Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Jr.40

Picapes Saveiro preparadas recriam duelo de 'Guerra nas Estrelas'

28 posts neste tópico

Matéria completamente adaptável à geração da linha VW G5, g5,5 e G6 (seja lá como se chama)

Nunca dois motores serão idênticos, mesmo tendo nascido no mesmo lugar. Pequenas variações de temperatura, ínfimas diferenças de montagem, entre outros motivos, podem alterar resultados na hora de acelerar um carro. No entanto, essa disparidade não era considerada quando os amigos Gustavo Mura e Felipe Martins, empresários de Jundiaí (SP), saíram com suas Saveiro Trooper 2012 da concessionária. O que realmente dividiria os mundos das duas picapes era a preparação de seus motores 1.6, no melhor estilo "Guerra nas Estrelas": uma força com visual em branco, outra pintada de preto, como as tropas do "lado negro da força".

PREPARAÇÃO

Como um cavaleiro Jedi, a Saveiro branca de Felipe Martins se armou com um kit da SPA Turbo, mas manteve componentes como escapamento (com catalisador), injeção e embreagem intactos. Até o sistema ventilação do motor permanece, porém, com um filtro esportivo da K&N no lugar do original. Desta maneira, a preparação ficou totalmente reversível.

"Uso a Saveiro diariamente e rodo demais com ela. Por isso, não posso ter um carro que não me passe confiança", explica Martins, que só queria um pouco mais de fôlego para seu 1.6 de 104 cavalos originais. "Acelerador eletrônico, duas sondas lambdas, sensor de detonação... Tirar esses equipamentos de um carro de uso diário seria crime", diz o preparador Marcelo "Bolinha" Crespilho, responsável pelo projeto.

Para manter as peças, no entanto, foi necessário um módulo Piggyback da HIS Injection Systems, marca de injeções eletrônicas esportivas de São Paulo. Ligado à injeção original, ele controla o volume de combustível e o ponto de ignição do motor sem bagunçar seus parâmetros de funcionamento. "A injeção original da Bosch de duas sondas é complicada de trabalhar. Se o sistema acusar qualquer anormalidade, é problema na certa", conta o preparador.

Em alguns modelos, as anomalias geradas por preparação apenas resultam uma luz acesa no painel. Neste carro, se as informações saírem dos parâmetros registrados na central, a borboleta de admissão simplesmente fecha. O causador de problemas na central de injeção é um turbo Master Power 802225, com eixo de 46 mm, rotor de 38,8 mm, caixa fria .48 e caixa quente .47. "É um turbo pequeno, ideal para este motor. Ele pega desde as baixas rotações, deixando o carro gostoso de rodar no dia-a-dia", explica Bolinha, que não modificou a vazão dos bicos originais para suprir a maior demanda de combustível. A solução veio com um injetor Bosch de 160 lb/h extra, instalado diretamente na pressurização.

A FORÇA

No dinamômetro, o desempenho foi bem honesto. A potência pulou dos originais 104 cv a 5.250 rpm para confiáveis 160 cv a 5.500 rpm. Isso, com apenas 0,6 kg de pressão. A proximidade das rotações de potências máximas entre o motor original e o preparado mostra como o turbo casou bem com o 1.6. Já o torque máximo, que originalmente é de 15,6 kgfm a 2.500 rpm, subiu para 21,5 kgfm aos 4.200 rpm.

Ao dar a partida, dificilmente se percebe ser um carro preparado. A marcha lenta fica quietinha e não há sinal do turbo em funcionamento. A primeira marcha cresce com saúde, sem exageros. Segunda, terceira, quarta... tudo muito manso, dócil, silencioso. Dá a impressão de rodar com um Golf GTi original, pois o motor funciona elástico, com força em baixas rotações. Em quinta marcha, o carro solta mais suas garras, o turbo empurra melhor e a velocidade mostra como adicionar mais de 50 cv (ou quase 50%) à potência original pode deixar o carro mais gostoso de dirigir.

LADO NEGRO

A Saveiro preta de Gustavo Mura recebeu mudanças radicais. Apesar de também utilizar um kit SPA, com coletor de ferro fundido, as alterações mecânicas foram profundas. A começar pelo coletor de admissão: o original, de plástico, deu lugar a um de alumínio da Supercooler. Na alimentação, os bicos injetores originais foram substituídos por componentes Siemens com 80 lb/h de vazão. Já o controle da alimentação ficou a cargo de uma central da FuelTech e o módulo original foi arremessado longe.

"Arrancamos a central eletrônica original para facilitar o trabalho", explica o preparador Dirceu Moreira, de Jundiaí (SP). Durante a preparação, o escapamento original e o filtro de ar também sumiram, assim como os pistões e bielas originais, que deram espaço para peças Lapel e Powertech, respectivamente. Depois de tudo ajustado foi a vez de instalar o turbo SPA250, de dimensões mais encorpadas se comparado ao da Saveiro branca: eixo é de 47 mm, rotor de 43 mm, caixa fria .48 e caixa quente .40.

"Até pensamos em colocar um turbo gigante. Mas, com o coletor de ferro fundido, só é possível utilizar modelos da família T2. Caso contrário, a carcaça quente de um modelo maior pegaria no radiador", explica Moreira. Resguardado por componentes forjados, o preparador não se importou em regular a pressão de turbo em 1,6 kg. Com isso, estima uma potência perto dos 300 cv, suficientes para fazer a embreagem original pedir substituição imediata. Em seu lugar, platô com mais carga e disco de pastilhas cerâmicas vieram da Displatec Embreagens Especiais.

Assim como fizemos com a branca, experimentamos o humor deste Darth Vader sobre rodas. Só que a conversa agora é outra. O escape ronca alto, a marcha lenta não é tão regular e a trepidação do pedal de embreagem é característica de carros com preparação de calibre. Como tudo é protegido, aceleramos sem dó até o corte de giro programado para as 7.000 rpm. Se estivesse acelerando junto, a Saveirinho branca teria desaparecido no retrovisor. Afinal, trata-se de 1 kg a mais de pressão de turbo, muitos quilos de torque e significantes cavalos extras no cofre do motor. Mesmo assim, há como deixá-la ainda mais malvada, pois restam pequenas correções na injeção especial. "Além de um acerto fino na FuelTech, vamos mexer também no cabeçote e aumentar a pressão para 2 quilos”, explica Dirceu.

O PREÇO

Quer saber quanto vale o show? Na Saveiro branca, foram investidos R$ 7.500, incluindo mão-de-obra. Já a preta consumiu R$ 20 mil, incluindo até mesmo as molas de suspensão da Red Coil, item presente nas duas picapes.

De qual lado você está? Quer conforto no dia- a-dia com potência aumentada ou um bólido de 300 cv mais difícil de guiar? Faça sua escolha e que a Força esteja com você.

A reportagem original foi publicada na edição de maio da revista Fullpower

em-duelo-turbinado-duas-saveiro-preparadas-se-encaram-para-saber-qual-tem-mais-habilidade-jedi-1337900240911_956x500.jpga-saveiro-darth-vader-de-cor-preta-chega-perto-de-300-cv-a-branca-com-pressao-de-turbo-mais-baixa-fica-perto-dos-160-cv-1337900251463_956x500.jpga-saveiro-branca-de-felipe-martins-roda-bastante-e-por-isso-ganhou-preparacao-leve-para-nao-oferecer-riscos-ao-motor-1337900263805_956x500.jpgo-motor-da-saveiro-branca-preparado-com-ajuda-da-mcr-performance-subiu-de-104-cv-para-160-cv-a-5500-rpm-1337900292184_956x500.jpgadaptacoes-foram-necessarias-para-deixar-a-saveiro-de-felipe-martins-com-215-kgfm-de-torque-1337900306139_956x500.jpga-saveiro-darth-vader-de-gustavo-mura-recebeu-as-rodas-do-gol-power-e-o-logo-r-na-grade-em-alusao-a-linha-esportiva-da-vw-1337900314774_956x500.jpgmotor-da-saveiro-de-gustavo-mura-recebeu-varias-modificacoes----dentre-elas-um-turbo-spa250-com-16-kg-de-pressao-1337900343057_956x500.jpgmaior-que-a-da-saveiro-branca-turbina-spa-da-picape-preta-tem-eixo-de-47-mm-e-rotor-de-43-mm-1337900357747_956x500.jpg

Rick curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou mais meu gol 1.0 .. Hunf...

to de zoa ASIUDHAOSIDHAISUDH

as duas são mt tooop!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

as duas top demais só trocava as rodas de uma para outra kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou mais meu gol 1.0 .. Hunf...

to de zoa ASIUDHAOSIDHAISUDH

as duas são mt tooop!

Mas rapaz, e não é que viajando aqui no fórum eis que eu encontro um tópico teu apreciando carros turbinados... Êeee mas as coisas dão voltas e contradições heim?! Hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas rapaz, e não é que viajando aqui no fórum eis que eu encontro um tópico teu apreciando carros turbinados... Êeee mas as coisas dão voltas e contradições heim?! Hahaha

Dizer que é top é muito diferente de gostar (:

Não é porque uma mina é TOP, que você nescessariamente vá gostar dela ;b

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dizer que é top é muito diferente de gostar (:

Não é porque uma mina é TOP, que você nescessariamente vá gostar dela ;b

Peraí, deixa eu ver se eu entendi: se você ver uma mulher na rua e achar ela bonita, quer dizer que você não irá gostar dela? :fie1:

Ah! Aproveitando aqui, tem um tópico meu que você simplesmente deixou de responder, acho que deve ter se esquecido, mas mesmo assim envio o link para que possamos discutir mais a respeito do assunto "preparação".: http://forum.g5clube.com.br/topic/5294-motor-mais-brabo-gol-g5-dicas/page__st__80

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peraí, deixa eu ver se eu entendi: se você ver uma mulher na rua e achar ela bonita, quer dizer que você não irá gostar dela? :fie1:

Ah! Aproveitando aqui, tem um tópico meu que você simplesmente deixou de responder, acho que deve ter se esquecido, mas mesmo assim envio o link para que possamos discutir mais a respeito do assunto "preparação".: http://forum.g5clube.com.br/topic/5294-motor-mais-brabo-gol-g5-dicas/page__st__80

ae GMT... nao vale a pena discutir...

ele tem um gol 1.0 XIPADO por nao sei quem que da pau em ferrari...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ae GMT... nao vale a pena discutir...

ele tem um gol 1.0 XIPADO por nao sei quem que da pau em ferrari...

AEHOUAEIHAEUIHUIEHAUEIHAEHUAE

Rachei....

Essa preparação da saveiro branca realmente chamou MUITO atenção. Ficou algo aparentemente confiável e sem 'desfigurar' o motor, como a saveiro preta. Quem achou essa matéria e me mandou foi meu pai, propondo montar um desses no meu carro e no dele...

Mas o que mais me intriga é o maldito acelerador...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ae GMT... nao vale a pena discutir...

ele tem um gol 1.0 XIPADO por nao sei quem que da pau em ferrari...

kkkkkkkk

É, não vale a pena mesmo não...

AEHOUAEIHAEUIHUIEHAUEIHAEHUAE

Rachei....

Essa preparação da saveiro branca realmente chamou MUITO atenção. Ficou algo aparentemente confiável e sem 'desfigurar' o motor, como a saveiro preta. Quem achou essa matéria e me mandou foi meu pai, propondo montar um desses no meu carro e no dele...

Mas o que mais me intriga é o maldito acelerador...

Opa Zamai, beleza?

Você quer dizer como funcionaria o acelerador pelo fato de ser eletrônico e comandado pela central?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkk

É, não vale a pena mesmo não...

Opa Zamai, beleza?

Você quer dizer como funcionaria o acelerador pelo fato de ser eletrônico e comandado pela central?

Beleza pessoal...

Seguinte, eu andei fuçando e procurando muito sobre turbinar nossos 1.6.

Encontrei de tudo pela net. Gente que colocou cabeçote de Gol Power 16v no 1.6 para rodar Aspro, grande maioria turbinando, gente reclamando que a primeira canaleta do pistão original dos nossos motores é muito próxima da cabeça, o que torna frágil o pistão acima de 1kg de pressão no miolo original, que o ideal é forjar, gente falando que pelas medidas e calculos de biela, curso e etc, o motor não poderia virar mais de 6300RPM, enfim, procurei bastante coisa e de cabeça o que lembrei foi isso.

Gostaria de ressaltar que isso tudo eu achei na internet. Não levo isso como via de regra e muito menos acredito em tudo que vejo/leio.

Mas eu contei isso tudo porque: Quem usou a central original do carro pra turbinar, deparou com o problema do EPC.

Já lí de gente que também usou Unichip e depois de um tempo a injeção original 'detectou' o unichip e começou a cortar nos 3k RPM.

Não lembro se foi aqui no forum ou no forum da saveiro, que um cara turbinou com o módulo original (só chip) e ela começou a cortar no 5k RPM...

Então, por isso falei que, no projeto da saveiro branca que foi o que mais me estigou pelo fato de manter a injeção original (inclusive rodando flex como dito), o que mais me intrigou foi como raios o acelerador eletronico foi tratado.

Em projetos mais fortes, como a própria saveiro preta, e em um outro gol power que a MVS fez (se não me engano foi o primeiro turbo nitro forjado), a galera já parte pra FT...

Eu tenho ideia de turbinar o meu mais pra frente mas eu quero algo exatamente como a saveiro branca: Discreta, sem nada que mostre o que o carro é, nem o espirro da turbina...

Mas sempre me entra aquela: E o acelerador?

Na matéria foi dito que usaram clamper... Mas qual? Funciona mesmo?

Se fosse 'tão simples', ou 'uma caixinha' eu acho que não teria tanta gente tendo problema com o EPC, até porque acho que pra se turbinar um carro direito, o custo passa a ser segundo plano...

Abraço galera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

40 mil da saveiro + 20 da preparação

nem sei qual carrro pegaria...

civic, focus , cerato, ixiii

acho muita grana investida para tirar 300cv

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

40 mil da saveiro + 20 da preparação

nem sei qual carrro pegaria...

civic, focus , cerato, ixiii

acho muita grana investida para tirar 300cv

Concordo plenamente, mas vou ter que deixar minha opinião sobre isso...

Eu curto carro preparado.Com visual original, sem demonstrar, mas que anda.

Pensa quão louco seria, tu andar uma saveiro ou gol (no nosso caso) com 300cv e pegar carro como Civic SI, alguns Mercedes, entre outros e, ao menos, fazer o dono ficar 'com a pulga atras da orelha' por conta do teu carro?

Claro que a grana gasta numa preparação desse nível não compensa e em algumas vezes ultrapassa o valor do próprio carro.

Eu particularmente gosto de coisas 'menos ignorantes', como a saveiro branca. Mas que a sensação de deixar um carro bem mais forte que o seu pra tras não tem preço, é fato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

40 mil da saveiro + 20 da preparação

nem sei qual carrro pegaria...

civic, focus , cerato, ixiii

acho muita grana investida para tirar 300cv

Os LOUCOS falam: há carros e carros. Eu sou um deles. (estou com o brother GMT projetando um G5 1.6 Turbo)

Um Civic 1.8 com 140 cv é um conforto absurdo (eu pelo menos acho ele muito confortável) não é igual a um Gol com 200 cv.

Sentir o coice do turbo (ainda não senti, mas quem sentiu disse que é PERFEITO).

Ver o Goleta dando coça em carrinhos de naipe bem superior, tipo Mercedes 180, Civic Si, Audi 1.8T, BMW e blá blá blá.

Poxa, são dois mundos.

Se você realmente curte carro preparado, terá um confortável e um brinquedo e pode até ser que goste mais do brinquedo.

Via muito carro preparado da PH Preparações no Valparaíso... Uno parecendo foguete.

Cara, tem um vídeo de uma mãe andando no Marea turbo do filho, ela simplesmente PIRA... Vai à loucura.

Então são dois mundo... até as "veia" "pira", quem dirá a gente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

40 mil da saveiro + 20 da preparação

nem sei qual carrro pegaria...

civic, focus , cerato, ixiii

acho muita grana investida para tirar 300cv

Já ouvi coisas parecidas em outros tópicos. O amigo jeffersonk não vai me deixar mentir... kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza pessoal...

Seguinte, eu andei fuçando e procurando muito sobre turbinar nossos 1.6.

Encontrei de tudo pela net. Gente que colocou cabeçote de Gol Power 16v no 1.6 para rodar Aspro, grande maioria turbinando, gente reclamando que a primeira canaleta do pistão original dos nossos motores é muito próxima da cabeça, o que torna frágil o pistão acima de 1kg de pressão no miolo original, que o ideal é forjar, gente falando que pelas medidas e calculos de biela, curso e etc, o motor não poderia virar mais de 6300RPM, enfim, procurei bastante coisa e de cabeça o que lembrei foi isso.

Gostaria de ressaltar que isso tudo eu achei na internet. Não levo isso como via de regra e muito menos acredito em tudo que vejo/leio.

Mas eu contei isso tudo porque: Quem usou a central original do carro pra turbinar, deparou com o problema do EPC.

Já lí de gente que também usou Unichip e depois de um tempo a injeção original 'detectou' o unichip e começou a cortar nos 3k RPM.

Não lembro se foi aqui no forum ou no forum da saveiro, que um cara turbinou com o módulo original (só chip) e ela começou a cortar no 5k RPM...

Então, por isso falei que, no projeto da saveiro branca que foi o que mais me estigou pelo fato de manter a injeção original (inclusive rodando flex como dito), o que mais me intrigou foi como raios o acelerador eletronico foi tratado.

Em projetos mais fortes, como a própria saveiro preta, e em um outro gol power que a MVS fez (se não me engano foi o primeiro turbo nitro forjado), a galera já parte pra FT...

Eu tenho ideia de turbinar o meu mais pra frente mas eu quero algo exatamente como a saveiro branca: Discreta, sem nada que mostre o que o carro é, nem o espirro da turbina...

Mas sempre me entra aquela: E o acelerador?

Na matéria foi dito que usaram clamper... Mas qual? Funciona mesmo?

Se fosse 'tão simples', ou 'uma caixinha' eu acho que não teria tanta gente tendo problema com o EPC, até porque acho que pra se turbinar um carro direito, o custo passa a ser segundo plano...

Abraço galera!

Já vi muito problema de aterramento da central causar sinais desse tipo. Se a luz acende é porque tem falha de sinal saindo de algum sensor ou chegando na própria central. Cada caso é um caso, cada carro é um carro, mas limitações de rotação antes do corte de giro é um sinal de que tá com falha ou no sensor de posição da borboleta ou no potenciômetro do pedal (afinal o EPC foi feito para alertar falha nestes sistemas). O certo mesmo seria medir cada sensor, bem como verificar curto na fiação e o aterramento do chicote.

O Clamper que a gente costuma usar é o para o sensor MAP, "limitando" o sinal enviado por ele à central - uma vez que ao invés de trabalhar com depressão no coletor de admissão, ele passará a operar com pressão positiva comprimida pela turbina no coletor.

Abraço!

Editado por Gmt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto é igual anus, cada um tem o seu né.. eu faria fácil fácil um projeto desse.

Igual os amigos acima disseram, deixar os donos de carros que valem 100 mil instigados com o golzinho!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto é igual anus, cada um tem o seu né.. eu faria fácil fácil um projeto desse.

Igual os amigos acima disseram, deixar os donos de carros que valem 100 mil instigados com o golzinho!

Não adianta, ou você gosta ou você não gosta de preparação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gol pode ter 500 cv,,, tu pode ganha de 15 carro de diferença;;

mais mesmo assim.. o cara ainda tem um SI, mercedes ou sei la

dar pau em um carro assim com um gol deve ser um tesao,,, mais nao vejo custo beneficio kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto é igual anus, cada um tem o seu né.. eu faria fácil fácil um projeto desse.

Igual os amigos acima disseram, deixar os donos de carros que valem 100 mil instigados com o golzinho!

bah cara.... que sentimento ruim kkkk

tem que pensa no propio conforto e nao

deixa alguem brabao uhUHUAhuahuahuahuah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0