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RenanRod

Duvida - Bobina do GOL G6

18 posts neste tópico

Boa tarde pessoal,

 

Estou com uma duvida a respeito de qual bobina o Gol G6 (1.0 e 1.6) usa.

Ouvi falar que o 1.0 usa aquela bobina nova (direta no cilindro, que não utiliza cabos de vela).

Porem, também ouvi falar que existem alguns modelos que ainda usam a bobina antiga do gol G5, aquela que utiliza cabos de vela.

Em relação a do 1.6, me parece que eh uma que utiliza cabos também.

 

Vocês poderiam me ajudar?

 

Obrigado

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Boa tarde pessoal,

 

Estou com uma duvida a respeito de qual bobina o Gol G6 (1.0 e 1.6) usa.

Ouvi falar que o 1.0 usa aquela bobina nova (direta no cilindro, que não utiliza cabos de vela).

Porem, também ouvi falar que existem alguns modelos que ainda usam a bobina antiga do gol G5, aquela que utiliza cabos de vela.

Em relação a do 1.6, me parece que eh uma que utiliza cabos também.

 

Vocês poderiam me ajudar?

 

Obrigado

 

Isso mesmo

1.0 são 4 bobinas, ligadas direto nas respectivas velas 

1.6 é normal, com os cabos de velas 

 

1.6 16v não tenho certeza, mas creio que também use 4 bobinas 

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Bobina do g6 1.6 8v é a tradicional de quatro fios da Bosch, cabos de vela SVT-25

 

O 1.0 são quatro bobinas individuais(andei em um g6 1.0, o bicho anda)

 

 

Já com motor EA-211 1.6 16V não sei te informar.

vinicius_hozara curtiu isso

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Pros + entendidos posso usar as 4 do 1.0, no 1.6 mesmo fazendo elas dispararem em duplas como a original???

Uma por cilindro acho q consigo maior cargapost-29680-0-24866200-1433275244_thumb.j

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Pros + entendidos posso usar as 4 do 1.0, no 1.6 mesmo fazendo elas dispararem em duplas como a original???

Uma por cilindro acho q consigo maior cargaattachicon.gifbobina-ignico-golupfox-g6-10-codigo-030905110b-12894-MLB20068067217_032014-F.jpg

Usando 2 velas por cilindro, é isso?

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Usando 2 velas por cilindro, é isso?

 

Não não....

A bobina do 1.6 trabalha em dupla 2+2, como os pares de cilindros 1-4 e 3-2 e em sincronia, quando ela dispara para  a ignição do cilindro 1 também dispara para o cilindro 4 que esta na exaustão dos gases. Isso se chama ignição com centelha perdida por causa que não se aproveita a ignição/faísca do cilindro que esta expelindo os gases da combustão.

As 4 bobinas do 1.0 trabalha 1+1+1+1 disparando somente para o cilindro que esta no ciclo da ignição sendo assim mais avançada.

A aplicação seria modificar o chicote do 1.6 para usar as 4 bobina do 1.0 mas usando o sistema de centelha perdida original disparando 2 bobinas junto das 4, funcionando 1+1/1+1. Pelo fato de como as bobinas são individuais gera mais carga e diminui o leg de ignição por não usar cabo de vela. 

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Bobina do g6 1.6 8v é a tradicional de quatro fios da Bosch, cabos de vela SVT-25

O 1.0 são quatro bobinas individuais(andei em um g6 1.0, o bicho anda)

Já com motor EA-211 1.6 16V não sei te informar.

Adenilson as bobinas são individuais nos novos EA211 1.0 e 1.6

Somente o EA111 1.6 mantém bobina com cabos de vela.

vinicius_hozara curtiu isso

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O E2111 1.0 e 3 cilindros se não me engano

Editado por Digo

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Adenilson as bobinas são individuais nos novos EA211 1.0 e 1.6

Somente o EA111 1.6 mantém bobina com cabos de vela.

 

Bom saber. No EA-111 eu sei, só nos EA-211 que desconheço, pois ainda não tive contato com essa linha de motores

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Não não....

A bobina do 1.6 trabalha em dupla 2+2, como os pares de cilindros 1-4 e 3-2 e em sincronia, quando ela dispara para  a ignição do cilindro 1 também dispara para o cilindro 4 que esta na exaustão dos gases. Isso se chama ignição com centelha perdida por causa que não se aproveita a ignição/faísca do cilindro que esta expelindo os gases da combustão.

As 4 bobinas do 1.0 trabalha 1+1+1+1 disparando somente para o cilindro que esta no ciclo da ignição sendo assim mais avançada.

A aplicação seria modificar o chicote do 1.6 para usar as 4 bobina do 1.0 mas usando o sistema de centelha perdida original disparando 2 bobinas junto das 4, funcionando 1+1/1+1. Pelo fato de como as bobinas são individuais gera mais carga e diminui o leg de ignição por não usar cabo de vela. 

 

Só uma correção: o EA111 1.0 e 1.6, apesar de usarem bobinas de "tipos" diferentes, trabalham com o mesmo sistema de ignição sequencial, e não por centelha perdida. É fácil perceber isso pela existência do sensor de fase do comando de válvulas.

vinicius_hozara curtiu isso

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To gostando de ver o conhecimento técnico da glr aqui do forum.

Dês que saiu o Gol G6 com as bobinas individuais, sempre tive curiosidade em saber sê era possível adaptá-las no Gol G5

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Não não.... A bobina do 1.6 trabalha em dupla 2+2, como os pares de cilindros 1-4 e 3-2 e em sincronia, quando ela dispara para a ignição do cilindro 1 também dispara para o cilindro 4 que esta na exaustão dos gases. Isso se chama ignição com centelha perdida por causa que não se aproveita a ignição/faísca do cilindro que esta expelindo os gases da combustão. As 4 bobinas do 1.0 trabalha 1+1+1+1 disparando somente para o cilindro que esta no ciclo da ignição sendo assim mais avançada. A aplicação seria modificar o chicote do 1.6 para usar as 4 bobina do 1.0 mas usando o sistema de centelha perdida original disparando 2 bobinas junto das 4, funcionando 1+1/1+1. Pelo fato de como as bobinas são individuais gera mais carga e diminui o leg de ignição por não usar cabo de vela. Só uma correção: o EA111 1.0 e 1.6, apesar de usarem bobinas de "tipos" diferentes, trabalham com o mesmo sistema de ignição sequencial, e não por centelha perdida. É fácil perceber isso pela existência do sensor de fase do comando de válvulas.

 

Só uma correção: o EA111 1.0 e 1.6, apesar de usarem bobinas de "tipos" diferentes, trabalham com o mesmo sistema de ignição sequencial, e não por centelha perdida. É fácil perceber isso pela existência do sensor de fase do comando de válvulas.

 

Então me equivoquei GMT, mas vc acha possível a adaptação do chicote e utilizar as bobinas individuais pra dar um up na ignição?

''Melhor faísca melhor queima''

Editado por Digo

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Então me equivoquei GMT, mas vc acha possível a adaptação do chicote e utilizar as bobinas individuais pra dar um up na ignição?

''Melhor faísca melhor queima''

 

Possível é, mas você teria que pegar o esquema elétrico de ambos os chicotes - do 1.0 com bobinas individuais e do 1.6 com bobina de 4 bornes.

 

Tem que ver é o custo x benefício se vai valer a pena. Acredito que se o seu carro for totalmente original não haverá tantos ganhos em termos de rendimento...

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Possível é, mas você teria que pegar o esquema elétrico de ambos os chicotes - do 1.0 com bobinas individuais e do 1.6 com bobina de 4 bornes.   Tem que ver é o custo x benefício se vai valer a pena. Acredito que se o seu carro for totalmente original não haverá tantos ganhos em termos de rendimento...

 

Meu carro esta com preparação leve aspirado (+ futuramente quero deixa na casa dos 140-150 cv)  acho que esta é a unica forma de ter melhora na ignição, alem das velas de iridium e cabos silicone.

Deve ser algo semelhante ao alivio de volante em números cv não ganhe-se nada, mas da diferença

Obrigado pelo esclarecimento, futuramente vou contactalo por email sobre o enquadramento da polia regulável. 

Editado por Digo

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Meu carro esta com preparação leve aspirado (+ futuramente quero deixa na casa dos 140-150 cv)  acho que esta é a unica forma de ter melhora na ignição, alem das velas de iridium e cabos silicone.

Deve ser algo semelhante ao alivio de volante em números cv não ganhe-se nada, mas da diferença

Obrigado pelo esclarecimento, futuramente vou contactalo por email sobre o enquadramento da polia regulável. 

 

Bacana! É uma opção mesmo...

 

Quanto à polia, a gente conversa por e-mail...

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Segundo o @RFC, ele já converteu um G5 com a bobina de 5 pinos (1.0) pra usar as bobinas individuais do G6. Não sei se daria certo no 1.0 e 1.6 com bobina de 4 pinos.

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Pessoal, alguem conseguiu fazer esta adaptação?

Possuo um voyage 1,6 2012 (EA111) e quero melhorar o sistema de ignição dele, gostaria de fazer uma bobina por cilindro caso a adaptação não seja muito complexa.

Outra pergunta, poderiam me indicar lojas que trabalham com cabos de vela MSD para esse motor?

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Em 20/04/2015 at 12:37, Filipe Sta_Catarina disse:

 

Isso mesmo

1.0 são 4 bobinas, ligadas direto nas respectivas velas 

1.6 é normal, com os cabos de velas 

 

1.6 16v não tenho certeza, mas creio que também use 4 bobinas 

O gol g5 vem 2 tipos de bobinas a 2x1 e a 4x1 a diferença é q a 2x1 tem duas bobinas e cada uma centelha 2 velas cada, ja a 4x1 tem 1 bobina pra cada vela, ja do g6 é 4x1 individual sem cabo pois o cabo de vela quanto mais perto da vela mas eficiência energética tem ou seja nao tem perda de força

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