Entre para seguir isso  
Seguidores 0
TEDSOM

Alguem Aqui sabe Usar o Tacômetro

37 posts neste tópico

Olá pessoal boa noite?

Bem,Sou Novato no forum do Novo Gol Club e Adquiri recentemente um Gol Power 2012 e minha duvida é alguem aqui sabe usar corretamente o Tacômetro ou Conta Giros pra trocas de Marchas Corretamente , assim economizando combustivél e preservando a vida do motor do veiculo?

Obrigado se alguem tiver alguma dica de como usar aquilo me diga, sou curioso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu troco sempre nos 2500 ~ 3000, mas nao sei se esta certo.

já vi reportagens dizendo que deve se trocar na rotaçao de maior torque do carro, alguem sabe qual é?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre troco entre 2 e 3 mil tb, pois vejo que o carro entra na proxima marcha sem forçar o motor, mas ando com o pé leve neh, pois li (não lembro onde) que motor zero é bom nao esticar muito as marchas pra ele amaciar bem... com o pé embaixo acho que é melhor trocar com uma rotação mais alta um pouco, como o bruno disse acima dos 2,5 hehehehehe Agora se alguem tiver uma informação mais técnica viria a calhar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foda, isso sempre vai ser assim. Tudo mundo fala que viu em algum lugar que é certo do meu jeito.

Desde que peguei o carro já esticava as marchas...

Troco sempre dpois dos 3 mil rpm

Pra ter ideia, só coloco 5ª na estrada mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

passou dominigo no vrum do sbt se nao meengano, que motores nao precisam de amaciamento. é so maneirar nos primeiros 500km e depois pode descer o lombo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
passou dominigo no vrum do sbt se nao meengano, que motores nao precisam de amaciamento. é so maneirar nos primeiros 500km e depois pode descer o lombo.

Já ouvi tbm em outros programas que não precisa desse negocio de amaciamento, é tudo ladainha.

Esqueci de citar, troco de marcha dps das 3mil rpm somente quando já estou em 3ª.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Foda, isso sempre vai ser assim. Tudo mundo fala que viu em algum lugar que é certo do meu jeito.

Desde que peguei o carro já esticava as marchas...

Troco sempre dpois dos 3 mil rpm

Pra ter ideia, só coloco 5ª na estrada mesmo

Cara eu não citei a fonte pq realmente não me lembro se foi no manual do meu carro ou no do focus da minha esposa que dizia isso, e lá tb dizia que recomendam isso pois as peças são novas e ainda estão se ajustando por isso não forçar nos primeiros mil km do carro. Na real não tem nada a ver com amaciamento e sim para não danificar o motor por ser novo pois até a central eletronica está criando um padrão de funcionamento para o carro. Mas vou procurar a fonte dessa informação e posteriormente eu posto aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu consultor me recomendou esticar mais o carro ... o negocio e passar marcha depois dos 3000 mesmo se nao , principalmente os 1.0 vht , eles ficam presos em alguns casos quando vc exige mais do carro ele nao guenta e morre ... eu falo isso porque o fox fazia isso ... a ingeçao contribuia pra isso mais ele ainda dava de vez em quando , e fazia pouco menos de 7 por litro .... agora ta bebendo um pouquinho menos , quase 8 (com o mesmo combustivel) e nao morre mais ... o meu desde que ele saiu da ccs eu estico ele

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A eu sempre dei umas aceleradas, mesmo quando estava 0km, pra terem uma idéia na primeira viagem dele (quando tinha 200km rodados) vim subindo a serra a 170, 180 km/h na bota de um novo corolla, ou seja dó mesmo eu não tenho, só não faço isso todo o tempo, senão aja bolso pra gasosa...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Mas é aquela velha premissa, ouvi dizer que é bom dar umas esticadas antes dos 1000 km, pra não amarrar o carro, mas cada lugar se diz uma coisa diferente....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá pessoal boa noite?

Bem,Sou Novato no forum do Novo Gol Club e Adquiri recentemente um Gol Power 2012 e minha duvida é alguem aqui sabe usar corretamente o Tacômetro ou Conta Giros pra trocas de Marchas Corretamente , assim economizando combustivél e preservando a vida do motor do veiculo?

Obrigado se alguem tiver alguma dica de como usar aquilo me diga, sou curioso!

O maior vilão no alto consumo de combustivel, é a variação rapida de velocidade, ou seja: acelerações bruscas!!

Ao pisarmos fundo no acelerador, a central da injeção intende que um aumento na relação de Ar/Combustivel deve ser realizada, afim de aumentar a potencia produzida pelo motor. A velocidade constante, por ex: a 100 Km/h a central de injeção procura manter a estequiometria da mistura o mais proximo de Lambda "1" ou um pouco acima disso, para melhorar o consumo. Uma mistura nesse patamar só é possivel em situaçoes de pouca carga no motor (muito vacuo no coletor de admissão)

Quando estamos andando em transito congestionado onde as variaçoes de velocidades são inevitaveis, a mistura de combustivel fica variando entre Lambda 1 e 0.86, de acordo com a necessidade que o condutor exije ao variar o pedal do acelerador.

Quer economizar? evita o maximo q possivel aumentar rapidamente sua velocidade, lembrando que: quanto maior a rotação do motor, maior será o consumo de combustivel!!!. Basicamente é isso.

Quanto ao amaciamento do motor e cambio, isso se faz necessario pelo fato de que o ajuste das folgas entre as peças que se atritam entre si, não são precisos!! Há uma grande possibilidades das peças terem sido montadas com folgas menores que o recomendado para tal finalidade e um amaciamento realizado de forma adequada, faria com as peças se ajustassem perfeitamente evitando possiveis quebras e desgaste prematura das mesmas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leia o manual do carro, la mostra o torque max do motor e rotação em que o mesmo é atingido.

O ideal e andar perto dessa faixa de rotação, se andar muito a baixo vai ter que fazer mudanças bruscas na aceleração assim consumindo mais e se andar acima não tem erro qnt mais rapido mais gasta.... :shock:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos

Na realidade o motorista tem que entender o que o carro ou motor fala, não a necessidade de trocar as marchas olhando ou se baseando pelo conta giros, só no caso de carro mexidos sem o limitador de giro, que pode quebrar o motor,

tem de entender a hora certa da troca de marchas de acordo ao ouvido ou velocidade ou peso que o carro carrega ou pedindo marcha maior ou menor, teve reportagem de como conduzir economizando o gás adiantando marchas sem pisar forte e forçar o motor, tipo passar da 3 para 5.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

POr enquanto nos primeiros km.. estou fazendo de acordo com o manual.. pois o carro nem passou ainda dos 100km... depois eu vou começar a fazer do meu jeito...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o manual diz q nos primeiros 1.000km é pra andar na maciota e atingir no máximo 3/4 da velocidade máxima não pisar no acelerador bruscamente dos 1.000 a 1.500 pode puxar mais potencia e depois dos 1.500 é correr pro abraço 220 pra lá( se quiser) ter atenção com os pneus nos primeiros 500km pq só alcançam aderencia boa apartir dos 500km e pastilha de freio a partir dos 200km alcançam aderencia boa o meu ta com 0026km(peguei ontem) rodados vou andar na maciota pq se ñ afirma fali(R$)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o manual diz q nos primeiros 1.000km é pra andar na maciota e atingir no máximo 3/4 da velocidade máxima não pisar no acelerador bruscamente dos 1.000 a 1.500 pode puxar mais potencia e depois dos 1.500 é correr pro abraço 220 pra lá( se quiser) ter atenção com os pneus nos primeiros 500km pq só alcançam aderencia boa apartir dos 500km e pastilha de freio a partir dos 200km alcançam aderencia boa o meu ta com 0026km(peguei ontem) rodados vou andar na maciota pq se ñ afirma fali(R$)

è isso ai lek... está certissimo... estou seguindo como no manual...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc alcança a maior economia de combustível trocando a marcha na maior faixa de torque do carro.

A do Power a maior faixa é em 2.500 rpm. A do meu 1.0 é 3850 rpm. = (

Queria muito tem um power. hehe

Editado por Alex Rogers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc alcança a maior economia de combustível trocando a marcha na maior faixa de torque do carro.

A do Power a maior faixa é em 2.500 rpm. A do meu 1.0 é 3850 rpm. = (

Queria muito tem um power. hehe

Vc alcança a maior economia de combustível trocando a marcha na maior faixa de torque do carro.

A do Power a maior faixa é em 2.500 rpm. A do meu 1.0 é 3850 rpm. = (

Queria muito tem um power. hehe

Entao eu devo esticar ate quase os 4 mil rpm pra trocar as marchas pra economizar mais gasosa? =O

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao eu devo esticar ate quase os 4 mil rpm pra trocar as marchas pra economizar mais gasosa? =O

Exatamente. É que todo engenheiro mecânico e mecânicos experientes dizem...

Acima da maior faixa de torque é pra desempenho, que é aonde o carro vai desenvolver os cavalos máximo disponíveis no motor, aí o consumo aumenta.

Editado por Alex Rogers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ahhh, bacana entao =D eu trocava entre os 2 mil e 3... devo trocar entre os 3 e os 4 mil aproximadamente entao, to certo? Em todas as trocas de marcha né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ahhh, bacana entao =D eu trocava entre os 2 mil e 3... devo trocar entre os 3 e os 4 mil aproximadamente entao, to certo? Em todas as trocas de marcha né?

Exato. Acima disso como disse é para desempenho, aí seu carro consumirá mais combustível, mas vai correr bem mais;

Edit. O seu G5 é 1.0? Tu tem a impreenssão que seu carro não é 1.0? Ás vezes fico com essa sensação por causa do seu desempenho, parece ter mais potência que...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu é 1.0 sim, mas nao acho tao potente nao, meu pai tem um palio 1.0 tbm que parece ter beeem mais força =/ valeu pela dica!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu é 1.0 sim, mas nao acho tao potente nao, meu pai tem um palio 1.0 tbm que parece ter beeem mais força =/ valeu pela dica!

Bem, meu pai tinha um Siena Fire 1.0 e achei ele bem fraco comparado ao meu.

Será que vc não achou o seu tão potente devido trocar as marchas em rotações muito baixas?

Experimenta trocar as marchas acima de 5800 rpms pra vc ver se seu motor é fraco... huauha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0