Ricardo Portela

[SOM] Tópico destinado a projetos de som e dúvidas.

178 posts neste tópico

Vamos criar um tópico bacana e fixo.

O intuito desse tópico é que os nobres colegas foristas compartilhem suas informações, bem como equipamentos instalados, recomendação de lojas e dúvidas.

Fica a critério da moderação aprovar ou não esse tópico.

Bom vamos lá então...

Se tem uma coisa que eu gosto em meu carro é o som ... Já fiz vários projetos e espero que este seja meu último...

O que eu já montei no meu Gol:

1° Som:

DVD player kenwood

kit bravox cd 60

Sub bravox uxp.

módulo pioneer 4.100

Não contente com o som, vendi boa parte e coloquei:

Módulo roadstar 5.1 + 2 pioneer w308

porém a caixa dos subs não ficou de acordo e acabei vendendo depois de pouco tempo também.

E este é meu ultimo projeto para som de qualidade.

SUB JL 12W1

MÓDULO FOCAL SOLID 4

KIT DUAS VIAS ALPINE SPS 610.

Gostei muito do resultado, grave muito forte e com qualidade o kit acompanha muito bem também.

Críticas, dúvidas e sugestões, é só perguntar =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

casamento perfeito! me diz uma coisa... caixa do sub? fala sobre ela

otimos equipamentos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Preços?

O total que gastei no meu último projeto:

Aparelho Pioneer: 365,00

Sub Jl12w1 + box: 850,00

Módulo Focal solid 4: 830,00

Kit duas vias Alpine: Foi presente (mas aqui no brasil está na faixa de R$ 600,00)

Mais o preço da instalação que não lembro, mas ficou na faixa de R$ 400,00.

Abss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já passei por vários hehe.. Vamos a relação dos internos:

1º Som

- Pioneer 7880

- Bravox CS60D

- Bravox CX60D

- Bravox Premium 12"

- Hurricane HA4.120

2º Som

- Pioneer 7980

- MB Quart RVF216

- Rockford Fosgate P3 12" D4

- Audiophonic 4.100

- Audiophonic 1.700

3º Som

- Alpine CDA-9887

- Focal Polyglass 165VR

- Midbass Fosgate Audiophile RFA-64 (em pezinhos)

- NAR 12SW2

- Alpine PDX 4.100

- Alpine PDX 1.600

4º Som

- Pioneer AVH-P5180DVD

- Focal Polyglass 165VR

- JL Audio 10W6v2

- Alpine PDX 4.100

- Alpine PDX 1.600

5º Som (Atual)

- Pioneer AVH-P5180DVD

- Focal K2 Power 165KRX3

- JL Audio 10W6v2

- Audison LRx 5.1k

- Audison Bit One.1

6º Som (Atual - outro carro)

- Pioneer AVH-P4280DVD

- Focal Polyglass 165VR

- Audiophonic Club 4.100P

- Audiophonic Club 1.700P

- JL Audio 13W1v2

Mas já estou planejando upgrades.. Em breve virão novidades..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu som atual é:

2 Pioneer 308 400w rms cada;

SD 1500;

1 par 6x9 80w rms;

SD 250;

MC SSL 2F.

SPL na veia hehe

Próximo projeto vai ser 4 Pioneer 309 ou o sucessor, 310 talvez hehe.

Em breve postei algumas fotos :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então galera, tô querendo montar o seguinte som no meu golzim:

Subwoofer 10” (2+2) : http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Pagin ... ID=GTO5355

Kit 2 vias 6 ½ ”: http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Pagin ... PID=MS-62C

+

Alto-falante Triaxial 6x9” : http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Pagin ... PID=GTO938

OU

Alto-falante Coaxial 5 ¼” : http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Pagin ... PID=GTO528

+

Amplificador 5 canais de 660 Watts com crossover eletrônico variável e Bass Boost : http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Pagin ... ID=GTO5355

Todos os equipamentos são da JBL, pois tenho essa marca como uma referência.

Queria montar só um sonzinho de qualidade e interno mesmo, só pra eu escutar... Não gosto de som "trio elétrico".

Será que os componentes vão tocar bem? Pergunto isso, pois não tenho pouquissimo conhecimento nessa área...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então galera, tô querendo montar o seguinte som no meu golzim:

Subwoofer 10” (2+2) : http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Pagin ... ID=GTO5355

Kit 2 vias 6 ½ ”: http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Pagin ... PID=MS-62C

+

Alto-falante Triaxial 6x9” : http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Pagin ... PID=GTO938

OU

Alto-falante Coaxial 5 ¼” : http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Pagin ... PID=GTO528

+

Amplificador 5 canais de 660 Watts com crossover eletrônico variável e Bass Boost : http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Pagin ... ID=GTO5355

Todos os equipamentos são da JBL, pois tenho essa marca como uma referência.

Queria montar só um sonzinho de qualidade e interno mesmo, só pra eu escutar... Não gosto de som "trio elétrico".

Será que os componentes vão tocar bem? Pergunto isso, pois não tenho pouquissimo conhecimento nessa área...

Só ouvi os JBL antigos, eram bons na época, hoje eu não sei.

Só uma dica, atrás não coloque 6x9, coloque o 5¼ mesmo, fica mais original.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PHJ, eu não conheço nada de som.. O vendedor me falou que seria recomendado "reforçar" o som atrás colocando um 6x9 ou outro kit 2 vias... Só que realmente eu não queria mexer em acabamento do carro... Será q se eu colocar esse de 5" fica bom também?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamos lá, tenho uma dúvida.

Possuo um módulo Banda 9.8 980WRms, que utiliza um fusivel de 80A, observei que a bateria original é de 40A, essa bateria irá dar conta do som? vi que no local da bateria há espaco para uma bateria maior, se eu colocar uma bateria de 70A o alternador dará conta de carregá-la? qual a capacidade de carga do alternador do Voyage 1.6 completo de fabrica? AC, DH, VE, TE.

Meu set é:

Player Pionner DEH-P5150

1 Sub Pionner 12" TS 308D4

1 Kit 2 vias Bravox CS60b

1 Par Coaxial Bravox CX60B

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
PHJ, eu não conheço nada de som.. O vendedor me falou que seria recomendado "reforçar" o som atrás colocando um 6x9 ou outro kit 2 vias... Só que realmente eu não queria mexer em acabamento do carro... Será q se eu colocar esse de 5" fica bom também?

Kra, se vc colocar os 6x9, vai ter que cortar o tampão traseiro. Ou mandar fazer um. Eu uso coaxiais Bravox Cx50d atras no local original, que não precisa de nenhuma gambiarra e é só parafusar. O som é excelente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
PHJ, eu não conheço nada de som.. O vendedor me falou que seria recomendado "reforçar" o som atrás colocando um 6x9 ou outro kit 2 vias... Só que realmente eu não queria mexer em acabamento do carro... Será q se eu colocar esse de 5" fica bom também?

Kra, se vc colocar os 6x9, vai ter que cortar o tampão traseiro. Ou mandar fazer um. Eu uso coaxiais Bravox Cx50d atras no local original, que não precisa de nenhuma gambiarra e é só parafusar. O som é excelente.

Então... acho q vou colocar akele 5" mesmo!!! vou colocar tudo JBL mesmo, já que fechei o "pacote" com a loja!

Mas será q esse amp consegue tocar tudo de boa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vamos lá, tenho uma dúvida.

Possuo um módulo Banda 9.8 980WRms, que utiliza um fusivel de 80A, observei que a bateria original é de 40A, essa bateria irá dar conta do som? vi que no local da bateria há espaco para uma bateria maior, se eu colocar uma bateria de 70A o alternador dará conta de carregá-la? qual a capacidade de carga do alternador do Voyage 1.6 completo de fabrica? AC, DH, VE, TE.

Meu set é:

Player Pionner DEH-P5150

1 Sub Pionner 12" TS 308D4

1 Kit 2 vias Bravox CS60b

1 Par Coaxial Bravox CX60B

Cara, a "regra" é que a cada 1000w rms tenha 100ah de bateria, isso para módulos classe D. E banda tem a fama de ser chupão de carga, então botaria no mínimo 100ah + cofre se tu utiliza de toda potência do módulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

100A não acho necessário, pois meu Kadett de onde tirei o som tinha bateria de 70A e o alternador carregava 75A por hora, eu nao deixo o som ligado com o carro desligado, por isso eu queria saber a capacidade de carga do alternador pra poder pensar em colocar uma bateria de pelo menos 70A.

Mas primeiramente irei tocando com essa de 40A mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode botar ué, só vai forçar teu alternador, e tua bateria não vai ter carga o suficiente para alimentar o módulo se ligado a toda potência, gerando distorção... e além disso teu carro pode ficar um pisca pisca e vai consumir mais combustível provavelmente..

Coitada dessa bateria de 40ah.. pouca bateria + banda não combina..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vieira, tu é chato para caramba heim velho, se vc não pode ajudar, então não atrapalha amigo, não falei que irei ficar eternamente com uma bateria de 40A, em todas as minhas msg eu disse q quero por uma bateria melhor, de pelo menos 70A, no meu kadett com a bateria de 70A o carro nao ficava um pisca pisca e nem distorcia nada, até agora eu perguntei qual a capacidade de carga do alternador e ninguém respondeu, nem vc, então faça-me o favor, quando vc souber vc fala de novo, se não souber fica quieto no seu canto e para de falar besteira, do que adianta eu por uma bateria de 100A como vc sugere se o alternador não tem capacidade de carrega-la

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vieira, tu é chato para caramba heim velho, se vc não pode ajudar, então não atrapalha amigo, não falei que irei ficar eternamente com uma bateria de 40A, em todas as minhas msg eu disse q quero por uma bateria melhor, de pelo menos 70A, no meu kadett com a bateria de 70A o carro nao ficava um pisca pisca e nem distorcia nada, até agora eu perguntei qual a capacidade de carga do alternador e ninguém respondeu, nem vc, então faça-me o favor, quando vc souber vc fala de novo, se não souber fica quieto no seu canto e para de falar besteira, do que adianta eu por uma bateria de 100A como vc sugere se o alternador não tem capacidade de carrega-la

Eu usava pouca bateria antes de botar uma auxiliar ao cofre, pois meu carro era um pisca pisca com menos de 800w rms de som.

O alternador do gol/saveiro.. com ar é de 90 ah.

Cara, estou simplismente tentando te ajudar mas deixa pra lá, nego tem que se ferrar mesmo, baita ignorante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, se não estou enganado o Gol sem ar, vem com alternador de 60A e o com ar vem com 90A, digo isso pois quando precisei trocar o alternador do meu Gol, o pessoal tinha ficado na dúvida se era 60A ou 90A, ai eu disse que devia ser o maior pois o carro era 1.6 e completo, ai no final era isso mesmo.

Quanto ao local da bateria, a loja aonde comprei minha bateria nova disse que cabia sem adaptação até 80A, porém recomendavam o uso da de 75A pois essa era livre de manutenção, enquanto a de 80A precisava de manutenção, isso a Moura com prata.

Quanto ao consumo de bateria, isso é uma coisa muito relativa. No meu carro eu usava dois amplificadores, um com 110A de fusível e outro com 30A, eu tinha 1 canal D de 1.150WRMS, 2 canais A de 60WRMS, 2 canais AB de 160WRMS e 2 canais AB de 65WRMS e mesmo com a bateria original (60A) o carro não piscava nada, porém utilizo um mega capacitor de 2.5F.

Essa semana estive na loja aonde faço a instalação dos meus sons e ele estava montando um projeto "residencial" com os equipamentos automotivos de um cliente que tinha som em carro e comprou um carro novo e não teve como colocar o som no carro novo, então pra não vender a preço de nada, ele montou um som pra levar para praia, o som era 2 amplificadores DB Drive, um de 1000WRMS e outro de 600WRMS, ambos tocando no máximo da sua potência, juntos tinham quase 200A de fusível, pois são classe AB. Estavam ligados a uma fonte JFA Turbo 800, de 80A sem o uso de bateria, os amplificadores estavam ligados direto a fonte. O som arregaçado, no volume 40 do DVD Pioneer, os ganhos dos amps em 4V, igual as saídas RCA do Pioneer e a fonte marcava o consumo máximo de 52A, não passou disso. Em volume mais baixo, coisa do 10, o consumo era de 14A em músicas de grave pesado.

No meu carro, quando vou lavá-lo, costumo deixar o som ligado e o carro desligado. Passo as vezes 3, 4, 5 horas dando aquele trato, com a roto-orbital, etc., e nem sequer ligo o carro nesse intervalo, quando toco na chave o carro liga perfeito, voltagem da bateria nunca cai abaixo de 12V, isso porque uso em volume moderado, lembrando que tenho 140A de fusível.

Lembrando a quem não sabe, que os fusíveis são em média 30% maiores que o consumo máximo real do amplificador.

Em relação a Banda 9.8, realmente ela consome muita bateria, mas dificilmente você verá uma tocando em potência máxima, pois sua potência de 980WRMS é em 1ohm, então, não conheço ninguém que use assim. Com a configuração que o Julio passou, ela não toca nem com 500WRMS, os kits são 4ohms, ela deve tocar no máximo a 2ohms, ou seja, metade dos 980WRMS.

v1eira, não sei aonde você viu que precisa de 100A a cada 1.000WRMS em classe D, eu nunca ouvi falar nisso. A única coisa mais parecida que vi, foi que para mega capacitor, a recomendação é 1 Farad a cada 1.000WRMS, mas não discrimina se é classe A, AB, D, T, etc.

Abraço a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PHJ excelente explicação amigo, então pelo jeito minha bateria de 40A dará conta do recado por um bom tempo.

Você tem toda razão quanto ao meu consumo em RMS, meu sub irei ligar dois canais do modulo em bridge, tendo assim 490WRms, mas o sub é de 400W Rms, a parte stereo não dará mais que 200W Rms

Eu ia falar isso no post anterior e deixei pra lá, mas vou falar, o ser humano parece papagaio, sai repetindo tudo que ouve sem nem ao menos tentar buscar ou testar pra ver se aquilo é verdade ou não, isso é deprimente, por isso temos uma nação alienada a esses políticos que roubam, roubam e não acontece nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

v1eira, não sei aonde você viu que precisa de 100A a cada 1.000WRMS em classe D, eu nunca ouvi falar nisso. A única coisa mais parecida que vi, foi que para mega capacitor, a recomendação é 1 Farad a cada 1.000WRMS, mas não discrimina se é classe A, AB, D, T, etc.

Abraço a todos.

Direto do Autoforum, creio que tu conheça, um dos maiores fóruns de som automotivo do país, regra básica de a cada 1000w rms é necessário 100ah de bateria, classe D, pois é a classe de menor consumo e mais usada para graves, já AB pode aumentar essa carga, pois tem mais qualidade e consumo bem maior.

Já o capacitor 1F a cada 1000w rms é o que o vendedor e muitas fabricantes dizem que cá entre nós é xing ling, algumas poucas que dá para confiar é a Fosgate, porém o "razoável" serial 1F para cada 500w rms, o user DAD do autofórum fez um grande teste a respeito de capacitores, pois muitos duvidavam da sua utilidade em um sistema de som, e ele provou que o ganho de potência usando capacitores é superior.

Muitos diziam que era melhor botar mais bateria do que um capacitor, então ele teve a ótimia iniciativa de tirar a dúvida.

E isso depende muito do estilo de música, por exemplo hip hop com graves mais constantes o consumo será bem maior...

Abraço!

Everton.Doideiras curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Direto do Autoforum, creio que tu conheça, um dos maiores fóruns de som automotivo do país, regra básica de a cada 1000w rms é necessário 100ah de bateria, classe D, pois é a classe de menor consumo e mais usada para graves, já AB pode aumentar essa carga, pois tem mais qualidade e consumo bem maior.

Já o capacitor 1F a cada 1000w rms é o que o vendedor e muitas fabricantes dizem que cá entre nós é xing ling, algumas poucas que dá para confiar é a Fosgate, porém o "razoável" serial 1F para cada 500w rms, o user DAD do autofórum fez um grande teste a respeito de capacitores, pois muitos duvidavam da sua utilidade em um sistema de som, e ele provou que o ganho de potência usando capacitores é superior.

Muitos diziam que era melhor botar mais bateria do que um capacitor, então ele teve a ótimia iniciativa de tirar a dúvida.

E isso depende muito do estilo de música, por exemplo hip hop com graves mais constantes o consumo será bem maior...

Abraço!

Conheço o fórum sim, inclusive sou membro há quase 5 anos e confesso que nunca li tal afirmação que a cada 1.000WRMS classe D, é necessário 100A. Talvez na parte de TRIO ou SPL o pessoal fale isso, mas em Som de Qualidade nunca foi falado esse tipo de coisa.

Me lembro até que quando eu tinha TRIO, que fui montar uma carrocinha, o próprio pessoal do Autoforum recomendou na época 600A de bateria para mais de 8.000WRMS, isso sem fonte, isso existia apenas um único amplificador digital com 6.200WRMS e mais três amplificadores AB de 800WRMS, inclusive eu usava aquele dispositivo da Taramps que protegia os amplificadores da baixa voltagem das baterias, pra elas chegarem a 10V, o som tinha que ficar ligado por umas 5 horas a todo vapor.

Por favor me passe o link aonde afirmam isso, pois nunca li tal afirmação.

Everton.Doideiras curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora