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DouglasMDC

Quem disse que carro 1.0 não anda?

78 posts neste tópico

Gol 1.0: 0-100 km/h em 13 s e 165 km/h com 76 cv

O post

Velocidade Mínima gerou muitos comentários – perto de 100, até o momento de escrever este. Muitos leitores referiram-se à questão do carro com motor de 1.000 cm³ não ter desempenho suficiente em auto-estradas para a proposta de velocidade mínima de 100 km/h em rodovias de limite 120 km/h. Será que é isso mesmo? Garanto que não.

O motor 1-litro mais fraco hoje é o do Mille Economy, 66 cv a 6.000 rpm (etanol). Mesmo assim 1 cv mais que o Passat L 1,5-L duas-portas, que pesava quase 100 kg mais que o Fiat. Não conheço ninguém, da época em que foi lançado, 1974, até hoje, que dissesse que esse Passat "não andava". Pelo contrário.

O motor do Mille de 1990, por exemplo, quando era o Fiasa, desenvolvia 48 cv a 5.700 rpm, portanto o modelo ganhou 17 cv com o atual Fire, nada desprezível, principalmente levando em conta o aumento irrisório de cilindrada, apenas 5 cm³ (de 994 para 999 cm³). O motor Fiasa havia passado a 56 cv em 1993 com ignição eletrônica e recebendo carburador de duplo corpo, e ganhou 2 cv com a injeção monoponto, foi para 58 cv, sempre a gasolina.

fire_2-p_0005.jpg

O Mille sempre andou muito bem com motor 1-L

Em todo esse tempo não houve críticas para o desempenho do modelo. Só quando um carro de motor 1-L pesa mais, caso do Fiesta sedã, de 1.100 kg, é que o desempenho sofre um pouco. Em contrapartida, os motores dessa cilindrada foram ficando cada vez mais potentes, caso do Celta, de 78 cv, os Ford de 73 cv, o Gol de 76 cv, os Renault de 77 cv e o Corsa, com nada menos que 79 cv. O Passat TS 1600 desenvolvia 80 cv!

Velocidade máxima entre 150 e 160 km/h é comum nos carros de 1.000 cm³ atuais. Ou seja, a 120 km/h eles têm razoável reserva de potência. Não é como em carros mais antigos, como o Fuscas 1300 sedã e o Gordini, cujas velocidades máximas eram de 118 km/h. O Gol 1,0 de 76 cv que atinge 165 km/h só precisa de 38,5% da potência máxima, ou 29,2 cv, a 120 km/h.

Há muitos anos, década de 1990, eu estava viajando com a família em um Honda Accord a 160 km/h indicados e havia um Mille ELX andando junto tranquilamente, por muitos quilômetros.

E o que dizer da aceleração? Hoje os carros 1-L estão acelerando de 0 a 100 km/h entre 13 e 15 segundos. O Chevette Hatch 1600 levava 15,3 segundos e Corcel II de mesma cilindrada, 14,5 s. Como se vê, está tudo ali, embolado.

Só que tem um detalhe: os motores de 1.000 cm³ precisam de rotação para produzir potência palpável. A potência existe, está disponível, mas em rotações mais altas, e o que acontece é grande parte dos ou das motoristas desconhecer isso. Ou se conhecem, recusam-se a usar rotações mais altas simplesmente por achar que o motor vai quebrar ou terá a vida útil abreviada. Ou gastará muito combustível. Pois não é nada disso.

Esse motores têm curso dos pistões bem pequeno. O motor Renault 1-litro tem 66,8 mm de curso. A 5.850 rpm, sua rotação de potência máxima, a velocidade média dos pistões é de apenas 13 metros por segundo, muito abaixo do limite estado-da-arte para carros de rua, 20 m/s. No motor Fiat Fire, idem, 13 m/s. Não é por acaso esses motores passarem de 200.000 km com plena saúde.

Clio.jpg

Clio: 77 cv e 10,2 m·kgf, 167 km/h e 0-100 km/h em 14,1 s

Como resolver

Não é fácil mudar hábitos. Os brasileiros, de uma maneira geral, estão acostumados com motores que dão boa potência em rotações mais baixas, aqueles de 1,6 a 2 litros. Motores que "têm torque". Vejo no trânsito carros arrancando num semáforo em que a roda não dá nem uma volta e a segunda já é engatada. Os motores de baixa cilindrada ficam "mortos" em baixos giros, é sua natureza.

Seria necessário muito esclarecimento a respeito no manual do proprietário e, principalmente, instrução pelos vendedores das concessionárias no momento de entregar um carro zero-quilômetro. Ou um curso tipo "Como dirigir carros de 1 litro", breves, de 1 hora – fica a idéia para alguém criar esse serviço, que poderia ser estendido para o treinamento de outras habilidades, como direção defensiva.

Uma grande parte dos motoristas desconhece essa particularidade dos motores pequenos, que têm que girar.para o carro andar com desenvoltura. Insistir em ficar na faixa 2.000~3.000 rpm quando se precisa andar mais rápido só decepcionará.

E aquilo que já comentei diversas vezes aqui, a maioria não gosta de usar o câmbio, o que num carro de 1 litro é essencial. Querer engatar a última marcha e ficar nela a viagem inteira, não dá.

Lembro-me de ter lido a respeito de cursos no Canadá sobre como dirigir carro com câmbio manual. A finalidade é possibilitar a turistas canadenses na Europa alugar os carros mais baratos, de caixa manual. Então, analogamente, cabe aqui um curso para aprender a extrair potência de carros 1-litro.

Diminuindo presença

Mas os carros 1-L estão menos presentes no mercado do que em 2010. De 50,8% caíram para 45,2%, enquanto os da classe de cilindrada 1.000 a 2.000 cm³ avançaram de 48% para 53,2%, indicando uma tendência do consumidor em sair do carro 1000. A classe superior, acima de 2.000 cm³, ganhou três pontos porcentuais e em 2011 fechou com 1,5%, resultado de mais carros importados licenciados. Os dados são da Anfavea.

A importação aumentou 14% em relação a 2010 e hoje os importados representam 23,6% do total licenciado, ante 18,8% em 2010. Isso explica o aumento de participação dos carros com motor acima de 2.000 cm³.

Outra queda significativa, também associada às importações, é a dos carros flex, que de 86,4% em 2010 diminuíram participação para 83,1%. Quem ganhou bem foi o carro a gasolina, que saltou de 8,4% para 11%, tendo registrado pico de 12,1% em setembro. Os a diesel também ganharam presença, embora menos, de 5,2% para 5,9%.

Para fechar o assunto, quem tem carro 1-L não precisa ter dó do motor. É acelerar, passar de 5.000 rpm quando for necessário e notar como anda muito bem até, pois o pequeno motor retribuirá com um desempenho mais do que aceitável.

Carro "um-ponto-zero" pode pegar qualquer estrada tão bem como qualquer outro.

FONTE: http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2012/01/quem-disse-que-carro-um-ponto-zero-nao.html

Editado por DouglasMDC
Rony.Silva e Jose Antonio curtiram isso

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Quando preciso de força, faço como o adenilson707. Faço sem pena, mas com a manutenção em dia!

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Meto ficha no meu "milzinho", na primeira saida com o carro (estou com ele a uma semana), ja vi que o bichim ta bão, peguei 170 de boa!

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Quando preciso de força, faço como o adenilson707. Faço sem pena, mas com a manutenção em dia!

Eu fiz SSA-Itabuna em aproximadamente 6 hs

Sai da capital às 11:30 e cheguei em Itabuna ainda claro, por volta das 17h

Média de 120 km/h

Também eu cuido

Manutenção em dia

óleo Mobil

Molykote

Velas de iridium/três eletrodos

pneus largos

Até uma ex-namorada minha disse que meu carro estava preparado pra correr. Eu não, mas um colega meu colocava 170 na estrada ele. Isso explica que ele tem um motor esperto.

Só me estresso em Ilhéus, pois o pessoal é lerdo no volante. Anda a 50 km/h na BR.

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Estou com o Golzinho a pouco tempo, mais não dou mole pro brinquedo não rsrsrs, ando forte ( Quando dá rs ), masi também sem esculachar o carro..

mais que da 170 facil da...

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eu não tenho coragem de ir acima de 120. Me assusta.

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Eaa mais se vc tiver condicoes e melhor 1.6 rs....pq oq eu vejo de nego de 1.0 querer da farol na via anchieta e foda rs.....

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muito bom o tópico, desde o meu G3 já cansei de viajar por 5 ou 6h a 120 ou 130hm/h de média tranquilo, inclusive ultrapassando carretas que outros carros "maiores" ficavam receosos de ultrapassar hehehe

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"mais de 170 fácil" não da não hauahauahauahau

Já é bem difícil fazer ele chegar nos 160.

1.0 atualmente anda bem mesmo... o problema é o consumo. Se você manter seu gol na faixa de 5 a 6 mil rpm o consumo sobe demaaaaais! A faixa de economia desses carros é exatamente a que o motor fica meio bufa fria - 2 a 3 mil.

Meu gol faz em média 12km/l andando normal, mantendo de 2 a 3 mil rpm.. chega a quase 14 se eu não passar de 80. Andando bem, acima de 4,5 mil rpm, ele faz entre 7 e 8, o mesmo consumo do ex vectra 2.2 CD de 132cv que meu pai teve(pense num carro foda).

Então vc tem que pesar... vai pra estrada e quer meter o pé? só saber esticar o motor certinho, já que no fim das contas compensa o consumo um pouco mais elevado pela pouca troca de marcha, pouca retomada, pouca frenagem. Na cidade não precisa, deixa o motor "bufa fria" mesmo que não adianta sair na frente de todo mundo no sinal e não dar tempo nem do próximo abrir hehehe!

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Li certa vez uma matéria que dizia que o grande problema de algumas pessoas que tem carro 1.0, querem usá-lo como se fosse uma ferrari. Os carros 1.0, podem sim atender as necessidades de qualquer pessoa, desde que saiba-se usá-los, por exemplo, meu gol é 1.6, passo a marcha em 2.5k rpm, será que daria pra fazer isso no gol 1.0? CONCERTEZA, o porém, é que é impossível esperar que o rendimento do mesmo ato em ambos os motores seja o mesmo, cada um com suas limitações. A mais se esticar o motor do 1.0 consome muito, e quem disse que no 1.6 não? Se eu andar de forma esportiva no meu gol trocando marchas entre 3.5~5k rpm, podem ter certeza que ele vai consumir demaaais, a diferença é que o rendimento dele pro 1.0 será melhor, mas o índice de consumo é o mesmo.

Agora pensem bem, vivemos em grandes metrópoles onde o trânsito é cada dia mais caótico, acho extreme vantagem um carro 1.0, pois você acelera com esperança no coração mas anda 500 metros e o trânsito para, ou então o sinal fecha. Concluindo, o ideal é cada um analisar bem suas necessidades e saná-las da forma mais apropriada.

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Na estrada eu meto os dois pés tbm kkk,nao to nem ai,160 pra cima, o unico problema é que a suspençao é original,então cada curva mais fechada é uma emoçao...

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hahahaha.. eu sou abusado... tenho 1.0 nas mão.. e quando vejo um carro de cilindrada maior que esta atrapalhando fico piscando farol direto... mais para não fazer feio.. ja deixo sempre a 4ª marcha engatada.. e ETANOL no tanque... hehehehe

Jonas Martins curtiu isso

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só troco as machas em 3.000rpm e na quinta matenho 3.5 a 4.000rpm que dá aproximadamente 120km/h, passar disso o carro consome bem mais, eu só ando assim. O carro já está bem solto, nos primeiros 1000km metia o pé sem dó!!!

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"mais de 170 fácil" não da não hauahauahauahau

Já é bem difícil fazer ele chegar nos 160.

1.0 atualmente anda bem mesmo... o problema é o consumo. Se você manter seu gol na faixa de 5 a 6 mil rpm o consumo sobe demaaaaais! A faixa de economia desses carros é exatamente a que o motor fica meio bufa fria - 2 a 3 mil.

Meu gol faz em média 12km/l andando normal, mantendo de 2 a 3 mil rpm.. chega a quase 14 se eu não passar de 80. Andando bem, acima de 4,5 mil rpm, ele faz entre 7 e 8, o mesmo consumo do ex vectra 2.2 CD de 132cv que meu pai teve(pense num carro foda).

Então vc tem que pesar... vai pra estrada e quer meter o pé? só saber esticar o motor certinho, já que no fim das contas compensa o consumo um pouco mais elevado pela pouca troca de marcha, pouca retomada, pouca frenagem. Na cidade não precisa, deixa o motor "bufa fria" mesmo que não adianta sair na frente de todo mundo no sinal e não dar tempo nem do próximo abrir hehehe!

kkk eu não disse " Mais de 170 Facil " pq isso é mentira kkk, mais sim que da 170 " Facil " , nem tão facil assim, so foi um modo de dizer.. so coloquei isso uma vez na rodovia do contorno aqui em cachoeiro, quando eu queria testar o motor do carrinho... mais eu concordo contigo :D

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Ja diz aquele velho ditado...

"Pro mau fodedor até os culhões atrapalham"

Vejo muita gente reclamando que carro 1.0 não anda,etc. Eu ja tive 3 e sabendo você consegue aproveitar muito bem o carro dentro das limitações dele.

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POr isso que eu sempre digo...o cara precisa saber tocar um carro 1.0..

Ja vi muita gente reclamando que carro 1.0 não anda nada...e a primeira coisa que falo é que "VC" não sabe andar com carro 1.0...kkkk

ugomes e Rony.Silva curtiram isso

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Quando eu tinha o G4 1.0 não tinha o que reclamar do motor dele. Era só pisar que ele andava mesmo... sem frescura. Claro que nem se compara com o 1.6 que tenho agora, mas o carrinho não fazia feio, principalmente perto dos 1.0 e até 1.4 que tem por aí!!

Mas acho que só voltaria pra um 1.0 se eu tivesse muita necessidade mesmo, porque agora que me acostumei com o 1.6 fica difícil pegar um mais fraco.

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hahahaha.. eu sou abusado... tenho 1.0 nas mão.. e quando vejo um carro de cilindrada maior que esta atrapalhando fico piscando farol direto... mais para não fazer feio.. ja deixo sempre a 4ª marcha engatada.. e ETANOL no tanque... hehehehe

Bem nessa! "Toco o pal" hehehe...

Ele vai embora, esses dias meu amigo com um fiesta rocam 2013 1.6, passou trabalho com o meu golzinho 1.0 numa viagem pequena que fizemos.

Negocio é não ter pena! Pézão SEMPRE lá no fundo pra amaciar, senão o carro vai ficar malandro, igual carro de senhor hehehe...

GOL USE SEM DÓ...

Editado por Jonas Martins

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kkk eu não disse " Mais de 170 Facil " pq isso é mentira kkk, mais sim que da 170 " Facil " , nem tão facil assim, so foi um modo de dizer.. so coloquei isso uma vez na rodovia do contorno aqui em cachoeiro, quando eu queria testar o motor do carrinho... mais eu concordo contigo :D

170 ja dei varias com meu 1.0,.... chegar ate chega... mais o bicho ta no limite.... por dentro parece ate q vai desmosntar uhahuahuauhuha

mais como a maioria disso (qm tem 1.0) andar na boa a 120.... vai de boa... fiz semana passada uma viagem.. +- 100km... em 1h... por causa da estrada... gastei equivalente a uns R$ 10... de alcool....

eu tinha colocado 50.... putz... fui andei la... voltei ainda sobrou pra andar por aki huauhau... to muito contente com esse goleta.... o meu g3 16v... bebia mais q o dono....

hahahaha.. eu sou abusado... tenho 1.0 nas mão.. e quando vejo um carro de cilindrada maior que esta atrapalhando fico piscando farol direto... mais para não fazer feio.. ja deixo sempre a 4ª marcha engatada.. e ETANOL no tanque... hehehehe

pow.. eu tbm... nem qr fazer graca... boto meu golzinho do lado.. e tem nego e arrega...ja passei muitos pela direita pq o cara achava q eu num ia passar a tempo dele voltar... e se o cara vier e eu tiver sozinho.... colo ponteiro facin.... sem do...... com pneu 205... e fixa... pode vir....

so estou esperando uma graninha... pras velas e filtro.... dai via ficar um pouco mais bravo a crianca.....

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170 ja dei varias com meu 1.0,.... chegar ate chega... mais o bicho ta no limite.... por dentro parece ate q vai desmosntar uhahuahuauhuha

mais como a maioria disso (qm tem 1.0) andar na boa a 120.... vai de boa... fiz semana passada uma viagem.. +- 100km... em 1h... por causa da estrada... gastei equivalente a uns R$ 10... de alcool....

eu tinha colocado 50.... putz... fui andei la... voltei ainda sobrou pra andar por aki huauhau... to muito contente com esse goleta.... o meu g3 16v... bebia mais q o dono....

pow.. eu tbm... nem qr fazer graca... boto meu golzinho do lado.. e tem nego e arrega...ja passei muitos pela direita pq o cara achava q eu num ia passar a tempo dele voltar... e se o cara vier e eu tiver sozinho.... colo ponteiro facin.... sem do...... com pneu 205... e fixa... pode vir....

so estou esperando uma graninha... pras velas e filtro.... dai via ficar um pouco mais bravo a crianca.....

ahha é verdade, foi um modo de dizer rs, ele chega sim no 170 , igual botei uma vez, mais sofre um cadin rsrs mais to gostando do desempenho dele, para 1.0 tá bom de mais...

o meu ta beberrão ainda, gasto cerca de 50 R$ por semana de gasolina com o danado kkk, e olha que so uso o carro para ir trabalhar e ir estudar.. tem 5 pra 6 mêses que estou com o carro, está com 4.000 KM rodados . mais ta bom, nada a reclamar rs

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eu ja tive 1.0 e nao tenho o que reclamar...

vc apenas tem que acustumar de pequeno...

saber a hora de esticar e bate marcha... unico problema eh o alto consumo quando vc vai da uma pisada mais forte.

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Meu problemas com o 1.0 foram solucionados quando li no manual a faixa de rotação do torque máximo e da potência máxima.

Se vc trocar as marchas sempre a 3850 rpms tu não terá problema de desempenho e na hora da ultrapassagem estique até 5250 rpms ou mais e verá que teu 1.0 não é fraco como dizem.

O grande problema dos 1.0 é o torque máximo está em altas rotações. O 1.6 por exemplo tem todo o torque em 2250 rpms ou menos senão me engano.

Realmente dirigir um 1.0 tem que saber...

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No gol 1.6 ele tem o torque máximo em 2.500 rpm, porém diz a VW que em 2000 rpms ele já tem 83% do torque disponível, motivo por exemplo que você anda de quarta a 40 km/h, ele nem reclama.

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No gol 1.6 ele tem o torque máximo em 2.500 rpm, porém diz a VW que em 2000 rpms ele já tem 83% do torque disponível, motivo por exemplo que você anda de quarta a 40 km/h, ele nem reclama.

Esse motor 1.6 da VW é um dos mais acertados do mercado.

Não é a toa que ela anda junto com muito carro 1.8 e 2.0 por aí.

Queria muito que meu golzinho tivesse esse motor, meu pai tem um Voyage 1.6 e o bichinho é nervoso.

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