andre_s.mk

Consumo - Discuta Aqui

1305 posts neste tópico

Blz galera... aí vai a média do meu voyage comfortline 1.6 10/11

 

na estrada: 9,5( álcool ) 12,5( gasolina ). Andando chutado... média de 130/ 150 km ... maior parte da viagem com ar.

 

na cidade : 7 / 7,5( álcool )   11 / 11,5( gasolina ). Nem sempre com ar ligado.

 

segundo dono, e ele tá com 45 mil rodado.

 

Fera, tu que tem 1.6, tenho uma dúvida referente a relação das marchas. 

 

Por exemplo, meu 1.0 a 100km/h está +ou- 3.200/3.300 RPM, sabe dizer o 1.6 qual a rotação?

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fera, tu que tem 1.6, tenho uma dúvida referente a relação das marchas. Por exemplo, meu 1.0 a 100km/h está +ou- 3.200/3.300 RPM, sabe dizer o 1.6 qual a rotação? Abs!!

 

Blz ... se não me engano fica em torno de 2300/2500 RPMs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei meu g5 trend completo 09/10 em setembro/12 com 42000 e a principio fiquei muito preocupado pois após troca de óleo na concessionária (R$ 

360,00) a luz do óleo passou a acender. Informaram que era craca e que a bomba de oleo tinha entupido. Como tinha apenas 30 dias a revenda garantiu o serviço, lembrando que, segundo o manual, todas as revisões foram feitas na concessionária. Aparentemente nenhum dano. Sem ruídos de tucho ou baixa do nível do óleo.

Acabei de fazer uma viagem de 2700 km (odometro atual com 48000) e fiquei muito bem impressionado pois o motor é valente, principalmente com o álcool, praticamente não percebia a diferença quando o ar estava ligado.

Vamos aos números: 

Ida: 1000 km com 100 litros de álcool, ar nem sempre ligado,  rodei em alta,  raramente abaixo de 130 e com picos de 170 km/h em ultrapassagem.

Volta: 1700 km com 106 litros de gasolina, agora respeitando a velocidade limite, com picos de, no máximo 130 em ultrapassagem.

Lembrando que não foram trocadas as velas e não sei se alguma vez o foi, apenas a bobina pois a revenda a trocou pois a mesma estava perdendo corrente e aparentemente fazendo com que a luz do óleo acendesse, o que parece não ter sido o caso.

Já na cidade, sempre usei álcool e com o ar nem sempre ligado ele consumiu religiosamente 7 km/l

Já com gasolina ainda não medi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem já notou diferença no consumo na cidade usando o esquema de troca de marchas escaldas de 1ª a 3ª e de 3ª a 5ª?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu 1.0 i-trend, ta fazendo 5.5km/l no etanol e 7.5km/l na gasolina aditivada, media na cidade, sem ar ligado, transito lento. Na estrada, no alcool ja fez 10.5km/l e na gasolina 14.5km/l, o carro vai completar 20 mi km agora ainda.    

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá!

 

Viagem curta para o litoral sexta-feira, nessa viagem o carro chegou a 5000 km rodados.
 

Timbó até Camboriú, 100 km de ida, uns 15km rodados na cidade, restante na BR470 e BR101, com ar ligado direto, velocidade entre 80 e 100km/h, média marcada no Computador de Bordo: 17,3km/l

Volta mesmo trajeto, porém ar desligado toda viagem e velocidade oscilando maior parte entre 100, 120 ,140km/h, média do CB: 15,6km/l
 

Gasolina ALE: R$ 2,89
 

Não fiz nada no motor, apenas coloquei as molas originais de volta nele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem já notou diferença no consumo na cidade usando o esquema de troca de marchas escaldas de 1ª a 3ª e de 3ª a 5ª?

 

Não fiz esse esquema não, o que notei nele, é que usando a 4º em torno de 50 e 60km/h ele consome bem menos, é o que acompanho no CB.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem já notou diferença no consumo na cidade usando o esquema de troca de marchas escaldas de 1ª a 3ª e de 3ª a 5ª?<br /> <br />Não fiz esse esquema não, o que notei nele, é que usando a 4º em torno de 50 e 60km/h ele consome bem menos, é o que acompanho no CB.

<br /><br />no etanol geralmente é melhor subir a marcha para melhorar o consumo. hoje o meu estava marcando 22 km/l (etanol) a 50 km/h de quinta - e se manteve nesse consumo enquanto não alterei o regime do carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<br /><br />no etanol geralmente é melhor subir a marcha para melhorar o consumo. hoje o meu estava marcando 22 km/l (etanol) a 50 km/h de quinta - e se manteve nesse consumo enquanto não alterei o regime do carro.

 22km/l no Etanol?? Cara, esse PC tá de pegadinha .... Já fez teste na bomba e no PC pra ver se bate direitinho?

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, meu Brancão ta com 37.000 km rodados, as ultimas 3 medias que fiz (Nao tem pc de bordo, fiz na mão mesmo, kkkkk) ta indo de 15 km/l ate 15,6 km/l. Todo dia ando 86 km e pego engarrafamento todo dia aqui em brasília (Quem é daqui sabe como é a 040 de manha cedo, kkkkk), pra mim o consumo ta ótimo,lembrando que não fiz nenhuma modificação nele, acho que a diferença é que não forço as machas, sempre troco de marcha nas velocidades certas.

 

Gol G5 1.0 2011/2012 - BRANCÃO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

22km/l no Etanol?? Cara, esse PC tá de pegadinha .... Já fez teste na bomba e no PC pra ver se bate direitinho?

amigo, você não entendeu. 22km/l de consumo instantâneo durante o trecho que eu mantive 50km/h em quinta marcha. o consumo instantâneo é muito variável, o meu vai de 2km/l (quando está frio de manhã, nas marchas mais baixas) às vezes bate até 160km/l (por exemplo descendo uma ladeira usando freio motor). quando você mede na bomba você está fazendo a média tanque, que no meu caso gira em torno de 5.5 km/l.

abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá!

 

Viagem curta para o litoral sexta-feira, nessa viagem o carro chegou a 5000 km rodados.

 

Timbó até Camboriú, 100 km de ida, uns 15km rodados na cidade, restante na BR470 e BR101, com ar ligado direto, velocidade entre 80 e 100km/h, média marcada no Computador de Bordo: 17,3km/l

Volta mesmo trajeto, porém ar desligado toda viagem e velocidade oscilando maior parte entre 100, 120 ,140km/h, média do CB: 15,6km/l

 

Gasolina ALE: R$ 2,89

 

Não fiz nada no motor, apenas coloquei as molas originais de volta nele.

 

O segredo em algumas ocasiões está no pé do motorista. O consumo apresenta uma relação inversamente proporcional ao acelerador. Pé em baixo = consumo alto. Pé no bolso = consumo em baixa. Costumo fazer trocas de marcha na cidade em piso plano em torno de 2 ~ 2,5k rpm. As médias conseguem atingir algo entre 9,0 e 10km/l, dependendo do clima, pois com ar ligado, faz pouco mais de 8,0km/l. Realmente esse motor 1.0 bebe um pouco mesmo.

 

Meu pai possui um polo sedan, 1.6 comfortline 12/13 com 16k e fiz um teste no mesmo percurso de meu trabalho. O CB indicou um consumo médio de 10km/l! na cidade, 50% do tempo com a/c ligado. Isso mostra como esse motor 1.0 já está defasado.      

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O segredo em algumas ocasiões está no pé do motorista. O consumo apresenta uma relação inversamente proporcional ao acelerador. Pé em baixo = consumo alto. Pé no bolso = consumo em baixa. Costumo fazer trocas de marcha na cidade em piso plano em torno de 2 ~ 2,5k rpm. As médias conseguem atingir algo entre 9,0 e 10km/l, dependendo do clima, pois com ar ligado, faz pouco mais de 8,0km/l. Realmente esse motor 1.0 bebe um pouco mesmo.

 

Meu pai possui um polo sedan, 1.6 comfortline 12/13 com 16k e fiz um teste no mesmo percurso de meu trabalho. O CB indicou um consumo médio de 10km/l! na cidade, 50% do tempo com a/c ligado. Isso mostra como esse motor 1.0 já está defasado.      

 

Interessante sua colocação, eu também já li uma matéria do NA criticando o motor 1.0, mesmo que para o Gol G6 a VW fez alguns ups nele com o foco de economia de combustivel, até mudou o nome de VHT para TEC. O meu em cidade num trecho de 5 km que eu sempre faço, andando na boa, o computador de bordo chega a marcar 13.9 com o ar desligado!

amigo, você não entendeu. 22km/l de consumo instantâneo durante o trecho que eu mantive 50km/h em quinta marcha. o consumo instantâneo é muito variável, o meu vai de 2km/l (quando está frio de manhã, nas marchas mais baixas) às vezes bate até 160km/l (por exemplo descendo uma ladeira usando freio motor). quando você mede na bomba você está fazendo a média tanque, que no meu caso gira em torno de 5.5 km/l.

abraços.

 

Sim, esse é a opção de Consumo Momentâneo que tem no Computador de Bordo, o meu também andando na BR, quinta marcha a 100km/h chega a marcar 35km/l. O certo é zerar a opção Consumo Médio 1 e fazer o trajeto, ele dá a média correta, calculando as variações do Consumo Momentâneo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um gol 1.6 09/10, (segunda mão e atualmente com 50.000 km) tinha um consumo de 8 km/l, troquei óleo, filtro de ar, de gasolina e de óleo. também troquei velas (Bosh) e o consumo continuou o mesmo. depois de levar em uma revisão de injeção eletrônica,verificou-se que a sonda lambda estava queimada e mandava mais combustível para o motor. Hoje, esta fazenda em média 9,3 km/l com o ar todo tempo ligado e passando  algum tempo parado com o ar ligado (por causa da minha filha (bebê)). Assim gostaria de saber dos usuários, se o consumo está bom e se possível a relação das marchas com a velocidade e RPM.

OBS.: só uso gasolina e alcool apenas de vez em quando (segundo o mecânico) para limpar o motor. pneus 195/55/r15.

Editado por maurdeny

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo, você não entendeu. 22km/l de consumo instantâneo durante o trecho que eu mantive 50km/h em quinta marcha. o consumo instantâneo é muito variável, o meu vai de 2km/l (quando está frio de manhã, nas marchas mais baixas) às vezes bate até 160km/l (por exemplo descendo uma ladeira usando freio motor). quando você mede na bomba você está fazendo a média tanque, que no meu caso gira em torno de 5.5 km/l.

abraços.

 

Hum, não sabia dessa, agora ficou claro sim. Bah, mas 5,5km/l dói né? Minha última medição no etanol foi 7,6km/l. Ando sem dó, nem aí pro consumo. A de gasolina que tinha sido por 2x 10,5 na city na ultima deu 9,8. Agora enchi o tanque com etanol denovo pra ver o que vai dar. Amanhã vou trocar o óleo ( estou com 5.600km rodados ) aí acho que o consumo vai melhorar. Ha, me ligaram da ccs e disseram que só vão trocar o oleo e filtro e mais nada, não vão revisar nada, pq está com baixa km, que eu teria que ir lá por Abril/Maio, vê se eu posso com isso .....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carro 1.0 se voce saber usa ele qualquer outro carro e economico porque aja o meu por exemplo quando peguei era uma draga agora ja ta com 6K melhoro muito no alcool andando 60 80 Km sem ar 10 com ar 9 mas dentro das quadras aqui em bsb 5 ate 4 ja fez aquela historia tal de 1º 2º toda hora carro bebe mesmo e hoje nem esquento mais com consumo to feliz por ter meu carrinho completinho confortavel ate porque um carro economico pode preparar o bolso ou abrir mao de mimos como AC direçao entre outros e mesmo assim nao vai valer a pena falo isso por um amigo ter um punto 1.8 16V etorq no trajeto dele pra facul e trampo pega muita pista livre o carro faz 13 Km/l O.o e em condiçoes criticas 10 na gasolixo. ou seja carro 1.0 nunca mais sera economico. por isso meu conselho a todos aqueles que se desesperam quanto ao consumo esqueça isso ou troque de carro se nao pode aproveite sua caranga e divirta-se porque estress o mundo ja tem demais abraço a todos ! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal.

 

Meu Gol Power 1.6 2009/2010 ta com 58K rodados. Fiz minha primeira medição, tendo em vista que estou com ele faz pouco tempo.

Assim que entrou na reserva, completei o tanque com gasolina comum, deu quase 52 litros (engraçado que no manual diz que a reserva tem aproximadamente 8 litros, porém, quando acendeu a luz da reserva eu completei o tanque com quase 52 litros, e tendo em vista que o tanque total tem capacidade de 55 litros, pelos meus cálculos, a reserva corresponde a menos de 4 litros).

Com o tanque cheio, rodei 585 Km, na grande maioria na cidade e ar condicionado não muito usado, até acender a reserva de novo. Pelos meus cálculos, está fazendo aproximadamente 11,5Km/l.

O que vocês acham?

No mais, alguém poderia me dizer se é necessário rodar com etanol de vez em quando para limpar o motor?

Valeu galera.



Eu tenho um gol 1.6 09/10, (segunda mão e atualmente com 50.000 km) tinha um consumo de 8 km/l, troquei óleo, filtro de ar, de gasolina e de óleo. também troquei velas (Bosh) e o consumo continuou o mesmo. depois de levar em uma revisão de injeção eletrônica,verificou-se que a sonda lambda estava queimada e mandava mais combustível para o motor. Hoje, esta fazenda em média 9,3 km/l com o ar todo tempo ligado e passando  algum tempo parado com o ar ligado (por causa da minha filha (bebê)). Assim gostaria de saber dos usuários, se o consumo está bom e se possível a relação das marchas com a velocidade e RPM.

OBS.: só uso gasolina e alcool apenas de vez em quando (segundo o mecânico) para limpar o motor. pneus 195/55/r15.

Olá maurdeny.

Esse seu consumo é na cidade ou na estrada?

Eu tenho um Gol Power 1.6, atualmente com 58K, rodando na grande maioria na cidade e com o ar ligado de vez em quando, ta numa média de 11,5 km/l com gasolina comum. Eu não costumo passar dos 3500 RPM para troca de marchas.

Como estou com o carro faz pouco tempo, essa foi minha primeira medição, mas acredito pelos posts que tenho visto aqui que o consumo que vc indicou seja mais ou menos a média mesmo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal.

 

Meu Gol Power 1.6 2009/2010 ta com 58K rodados. Fiz minha primeira medição, tendo em vista que estou com ele faz pouco tempo.

Assim que entrou na reserva, completei o tanque com gasolina comum, deu quase 52 litros (engraçado que no manual diz que a reserva tem aproximadamente 8 litros, porém, quando acendeu a luz da reserva eu completei o tanque com quase 52 litros, e tendo em vista que o tanque total tem capacidade de 55 litros, pelos meus cálculos, a reserva corresponde a menos de 4 litros).

Com o tanque cheio, rodei 585 Km, na grande maioria na cidade e ar condicionado não muito usado, até acender a reserva de novo. Pelos meus cálculos, está fazendo aproximadamente 11,5Km/l.

O que vocês acham?

No mais, alguém poderia me dizer se é necessário rodar com etanol de vez em quando para limpar o motor?

Valeu galera.

Olá maurdeny.

Esse seu consumo é na cidade ou na estrada?

Eu tenho um Gol Power 1.6, atualmente com 58K, rodando na grande maioria na cidade e com o ar ligado de vez em quando, ta numa média de 11,5 km/l com gasolina comum. Eu não costumo passar dos 3500 RPM para troca de marchas.

Como estou com o carro faz pouco tempo, essa foi minha primeira medição, mas acredito pelos posts que tenho visto aqui que o consumo que vc indicou seja mais ou menos a média mesmo. 

O consumo informado é na cidade, com o ar ligado todo tempo. Costumo trocar as marchas abaixo de 2k RPM. 

P.S.: o carro, como já disse, costuma passar algum tempo parado com o ar ligado (parada para ir a farmácia etc.).

rotineiramente não costumo passar das 1500 RPM, com picos na cidade de 2000 RPM. Alguma dica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O consumo informado é na cidade, com o ar ligado todo tempo. Costumo trocar as marchas abaixo de 2k RPM. 

P.S.: o carro, como já disse, costuma passar algum tempo parado com o ar ligado (parada para ir a farmácia etc.).

rotineiramente não costumo passar das 1500 RPM, com picos na cidade de 2000 RPM. Alguma dica?

 

Cara, acho que ta dentro do normal, mas faz um teste: Tenta andar numa rotação maior, coisa entre 2 e 3krpm. Tenho quase certeza que vai melhorar teu consumo

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O consumo informado é na cidade, com o ar ligado todo tempo. Costumo trocar as marchas abaixo de 2k RPM. 

P.S.: o carro, como já disse, costuma passar algum tempo parado com o ar ligado (parada para ir a farmácia etc.).

rotineiramente não costumo passar das 1500 RPM, com picos na cidade de 2000 RPM. Alguma dica?

Entendi.

Então, eu acredito que o consumo seja +ou- esse mesmo, tendo em vista o ar ligado o tempo todo. Mas como te disse, eu ainda não fiz a medição com o ar ligado o tempo todo, se alguém tiver alguma experiência para compartilhar, será bem vindo.

No mais, tente fazer as trocas de marcha próximo dos 3000 RPM.

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal.

 

Meu Gol Power 1.6 2009/2010 ta com 58K rodados. Fiz minha primeira medição, tendo em vista que estou com ele faz pouco tempo.

Assim que entrou na reserva, completei o tanque com gasolina comum, deu quase 52 litros (engraçado que no manual diz que a reserva tem aproximadamente 8 litros, porém, quando acendeu a luz da reserva eu completei o tanque com quase 52 litros, e tendo em vista que o tanque total tem capacidade de 55 litros, pelos meus cálculos, a reserva corresponde a menos de 4 litros).

Com o tanque cheio, rodei 585 Km, na grande maioria na cidade e ar condicionado não muito usado, até acender a reserva de novo. Pelos meus cálculos, está fazendo aproximadamente 11,5Km/l.

O que vocês acham?

No mais, alguém poderia me dizer se é necessário rodar com etanol de vez em quando para limpar o motor?

Valeu galera.

Olá maurdeny.

Esse seu consumo é na cidade ou na estrada?

Eu tenho um Gol Power 1.6, atualmente com 58K, rodando na grande maioria na cidade e com o ar ligado de vez em quando, ta numa média de 11,5 km/l com gasolina comum. Eu não costumo passar dos 3500 RPM para troca de marchas.

Como estou com o carro faz pouco tempo, essa foi minha primeira medição, mas acredito pelos posts que tenho visto aqui que o consumo que vc indicou seja mais ou menos a média mesmo. 

Ola, José! Seu gol é que ano? é power?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu golzim 25 anos esta com 18 mil rodados

com o tanque cheio fiz 900 km, no manual diz que cabe 55 litros, porem ate a boca consegui colocar 57 litros e meio

rodei com ele do rio ate minas, consegui fazer 900 km com esse tanque cheio ( gasolina ) nao sou muito de correr, no maximo 110 por hora, e ligando o ar condicionado as vezes, estou satisfeito com ele, porem vou pegar um gol g6 1.0, a unica diferenca que esse que irei pegar nao tem o banco do 25 anos e nem o pisca no retrovisor, o resto eh praticamente igual, rodas, ar, som

e dizem que esse motor do 1.0 g6 eh tec, com economia de ate 8 por cento do g5, entao quando eu pegar ele irei fazer o teste.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala aí pessoal.

Eu não to achando o consumo do meu muito legal não, mas estava acostumado com meu G3 1.0 8V, então deve ser isso, porque todo mundo tá falando que o consumo tá legal.


Gol Power 1.6 2012/2013 (GV) - 9.600 km rodados.

 

Só fiz as medições na gasolina, só coloco álcool de vez em quando na proporção de 40%, então não deu pra fazer média.

 

Cidade: 8.5 km/l. Ar ligado e desligado, não tenho um padrão.
Estrada: 12.5 km/l. Ar ligado e desligado, não tenho um padrão, mas o carro sempre com, no mínimo, 3 passageiros mais bagagens.

Ps.; tenho o pé bem pesado, na cidade sempre saio rápido e estico as marchas (defeito maldito). Na estrada ando de 120 a 150 km/h (onde tem estrada pra andar assim), às vezes vou a 180 km/h (máximo que coloquei nele até agora).


Comentem aí pessoal, o que estão achando do consumo e da velocidade final? Alguém já colocou mais? Vi vídeos no Youtube de gente colocando 200 km/h, mas não sei se é carro mexido!

Vlw!!

Editado por Marcos Cury Moreira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala aí pessoal.

Eu não to achando o consumo do meu muito legal não, mas estava acostumado com meu G3 1.0 8V, então deve ser isso, porque todo mundo tá falando que o consumo tá legal.

Gol Power 1.6 2012/2013 (GV) - 9.600 km rodados.

 

Só fiz as medições na gasolina, só coloco álcool de vez em quando na proporção de 40%, então não deu pra fazer média.

 

Cidade: 8.5 km/l. Ar ligado e desligado, não tenho um padrão.

Estrada: 12.5 km/l. Ar ligado e desligado, não tenho um padrão, mas o carro sempre com, no mínimo, 3 passageiros mais bagagens.

Ps.; tenho o pé bem pesado, na cidade sempre saio rápido e estico as marchas (defeito maldito). Na estrada ando de 120 a 150 km/h (onde tem estrada pra andar assim), às vezes vou a 180 km/h (máximo que coloquei nele até agora).

Comentem aí pessoal, o que estão achando do consumo e da velocidade final? Alguém já colocou mais? Vi vídeos no Youtube de gente colocando 200 km/h, mas não sei se é carro mexido!

Vlw!!

Falae Marcos.

Então, eu tb estranhei um pouco quando troquei meu Gol Special (G2) 1.0 8v pelo Gol Power 1.6 (G5) 2009/2010.

Minhas medições por enquanto são feitas quase que integralmente na cidade e por enquanto apenas gasolina comum. Antes fazia uns 13,5km/l no Gol Special 1.0, agora no Power 1.6 fiz 11,5Km/l na primeira medição.

Vou começar a fazer umas misturas pra ver se melhora.

Outra coisa, eu não tenho pé pesado igual vc não, rsrsrs. Faço as trocas de marcha na casa dos 3000rpm, e na estrada não passo dos 120Km/h.

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora