Alex Rogers

O real motivo da quebra dos motores VHT 1.0

51 posts neste tópico

"O VHT 1.0 a VW desenvolveu para concorrer com os motores "economy" da Fiat,  mas , que por um equívoco de engenharia , causou um recall silencioso em 400 mil motores ( é isso mesmo que voce leu> 400 MIL MOTORES !! ) , que estavam "abrindo o bico" antes do 10 mil Km!

 

O "equívoco" em questão foi reduzir a RPM na marcha lenta ( de cerca de 800 RPM para 600 RPM) na tentativa de tornar o carro mais econômico, e abastecer o carter com óleo de viscosidade muito baixa ( para reduzir os atritos internos ) ....mas o tiro saiu pela culatra: O giro muito baixo na marcha lenta com óleo muito fino , resultava na pressão de óleo abaixo de 1.0 kg/cm 2 e isso significou 400 mil motores fundidos antes dos 10.000 km !!

Na calada da noite, a VW alterou o software do módulo de gerenciamento do motor ( aumentou a RPM em marcha lenta para 800 RPM) e trocou o óleo SAE 5W-30 pelo SAE 5W-40 e assim salvou toda a produção de um fracasso histórico !!"

 

Será que foi isso mesmo?

Editado por Alex Rogers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a fonte dessa informação? No manual do meu dizia que a marcha lenta era de 800 a 850 rpm, não acho que seja isso. Um engenheiro da fabricante de autopeças que eu trabalho disse que o problema estava no diâmetro e (mau)posicionamento da galeria de lubrificação interna do motor. Cada um tem uma teoria sobre o assunto, a verdade mesmo dificilmente saberemos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a fonte dessa informação? No manual do meu dizia que a marcha lenta era de 800 a 850 rpm, não acho que seja isso. Um engenheiro da fabricante de autopeças que eu trabalho disse que o problema estava no diâmetro e (mau)posicionamento da galeria de lubrificação interna do motor. Cada um tem uma teoria sobre o assunto, a verdade mesmo dificilmente saberemos...

 

Vi em um fórum um engenheiro mecânico com 34 anos de experiência. Deve ter contato de quem trabalha na fábrica, pois a explicação foi muito direta e esclarecedora...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oleo fino + baixo rpm + motor quente= baixa pressão do sistema, ai vc para em semafaro com motor a 90º na lenta ele não lubrifica o suficiente mais se fosse isso acenderia a luz de oleo não concordam?

tenho muita experiencia em motores diesel pesado, tenho um caminhão q tinha baixa pressão de oleo, quando quente se deixasse na lenta ele acendia a luz de oleo, desamontei o motor e o mesmo estava com bomba de oleo ruim e bronzinas danificadas, depois de trocas foi sanado o problema

agora esse oleo q a vw ultilizou no começo pode sim contribuir para um desgaste prematuro das bronzinas, oleo mais fino tende a "vazar" mais entre as bronzinas e o vira brequim não lubrificando direito principalmente quando quente

mau posicionamento das galerias tbm pode contribuir, se forem finas ou mal posicionadas, uma vez montamos um motor  a diesel q quiz travar nos primeiros minutos de funcionamento, desmontamos novamente e foi constatado q as bronzinas veram com defeito os furos delas não estavam bem posicionados com o bloco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi em um fórum um engenheiro mecânico com 34 anos de experiência. Deve ter contato de quem trabalha na fábrica, pois a explicação foi muito direta e esclarecedora...

Não duvido,mas esse é um segredo que a VW vai guardar pra sempre...

vinicius_hozara curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse isso, ou se a VW soubesse o que realmente é, teria convocado os proprietários para um recall, e não iria ficar aguardando os donos levarem seus carros com motores fundidos para troca total, o que é mais barato, trocar o óleo e reprogramar ou trocar o motor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkkkkkk

 

400 mil motores pro espaço!!!  Pois bem, são vendidas em media 15 a 20 mil unidades ao mês, ou seja: Teria que fundir o motor de todos os carros vendidos em um período de 02 anos

 

cada uma .....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkkkkkk

 

400 mil motores pro espaço!!!  Pois bem, são vendidas em media 15 a 20 mil unidades ao mês, ou seja: Teria que fundir o motor de todos os carros vendidos em um período de 02 anos

 

cada uma .....

 

O novo Gol foi lançado em 29 de junho de 2008. A convocação de recall aconteceu em 28/10/2009.

 

são 16 meses do lançamento a convocação.

 

Nessa época o Gol estava vendendo cerca de 25 mil carros por mês.

 

25*x16=400 mil motores, pois todos estavam com essas supostas configurações e o lubricantes mais fino.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O novo Gol foi lançado em 29 de junho de 2008. A convocação de recall aconteceu em 28/10/2009.

 

são 16 meses do lançamento a convocação.

 

Nessa época o Gol estava vendendo cerca de 25 mil carros por mês.

 

25*x16=400 mil motores, pois todos estavam com essas supostas configurações e o lubricantes mais fino.

Não se esqueça de somar Fox e Voyage 1.0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não se esqueça de somar Fox e Voyage 1.0

 

Verdade. Não me atentei este detalhe.

 

Então os números podem ser ainda maiores. hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O novo Gol foi lançado em 29 de junho de 2008. A convocação de recall aconteceu em 28/10/2009.

 

são 16 meses do lançamento a convocação.

 

Nessa época o Gol estava vendendo cerca de 25 mil carros por mês.

 

25*x16=400 mil motores, pois todos estavam com essas supostas configurações e o lubricantes mais fino.

 

 

E outra, eu interpretei que "quebraram" 400 mil motores, mas foi o recall de 400 mil motores, faz sentido sim, me equivoquei

 

Abs!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o

 

O novo Gol foi lançado em 29 de junho de 2008. A convocação de recall aconteceu em 28/10/2009.

 

são 16 meses do lançamento a convocação.

 

Nessa época o Gol estava vendendo cerca de 25 mil carros por mês.

 

25*x16=400 mil motores, pois todos estavam com essas supostas configurações e o lubricantes mais fino.

 

O meu comprei nessa época, no calor do lançamento

É da primeira safra, 08/09 1.0. Tá no listão

 

Tá com quase 94 mil só estrada e o motor é o mesmo.

 

Acredito eu que os motores que abriram o bico foram os que rodam pouco(abaixo de 50 mil km). O meu carro só conhece estrada. Desde novo estradas e mais estradas(rodei metade da Bahia e ainda dei um esticada em Pernambuco). Na época sinistra, eu tava esticando o motor nas estradas, enquanto a maioria abria o bico.

 

E SÓ USO 5w40 desde 0 km.

Mas o engraçado é que, aqui na Bahia, ao que sei, poucos carros vieram trocar o motor. Só vi UM carro nesse bolo ATÉ HOJE.

 

 

Só sei que meu gol fará 10 anos em 2018 e jamais saberei o pq dos motores bicharem, exceto se pedirem pro Obamis grampear a net e os telefones da VW.

Rodrigolm curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu foi um destes 400 mil 

amigo o meu tbm foi um deste fundiu com 34 mil km,demoraram 70 dias pra trocar.

Dias atrás escutei um barulho metálico no motor em alta rpm,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo o meu tbm foi um deste fundiu com 34 mil km,demoraram 70 dias pra trocar.

Dias atrás escutei um barulho metálico no motor em alta rpm,

O pior é isso,perder a confiança no carro,qualquer barulhinho diferente vc já acha que o motor vai pro saco de novo  :( . Só por isso troquei o meu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pior é isso,perder a confiança no carro,qualquer barulhinho diferente vc já acha que o motor vai pro saco de novo  :( . Só por isso troquei o meu.

isso e verdade amigo,mas o meu ainda esta na garantia,mas se deus quiser final do ano vo trocar ele.esse g5 1.0 sem ar bebe mais que carro mais potente com ar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu branco durou até os 50mil km! HUAHUAHUHAU

 

Qual foi os sintomas do carro quando o motor começou a morrer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual foi os sintomas do carro quando o motor começou a morrer?

 

 

tava rodando normal, apareceu a luz o óleo, parei o carro liguei de novo e ela apagou...

tava a 200, da CC e explodiu o motor depois acendeu a luz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Meu mecânico trabalhou na concessionária aqui da cidade há um tempo atrás e montou a oficina dele. Um colega meu levou o Fox 1.0 dele com o mesmo tratamento do carro do adenilson707

 

Só estrada, revisão em concessionária. Porém o imbecil não quis fazer a de 60.000KM (o carro estava com 58.000KM) e só trocou o óleo. Adivinha? Duas semanas e bateção da parte de baixo e tuchos. Se ele tivesse feito a revisão poderia ter trocado o motor. Enfim...
Ele levou o carro nesse mecânico que também levava, e ele falou que foram dois problemas: Óleo (Castrol, antes o homologado era Elaion) E a têmpera do virabrequim.
Se fosse trocado somente o virabrequim e bronzinas por um novo, produzido a partir de outro processo o problema seria resolvido.
E o mais interessante: Ele instruiu que usasse o carro (mesmo batendo) até a luz do óleo acender. Que enquanto isso não acontecesse não há problema em rodar com o motor.
 
Isso foi há um ano, meu colega ainda roda com o carro em estradas direto, com o motor batendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual foi o óleo que utilizavam antes da mudança  , qual especificação e marca?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual foi o óleo que utilizavam antes da mudança  , qual especificação e marca?

 

Antes era 10w40, como hoje. Quando começou dar pane eu acho que era 5w30. Só que não mais Elaion e sim Castrol com redutor de atrito e 'otimizado' pro consumo. Em uma casa de lubrificantes aqui da cidade eu ouvi que a VW estava processando a Castrol pelo ocorrido. 

Mas isso são boatos...

Editado por Zamai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora