Esqueceu de colar esta parte também:
Potência = torque x RPM
Não misture os dois. O fato da potência de pico aparecer mais tarde significa ser um motor mais elástico, ele gira mais... Porém atente-se ao torque máximo, ele aparece mais cedo e ainda por cima mantém-se por uma faixa maior (graças ao comando variável). O ideal é ter o gráfico dos 2 binários medidos em um dinamômetro de bancada... mas já de cara é possível perceber que este novo motor vai ter mais "fôlego" para empurrar desde as rotações mais baixas...
É possível sim um motor de 3 cilindros ter um torque maior que um 4 cilindros, assim como é possível o contrário... tudo depende do projeto de cada motor...
Motores 3 cilindros em linha já existem há muitos anos no exterior...
http://en.wikipedia.org/wiki/Straight-three_engine
Observe que um monte de marcas famosas já utilizaram esta geometria, americanas, europeias e asiáticas... alguns nomes de peso como: Volkswagen, Chevrolet, Ford, Saab, Mitsubishi, Honda, Suzuki, Alfa Romeo, Daewoo, DKW, etc...
Carros de patamares muito superiores ao UP, Gol e fox usam motores 3 cilindros e 1.0:
http://quatrorodas.abril.com.br/carros/impressoes/ford-focus-1-0-ecoboost-684229.shtml
Ford Focus 1.0 ecoboost! 125 cv... nas palavras da própria revista: "anda mais que 1.6 e consome como um 1.0"
Nem lançaram o motor ainda e já estão criticando e metendo o pau nele... poxa, por isto que o Brasil rasteja em relação a tecnologia, pessoal tem uma aversão com inovações.... tecnologia está ai para nos ajudar!