adenilson707

Usos e propriedades dos óleos - Discuta Aqui

1520 posts neste tópico

Dará borra se você não ficar atento as trocas de óleo de qualquer marca. Sinceramente mesmo sendo um óleo de 10 mil km eu troco de entre 5 e 6 mil km juntamente com o filtro. Abs

 

Correto!

 

E quanto ao militec, pode usar 01 frasco que ta de bom tamanho

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal uma duvida !!

 

Estava usando no meu carro o Ipiranga F1 quando fui trocar novamente não tinha o mesmo e como ia viajar optei por trocar, sendo que foi alterado o oleo para o elaion  5w40, porem o rapaz da troca de oleo disse que como meu carro estava com a quilometragem alta eu deveria trocar o tipo do oleo utilizado "detalhe (eu deveria mudar para o 20w50" na hora eu riii, falei que se fosse para trocar de oleo vinha no manual e que eu um Leigo não iria subestimar os 5 anos que o engenheiro estudo para projetar o motor.

 

Porem percebi agora que o meu motor frio bate um pouco de tucho, vou trocar o oleo, continuo com o mesmo padrao o 5w40 nao é muito fino por isso bate tucho meu carro esta com 92 mil km...

 

Devo partir para o 10w40 ?? ou 15w40 ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal uma duvida !!

 

Estava usando no meu carro o Ipiranga F1 quando fui trocar novamente não tinha o mesmo e como ia viajar optei por trocar, sendo que foi alterado o oleo para o elaion  5w40, porem o rapaz da troca de oleo disse que como meu carro estava com a quilometragem alta eu deveria trocar o tipo do oleo utilizado "detalhe (eu deveria mudar para o 20w50" na hora eu riii, falei que se fosse para trocar de oleo vinha no manual e que eu um Leigo não iria subestimar os 5 anos que o engenheiro estudo para projetar o motor.

 

Porem percebi agora que o meu motor frio bate um pouco de tucho, vou trocar o oleo, continuo com o mesmo padrao o 5w40 nao é muito fino por isso bate tucho meu carro esta com 92 mil km...

 

Devo partir para o 10w40 ?? ou 15w40 ??

 

Amigo, se está batendo tucho e tu colocar um óleo mais grosso vai bater mais ainda.

 

Eu não trocaria a viscosidade a não ser que o motor comece a baixar óleo, mas isso seria com uns 250 mil km e seria só um paleativo antes de fazer a retifica

 

Ja vi gol g4 ( mesmo motor EA-111) com 300mil km recém começando a fumar

 

Se estiver batendo muito tucho na fase fria, vale a pena trocar os tuchos e boa. Engrossar o óleo não é a melhor solução, só vai dificultar a lubrificação na fase fria.

 

Abraço

Spigol curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, desculpem a falta de conhecimento mas é uma dúvida que eu tenho.

 

 

Recentemente comprei um voyage 2009/10, como vi no post a recomendação é óleo 5w40 sintético.

 

Peguei este carro com 54000 rodados, então não sei como o antigo dono cuidava do carro, minha dúvida é a seguinte: tem como saber que tipo de óleo está sendo utilizado? Seja pela viscosidade ou sei lá como? Pergunto pq já vi pessoas utilizarem semi-sintético e dizem que estraga o motor se trocar pra sintético, isso procede? Novamente desculpem a noobice  :dash1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal uma duvida !!

 

Estava usando no meu carro o Ipiranga F1 quando fui trocar novamente não tinha o mesmo e como ia viajar optei por trocar, sendo que foi alterado o oleo para o elaion  5w40, porem o rapaz da troca de oleo disse que como meu carro estava com a quilometragem alta eu deveria trocar o tipo do oleo utilizado "detalhe (eu deveria mudar para o 20w50" na hora eu riii, falei que se fosse para trocar de oleo vinha no manual e que eu um Leigo não iria subestimar os 5 anos que o engenheiro estudo para projetar o motor.

 

Porem percebi agora que o meu motor frio bate um pouco de tucho, vou trocar o oleo, continuo com o mesmo padrao o 5w40 nao é muito fino por isso bate tucho meu carro esta com 92 mil km...

 

Devo partir para o 10w40 ?? ou 15w40 ??

 

Também acho como o colega acima falou permanecer no 5w40 e jogar um militec 1 pra ver se ameniza ou partir para um mobil 1 0w40.

 

 

abs,

Galera, desculpem a falta de conhecimento mas é uma dúvida que eu tenho.

 

 

Recentemente comprei um voyage 2009/10, como vi no post a recomendação é óleo 5w40 sintético.

 

Peguei este carro com 54000 rodados, então não sei como o antigo dono cuidava do carro, minha dúvida é a seguinte: tem como saber que tipo de óleo está sendo utilizado? Seja pela viscosidade ou sei lá como? Pergunto pq já vi pessoas utilizarem semi-sintético e dizem que estraga o motor se trocar pra sintético, isso procede? Novamente desculpem a noobice  :dash1:

 

Não tem como saber , só se tiver alguma etiqueta ai no vidro , passe a usar óleo 5w40 é o correto para seu carro , baixa o óleo que está coloque o 5w40 Castrol , Elaion , Shell Helix e rode 3 mil km  baixe de novo sempre trocando o filtro e rode normalmente. 

honorio curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal do rio a altese VW na penha ,  esta vendendo o Castrol Magnatec 5w40 MF a R$22,90 o litro

Barato... muito bom... Mais como não uso mais Castrol....  hehehe

Olá a todos do forum. Sou um feliz (por enquanto) proprietário de um voyage 1.6 2012 com 18k há pouco mais de uma semana (14/09). Verificando a etiqueta do oleo, vi que foi colocado o castrol 10w40 e como já estava perto de trocar, resolvi antecipar e comprei na autorizada da minha cidade (interior RS) o Castrol 5w40 recomendado pela VW (38,00 o litro) e mais o filtro original  (25,00). Levei no meu mecanico e ele acabou não usando o filtro pois alegou que ele era liso na parte de trás enquanto que o que estava no carro tem um relevo sextavado para chave com catraca. O filtro que ele colocou é da Mahle. É bom este filtro ? Olhando bem vi que realmente para tirar o filtro com a cinta metalica fica dificil, pois tem o compressor do ar bem na frente e o filtro fica num lugar de dificil acesso, enquanto que usando a chave sextavada foi bem fácil. Afinal o que é o certo? A especificação do filtro original está correto, mas na proxima troca coloco o original liso mesmo ou continuo com este Mahle? Agradeço a ajuda.

O cara que trocou o óleo do carro falou a mesma coisa... quando trocou o meu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Nessa minha troca de oleo

 

Coloquei esse da Fram

 

f3cc4eff4e921ed911b5feaadc3d8644.jpg

Editado por sergiodab

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal uma duvida !!

 

Estava usando no meu carro o Ipiranga F1 quando fui trocar novamente não tinha o mesmo e como ia viajar optei por trocar, sendo que foi alterado o oleo para o elaion  5w40, porem o rapaz da troca de oleo disse que como meu carro estava com a quilometragem alta eu deveria trocar o tipo do oleo utilizado "detalhe (eu deveria mudar para o 20w50" na hora eu riii, falei que se fosse para trocar de oleo vinha no manual e que eu um Leigo não iria subestimar os 5 anos que o engenheiro estudo para projetar o motor.

 

Porem percebi agora que o meu motor frio bate um pouco de tucho, vou trocar o oleo, continuo com o mesmo padrao o 5w40 nao é muito fino por isso bate tucho meu carro esta com 92 mil km...

 

Devo partir para o 10w40 ?? ou 15w40 ??

 

 

Xô explicar.

 

Na primeira partida, pela manhã, dá aquelas batidinhas secas, a dos tuchos. Isso é NORMAL, até previsto no manual. Não pode bater com o motor funcionando.

 

É ai que entra o segredo do óleo sintético, justamente por ele ser mais fino, o que facilita seu percurso nos dutos do motor. Meu carro tem praticamente 100.000 km(98.800 mais precisamente) e SÓ USO ÓLEO 5W40 100% SINTÉTICO desde 0 km.

 

Esse negócio de meter óleo grosso só pq o motor tá muito rodado é dos tempos do FUSCA. Isso é tão atrasado aqui no Brasil que os óleos alta quilometragem são minerais e terrivelmente espessos, 25w60 e ainda são produzidos, devido a essa prática arcaica.

 

Viscosidades assim, 20w50, 25w50 em diante, SAE 40 é óleos pra motores da década de 1950, 1960 e metade da década de 70.

 

Na Europa e nos EUA, existe óleos de alta quilometragem, só que 100% Sintéticos, de 0w40 a 5w40. Eu já vi vender um em Salvador assim, da Valvoline, 5w30, porém semi-sintético. É uma PRECIOSIDADE esse óleo e raríssimo de encontrar. Achei o mesmo por R$ 30,00 o litro

 

Só confiram como lá é

 

 

Mobil 1 High Mileage(Alta Quilometragem) 5w30 Fully Sintetic API SM

 

 

0007192414500_500X500.jpg

 

 

Wolf ExtendTech HM API SM 5w40 e atende a norma VW.502/505.00. Marca muito conceituada nas zorópa.

 

25116_1_200EXTENDTECH5w40hm.png

 

 

O que achei em Salvador-BA, mas em garrafas de um litro(na foto é o galão de quatro litros)

 

 

valvoline-maxlife-synthetic-atf-i12.jpg

 

 

 

O chato disso tudo é que não podemos(pessoa física), importar. Só quem tem CNPJ e segue um monte de regras chatas impostas pela ANP e Petrobras

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O chato disso tudo é que não podemos(pessoa física), importar. Só quem tem CNPJ e segue um monte de regras chatas impostas pela ANP e Petrobras

qual a fonte da informação amigo ? não me parece nenhum pouco plausível que uma empresa de capital misto tenha qualquer influência nas regras de importação de um país.

de igual forma, ao que me parece as resoluções da ANP se aplicam apenas a pessoas jurídicas que atuam no segmento de petróleo. isso não significa de nenhuma forma que você, enquanto pessoa física, não possa entrar no ebay e importar uma caixa de óleo para uso próprio. creio eu que neste caso quem tem a palavra é a receita federal.

abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É serio isso nos Eua uma caixa com 6 L de mobil 1 0w40 custa 45 dolares ( R$100) ???? Aqui perto de casa 1L está 50 reais (R$300).

 

0007192454526_500X500.jpg

Editado por sergiodab

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É serio isso nos Eua uma caixa com 6 L de mobil 1 0w40 custa 45 dolares ( R$100) ???? Aqui perto de casa 1L está 50 reais (R$300).

 

0007192454526_500X500.jpg

 

Claro, as taxas de importação são absurdas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos

 

Esta perto do meu pai trocar o óleo do G5 aqui de casa - minha duvida é:

 

Qual o óleo recomendado pela VW ou que vocês prefere?

 

Grato pela atenção

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Irmão, faz uma busca aqui no fórum, tem uns 598456 tópicos sobre óleo

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos

 

Esta perto do meu pai trocar o óleo do G5 aqui de casa - minha duvida é:

 

Qual o óleo recomendado pela VW ou que vocês prefere?

 

Grato pela atenção

 

 

Procura na altese da penha o castrol magnatec 5w40 ta barato lá R$22.90 + filtro  R$ 13.50. Eles entregam também em casa cobrando uma taxa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai de castrol 5w 40 o oleo "verde" esse sem duvida é o melhor e original.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem aqui do fórum ja passou dos 80 mil kms no gol g5 1.0 ? eu estava usando semi sintético, ai de duas trocas para cá estou usando o F1 super 5w40, trocando o filtro sempre de preferencia de boa qualidade, conversando com um mecanico conhecido meu a mais de 20 anos e na concessionaria com outro mecanico que fazia minhas revisões, me falaram que posso mudar para um mais viscoso devido a sua km e até voltar para o semi sintético, alguem ja fez isto ? troco sempre a cada 5 mil kms e faltam 1.000 para a próxima troca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem aqui do fórum ja passou dos 80 mil kms no gol g5 1.0 ? eu estava usando semi sintético, ai de duas trocas para cá estou usando o F1 super 5w40, trocando o filtro sempre de preferencia de boa qualidade, conversando com um mecanico conhecido meu a mais de 20 anos e na concessionaria com outro mecanico que fazia minhas revisões, me falaram que posso mudar para um mais viscoso devido a sua km e até voltar para o semi sintético, alguem ja fez isto ? troco sempre a cada 5 mil kms e faltam 1.000 para a próxima troca.

 

Se está tudo bem com seu carro continua com o mesmo óleo, não há motivos para utilizar um de maior viscosidade, pode até atrapalhar

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem aqui do fórum ja passou dos 80 mil kms no gol g5 1.0 ? eu estava usando semi sintético, ai de duas trocas para cá estou usando o F1 super 5w40, trocando o filtro sempre de preferencia de boa qualidade, conversando com um mecanico conhecido meu a mais de 20 anos e na concessionaria com outro mecanico que fazia minhas revisões, me falaram que posso mudar para um mais viscoso devido a sua km e até voltar para o semi sintético, alguem ja fez isto ? troco sempre a cada 5 mil kms e faltam 1.000 para a próxima troca.

 

Amigo

 

Se aparecer sintomas pela alta km a melhor coisa a fazer é verificar a causa, se até o momento o motor está integro, sem fumaça, sem baixar óleo, eu deixaria quieto...

 

Muitos mecânicos tem esse conceito por conta dos motores antigos, no qual as folgas de ajustes eram maiores, exigindo óleo mais grosso (Viscoso), que no caso da alta km começavam a baixar o nível, fumaçar e trelar, e trocando o óleo por um mais grosso resolvia o problema por um período..

 

Minha humilde opinião é claro...

 

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem aqui do fórum ja passou dos 80 mil kms no gol g5 1.0 ? eu estava usando semi sintético, ai de duas trocas para cá estou usando o F1 super 5w40, trocando o filtro sempre de preferencia de boa qualidade, conversando com um mecanico conhecido meu a mais de 20 anos e na concessionaria com outro mecanico que fazia minhas revisões, me falaram que posso mudar para um mais viscoso devido a sua km e até voltar para o semi sintético, alguem ja fez isto ? troco sempre a cada 5 mil kms e faltam 1.000 para a próxima troca.

 

Eu tenho quase 100.000 km rodados, mais precisamente 98.900 km e desde 0 km uso 5w40.

 

Mantenha o que vc tá. Esse papo de colocar óleo mais grosso é coisa arcaica, dos anos 60. Hoje em dia, isso é balela.

 

Se não baixa e tampouco fuma óleo, não há razão de mudar pra um mais grosso, só porque atingiu uma quilometragem maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho quase 100.000 km rodados, mais precisamente 98.900 km e desde 0 km uso 5w40.

 

Mantenha o que vc tá. Esse papo de colocar óleo mais grosso é coisa arcaica, dos anos 60. Hoje em dia, isso é balela.

 

Se não baixa e tampouco fuma óleo, não há razão de mudar pra um mais grosso, só porque atingiu uma quilometragem maior.

Concordo!

Tem outro detalhe: o uso de óleos mais viscosos também pode causar falhas de lubrificação nas partidas a frio devido a demora para prencher toda a galeria onde o óleo é bombeado e acredito que pode causar aumento no consumo de combustível também.

bbueno curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continua com o oleo original.

Se seu mecanico de confianca te falou isso, é melhor repensar se é de confianca mesmo... Isto se aplicava a motores mais antigos que com a KM tinham mais folga... Mas tambem era mito.

5w 40 é o recomendado e 100% sintetico.

Abs

Editado por bbueno

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho quase 100.000 km rodados, mais precisamente 98.900 km e desde 0 km uso 5w40.

 

Mantenha o que vc tá. Esse papo de colocar óleo mais grosso é coisa arcaica, dos anos 60. Hoje em dia, isso é balela.

 

Se não baixa e tampouco fuma óleo, não há razão de mudar pra um mais grosso, só porque atingiu uma quilometragem maior.

 Baixou muito pouco, se muito uns 250 ml, mas tambem em função da ultima troca onde troquei o oleo, pedi para trocar o bojão do carter e o  cara esqueceu(troco a cada 15 mil) e melejou um pouco de oleo neste periodo, faltam agora - de 1000 km para troca, e esta dentro do nivel entre o maximo e o minimo,  vou aguardar e trocar oleo, filtro e bojao. Obrigado a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora