MestreSplinter

Barra Anti-Torção...

19 posts neste tópico

Eae galera, Blz???


Tenho um Gol G5 rebaixado " no grau (rs) " e me falaram a respeito dessas barras, pessoal que me falo fez parecer como SUPER NECESSÁRIO, daí andei pesquisando a respeito e não vi nada que me convencesse em adquirir alguma. Li que serve para não torcer a lataria do carro, dar mais estabilidade, não forçar e desgastar prematuramente os amortecedores, enfim mais segurança ao dirigir. Mas sinceramente, a estabilidade do meu carro não é ruim ( a meu ver ) e não acho que esteja forçando meus amortecedores ou torcendo a lataria do carro. Fiz a 2 semanas uma revisão geral no meu carro, tendo em vista que andei 10 meses com o carro na altura que esta, em KM deve dar cerca de 15 a 18 mil, achei que estavam precisando de reparos. Levei a uma loja de confiança aqui no RJ e não identificaram nada gasto ou que precisasse de trocar.

Então eis a questão: Superficial ou Essencial ???
 

Abraço galera.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem...

 

No meu humilde ponto de vista...

 

Estas barras são usadas em veículos preparados para competições, que são submetidos ao extremo, não acredito que seja necessssaaaaarrrrriiiiiiooooo em um carro de rua mesmo rebaixado...

 

Lembrando: Minha humilde opinião.

 

Abç

MestreSplinter curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmmmmmm.... se for esse o caso então posso ficar tranquilo. Meu carro já possui barra estabilizadora de fabrica :D. Valeu galera, obrigado pela ajuda!!!

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso que se referem é aquela barra que vejo em alguns carros que ligam uma "cabeça" do amortecedor dianteiro no outro abaixo do capo? Sempre me pergunto a função dela... O que ela proporciona?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso que se referem é aquela barra que vejo em alguns carros que ligam uma "cabeça" do amortecedor dianteiro no outro abaixo do capo? Sempre me pergunto a função dela... O que ela proporciona?

Sent from my iPhone using Tapatalk

 

Essa barra enrijecesse a carroceria, evitando torções extremas por falta de curso na suspensão ao passar em buracos ou lombadas, é um modo de prevenir rachaduras na carroceria.

Beleza? 

 

:LoL11:  :LoL11:  :LoL11:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa barra enrijecesse a carroceria, evitando torções extremas por falta de curso na suspensão ao passar em buracos ou lombadas, é um modo de prevenir rachaduras na carroceria.

Beleza?

Entendi, mas então não tem nenhum contra, somente prós?! E também não tem nada a ver de ser somente para carros preparados, rebaixados e tal, né?

Por exemplo, se o carro roda muito em estrada de terra com terrenos irregulares daqueles que chacoalham o carro todo, essa barra é indicada?

[]'s valeu pela resposta!

;)

Sent from my iPhone using Tapatalk

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, mas então não tem nenhum contra, somente prós?! E também não tem nada a ver de ser somente para carros preparados, rebaixados e tal, né?

Por exemplo, se o carro roda muito em estrada de terra com terrenos irregulares daqueles que chacoalham o carro todo, essa barra é indicada?

[]'s valeu pela resposta!

;)

Sent from my iPhone using Tapatalk

acho que pra fazer diferença o uso de uma barra dessas só se o cara usar o carro tbm em track day. pois pro dia a dia o cara vai ter que estar bem acima dos limites da via ou dirigindo perigosamente pra servir pra alguma coisa.

(se bem que um amigo tinha um voyaginho g5 e trincou o parabrisa numa viajem, segundo ele nada acertou o vidro, ele trincou por torção provavelmente, mas ele devia ta descendo lenha na viagem né...)

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, mas então não tem nenhum contra, somente prós?! E também não tem nada a ver de ser somente para carros preparados, rebaixados e tal, né?

Por exemplo, se o carro roda muito em estrada de terra com terrenos irregulares daqueles que chacoalham o carro todo, essa barra é indicada?

[]'s valeu pela resposta!

;)

Sent from my iPhone using Tapatalk

 

EU particularmente, a não ser em um carro preparado, acho preciosismo demais.

Abç

biguia curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Barra Anti-Torção e Barra Estabilizadora, apesar de fazerem parte da suspensão (dianteira ou traseira), possuem funções diferentes.

 

 

Barra Anti-Torção Superior: É instalada nas torres superiores dos amortecedores, fazendo a ligação entre elas. Esse tipo de componente evita trincas nas longarinas, no painel corta-fogo e nas torres dos amortecedores, que são geralmente causadas pela torção excessiva da carroceria.

 

Barra Anti-Torção Inferior: Possui a mesma função da barra anti-torção superior, porém é instalada no subchassis (agregado) do veículo.

 

Barra Estabilizadora: É uma barra maciça de ligas metálicas capaz de sofrer deformações plásticas no sentido rotacional, "transferindo" peso de um lado para outro no momento de uma curva. Em outras palavras, ao esterçar o volante, devido a resultante centrípeta que "puxa" o veículo pra dentro da trajetória da curva, a reação é de que o amortecedor da roda que está na parte interna da curva tenha seu curso aumentado. Já no caso do amortecedor da roda que vai pelo lado de fora da curva tende a se comprimir. Essa variação de curso entre eles faz com que a barra, ligada fixamente a eles e a carroceria tenha que, literalmente, se torcer para poder acompanhar a tal diferença de altura. Como consequência, os amortecedores tendem a trabalhar com menos, inclinando menos a carroceria e diminuindo o chamado "efeito de rolagem".

 

 

Se vale a pena a instalação desses componentes? Depende bastante do objetivo de uso do carro. Para um uso "civil", a barra estabilizadora é perfeita. Cumpre bem o seu papel em estradas e curvas mais acentuadas em um trajeto urbano. Já a barra anti-torção é mais recomendável em veículos que já possuam alguma modificação na suspensão original.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Barra Anti-Torção e Barra Estabilizadora, apesar de fazerem parte da suspensão (dianteira ou traseira), possuem funções diferentes.

 

 

Barra Anti-Torção Superior: É instalada nas torres superiores dos amortecedores, fazendo a ligação entre elas. Esse tipo de componente evita trincas nas longarinas, no painel corta-fogo e nas torres dos amortecedores, que são geralmente causadas pela torção excessiva da carroceria.

 

Barra Anti-Torção Inferior: Possui a mesma função da barra anti-torção superior, porém é instalada no subchassis (agregado) do veículo.

 

Barra Estabilizadora: É uma barra maciça de ligas metálicas capaz de sofrer deformações plásticas no sentido rotacional, "transferindo" peso de um lado para outro no momento de uma curva. Em outras palavras, ao esterçar o volante, devido a resultante centrípeta que "puxa" o veículo pra dentro da trajetória da curva, a reação é de que o amortecedor da roda que está na parte interna da curva tenha seu curso aumentado. Já no caso do amortecedor da roda que vai pelo lado de fora da curva tende a se comprimir. Essa variação de curso entre eles faz com que a barra, ligada fixamente a eles e a carroceria tenha que, literalmente, se torcer para poder acompanhar a tal diferença de altura. Como consequência, os amortecedores tendem a trabalhar com menos, inclinando menos a carroceria e diminuindo o chamado "efeito de rolagem".

 

 

Se vale a pena a instalação desses componentes? Depende bastante do objetivo de uso do carro. Para um uso "civil", a barra estabilizadora é perfeita. Cumpre bem o seu papel em estradas e curvas mais acentuadas em um trajeto urbano. Já a barra anti-torção é mais recomendável em veículos que já possuam alguma modificação na suspensão original.

Gabriel,

Excelente post, parabéns.

Abraço,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom saber dos usos de cada tipo de barra, porém creio que se não tiver nenhuma delas a segurança não é comprometida para o dia a dia.

Digo isso pq o meu carro não tem nem barra estabilizadora e nunca senti falta de estabilidade, pelo contrário, acho o golzinho show de bola nesse quesito - eu não ando acima dos limites.

Mas com certeza melhora em algo com a barra, é até um item que penso em colocar qdo for trocar amortecedores (precisa do encaixe para bieletas), mas não é urgente.

Porém, pensando na quantidade de gente reclamando de barulho em bieleta, talvez opte pelo conjunto igual original mesmo... mas deixo isso pra pensar depois kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo , ela e importante sim. que aro voce esta usando ?

Da uma olhada no meu grau de rebaixamento   :D vlw  http://www.facebook.com/elvisvolks

 

Acho q é pra mim a pergunta rs: to usando aro 15, pneus 195/55

Eu entendo a importância dela, mas falei isso pra quem acha q é indispensável ou até perigoso não ter q não é beeeem assim, ou a fábrica não poderia fazer carros sem.

Tá tranquilo mesmo a estabilidade do meu carro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Ulisses!

 

Qualquer dúvida, podendo ajudar...

 

Abraço!

Olpa Gabriel,

Eu achava que essas barras anti-torção eram apenas para carro conversível.

Já tinha visto fotos de carros preparados e tunados, mas achava que não tinha função para esses carros.

Mas pelo visto ela têm função em outras configurações também.

Abraço,

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Barra Anti-Torção e Barra Estabilizadora, apesar de fazerem parte da suspensão (dianteira ou traseira), possuem funções diferentes.

 

 

Barra Anti-Torção Superior: É instalada nas torres superiores dos amortecedores, fazendo a ligação entre elas. Esse tipo de componente evita trincas nas longarinas, no painel corta-fogo e nas torres dos amortecedores, que são geralmente causadas pela torção excessiva da carroceria.

 

Barra Anti-Torção Inferior: Possui a mesma função da barra anti-torção superior, porém é instalada no subchassis (agregado) do veículo.

 

Barra Estabilizadora: É uma barra maciça de ligas metálicas capaz de sofrer deformações plásticas no sentido rotacional, "transferindo" peso de um lado para outro no momento de uma curva. Em outras palavras, ao esterçar o volante, devido a resultante centrípeta que "puxa" o veículo pra dentro da trajetória da curva, a reação é de que o amortecedor da roda que está na parte interna da curva tenha seu curso aumentado. Já no caso do amortecedor da roda que vai pelo lado de fora da curva tende a se comprimir. Essa variação de curso entre eles faz com que a barra, ligada fixamente a eles e a carroceria tenha que, literalmente, se torcer para poder acompanhar a tal diferença de altura. Como consequência, os amortecedores tendem a trabalhar com menos, inclinando menos a carroceria e diminuindo o chamado "efeito de rolagem".

 

 

Se vale a pena a instalação desses componentes? Depende bastante do objetivo de uso do carro. Para um uso "civil", a barra estabilizadora é perfeita. Cumpre bem o seu papel em estradas e curvas mais acentuadas em um trajeto urbano. Já a barra anti-torção é mais recomendável em veículos que já possuam alguma modificação na suspensão original.

 

:clap:  :clap:  :clap:  :clap:

Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora