adenilson707

Usos e propriedades dos óleos - Discuta Aqui

1520 posts neste tópico

alguém aqui ja usou 0w30 ou 0w40 ? estava pensando em colocar, mas como nao entendo nada de óleos resolvi perguntar primeiro; tem alguma vantagem em usar óleos desse tipo ? eles diminuem o barulho do motor ? Eu sempre usei 5w40 da castrol, primeiro era o gtx agora o magnatec. R$ 35,00 na css

Então cara, antes eu usava o 10w40 em meu Voyage/2.010. Sentia o carro meu amarrado e meio barulhento tb. Depois que coloquei o 5w40 o motor ficou mais silencioso e o carro mais solto, tipo melhorou o desempenho.

Não conheço o 0w30 e nem o 0w40. Não é muito fino não?

abçs

BROTHER ,, vou tentar te explicar de um modo bem simples a respeito desse óleo 0W30 OU 0W40 .

O primeiro numero na frente do da letra “W” é a viscosidade do óleo frio , no caso “0”W = ( quando vc liga o motor ) OK ???

O W40 OU W30 é viscosidade do óleo em alta temperatura (depois de + ou – 20 minutos com o motor ligado) . ok ???

Mas se no manual do seu carro é especificado a viscosidade “W40” é porque seu motor foi projetado para rodar com esse tipo de viscosidade , independente de se vc mora no certão do nordeste , no amazonas , ou no sul do pais .

Se vc colocar o óleo com a viscosidade de alta temperatura , menor que “W40” por exemplo W30 provavelmente vc vai danificar o seu motor em temperaturas elevadas , principalmente em “conduções severas” (transito, subidas de serra , veiculo carretado ,e em altos giros ).

Trocando em miúdos : “Vai foder o motor”

Voltando a nomenclatura “0”W .

Só os carros de alta performance exemplo : Ferrari ,LAMBORGUINI , PORSCHE , ASTON MARTIN , BMW M5 , M3 e etc .....

Nesses carros é preciso usar o óleo com esse tipo de viscosidade a frio “0”W ,pois esses motores ao serem ligados , o giro sobe acima de 2000rpm , em alguns carros como a Ferrari , sobe acima de 3000RPMs.... eles realmente precisam de um óleo com essa viscosidade de “0” a frio para poder lubrificar as suas arvores de comando mais rápido .

Concelho : usem só o óleos recomendado 5W40 100% sintético, E se possível e “”troquem a cada 5000km”” ..

desculpe pessoal se não fui mais claro na explicação , pois sou mecânico de carros e não escritor .

abraço a todos !!!

Quase tudo que vc falou está correto, exceto que o site da Volkswagen recomenda também óleo com viscosidade SAE 0 W 30.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
alguém aqui ja usou 0w30 ou 0w40 ? estava pensando em colocar, mas como nao entendo nada de óleos resolvi perguntar primeiro; tem alguma vantagem em usar óleos desse tipo ? eles diminuem o barulho do motor ? Eu sempre usei 5w40 da castrol, primeiro era o gtx agora o magnatec. R$ 35,00 na css

Então cara, antes eu usava o 10w40 em meu Voyage/2.010. Sentia o carro meu amarrado e meio barulhento tb. Depois que coloquei o 5w40 o motor ficou mais silencioso e o carro mais solto, tipo melhorou o desempenho.

Não conheço o 0w30 e nem o 0w40. Não é muito fino não?

abçs

BROTHER ,, vou tentar te explicar de um modo bem simples a respeito desse óleo 0W30 OU 0W40 .

O primeiro numero na frente do da letra “W” é a viscosidade do óleo frio , no caso “0”W = ( quando vc liga o motor ) OK ???

O W40 OU W30 é viscosidade do óleo em alta temperatura (depois de + ou – 20 minutos com o motor ligado) . ok ???

Mas se no manual do seu carro é especificado a viscosidade “W40” é porque seu motor foi projetado para rodar com esse tipo de viscosidade , independente de se vc mora no certão do nordeste , no amazonas , ou no sul do pais .

Se vc colocar o óleo com a viscosidade de alta temperatura , menor que “W40” por exemplo W30 provavelmente vc vai danificar o seu motor em temperaturas elevadas , principalmente em “conduções severas” (transito, subidas de serra , veiculo carretado ,e em altos giros ).

Trocando em miúdos : “Vai foder o motor”

Voltando a nomenclatura “0”W .

Só os carros de alta performance exemplo : Ferrari ,LAMBORGUINI , PORSCHE , ASTON MARTIN , BMW M5 , M3 e etc .....

Nesses carros é preciso usar o óleo com esse tipo de viscosidade a frio “0”W ,pois esses motores ao serem ligados , o giro sobe acima de 2000rpm , em alguns carros como a Ferrari , sobe acima de 3000RPMs.... eles realmente precisam de um óleo com essa viscosidade de “0” a frio para poder lubrificar as suas arvores de comando mais rápido .

Concelho : usem só o óleos recomendado 5W40 100% sintético, E se possível e “”troquem a cada 5000km”” ..

desculpe pessoal se não fui mais claro na explicação , pois sou mecânico de carros e não escritor .

abraço a todos !!!

Quase tudo que vc falou está correto, exceto que o site da Volkswagen recomenda também óleo com viscosidade SAE 0 W 30.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

levantando uma lebre !!!

alguem ai já se perguntou porque a troca do óleo tem que ser feita a cada 10.000KM ???

Será que só eu acho isso um absurdo ??

sei lá , acho que isso é segurar o cliente mais tempo no pos venda , no caso as revisões ..,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu troco o oleo do meu carro sempre com 4.000, às vezes com 5.

então !!

Eu tambem , só troco a cada 5.000 eo mais legal é que o motor fica limpinho por dentro .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se eu usar um VS 15w40 eu sou louco? Porque foi o que eu fiz...

amigo ,, vc trocou esse óleo aonde em concessonaria ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se eu usar um VS 15w40 eu sou louco? Porque foi o que eu fiz...

amigo ,, vc trocou esse óleo aonde em concessonaria ??

Não, cara, numa lojinha de troca de óleo aqui perto do serviço...

Cheguei lá, disse que queria trocar o óleo, filtro de óleo e combustível, de ar, o cara já meio que olhou no computador lá, colocou os litros em cima da bancada, eu tava com pressa, deixei o carro, depois busquei e tal... fiz cagada???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
,,, rsrss , vc sabe a marca e modelo do óleo ???

se vc fez cagada ??? rsrs vou te responder com uma pergunta simples !!!

"Vc deixaria o seu filho em um Hospital sózinho para ser medicado e depois voltaria para ir buscar ele numa boa ???

é complicado isso em !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, como disse, a marca é VS e a esecificação 15 w 40

Oleo%20para%20Motor%20VS%20Max%2015W40.jpg

tô com medo! rsrsrs

Quem fabrica o óleo VS é a Petronas, a mesma que fabrica os óleos Selenia, da Fiat. São óleos de qualidade.

Embora o manual recomende a especificação 15w40, vc tem que ver se o óleo atende a especificação VW 502.00

Eu já usei óleo 15w40 e sentia o carro muito amarrado e beberrão. Se eu fosse vc eu compraria 4 litros de óleo 5w40(marca de sua escolha), o filtro de óleo(o mesmo do Fox) e levava pra trocar.

A grande maioria das oficinas independentes, pra maioria dos carros atuais, só utilizam essa especificação. Como vc já faz a manutenção fora da concessionária,te dou uma dica pra vc economizar: compre os 4 litros do óleo 5w40, mais o filtro de óleo e leve pra oficina trocar. Eles só vão cobrar a mão-de-obra, que custa em média uns 30 reais. Se eles não quiserem fazer isso, basta trocar de oficina.

Eu sempre faço isso, tanto pra troca de óleo quanto pra manutenção. Eu compro as peças e só pago a mão-de-obra. Sai mais em conta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adenilson,

agradeço muito as orientações, cara! Vou fazer isso mesmo. Como o manual recomenda o 15/40, vou mantê-lo pelo menos até a próxima troca (4000), já que troquei ha menos de uma semana. Na próxima vou fazer exatamente o que você sugeriu.

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vou experimentar entao um óleo diferente, qual vcs recomendam, o 0w30(Castrol Edge Professional A3) ou Mobil 1 0w40 ?

Recomendo o Mobil 1 0W40; usava ele no meu Gol 1.0 16V Turbo e é um excelente óleo. Tentei colocar ele na minha 1ª revisão mas na autrizada não tinha. Coloquei o especeficado pela VW mesmo, o Castrol 5W40 Magnatec MF.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A especificação VW 502 são para motores fabricados a partir de 2012 ? e os motores fabricados nos anos 2008-2011 ?

É desde 2002 a especificação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, como disse, a marca é VS e a esecificação 15 w 40

Oleo%20para%20Motor%20VS%20Max%2015W40.jpg

tô com medo! rsrsrs

Se for especificado VW 502 fica tranquilo !!

mas se não for , faz o seguinte ,, como vc mesmo disse que troca cada 4000Km ,,quando chegar a hora , vc troca e coloca o da sua preferencia , dentro dessa especificação VW 502.

mas fique de olho no consumo de seu carro ,, pois esse óleo 15W40 a frio é mais grosso que o 5W40 ,, entendeu ???

Abraço !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendí sim, FABIOFUBA! Obrigado pela dica!

Aí é que tá! Não sei se o óleo é especificado para VW 502. Procurei em vários locais na internet, não encontrei tabela de aplicação deste óleo...

Quanto ao consumo, tenho ficado de olho, mas realmente tá muito bom! Meu carro tá dando quase 8 km/l no álcool, acho uma média bem razoável!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, como disse, a marca é VS e a esecificação 15 w 40

Oleo%20para%20Motor%20VS%20Max%2015W40.jpg

tô com medo! rsrsrs

Quem fabrica o óleo VS é a Petronas, a mesma que fabrica os óleos Selenia, da Fiat. São óleos de qualidade.

Embora o manual recomende a especificação 15w40, vc tem que ver se o óleo atende a especificação VW 502.00

Eu já usei óleo 15w40 e sentia o carro muito amarrado e beberrão. Se eu fosse vc eu compraria 4 litros de óleo 5w40(marca de sua escolha), o filtro de óleo(o mesmo do Fox) e levava pra trocar.

A grande maioria das oficinas independentes, pra maioria dos carros atuais, só utilizam essa especificação. Como vc já faz a manutenção fora da concessionária,te dou uma dica pra vc economizar: compre os 4 litros do óleo 5w40, mais o filtro de óleo e leve pra oficina trocar. Eles só vão cobrar a mão-de-obra, que custa em média uns 30 reais. Se eles não quiserem fazer isso, basta trocar de oficina.

Eu sempre faço isso, tanto pra troca de óleo quanto pra manutenção. Eu compro as peças e só pago a mão-de-obra. Sai mais em conta.

Tambám aconselho 5w40.

No meu caso foi o Total Quartz 9000!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entendí sim, FABIOFUBA! Obrigado pela dica!

Aí é que tá! Não sei se o óleo é especificado para VW 502. Procurei em vários locais na internet, não encontrei tabela de aplicação deste óleo...

Quanto ao consumo, tenho ficado de olho, mas realmente tá muito bom! Meu carro tá dando quase 8 km/l no álcool, acho uma média bem razoável!

Se o seu óleo não tem as especificações que a VW recomenda, oriento vc a trocar este óleo urgentemente.

Quando foi lançado o Gol, muito carros bateram o motor com menos de 5000 km, por ter óleo com a especificação incorreta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entendí sim, FABIOFUBA! Obrigado pela dica!

Aí é que tá! Não sei se o óleo é especificado para VW 502. Procurei em vários locais na internet, não encontrei tabela de aplicação deste óleo...

Quanto ao consumo, tenho ficado de olho, mas realmente tá muito bom! Meu carro tá dando quase 8 km/l no álcool, acho uma média bem razoável!

Se o seu óleo não tem as especificações que a VW recomenda, oriento vc a trocar este óleo urgentemente.

Quando foi lançado o Gol, muito carros bateram o motor com menos de 5000 km, por ter óleo com a especificação incorreta.

Eu concordo com o Alex Rogers ,, "eu tiraria esse óleo ,, Mas como o "ianmoreno" mesmo disse que faz a troca com 4000km ,,, então é criterio delle se ele vai fazer isso ou não ,pois ele ja gastou uma grana com esse óleo .

faz o seguinte ,, roda uns 2000 km com esse óleo e troca pelo óleo correto , assim vc faz uma limpeza no seu motor com esse proprio óleo !!!

pronto !!!

"ianmoreno" tenho que ser verdadeiro !!!

kkkkk aqui no forum , eu vou ser legal e tentar resolver o seu problema com soluções coerentes !!!

mas vou te falar uma coisa véio !! se o meu irmão fizesse isso no carro delle , o pau ia comer lá dentro de casa,, ia rolar voadora pra tudo quanto éra lado !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entendí sim, FABIOFUBA! Obrigado pela dica!

Aí é que tá! Não sei se o óleo é especificado para VW 502. Procurei em vários locais na internet, não encontrei tabela de aplicação deste óleo...

Quanto ao consumo, tenho ficado de olho, mas realmente tá muito bom! Meu carro tá dando quase 8 km/l no álcool, acho uma média bem razoável!

véio !!!

Se vc quiser eu te mando a foto por email do óleo que eu coloco no meu carro ,

anota ai meu e-mail : [email protected]

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entendí sim, FABIOFUBA! Obrigado pela dica!

Aí é que tá! Não sei se o óleo é especificado para VW 502. Procurei em vários locais na internet, não encontrei tabela de aplicação deste óleo...

Quanto ao consumo, tenho ficado de olho, mas realmente tá muito bom! Meu carro tá dando quase 8 km/l no álcool, acho uma média bem razoável!

Se o seu óleo não tem as especificações que a VW recomenda, oriento vc a trocar este óleo urgentemente.

Quando foi lançado o Gol, muito carros bateram o motor com menos de 5000 km, por ter óleo com a especificação incorreta.

Eu concordo com o Alex Rogers ,, "eu tiraria esse óleo ,, Mas como o "ianmoreno" mesmo disse que faz a troca com 4000km ,,, então é criterio delle se ele vai fazer isso ou não ,pois ele ja gastou uma grana com esse óleo .

faz o seguinte ,, roda uns 2000 km com esse óleo e troca pelo óleo correto , assim vc faz uma limpeza no seu motor com esse proprio óleo !!!

pronto !!!

"ianmoreno" tenho que ser verdadeiro !!!

kkkkk aqui no forum , eu vou ser legal e tentar resolver o seu problema com soluções coerentes !!!

mas vou te falar uma coisa véio !! se o meu irmão fizesse isso no carro delle , o pau ia comer lá dentro de casa,, ia rolar voadora pra tudo quanto éra lado !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

GRAÇAS A DEUS QUE NÃO SOU SEU IRMÃO!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Valeu, pessoal! Agradeço mesmo! É vivendo e aprendendo!

Como o FABIOFUBA disse, vou dar uma rodada duns 2000 km com esse óleo e parto pro outro, pelo menos pra diminuir o preju!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entendí sim, FABIOFUBA! Obrigado pela dica!

Aí é que tá! Não sei se o óleo é especificado para VW 502. Procurei em vários locais na internet, não encontrei tabela de aplicação deste óleo...

Quanto ao consumo, tenho ficado de olho, mas realmente tá muito bom! Meu carro tá dando quase 8 km/l no álcool, acho uma média bem razoável!

Se o seu óleo não tem as especificações que a VW recomenda, oriento vc a trocar este óleo urgentemente.

Quando foi lançado o Gol, muito carros bateram o motor com menos de 5000 km, por ter óleo com a especificação incorreta.

Eu concordo com o Alex Rogers ,, "eu tiraria esse óleo ,, Mas como o "ianmoreno" mesmo disse que faz a troca com 4000km ,,, então é criterio delle se ele vai fazer isso ou não ,pois ele ja gastou uma grana com esse óleo .

faz o seguinte ,, roda uns 2000 km com esse óleo e troca pelo óleo correto , assim vc faz uma limpeza no seu motor com esse proprio óleo !!!

pronto !!!

"ianmoreno" tenho que ser verdadeiro !!!

kkkkk aqui no forum , eu vou ser legal e tentar resolver o seu problema com soluções coerentes !!!

mas vou te falar uma coisa véio !! se o meu irmão fizesse isso no carro delle , o pau ia comer lá dentro de casa,, ia rolar voadora pra tudo quanto éra lado !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

GRAÇAS A DEUS QUE NÃO SOU SEU IRMÃO!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Valeu, pessoal! Agradeço mesmo! É vivendo e aprendendo!

Como o FABIOFUBA disse, vou dar uma rodada duns 2000 km com esse óleo e parto pro outro, pelo menos pra diminuir o preju!

Eu não recomendaria rodar com esse óleo. Mas vc quem sabe.

É um óleo muito grosso quando o motor está frio, e pode não lubricar corretamente partes mais estreitas do motor VHT.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aiii galera meu carro ja ta com 72000 km rodados so usei oleo 5w40!! sera q ta na hora de usar um 10w40? ou continuo com o 5w40? lembrando so usei no meu carango o mobil super sintetico 5w40 atende todas especificaçoes da vw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora