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Acompanhando aqui, conseguiu resolver? Pra mim o álcool proporciona uma queima mais limpa, nunca ouvi falar que o mesmo tem características que podem ajudar na "limpeza" do sistema soltando depósitos de eventuais carbonizações do sistema. Não estou dizendo que isso não aconteça, mas pra mim é novidade. Pode ser também o marcador de combustível, cabos de vela, gasolina adulterada... Aqui em São Paulo, devido a inspeção veicular, existem várias oficinas que fazem a análise dos gases gerados pela combustão. Se for fácil no Rio, leve em alguma oficina pra fazer essa análise (é barato), a medição deve ser efetuada com o carro quente, não deixe ele esfriar. Através do resultado dá pra ter uma idéia se a mistura está muito rica, o que indica algum problema. O ideal mesmo para medir o consumo seria encher o tanque, rodar e encher novamente, assim dá pra saber exatamente quanto de gasolina você usou e calcular o consumo corretamente.
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Olha, como se trata de item de segurança vou postar de novo, não to querendo encher o saco de ninguém, mas considero o assunto de extrema importância. Eu considero impossível sugerir uma pressão ideal apenas de acordo com a medida do pneu, já que não é possível saber o grau de deformação que determinada pressão pode ocasionar na banda de rodagem do produto que você comprou. Fisicamente falando, o fabricante indica uma pressão em que a banda de rodagem esteja completamente apoiada no chão (considerando a massa do carro), pressões menores que a indicada acabam deformando o pneu e desgastando as laterais, pressões maiores transformam o pneu em um "balão" e desgastam o centro do pneu. Um pneu mais largo propicia uma maior área de contato com o solo, teoricamente a pressão do pneu deve ser mais baixa. Uma forma simples te imaginar, sei que está bem tosco: No primeiro caso, a barra tem que suportar sozinha 1 Kg, no segundo caso cada barra suporta apenas 0,5 kg. A pressão que é exercida nas barras do segundo diagrama é a metade do primeiro, o mesmo princípio se aplica aos pneus. Não é atoa que pneus de bicicletas de corrida (extremamente finos) são calibrados com mais de 100 libras, enquanto pneus de carros de fórmula 1 (pneus largos em carros leves) tem menos de 20 libras. Claro que o caso dos pneus é mais complexo, existe a questão da deformação, não dá pra calcular a pressão considerando apenas a área e pressão originais, aplicando uma nova pressão de forma proporcional à nova medida do pneu. Ainda assim insisto que a pressão não deve ser maior que a original por questões de segurança, em carros leves como os nossos pneus mais largos podem ocasionar aquaplanagem mais cedo que os pneus de medidas originais, usando uma pressão muito alta diminui-se a área de contado do pneu agravando este problema.
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Eu acho que é o contrário, quanto mais largo menor a pressão considerando que a área de contato é maior. Na dúvida baixaria uma ou duas libras e sentiria o carro, vamos ver se algum colega se habilita a calcular considerando a massa do carro e área de contato.
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Pesquisando na net achei o envelopamento transparente, apenas para proteger a pintura. http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/teste-de-produtos/escudo-invisivel-729611.shtml Alguém sabe se o resultado fica bom? E quanto a durabilidade, tende a ficar fosca?
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Dá uma revolta ver o valor dos outros estados... Voyage 1.6 Trend 2009 A vista com desconto - R$ 1020,05 Licenciamento - R$ 65,86 Postagem - R$ 11,00 DPVAT - R$ 105,65 São Paulo é f***, o que mais irrita é pagar essa tarifa absurda sem ter retorno.
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É um galão de 5 litros, mesmo assim dá quase R$ 60/L por um óleo SL, sem chance.
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Fotos do manual do voyage G5 1.6, não estão perfeitas, mas acho que dá pra ver. Qualquer problema me avisem que tiro novas fotos.
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Aff, que sacanagem... Tá certo que licenciamento é barato mas se o carro foi emplacado em 2013, pelo menos pra mim, o justo seria o carro sair com o documento de 2013. Bom, não se esqueça de pagar o IPVA de 2013, vai que não te mandam o boleto por desorganização, corre atrás disso. E lembre-se que será preciso pagar o dpvat e licenciamento de 2013 também. Abraço e parabéns pelo carro.
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No fim acho que falaram a mesma coisa. O Adenilson comentou que comprou em 2008, pode não ter reparado mas pagou sim o IPVA de 2008 (proporcional ao mês de aquisição), e morreu com o de 2009 integral. Como nosso amigo comprou no fim de dezembro deve existir alguma regra que isentou o IPVA de 2012 ( calcular o proporcional de 3 dias seria ridículo), mas terá que pagar o de 2013 integralmente. O licenciamento não sei como funciona, mas de qualquer forma é uma despesa minúscula considerando que o IPVA e seguro obrigatório de 2013 deverão ser pagos.
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Pode ser a bateria chegando ao fim da vida útil, dê uma olhada.
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Pegaria o gol, 2 anos mais novo e com metade da quilometragem rodada. Eu peguei meu voyage usado a pouco tempo, antes de comprar solicitei uma perícia técnica pra ver o estado real do carro (batidas, inundações, etc.), aqui em São Paulo o serviço me custou 100 reais. Não se esqueça de verificar o manual do carro, dá pra ter uma idéia se o antigo dono fazia a manutenção ou não. Teste tudo o que puder nos carros, não se deixe levar apenas pela aparência. Eu só pensaria em pegar o polo se no manual constasse TODAS as revisões, ou notas fiscais de todos os serviços e peças trocadas.
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O problema de deixar vazio é ressecar o sistema, gerando outra dor de cabeça.
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A marca é boa, veja se a especificação é SM. No primeiro post deste tópico o autor cita o óleo Repsol (Elaion) com especificações SL e SM, prefira o SM. Eu achei barato, mas faltou o filtro de ar e combustível (+uns 40-60 reais).
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Também estou com um problema, voyage 1.6. Nesse natal peguei um trânsito considerável e reparei que depois de umas 2 horas o fluxo de ar baixou consideravelmente. Deixei o ar ligado no 1, mas depois de 2 horas o fluxo de ar estava menor que o fluxo inicial, me obrigando a colocar na velocidade 2. Parece besteira, mas obviamente no 2 o ruído interno é bem maior, o ar continua funcionando normal, gela bem. Alguém tem o mesmo problema? Lembro que no antigo gol GTS o ar simplesmente parava de funcionar até parar o carro e o dreno escorrer toda a água acumulada, isso ainda acontece nos equipamentos modernos?
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Pessoalmente não acho que vale a pena colocar disco na traseira. A parte de trás do gol é muito leve, em uma frenagem mais forte muito peso é transferido para a dianteira tornando o potencial de frenagem das rodas traseiras muito pequeno. Acho o abs muito interessante em condições adversas, principalmente em pista molhada e, neste caso, o disco na traseira só vai ajudar a travar mais fácil as rodas de trás dificultando o controle do carro. Não sei se é possível instalar, mas não gosto da idéia de adaptar equipamento de segurança no carro.
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Já ouvi falar bem, é especificação SN, superior a maioria dos sintéticos que são SM. Contra só o custo mesmo...
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Mesmo que a pressão seja mínima pode haver o acionamento de alguns mecanismos da embreagem, ocasionando principalmente o superaquecimento do disco diminuindo muito a vida útil do conjunto, o mesmo vale para dirigir com a mão apoiada no câmbio. Temos impressão que a pressão é muito pequena, mas na verdade esses hábitos podem ocasionar grandes prejuízos.
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Concordo, você acaba sobrecarregando o conjunto câmbio/embreagem. Partir da imobilidade é um momento de grande esforço, em uma marcha mais alta o carro tem menos "força" e essa deficiência vai ser compensada por uma sobrecarga da embreagem, mesmo que esteja em uma superfície plana. Faça o teste, no plano, com a primeira engatada, solte a embreagem de forma controlada sem acelerar o carro, depois tente com a segunda. Pra mim, só não teria problema usar a segunda em uma descida.
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Prezados colegas, bom dia. Comecei a procurar um voyage e acabei comprando um 1.6 trend com 15000km. Olhei o volante, pedais, os 4 pneus estão em bom estado, são todos da mesma marca incluindo o estepe que está sem uso, acredito que o carro tenha mesmo esta quilometragem. Comprei numa concessionária Honda, eles só entregam após revisão trocando o óleo e filtro. Depois de descobrir o forum decidi que a primeira coisa que vou fazer é justamente trocar o óleo (e filtro) pelo Mobil ou Lubrax 5w40 que a galera recomenda, SM ou se achar SN. Minha dúvida é a seguinte, li que se o motor tiver borra o uso do sintético direto pode causar problemas. O carro tem no manual 3 revisões carimbadas pela concessionária volks, o antigo proprietário efetuou às revisões com 4k, 8,5k e 13k. Será que corro algum risco se colocar o sintético direto? Pensei em colocar já e se der alguma bucha jogar na mão da honda, mas como a garantia é de apenas 3 meses estou na dúvida, o que acham? Além do óleo e filtros (vou trocar o de ar e de combustível também já que não sei se dá pra confiar em concessionária). Quanto aos filtros, dá pra confiar em Mann e Fram ou é melhor comprar na concessionária mesmo? Mais alguma recomendação?
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Não é só o estilo de direção que conta, mas sim o trajeto e o trânsito. O tráfego pesado de uma pessoa pode ser um dia normal de outra, acho que ficaria melhor, quando for possível, a pessoa citar a velocidade média. Eu sou de São Paulo, considerando ida e volta rodo aproximadamente 40 km por dia em aproximadamente 2:30h. Tenho certeza que muita gente consideraria como trânsito pesado 1:30 pra rodar esses 40 km, sendo que eu demoro em média 1 hora a mais que isso, média de 16 km/h. Não tem milagre, no meu último tanque fiz 7,5 km/l na gasolina, usando o ar 100% do tempo, voyage 1.6 Não disse que o estilo de dirigir não influencia hein, só acho que "consumo na cidade" é muito relativo, assim como a definição de trânsito
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O fluído de freio acho interessante trocar anualmente, é barato e pode evitar dores de cabeça futuras. Este fluído absorve qualquer tipo de umidade, podendo ocasionar corrosão do sistema. Conforme o adenilson informou, o manual recomenda a troca a cada 2 anos, devido ao baixo custo troco anualmente. Só de brincadeira, vamos estimar o valor das peças: Óleo - R$ 140 (4 litros de 5w40 de boa marca) Filtro de óleo - R$ 25 Filtro de ar - R$ 40 Velas - R$ 60 Filtro de Pólen - R$ 50 (com carvão ativado, se for o mais simples R$ 25) Filtro de combustível - R$ 25 Fluído de freio - R$ 30 Aditivo para radiador - Não sei quantos litros são necessários, vamos chutar alto, uns R$ 150. São aproximadamente 520 reais de insumos originais (exceção feita ao óleo, que vale a pena comprar de outra marca como Mobil, Pentosin, Elaion), o resto é mão de obra. Eu acho válido trocar todos estes itens, com exceção do aditivo para radiador caso o reservatório esteja limpo. Veja que sem o aditivo o valor das peças é bem razoável, e pela simplicidade do serviço um bom mecânico deve lhe cobrar por volta entre 100 e 200 reais de mão de obra. Como postei antes, os cabos de velas podem ser testados facilmente com um multímetro. Não se esqueça de verificar também o nível do fluído da direção hidráulica (recomendação do manual). Achei sua idéia muito boa, leve o manual de manutenção com você e autorize apenas o que consta nele para efeitos de garantia, o resto você faz por fora.
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Eu não faço revisão na concessionária, já vi diversos relatos de serviços lançados em nota fiscal que não são efetuados. Claro que se estiver na garantia não tem como fugir, não sei se é o caso. Obviamente ficaria mais barato fazer por conta, e na minha opinião seria mais confiável. Quando preciso fazer a manutenção, compro as peças na css e levo pro meu mecânico, ele troca na minha frente. Existem várias oficinas que tem desconto pra comprar peças nas css, mas como sou desconfiado prefiro pagar um pouco a mais e comprar eu mesmo. Na minha opinião você autorizou o que realmente precisa, mas testaria os cabos de vela para ver se estão em ordem. Quanto a limpeza do sistema de arrefecimento nem sempre é necessária, dá uma olhada no reservatório. Praticamente certeza que é o filtro de combustível e não a bomba, por sinal realmente precisa ser trocado. Também daria uma checada nas pastilhas e discos.
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Acredito que esse é um ponto importante, o álcool não tem as propriedades lubrificantes da gasolina, assim seria interessante encher 1 tanque de gasolina pra cada 2 da álcool.Quanto a gasolina aditivada detonar os bicos pra mim é mito, assim como o óleo sintético que forma borra. Na MINHA OPINIÃO, deixando claro que não seu mecânico, me baseando puramente em pesquisas e não em conhecimento técnico: A gasolina comum gera alguns resíduos no motor, a aditivada contém componentes que funcionam como um detergente, não deixando esses resíduos grudarem no motor. Um carro que só usa gasolina comum pode (não estou afirmando, apenas apontando a possibilidade) ter um acúmulo de resíduos, e a ação da gasolina aditivada pode desprender uma quantidade muito grande desses detritos no sistema de uma vez só, gerando problemas. Uma forma de tentar amenizar esse efeito seria aumentar a porcentagem de gasolina aditivada de forma progressiva, por exemplo, 10% no primeiro tanque, 20% no segundo e assim por diante. Eu prefiro sempre aditivada, lembrando que a V-power é apenas o nome da gasolina aditivada da Shell. Segue um link da 4rodas falando um pouco sobre isso: http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/overdose-alcool-617827.shtml
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Então, chorei bastante mas como baixaram o valor do carro de 28900 pra 27500 não teve jeito, só consegui o jogo de tapete de carpete. não consegui nem a transferência. Algumas fotos: Vista geral: Rodei 79 km até agora, um pouco mais que o meu normal: Sonzinho simples que coloquei, da sony, queria um com BT e consegui, paguei menos de 300 reais na Black Friday. A cor do display que ainda não consegui acertar, quero deixar da mesma cor dos botões do console. As cores pré-definidas não ficaram legais, se não for possível customizar vai ficar esse azul mesmo: Boa, vou checar os cabos e trocar as velas, vi que a galera gosta muito das iridium, valeu pela dica. O sistema de arrefecimento parece estar ok, no nível correto e a mistura com aditivo está limpa. Vou trocar o fluído de freio também, tinha me esquecido dele, vai pra lista da revisão em fevereiro, junto com correias e tensores. Quanto ao óleo não perguntei na css, já troquei mas não consegui colocar o Mobil, no posto de troca em Moema queriam me cobrar 260 pela troca, achei meio absurdo. Como queria trocar rapidamente fui numa auto-peça que conheço e o único 5w40 com a especificação VW 502 00 era o Selenia, foi ele mesmo. Paguei 26,00 reais o litro, achei barato. Aqui destaco um ponto positivo da css, acordaram a troca de óleo e filtros do carro e cumpriram o prometido. O filtro de óleo, ar e combustível realmente eram novos, troquei apenas o de óleo (Fram). O de ar que comprei (também Fram) vai ficar guardado para a próxima troca. O ponto negativo foi o óleo que colocaram, o carro mudou com o Selenia, está trabalhando mais solto. Agradeço aos colegas pela confirmação da imagem do filtro de ar, essa inspeção veicular em SP é um parto. Ainda não me conformo que reprovaram meu celtinha por encaixe incorreto da tampa do filtro de ar. Outra pergunta, alguém aqui conhece um martelinho americano em São Paulo com qualidade e preço justo? O único detalhe deste carro é um amassado na caixa de ar, embaixo da porta de trás do lado do passageiro. Levei em 2 lugares, no xxxxxx que me cobrou 400 reais pra fazer funilaria e pintura e na xxxxxx, que passou o valor de 650,00 utilizando a técnica de martelinho americano, puxando a lata. Tinha colocado o nome das oficinas mas não sei se é considerado como publicidade, por isso editei. O amassado é pequeno, devido a localização é muito difícil de ver. Como eu sei que está lá me incomoda, mas não a ponto de pagar 650 reais pra arrumar. Pra mim serviço de martelinho deveria ser mais em conta que funilaria e pintura, mas enfim... Gostei da idéia do martelinho pq pra funilaria teria que cortar e soldar, não quero fazer isso. O amassado está na parte branca da foto. Não é tudo aquilo, a parte branca na verdade sai, como a caixa de ar é áspera dá um trabalhinho pra tirar, não sei se é cera que a css passou, só sei que sai.
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Isso foi triste, como é de se esperar a concessionária entrega na reserva, 150 pilas pra encher o tanque. Tenho uma dúvida, o filtro de ar de vocês também fica aparecendo mesmo com a tampa fechada (parte laranja, foto abaixo): Pergunto pq na inspeção veicular aqui de São Paulo meu celtinha levou pau pq a tampa do filtro de ar estava mal encaixada. Fiquei muito irritado, a tampa não estava quebrada, apenas com uma das travas desencaixada e a Controlar alega que pode gerar entradas falsas de ar, reprovando o veículo diretamente. Encaixei, reagendei e passou tranquilo, o duro é o nervoso e o tempo perdido. No olhômetro me pareceu que o filtro do G5 é assim mesmo, considerando que está na altura da trava. Bom, já troquei o óleo e filtros. Lendo o manual vi que com 4 anos é preciso trocar as correias e tensores, não importando a km. Como o carro fez todas as revisões em concessionárias por tempo (anualmente), sempre em fevereiro, vou esperar esta data pra fazer a troca, conforme dica do nosso amigo Adenilson. Alguma outra sugestão do que trocar ou testar? Olhei no site da Volks e achei 3 recalls para o voyage, mas 2 são para o 1.0 (o meu é 1.6) e o terceiro recall é para modelos com farol de milha (o meu não tem), é isso mesmo? Abraço aos colegas, e muito obrigado pela ajuda.