Rafael Moretti

Barra Estabilizadora e de Anti-Torção - Dúvidas

28 posts neste tópico

Pessoal, eu tava xeretando acessórios pro G5 e me deparei com essa barra anti-torção https://www.tuningparts.com.br/barra-anti-torcao-inferior-dianteira-para-gol-g5-0812-imohr,16373$488,72.html?veiculo=563&tipo=0

Sabendo que o meu não possui barra estabilizadora, alguém sabe dizer se a função dessa barra é a mesma?

Essa é a inferior e nessa loja tem tbm a superior...

Com certeza aumenta a resistência a torções da carroceria e espalha os impactos para as suspensões dos dois lados... mas seria interessante?

Eu como não sinto falta de estabilidade talvez nem coloque nada assim, mesmo que seja recomendado, mas se alguém se interessar pode ser uma boa aquisição tbm... fica como informação pro pessoal, já que não lembro de ter visto por aqui.

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...não sei em relação ao G5 ...mas no meu antigo celtinha eu mesmo instalei a barra estabilizadora ...e lhe digo, melhorou d+ a estabilidade (nas curvas, se sente menos as imperfeições do piso, aquele "sacode/inclinação") e a frenagem, foi uma das melhores aquisições que fiz para o carro

...li aqui no fórum algo a respeito da barra estabilizadora, mas não me lembro onde ...alguém disse (isso vc terá que confirmar) que o g5 com direção hidráulica ou ar condicionado (não sei qual destes 2) vem com a barra estabilizadora de fábrica

...a BARRA ESTABILIZADORA tem uma função diferente da BARRA ANTI-TORÇÃO ...a grosso modo, a barra estabilizadora melhora a segurança (como eu disse, estabilidade e frenagem), já a anti-torção reforça a carroceria do veículo (ajuda a prolongar / manter a estrutura do veículo)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu tava xeretando acessórios pro G5 e me deparei com essa barra anti-torção https://www.tuningparts.com.br/barra-anti-torcao-inferior-dianteira-para-gol-g5-0812-imohr,16373$488,72.html?veiculo=563&tipo=0

Sabendo que o meu não possui barra estabilizadora, alguém sabe dizer se a função dessa barra é a mesma?

Essa é a inferior e nessa loja tem tbm a superior...

Com certeza aumenta a resistência a torções da carroceria e espalha os impactos para as suspensões dos dois lados... mas seria interessante?

Eu como não sinto falta de estabilidade talvez nem coloque nada assim, mesmo que seja recomendado, mas se alguém se interessar pode ser uma boa aquisição tbm... fica como informação pro pessoal, já que não lembro de ter visto por aqui.

Abs

Opa Rafael, beleza cara?

Por coincidência estava conversando a respeito dessas barras em outro tópico (http://forum.g5clube.com.br/topic/3399-suspensao-rebaixada-ar-fixa-rosca-discuta-aqui/page__st__240__p__134885#entry134885).

De maneira grosseira, barras estabilizadores, por serem ligadas pelas bieletas aos amortecedores dianteiros, servem para impedir que se "transfira" peso de um lado para outro no momento de uma curva. Para isso são feitas de ligas metálicas que aceitam deformações plásticas. Em outras palavras, ao esterçar o volante, devido a resultante centrípeta que "puxa" o veículo pra dentro da trajetória da curva, a reação é de que o amortecedor da roda que está na parte interna da curva tenha seu curso aumentado. Já no caso do amortecedor da roda que vai pelo lado de fora da curva tende a se comprimir. Essa variação de curso entre eles faz com que a barra, ligada fixamente a eles e a carroceria tenha que literalmente se torcer para poder acompanhar o tal diferença de altura. Por consequência, acaba-se que os amortecedores trabalhem menos por assim dizer, não permitindo a carroceria se inclinar tanto (mais estável).

Já as barras anti-torção servem justamente para não permitir que as torres dos amortecedores sofram torções que, em casos mais extremos, causam trincas nos pontos de solda das longarinas/caixas de ar/torres. As cahamadas "inferiores" são fixadas no agregado da suspensão, evitando que este é quem sofra torções em seu eixo.

É errado, porém, dizer que ela não contribui para a estabilidade do carro - uma vez que ela, ao não permitir torções, evita também transferências de peso entre as chapas. Mas o efeito "estável" dela só é perceptível se usado em conjunto com amortecedores, molas, rodas e pneus adequados pro projeto. Uma barra anti-torção por si só não causa efeitos sensíveis ao volante, mas previnem a integridade da carroceria.

Abraço!

Editado por GMT Performance
Raphael Souza e HildegardoPS curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei dos comentários bem elucidativos, fiquei com vontade de colocar no meu quando mexer na suspa acho que pode dar uma grande ajuda pro sistema todo, to errado?

hehehehe abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...não sei em relação ao G5 ...mas no meu antigo celtinha eu mesmo instalei a barra estabilizadora ...e lhe digo, melhorou d+ a estabilidade (nas curvas, se sente menos as imperfeições do piso, aquele "sacode/inclinação") e a frenagem, foi uma das melhores aquisições que fiz para o carro

...li aqui no fórum algo a respeito da barra estabilizadora, mas não me lembro onde ...alguém disse (isso vc terá que confirmar) que o g5 com direção hidráulica ou ar condicionado (não sei qual destes 2) vem com a barra estabilizadora de fábrica

...a BARRA ESTABILIZADORA tem uma função diferente da BARRA ANTI-TORÇÃO ...a grosso modo, a barra estabilizadora melhora a segurança (como eu disse, estabilidade e frenagem), já a anti-torção reforça a carroceria do veículo (ajuda a prolongar / manter a estrutura do veículo)

Opa Rafael, beleza cara?

Por coincidência estava conversando a respeito dessas barras em outro tópico (http://forum.g5clube.com.br/topic/3399-suspensao-rebaixada-ar-fixa-rosca-discuta-aqui/page__st__240__p__134885#entry134885).

De maneira grosseira, barras estabilizadores, por serem ligadas pelas bieletas aos amortecedores dianteiros, servem para impedir que se "transfira" peso de um lado para outro no momento de uma curva. Para isso são feitas de ligas metálicas que aceitam deformações plásticas. Em outras palavras, ao esterçar o volante, devido a resultante centrípeta que "puxa" o veículo pra dentro da trajetória da curva, a reação é de que o amortecedor da roda que está na parte interna da curva tenha seu curso aumentado. Já no caso do amortecedor da roda que vai pelo lado de fora da curva tende a se comprimir. Essa variação de curso entre eles faz com que a barra, ligada fixamente a eles e a carroceria tenha que literalmente se torcer para poder acompanhar o tal diferença de altura. Por consequência, acaba-se que os amortecedores trabalhem menos por assim dizer, não permitindo a carroceria se inclinar tanto (mais estável).

Já as barras anti-torção servem justamente para não permitir que as torres dos amortecedores sofram torções que, em casos mais extremos, causam trincas nos pontos de solda das longarinas/caixas de ar/torres. As cahamadas "inferiores" são fixadas no agregado da suspensão, evitando que este é quem sofra torções em seu eixo.

É errado, porém, dizer que ela não contribui para a estabilidade do carro - uma vez que ela, ao não permitir torções, evita também transferências de peso entre as chapas. Mas o efeito "estável" dela só é perceptível se usado em conjunto com amortecedores, molas, rodas e pneus adequados pro projeto. Uma barra anti-torção por si só não causa efeitos sensíveis ao volante, mas previnem a integridade da carroceria.

Abraço!

Simplesmente admirável as respostas dos dois.

Agradeço a paciência em responder... e como esperava, parece que vai ajudar o pessoal que mexe mais na suspensão do carro. Bem legal!

Agora eu sei melhor o que os dois modelos de barra fazem... e até considero colocar uma estabilizadora ou até mesmo essa anti-torção, pois com certeza trarão benefícios à dinâmica do carro, que é mto importante no meu ponto de vista, e até um dos principais motivos de eu gostar do meu Gol.

Abraços e valeu ae pessoal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para o dia a dia, viagens curtas e longas... é viável e terei benefícios colocar uma barra estabilizadora?

Ou se aplica a carros de track days e outras coisas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para o dia a dia, viagens curtas e longas... é viável e terei benefícios colocar uma barra estabilizadora?

Ou se aplica a carros de track days e outras coisas?

Opa Lincoln!

É viável sim, e de certo modo até recomendável.

Lembra só que pra instalar ela você vai precisar, além da barra estabilizadora propriamente dita, 2 buchas que vão no agregado fixando ela, 2 bieletas e 2 amortecedores dianteiros da versão 1.6 completa - uma vez que os originais dos 1.0 não contam com o suporte soldado na bengala pra fixação das bieletas.

Abraço!

Rafael Moretti curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...p/ quem gosta de uma "condução esportiva" ...vale mto a pena, pois nas curvas o carro fica outro ...gruda na pista que é uma beleza ...o celtinha com barra estabilizadora e pneus 195/50 R15 sem alterar a suspensão, entrava chutado nas curvas tranquilão ...quem viajava comigo ficava de cara (se impressionava) com a estabilidade do mesmo ...sem exagerar, mtos achavam que o carro não faria a curva devido a velocidade em que eu entrava nelas ...essa é uma das faltas que sinto do celtinha e a outra, é a esperteza do carro dentro da cidade (inclusive, retomada de velocidades).

...ressalto ainda, a qualidade dos pneus maxxis ...estou em um dilema qto as rodas p/ o g5, mas o pneus, pretendo colocar esta mesma marca devido a sua alta confiabilidade (pelo menos para mim).

Editado por Romão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vou fazer isso

 

O bom é que os gols básicos já vem com o furo pra encaixar as arruelas da barra estabilizadora

 

 

Pra colocar só precisa disso

 

*Um par de amortecedores dianteiros da versão com ar condicionado, ou o do Polo, que já vem com as linguetas pra colocar as bieletas

*Um par de bieletas

*A barra em si

*Coxins novos dos amortecedores(par). É IGUAL o do Golf 4 e do Audi A3.

*Buchas da barra

*Travas da barra com os parafusos

*Par de molas do Polo 1.6

 

Coxins, amortecedores, bieletas, molas e as buchas vc compra novos

 

Já a barra em qualquer desmanche vc acha. Custa em média R$ 100,00 a barra, junto com as travas, que vem de brinde os parafusos

O bom é que é original

 

 

Já as peças, comprem de marca

 

Bieletas Cofap

Coxins Monroe-Axios

Amortecedores Cofap/Monroe/Allen/Nakata/Ecolauber/Corven

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vou fazer isso

 

O bom é que os gols básicos já vem com o furo pra encaixar as arruelas da barra estabilizadora

 

 

Pra colocar só precisa disso

 

*Um par de amortecedores dianteiros da versão com ar condicionado, ou o do Polo, que já vem com as linguetas pra colocar as bieletas

*Um par de bieletas

*A barra em si

*Coxins novos dos amortecedores(par). É IGUAL o do Golf 4 e do Audi A3.

*Buchas da barra

*Travas da barra com os parafusos

*Par de molas do Polo 1.6

 

Coxins, amortecedores, bieletas, molas e as buchas vc compra novos

 

Já a barra em qualquer desmanche vc acha. Custa em média R$ 100,00 a barra, junto com as travas, que vem de brinde os parafusos

O bom é que é original

 

 

Já as peças, comprem de marca

 

Bieletas Cofap

Coxins Monroe-Axios

Amortecedores Cofap/Monroe/Allen/Nakata/Ecolauber/Corv

 

Exatamente, como eu tinha comentado no post mais acima...

 

Só não entendi a obrigatoriedade de comprar o "*Par de molas do Polo 1.6", uma vez que o que difere os amortecedores com ou sem o encaixe para a barra estabilizadora seria a 'bengala' deles. Tanto prato, quanto curso e pressão são iguais.

 

Comprar molas dianteiras novas é gastar dinheiro a toa.

 

Gabriel Tavares

 

GMT Performance

 

(61) 8131-7736

Editado por GMT Performance

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu é 1.6 com ar e DH, então pelo o que entendi já vem com estabilizadora. Mas posso além dela, colocar a anti-torção? Ou é uma ou outra?



Exatamente, como eu tinha comentado no post mais acima...

 

Só não entendi a obrigatoriedade de comprar o "*Par de molas do Polo 1.6", uma vez que o que difere os amortecedores com ou sem o encaixe para a barra estabilizadora seria a 'bengala' deles. Tanto prato, quanto curso e pressão são iguais.

 

Comprar molas dianteiras novas é gastar dinheiro a toa.

 

Gabriel Tavares

 

GMT Performance

 

(61) 8131-7736

O meu é 1.6 com ar e DH, então pelo o que entendi já vem com
estabilizadora. Mas posso além dela, colocar a anti-torção? Ou é uma ou
outra?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

me interessei bastante pelo assunto... o pessoal sempre coloca a barra de torção no voyage "vovôzinho" mas não sabia que tinha para o G5 também.<br /><br />o engraçado é que ela diz ser compatível apenas com o gol e saveiro, nada de voyage. e agora ? <br /><br />além disso, destaco uma observação do produto:<br /><br />"É necessário substituir o reservatório de partida a frio (gasolina) por outro menor"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei meio confuso com umas infos.. 

O Gol G5 1.0 com ar cond. já vem com a barra estabilizadora? (aquela que é boa para curvas e não deixar o carro "rolar" nas curvas..)

E não vem com a barra anti-torção que "reforça" a estrutura.. 

seria isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu é 1.6 com ar e DH, então pelo o que entendi já vem com estabilizadora. Mas posso além dela, colocar a anti-torção? Ou é uma ou outra?

O meu é 1.6 com ar e DH, então pelo o que entendi já vem com

estabilizadora. Mas posso além dela, colocar a anti-torção? Ou é uma ou

outra?

 

Você pdoe muito bem colocar a anti-torção, mesmo fazendo uso da estabilizadora já.

me interessei bastante pelo assunto... o pessoal sempre coloca a barra de torção no voyage "vovôzinho" mas não sabia que tinha para o G5 também.<br /><br />o engraçado é que ela diz ser compatível apenas com o gol e saveiro, nada de voyage. e agora ? <br /><br />além disso, destaco uma observação do produto:<br /><br />"É necessário substituir o reservatório de partida a frio (gasolina) por outro menor"

 

A barra anti-torção, nesse caso vendida pela IMohr, serve tanto para Gol quanto Voyage e Saveiro.

 

Quanto ao fato de ser necessário deslocar o reservatório de partida a frio, se deve pelo fato do mesmo ser localizado em cima da torre direita do carro - mesmo local onde é fixada a barra.

 

A adaptação é bem simples, mas precisa de alguém com um pouco de experiência.

 

Precisando, trabalho com esse tipo de serviço também.

 

Abraço

 

Gabriel Tavares

 

GMT Performance

 

(61) 8131-7736

Fiquei meio confuso com umas infos.. 

O Gol G5 1.0 com ar cond. já vem com a barra estabilizadora? (aquela que é boa para curvas e não deixar o carro "rolar" nas curvas..)

E não vem com a barra anti-torção que "reforça" a estrutura.. 

seria isso?

 

Na verdade NENHUM modelo VW vem com barra anti-torção.

 

Abraço

 

Gabriel Tavares

 

GMT Performance

 

(61) 8131-7736

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o assunto das bieletas recomendo usar a da marca TRW, á cofap cagou e fez umas bieletas de péssima qualidade...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera.

 

 

COLOQUEI A BARRA ESTABILIZADORA

 

 

Mas dá um trabalhão.

 

Sim, fiz todo o figurino(coloquei amortecedor e bieletas, fora as demais peças de suspensão)

 

Agora foi a instalação da barra estabilizadora. GENTE, QUE B.O.

 

 

Teve de arriar o agregado e desparafusar as barras axiais da direção

 

Mas no fim o mecânico conseguiu, a muito custo

 

Gente, pensa que o carro ficou outro. Gira a curva com mais facilidade e tá mais na mão

 

Levei as peças(par de amortecedores/bieletas/coxins do amortecedor/coifa e batente)

 

Comprei a barra(grossona. Tava zerada, com as buchas da barra zeradas tb. Foi tirada de um gol 2013 batido, novinha)

 

 

Mão de obra pra instalação das peças de suspensão+barra estabilizadora: R$ 160,00

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo q estou entendendo o meu gol 1.0 com ar e dh ja vem com a barra estabilizadora?

da pra ver essas bieletas quando o volante esta virado pra fora,

ja essa barra anti torção vem original em alguns 1.6 ou é adaptação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo q estou entendendo o meu gol 1.0 com ar e dh ja vem com a barra estabilizadora?

da pra ver essas bieletas quando o volante esta virado pra fora,

ja essa barra anti torção vem original em alguns 1.6 ou é adaptação?

 

Sim. Como teu carro é completo, ele já vem com a barra estabilizadora

 

Dá sim. Vire o volante para a esquerda. Atrás do amortecedor vc verá uma barrinha cromada de ferro. Aquilo é a bieleta.

 

Barra anti-torção não vem em NENHUM carro da Volks. É adaptação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo menos isso eu estou em vantagem com a vw ja q meu carro é completo e veio com aquele painel ridiculo sem conta giros

bem q eu percebi, o pessoal falando q golzinho balançeava um pouco nas curva e o meu achei sussa

vw e suas economias bestas, um item como este é muito importante pra vir sem, ta certo q carros com dh tem uma tendencia a virar mais rapido e perder o controle mais facil, mais em curvas qualquer carro inclina sem a barra estabilizadora

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo menos isso eu estou em vantagem com a vw ja q meu carro é completo e veio com aquele painel ridiculo sem conta giros

bem q eu percebi, o pessoal falando q golzinho balançeava um pouco nas curva e o meu achei sussa

vw e suas economias bestas, um item como este é muito importante pra vir sem, ta certo q carros com dh tem uma tendencia a virar mais rapido e perder o controle mais facil, mais em curvas qualquer carro inclina sem a barra estabilizadora

 

Oxe, o meu inclinava legal, além do fato que os amortecedores estavam cansados.

 

Meu carro é pelado, sem AR e DH. Ficou outro veículo

 

Além de mais confortável em buracos, está mais estável nas curvas(e olha que tem aro 13), após a instalação da barra estabilizadora

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oxe, o meu inclinava legal, além do fato que os amortecedores estavam cansados.

 

Meu carro é pelado, sem AR e DH. Ficou outro veículo

 

Além de mais confortável em buracos, está mais estável nas curvas(e olha que tem aro 13), após a instalação da barra estabilizadora

e existe g5 com aro 13???? não sabia pra mim éra tudo 14 pra cima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e existe g5 com aro 13???? não sabia pra mim éra tudo 14 pra cima

 

Claro que existe.

 

É a rara versão 1.0 básica com rodas aro 13. Meu carro mesmo veio com elas, com pneus 175/70 R13. Foi produzida do lançamento(jul/2008) até fev/2010.

 

Hoje não é mais produzido assim, mas o Gol peladex pode colocar aro 13, pois o disco de freio é de 239 mm. Basta ver no verso da tampa de abastecimento o adesivo de calibragem.

 

Normal teu espanto. É porque 95% dos gol g5 vendidos é Trend, com aro 14.

3% é Power e 2% básico 1.0 com aro 13, isso até 2010. O gol g5 2011/2011, desde a básica, vem com aro 14. Repetiu a mesma coisa na geração atual.

 

Confira aqui

 

 

http://forum.g5clube.com.br/topic/3002-gol-g5-10-basico-original-mode-novo-up-farol-mascara-negra/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora