adenilson707

Usos e propriedades dos óleos - Discuta Aqui

1520 posts neste tópico

Pessoal, vou passar 2 links e vocês me respondam se acham que vale a pena comprar e qual deles....

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547846733-oleo-motor-vw-elaion-5w40-sintetico-foxpologolgolf-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546794852-oleo-castrol-magnatec-5w-40-mf-100-sintetico-jb-pecas-_JM

 

O frete gira em torno de 20 a 25 reais... daria mais 1 litro, mas aqui não encontro na minha cidade e o preço praticado dos 5w40 100% sintético gira em torno de 30 a 35 reais, tanto que estou usando o 10w40 semisintético da lubrax por 18,5 o litro. 

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Pessoal, vou passar 2 links e vocês me respondam se acham que vale a pena comprar e qual deles....

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547846733-oleo-motor-vw-elaion-5w40-sintetico-foxpologolgolf-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546794852-oleo-castrol-magnatec-5w-40-mf-100-sintetico-jb-pecas-_JM

 

O frete gira em torno de 20 a 25 reais... daria mais 1 litro, mas aqui não encontro na minha cidade e o preço praticado dos 5w40 100% sintético gira em torno de 30 a 35 reais, tanto que estou usando o 10w40 semisintético da lubrax por 18,5 o litro. 

 

 

O 10w40 tem um comportamento similar do 5w40. Se já está usando o 10w40, mantenha. Pode-se voltar ao 5w40 sem problemas, mas já usa essa, continue.

 

Também estudo essa possibilidade, de usar 10w40 daqui em diante.

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Eu sinceramente confio que este óleo que estou usando e suas propriedades atendem perfeitamente bem o nível requerido pelo motor... ainda mais que rodo muito em estrada e acaba ficando elas por elas (viscosidade temperatura alta é a mesma). As vezes penso se não é uma economia porca mas acho que não...

 

Se algum dia tiver oportunidade de comprar o 5w40 pessoalmente por preço bom ai já compro 12 litros de uma vez no mínimo!! Pagando em torno de 20 a 22 reais então....

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Eu sinceramente confio que este óleo que estou usando e suas propriedades atendem perfeitamente bem o nível requerido pelo motor... ainda mais que rodo muito em estrada e acaba ficando elas por elas (viscosidade temperatura alta é a mesma). As vezes penso se não é uma economia porca mas acho que não...

 

Se algum dia tiver oportunidade de comprar o 5w40 pessoalmente por preço bom ai já compro 12 litros de uma vez no mínimo!! Pagando em torno de 20 a 22 reais então....

 

 

Aqui na Bahia tem uma distribuidora de lubrificantes, a Cedep.

 

Vendem a excelentes preços os óleos

 

 

http://www.cedeplub.com.br/home.php

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Pessoal, quantos litros pega o Gol Power 1.6 2010? Tô usando o Magnatec há umas 3 trocas, mas o mecânico anterior botava 4 litros, enquanto o atual (numa loja grande), colocou 3,5 e me devolveu o meio litro que sobrou. P.S.: Troco filtro em todas as trocas.
Qual dos dois está correto?

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Pessoal, quantos litros pega o Gol Power 1.6 2010? Tô usando o Magnatec há umas 3 trocas, mas o mecânico anterior botava 4 litros, enquanto o atual (numa loja grande), colocou 3,5 e me devolveu o meio litro que sobrou. P.S.: Troco filtro em todas as trocas.

Qual dos dois está correto?

Fala ae Rubinho,

 

O correto são 4 litros, está no próprio manual.

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Olá Pessoal Tudo bem?

1o post no fórum!. Sou usuário de um Gol Power 09/10 1.6, em POA/RS desde outubro de 2009.

 

Ontem voltando do feriado de Páscoa o Computador de bordo emitiu um alerta de pressão de óleo, fui verificar e meu óleo estava bem baixo - por puro desleixo e falta de atenção minha -> passou 3mil km do indicado para troca.

 

Bom, hoje pela manhã levei o carro com o Guincho da seguradora para uma oficina relativamente bem conceituada e por sorte estava tudo 'ok' e foi trocado apenas o Óleo e Filtro.

 

Porém, ao término da troca me dei conta que ao invés de colocarem o 5W40 (o qual eu vinha usando f1 master) foi colocado um Shell 15w40 semi sintético.

 

Como não entendo NADA de mecânica recorri ao google/fórum e me dei conta que estou com um problema, é isso?

 

O que devo fazer? Espero um pouco e volto para o 5w40 sintético?

 

Reparei chegando em casa, também, que existe uma leve "borra" ao abrir a tampa.

 

 

ps: O meu motor me parece ser bem econômico quando comparado com alguns relatos que já li neste mesmo fórum., faço um trajeto de 40km diários com trânsito moderado e ar condicionado Fulltime, faço uma média rodando apenas gasolina (pela bomba do posto) de 10,5km/L. 



Obrigado!,

Editado por nofxrs

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Olá Pessoal Tudo bem?

1o post no fórum!. Sou usuário de um Gol Power 09/10 1.6, em POA/RS desde outubro de 2009.

 

Ontem voltando do feriado de Páscoa o Computador de bordo emitiu um alerta de pressão de óleo, fui verificar e meu óleo estava bem baixo - por puro desleixo e falta de atenção minha -> passou 3mil km do indicado para troca.

 

Bom, hoje pela manhã levei o carro com o Guincho da seguradora para uma oficina relativamente bem conceituada e por sorte estava tudo 'ok' e foi trocado apenas o Óleo e Filtro.

 

Porém, ao término da troca me dei conta que ao invés de colocarem o 5W40 (o qual eu vinha usando f1 master) foi colocado um Shell 15w40 semi sintético.

 

Como não entendo NADA de mecânica recorri ao google/fórum e me dei conta que estou com um problema, é isso?

 

O que devo fazer? Espero um pouco e volto para o 5w40 sintético?

 

Reparei chegando em casa, também, que existe uma leve "borra" ao abrir a tampa.

 

 

ps: O meu motor me parece ser bem econômico quando comparado com alguns relatos que já li neste mesmo fórum., faço um trajeto de 40km diários com trânsito moderado e ar condicionado Fulltime, faço uma média rodando apenas gasolina (pela bomba do posto) de 10,5km/L. 

Obrigado!,

 

Caro amigo NOFX (curte hardcore?)rs,

 

se fosse você trocaria esse oleo imediatamente, use os oleos 5w40 ou 10w40 SINTETICOS!

 

este é um oleo grosso (ui!) pro motor.. cruel man

 

abraço

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Caro amigo NOFX (curte hardcore?)rs,

se fosse você trocaria esse oleo imediatamente, use os oleos 5w40 ou 10w40 SINTETICOS!

este é um oleo grosso (ui!) pro motor.. cruel man

abraço

O amigo Clóvis está certo man o 15w40 está fora do especificado para nossos motores, recomendamos a troca assim que possível.

Abraços

Enviado de meu LT15a usando o Tapatalk 2

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Caro amigo NOFX (curte hardcore?)rs,

 

se fosse você trocaria esse oleo imediatamente, use os oleos 5w40 ou 10w40 SINTETICOS!

 

este é um oleo grosso (ui!) pro motor.. cruel man

 

abraço

 

 

 

Claro, rs!.

 

Amigo, mesmo o meu carro tendo 57mil kms?,

 

O pessoal me alegou com todas as letras que não daria nenhum problema, e a tal oficina mecânica é muito bem conceituada na zona sul de porto alegre. Por descargo de consciência peguei outro telefone, de uma oficina com ótima conceituação e também me alegaram que não me acarretaria problema algum.

 

Estou muito em dúvida!,

 

Caso eu opte por retornar ao 5w40, terei que fazer algum tipo de serviço "a mais" (limpeza, seilá?) por estar usando agora um óleo semi sintético e querer retornar para um apenas sintético?.

 

Verifiquei que existe uma leve sujeira, que imagino ser a tal borra que falam neste tópico, como fazer a limpeza disso?

unnamed.jpg

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Claro, rs!.

 

Amigo, mesmo o meu carro tendo 57mil kms?,

 

O pessoal me alegou com todas as letras que não daria nenhum problema, e a tal oficina mecânica é muito bem conceituada na zona sul de porto alegre. Por descargo de consciência peguei outro telefone, de uma oficina com ótima conceituação e também me alegaram que não me acarretaria problema algum.

 

Estou muito em dúvida!,

 

Caso eu opte por retornar ao 5w40, terei que fazer algum tipo de serviço "a mais" (limpeza, seilá?) por estar usando agora um óleo semi sintético e querer retornar para um apenas sintético?.

 

Verifiquei que existe uma leve sujeira, que imagino ser a tal borra que falam neste tópico, como fazer a limpeza disso?

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Claro, rs!.

 

Amigo, mesmo o meu carro tendo 57mil kms?,

 

O pessoal me alegou com todas as letras que não daria nenhum problema, e a tal oficina mecânica é muito bem conceituada na zona sul de porto alegre. Por descargo de consciência peguei outro telefone, de uma oficina com ótima conceituação e também me alegaram que não me acarretaria problema algum.

 

Estou muito em dúvida!,

 

Caso eu opte por retornar ao 5w40, terei que fazer algum tipo de serviço "a mais" (limpeza, seilá?) por estar usando agora um óleo semi sintético e querer retornar para um apenas sintético?.

 

Verifiquei que existe uma leve sujeira, que imagino ser a tal borra que falam neste tópico, como fazer a limpeza disso?

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bom, vamos lá:

 

primeiramente, para oficina é bem mais barato um oleo 15w40, logo... 

 

57k é uma KM baixa ainda, e o correto é seguir a recomendação do manual independentemente de KM (5w40 ou 10W40 sintético)

 

quanto a formação de borra talvez um flush bem feito resolva, mas tem que tomar cuidado.

 

Abraços

Editado por Clóvis

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Claro, rs!.

 

Amigo, mesmo o meu carro tendo 57mil kms?,

 

O pessoal me alegou com todas as letras que não daria nenhum problema, e a tal oficina mecânica é muito bem conceituada na zona sul de porto alegre. Por descargo de consciência peguei outro telefone, de uma oficina com ótima conceituação e também me alegaram que não me acarretaria problema algum.

 

Estou muito em dúvida!,

 

Caso eu opte por retornar ao 5w40, terei que fazer algum tipo de serviço "a mais" (limpeza, seilá?) por estar usando agora um óleo semi sintético e querer retornar para um apenas sintético?.

 

Verifiquei que existe uma leve sujeira, que imagino ser a tal borra que falam neste tópico, como fazer a limpeza disso?

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Cara, tem que tomar cuidado...

1º - Já existe indício de borra no seu motor e acredito que só o flush talvez não resolva; o fato de ter passado da quilometragem trouxe problemas;

2º - Colocaram o óleo errado e, no estado de sujeira atual, só vai pioarar o problema pois o óleo é mais grosso na fase fria (15W).

 

Você pode fazer o seguinte: já que o óleo não é o recomendado, faça o flush com este mesmo óleo, drene todo o sistema e coloque o 5W40, mas, troque em uma quilometragem mais baixa ,tipo 4000 km ou 5000 km e repita até limpar (caso efetue a limpeza) senão, só desmontando mesmo.

antonio.silva1109 e clovis_cam curtiram isso

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No que consiste o flush? é uma limpeza / "lavagem" do motor pelo que li internet afora, certo?

Lí que é um método relativamente perigoso e que a desmontagem e limpeza manual seriam mais corretas, procede?

 

Como assim fazer o flush com o mesmo óleo?

 

:dontknow:

Cara, tem que tomar cuidado...

1º - Já existe indício de borra no seu motor e acredito que só o flush talvez não resolva; o fato de ter passado da quilometragem trouxe problemas;

2º - Colocaram o óleo errado e, no estado de sujeira atual, só vai pioarar o problema pois o óleo é mais grosso na fase fria (15W).

 

Você pode fazer o seguinte: já que o óleo não é o recomendado, faça o flush com este mesmo óleo, drene todo o sistema e coloque o 5W40, mas, troque em uma quilometragem mais baixa ,tipo 4000 km ou 5000 km e repita até limpar (caso efetue a limpeza) senão, só desmontando mesmo.

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No que consiste o flush? é uma limpeza / "lavagem" do motor pelo que li internet afora, certo?

Lí que é um método relativamente perigoso e que a desmontagem e limpeza manual seriam mais corretas, procede?

 

Como assim fazer o flush com o mesmo óleo?

 

:dontknow:

 

bom amigo segue um bom artigo da Oficina Brasil :

 

Descarbonização e flushing,cautela em primeiro lugar
SEG, 11 DE OUTUBRO DE 2010 11:01
Avaliação do Usuário:rating_star.pngrating_star.pngrating_star.pngrating_star.pngrating_star_blank.png / 4 

PiorMelhor 

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Dois sistemas que dividiram opiniões por muito tempo voltam a tona com a inspeção veicular e as dúvidas continuam. É possível afirmar que ambos apresentam grandes riscos, em alguns casos justificáveis, a questão está em saber quando é a última saída e como se precaver de um possível agravamento da situação.

O fato é que os riscos existem e é preciso muita cautela e analise antes de oferecer o serviço ao cliente, mesmo como manutenção preventiva em um motor bem cuidado, pois não há recomendação da montadora, então como justificar um serviço invisível para que o motor continue do jeito que está?. Muitas oficinas independentes e autorizadas cheios de boas intenções, ou não, levam fama de ‘empurrador de serviços’ por não apresentar uma boa explicação ao dono do veículo. 

Descarbonização

A carbonização é formada por resíduos de combustível e lubrificante não queimados que se depositam na câmara de combustão, cabeça do pistão e válvulas, podendo gerar má vedação da câmara e pré detonação da mistura ar combustível que causam má queima e consequente emissão de fumaça e perda de desempenho.

A descarbonização pode ser feita de duas formas, uma é através do próprio sistema de alimentação do veículo, ou seja, interceptando a linha de combustível e aplicando o produto no lugar do óleo diesel e deixar o motor trabalhar normalmente. A outra forma é aplicar o produto direto no coletor de admissão enquanto o motor funciona com óleo diesel, mas aqui todo cuidado é pouco e deve ser feito por profissional treinado e que possa acompanhar todo o processo.

Os motores ciclo diesel não têm restritores de ar (borboletas de aceleração), a rotação é controlada através do fornecimento de combustível, então se por descuido do aplicador o conteúdo for aspirado pelo motor, o mesmo irá ‘disparar’, ou seja, a rotação irá subir descontroladamente e se o fornecimento de ar e combustível não forem interrompidos o prejuízo será grande.

Para minimizar este risco, deve ser utilizado um restritor na entrada do coletor de admissão e uma válvula dosadora para fazer o controle da quantidade de produto que irá ser aspirada pelo motor. Este método também permite a limpeza do coletor e valvulas de admissão. É bom se preocupar com a forma como estes resíduos são removidos, eles devem ser queimados na combustão, pois se forem simplesmente deslocados para o escapamento poderão causar um desbalanceamento da turbina ou entupimento do catalisador, mas se o produto for de qualidade chegará ativo ao escapamento ajudando até a limpar o mesmo.

Flushing 

O flushing é utilizado em diversos sistemas hidráulicos e significa enxaguar, escoar ou simplesmente limpar. Nos veículos é aplicado em transmissões, direção hidráulica, ar condicionado, sistema de arrefecimento e lubrificação do motor, onde é adicionado um produto ao óleo que será retirado do motor para dissolver os resíduos, assim quando for adicionado um lubrificante novo, este não será contaminado.

Que um sistema limpo tem funcionamento superior não há dúvidas, mas o problema está em onde os resíduos retirados vão parar. Nos veículos modernos as galerias de lubrificação são cada vez menores por isso é válida uma boa analise através do bocal de abastecimento de óleo, quando possível, e dos respiros, que irão dar uma idéia do estado interno do motor.

Segundo Helber Pasinatto, técnico automotivo da Iso Tech, nos motores ciclo diesel a formação de borra tende a ser mais pastosa, e por isso mais fácil de dissolver, por isso há menos risco de entupimento, mas alerta que o aplicador deve estar sempre atento ao barulho do motor durante o processo e ao esgotar o óleo, caso haja excesso de resíduos é recomendado a retirada do carter e tampa de válvulas para uma limpeza mais completa.

Redução de fumaça 

Acompanhamos na oficina Especidiesel, localizada no bairro de Pirituba em São Paulo, dois casos onde todo trabalho de revisão e manutenção da bomba injetora, bicos entre outros já haviam sido feitos, então a descarbonização e o flushing foram testados.

O primeiro foi uma Mitsubish Pajero 2.5 turbodiesel ano 2000 com 160.000 km rodados reprovada na inspeção duas vezes por excesso de fumaça, mesmo após a descarbonização a opacidade medida foi de 2,02 m-1 sendo que o limite estabelecido no teste foi 1,85m-1, então o bombista Marcos Aurélio Tavares partiu para a aplicação do flushing e já durante a aplicação do produto se pode notar aparente redução da fumaça preta durante as acelerações.

Após a conclusão foi feito um teste no opacimetro que indicou nas dez acelerações solicitadas opacidade média de 1,70 m-1 indicando que o veículo seria aprovado na inspeção. Esta redução pode ter sido causada segundo Helber devido eliminação de carbonização presente nos anéis do pistão que impediam perfeita vedação da câmara de combustão.

O segundo caso foi um Hyundai HR 2.7 ano 2004 com 120.000 km que ainda não havia sido levada para a inspeção, porém a emissão de fumaça estava muito próxima do limite que para este modelo é 1,00 m-1 então após uma prévia analise foi constatado que o motor estava em condições de ser submetido a descarbonização e flushing. Após o serviço o opacimetro precisou apenas de sete amostras para concluir que o veículo estava aprovado com média de 0,47 m-1.

Conclusão

Alguns reparadores encontraram a hora e o jeito certo de utilizar estas ferramentas, e as utilizam com frequência como complemento aos serviços de manutenção de rotina, pois uma carbonização causada por falhas de ignição por exemplo, com certeza irá retornar se a falha não for solucionada. 

Para os mais conservadores, uma boa é encarar estes métodos como uma alternativa quando a abertura do motor já foi decretada, ou no caso da descarbonização quando constatado uma falha na vedação da câmara de combustão devido a carbonização presente nas válvulas, aproveitando também para retirar o excesso de fuligem do sistema de escapamento, e uma câmera especifica para visualizar o motor internamente pode ser uma boa idéia até mesmo para mostrar a necessidade e os resultados ao seu cliente, deixando de ser um problema invisível.

É sempre bom buscar marcas reconhecidas e que podem prestar todo o apoio e informação necessária para que o produto seja solução e não um novo problema. 

Etiqueta com índice de opacidade

A resolução n 16 do CONAMA estabelece que os motores diesel devem ser homologados e certificados quanto ao índice de fumaça (opacidade) em aceleração livre conforme Norma de ABNT NBR 13.037.

Este índice é usado como parâmetro para regulagem dos motores e avaliação do estado da manutenção.     O valor numérico do índice é declarado numa etiqueta adesiva, quadrada, de cor amarelada, com dígitos pretos e duas casas após a vírgula (dígito decimal e centesimal), localizada obrigatoriamente no batente traseiro da porta dianteira direita.

Limites de Opacidade para analise de fumaça 

O limite de opacidade utilizado para inspeção deve ser o declarado na etiqueta localizada batente traseira da coluna B (porta do passageiro), conforme resolução do CONAMA n° 016/95 e para veículos fabricados em datas anteriores a vigência desta resolução são estabelecidos os limites máximos de opacidade da tabela abaixo:

Motores aspirados ou turboalimentados com LDA 

Altitudes até 350m 1,7 m-1 

Acima de 350m 2,5 m-1

Motores turboalimentados sem LDA 

Altitudes até 350m 2,1 m-1 

Acima de 350m 2,8 m-1 

Um vídeo do Dr. Carro sobre o assunto:

 

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Claro, rs!.

 

Amigo, mesmo o meu carro tendo 57mil kms?,

 

O pessoal me alegou com todas as letras que não daria nenhum problema, e a tal oficina mecânica é muito bem conceituada na zona sul de porto alegre. Por descargo de consciência peguei outro telefone, de uma oficina com ótima conceituação e também me alegaram que não me acarretaria problema algum.

 

Estou muito em dúvida!,

 

Caso eu opte por retornar ao 5w40, terei que fazer algum tipo de serviço "a mais" (limpeza, seilá?) por estar usando agora um óleo semi sintético e querer retornar para um apenas sintético?.

 

Verifiquei que existe uma leve sujeira, que imagino ser a tal borra que falam neste tópico, como fazer a limpeza disso?

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Amigo quer um conselho ? pelo que eu vejo á situação ai esta foda em kkkk manda tirar essa tampa de valvula ai e mandar fazer uma limpeza legal nessa parte de cima do motor é somente um conselho.

 

Quando eu peguei o meu G5 a situação dele estava um pouco melhor do que o seu ainda mesmo assim mandei fazer uma limpeza na parte de cima e de baixo do motor trocando, correia dentada, tensor, anti-chama e pescador de óleo(o do G5 é de plástico que vergonha) lembrando que o carro na época  estava chegando nos 50 mil km rodados.

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Claro, rs!.

 

Amigo, mesmo o meu carro tendo 57mil kms?,

 

O pessoal me alegou com todas as letras que não daria nenhum problema, e a tal oficina mecânica é muito bem conceituada na zona sul de porto alegre. Por descargo de consciência peguei outro telefone, de uma oficina com ótima conceituação e também me alegaram que não me acarretaria problema algum.

 

Estou muito em dúvida!,

 

Caso eu opte por retornar ao 5w40, terei que fazer algum tipo de serviço "a mais" (limpeza, seilá?) por estar usando agora um óleo semi sintético e querer retornar para um apenas sintético?.

 

Verifiquei que existe uma leve sujeira, que imagino ser a tal borra que falam neste tópico, como fazer a limpeza disso?

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Sujeira leve? Isso é PESADA. O ideal é ver o motor aberto com essa borra. É de cair de costas. Tomei trauma de borra do motor.

 

Nesse caso ai, o flush não adiantaria. Ai só ABRINDO o motor. É a descarbonização tradicional. Tem de tirar cárter fora, abrir a tampa de válvulas pra que seja limpa. O serviço é demorado, leva um dia e o preço médio gira em R$ 250,00 quando bem feito.

 

Flush só quando tá leve ou limpo. Nessa situação não.

 

Eu QUASE perdi o motor por causa de borra. O meu é 1.0. Mandei limpar. Depois da limpeza, usa um óleo mais simples(um Uni 5w40, por exemplo) e rode por 3000 km. Depois troque por outro melhor, e definitivo. Nesse caso, usa-se flush. 

 

 

Este tópico fala sobre isso, da temida borra

 

http://forum.g5clube.com.br/topic/3688-cuidado-com-a-borra-do-motor/page-5

 

 

O post sobre o flush, e uma imagem auto-explicativa. NO SEU CASO, não use flush

 

 

E20-engine-flush-b3_01.jpg

 

 

A aplicação de um 'motor clean/engine flush' depende do estado de limpeza do motor antes de aplicar o óleo novo. O óleo aplicado pode ser muito bom, top de linha, um Mobil 0W40 da vida, mas se o motor estiver impregnado de sujeira, irá afetar fortemente a sua prestação e propriedades.
 
O uso de um Flush permite limpar o motor de vestígios de óleo 'velho' - no caso de se querer mudar de refª/marca de óleo - e limpar as borras e resíduos existentes no motor. Os Flush são quimicamente inertes para os vedantes(retentores). O unico senão é não terem aquele 'poder mágico' que muitas vezes seria desejável: se o motor estiver muito sujo ou coberto de verniz, o Flush não faz milagres..

 

 

Se o motor estiver com crostas grossas, igual borra de café bem espessa, só ABRINDO o motor(tira cárter, pescador, tampa do comando de válvulas) e limpa o mesmo, pois o flush nesses casos não tem serventia alguma.
 

Na Europa eles fazem SEMPRE HÁ ANOS e corriqueiramente e não há registros de falhas.

 

 

 

 

 

 

Ah!Sim. Liqui Moly é uma marca de lubrificantes da Alemanha(não tem nada a ver com Molykote, apesar da semelhança). Tal marca lá fora é conceituada e respeitada. Pena que aqui no Brasil é totalmente INEXISTENTE

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Pessoal, parei de fazer as revisões na VW, a ultima deveria ter sido feita no final de novembro, mas devido estar apertado não realizei a revisão pois a ultima que fiz na VW ficaou quase 700 dilmas, eu ando pouco no carro pois trabalho em regime de escala embarcado, a revisão deveria ter sido feita em novembro aos 54 mil Km, hoje em abril o carro esta com 56,5 mil, dai vcs teem uma ideia de quanto eu rodo com a goleta ano 2009/10.

Pois bem, depois de dar uma olhada aqui no site, mais especificamente aqui neste topico resolvi optar pelo 5w40 e acabei comprando o Petronas Selenia Perform 5W40, alguem sabe dar um feed se este oleo é bom? Paguei R$25 em cada mais 14 do filtro de oleo. No ML achei dele po R$38. Segue umas fotos ai.

post-9449-0-15594000-1398362055_thumb.jp

post-9449-0-81608100-1398362151_thumb.jp

Editado por wellingtongomes

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Pessoal, parei de fazer as revisões na VW, a ultima deveria ter sido feita no final de novembro, mas devido estar apertado não realizei a revisão pois a ultima que fiz na VW ficaou quase 700 dilmas, eu ando pouco no carro pois trabalho em regime de escala embarcado, a revisão deveria ter sido feita em novembro aos 54 mil Km, hoje em abril o carro esta com 56,5 mil, dai vcs teem uma ideia de quanto eu rodo com a goleta ano 2009/10.

Pois bem, depois de dar uma olhada aqui no site, mais especificamente aqui neste topico resolvi optar pelo 5w40 e acabei comprando o Petronas Selenia Perform 5W40, alguem sabe dar um feed se este oleo é bom? Paguei R425 em cada mais 14 do filtro de oleo. No ML achei dele po R$38. Segue umas fotos ai.

 

 

Selenia é bom. É OEM da Fiat. A marca pertence a Petronas, extremamente reconhecida lá fora e patrocina equipe de Fórmula 1, acho que a Mercedes ou a Williams

 

Preço tá bom também

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Para o pessoal que fica surpreso quando alguém coloca óleo 15w40 em Gol G5 e G6, podem ter certeza que todo Gol já usou esse óleo.
As concessionárias só usam 15w40 mineral da pior marca possível em revisões, sem contar que quase nunca trocam o filtro de óleo. Já circulei muito por dentro de oficina de concessionária e nunca vi nenhuma delas usando óleo 5w40 sintético em carro nenhum.

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O jeito que o pessoal daqui reage é de assustar.... realmente tem muitos vw rodando com 15w40 por ai sem problemas... não pode vacilar em usar muito tempo o óleo, passar do prazo dele e por ai vai... mas falar que deixar de usar um 5w40 ou 10w40 e usar 15w40 vai detonar o motor... não vai!!

 

Nas últimas 2 páginas vi gente comentando que troca óleo a cada 15 mil km ou até mesmo 10 mil km, no prazo de até 1 ano..... eu tenho certeza que é menos prejudicial usar um óleo 15w40 e trocar com 7 mil km ou no máximo 6 meses do que um 5w40 na situação exposta anteriormente!!!

 

Nosso combustível é uma merda, ainda se estiver rodando com gasolina, contamina demais o óleo mesmo.. 

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Ainda bem que troco a cada 6,5km ou 6 meses e minha rotina é 50% Estrada e 50% cidade, mais como nunca é por tempo é sempre por km, prefiro prevenir do que remediar depois.



Claro, rs!.

 

Amigo, mesmo o meu carro tendo 57mil kms?,

 

O pessoal me alegou com todas as letras que não daria nenhum problema, e a tal oficina mecânica é muito bem conceituada na zona sul de porto alegre. Por descargo de consciência peguei outro telefone, de uma oficina com ótima conceituação e também me alegaram que não me acarretaria problema algum.

 

Estou muito em dúvida!,

 

Caso eu opte por retornar ao 5w40, terei que fazer algum tipo de serviço "a mais" (limpeza, seilá?) por estar usando agora um óleo semi sintético e querer retornar para um apenas sintético?.

 

Verifiquei que existe uma leve sujeira, que imagino ser a tal borra que falam neste tópico, como fazer a limpeza disso?

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O negócio ai ta crítico em... bora limpar esse motor...

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Para o pessoal que fica surpreso quando alguém coloca óleo 15w40 em Gol G5 e G6, podem ter certeza que todo Gol já usou esse óleo.

As concessionárias só usam 15w40 mineral da pior marca possível em revisões, sem contar que quase nunca trocam o filtro de óleo. Já circulei muito por dentro de oficina de concessionária e nunca vi nenhuma delas usando óleo 5w40 sintético em carro nenhum.

 

Rapaz, só se for ai em São Paulo.

 

Já fui em 4 css diferentes aqui na Bahia, só usam 5w40 ou no máximo 10w40. Falo isso pq já entrei nas oficinas e as garrafas de óleo, tanto as lacradas como as usadas eram tudo Castrol 5w40, ou quando não, Elaion ou Mobil 5w40

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Galera e quanto ao Mobil 5w40, é um bom óleo? Estou para realizar uma revisão em meu G5 mas não vou fazer mais na VW ( 400 reais em uma troca de óleo é demais...). Olhei em uma casa de lubrificantes aqui na cidade e esse Mobil esta na faixa de 29,90 o litro. Pretendo trocar todos os filtros (ar, combustível e óleo) alguém me recomenda alguma marca???

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Galera e quanto ao Mobil 5w40, é um bom óleo? Estou para realizar uma revisão em meu G5 mas não vou fazer mais na VW ( 400 reais em uma troca de óleo é demais...). Olhei em uma casa de lubrificantes aqui na cidade e esse Mobil esta na faixa de 29,90 o litro. Pretendo trocar todos os filtros (ar, combustível e óleo) alguém me recomenda alguma marca???

 

 

Oxe, Mobil é top de linha. Preço bom. Usei que enjoou. 

 

Filtros, qualquer marca, Wega, Wix, Tecfil, Fram, Mann Filter, Bosch está bem servido.

 

Já o de combustível, usa somente o original(part-number 6QE205111C ou coisa assim) ou então do Corolla Flex, que é o mesmo.

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Rapaz, só se for ai em São Paulo.

 

Já fui em 4 css diferentes aqui na Bahia, só usam 5w40 ou no máximo 10w40. Falo isso pq já entrei nas oficinas e as garrafas de óleo, tanto as lacradas como as usadas eram tudo Castrol 5w40, ou quando não, Elaion ou Mobil 5w40

Parabéns pra Bahia então, até mesmo pelo fato dessas concessionárias estarem usando garrafas com rótulo da marca, pois aqui é tudo aquelas bombas de 50L e 200L que só os "mecânicos" e o departamento de compras sabem o que tem dentro. Infelizmente!

adenilson707 curtiu isso

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