Obrigado pelo excelente e detalhado esclarecimento, Claudio Souza. Coincidentemente, estava agora olhando o livreto de garantia.O intuito de abrir esse tópico primeiramente foi pensando em deixar a informação para a ciência de todos os usuários do fórum, mas também de compartilhar um defeito de fábrica que descobri no cabeçote do meu carro ontem.
Meu carro está com 24000km e tem revisão agendada para 29500km. Levando em conta a confiabilidade do motor 1.6 da VW, tinha decidido por abrir mão da garantia de motor, tendo em vista o alto custo da revisão - a última custou aproximadamente R$800 - e a péssima e nada confiável mão-de-obra das concessionárias. Contudo, ao levar o carro no meu mecânico de confiança para uma avaliação, ele notou uma marca estranha de líquido escorrido vinda do cabeçote. Ao averiguar (eu estava presente o tempo todo) ele olhou todos os selos, juntas e etc, e ao observar as velas (que estão novas) em um dos orifícios onde é encaixada a vela, havia um acumulo de líquido de arrefecimento (sim, líquido rosa, G12). Ele me explicou que poderia ser problema oriundo da usinagem do cabeçote, que deixou a parede naquela área muito fina, podendo ocasionar vazamento da galeria de água para o "copinho" da vela por algum pequeno furo ou poro. Então ele secou o referido orifício e pediu pra eu rodar com o carro até o dia seguinte para, então, verificarmos se haveria mais líquido. Ontem voltei lá e constatamos que de fato há problema no cabeçote, pois já havia mais líquido rosado naquela mesma vela.
Por isso estava pedindo a opinião da turma daqui, pois sei que muitos precisaram acionar a garantia por problemas com seus carros. Em breve vou procurar a css da minha cidade e ver o que vai ser. Aí vou atualizando o tópico.
Agradeço desde já a atenção de sempre de todos!