisei vários manuais e também observei para onde iam os fios da instalação 

1 encontrei o fio do dimmer no rádio e liguei um fio do botão que não era o que ia direto na bateria e deú certo ( o botão só acende depois de virar a chave de luz e responde a intensidade luminosa de 3 tons) já fiquei muito feliz.

Aí era hora de descobrir a função que desliga o milha na chave (no meu é um laranja) achei e coloquei no fio de ignicao do rádio FICOU SHOW DE BOLA o gol tem a função que vc desliga o carro mas se não tirar a chave o rádio permanece ligado e pra meu prazer o milha acompanha a função, os faróis desligam mais se eu não tirar a chave o milha permanece ligado (Só desliga quando tiro  chave)

É pra minha sorte o relé eletrônico memoriza o estado do milha, se eu desligar o carro e tirar a chave com o milha ligado quando ligo o carro novamente o milha acende sozinho

 

Ficou muito show 

 

 

 

Editado por Edenilson Slota

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Pessoal, fui tentar colocar a chave de luz do meu gol g8 no neblina mas acho que quebrou, estava muito duro e forcei um pouco, agora nem volta para as demais seleções (direita) e ficou como solto o botão, quebrou ou desencaixou?

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