Leaderboard
Popular Content
Showing most liked content on 10/27/13 in Posts
-
Procedimentos do VAG-COM ou VCDS postados no Clube do Gol Trend( a versão espanhola daqui), traduzidos Nota: Testado em um Voyage Advanced. Ele vem de fábrica com o pacote elétrico e alarme. 46 Comfort System. Monitor do Interior. Esse recurso é o que controla o monitor de alarme ou no interior do veículo quando fechado. 1 [46 Cent. Conv.] 2 º [10 Adaptation] Vem 3 ao canal 5. Se este valor de "DESLIGADO" "0" não está dentro do monitor do carro desativando os volumétricos. Se esta "ON" "1" dentro do carro está ativando a volumétrica Alterar o valor de 0 a 1, ou vice-versa, dependendo do que nos interessa. 4 ° [save ou Do It!] Bloquear / Desbloquear buzina do alarme e piscada intermitente 1 [46 Cent. Conv (window-35 bloqueios. Manuais)] 2 º [10 Adaptation] Canais 3 06-09 (veja a lista abaixo). Valor de Adaptação (1 = ON, 0 = OFF) Alterar o valor de 0 a 1, ou vice-versa, dependendo do que nos interessa. 4 ° [save ou Do It] Canal 06 Abrir 2 bips da sirene do alarme Canal 07 Fechar 1 bipe da sirene do alarme. Canal 08 aberto 2 indicadores luminosos do alarme. Canal 09 Fechar 1 indicador luminoso do alarme Trancamento das travas a 15km/h e a abertura automática quando da remoção da chave (Também fecha o porta-malas em 30 segundos com o carro em movimento.) 1 [46 Cent Conv] 2 º [10 Adaptation] Vamos ao canal 3, chamado AUTOLOCK. 4 Alterar o valor 0 com 1 para ativar, ou de outra forma, como estamos interessados. 5 º [save ou Do It!] E nós temos ativado ou desativado, como se procedeu, o fecho do veículo a partir de 15 km/h. Destrancar portas ao retirar a chave: Iremos ao Channel 4, que é o AUTOUNLOCK. E se queremos abrir o carro para retirar a chave da ignição ou em caso de acidente. 2 º Alterar o valor 0 com 1 para ativar, ou de outra forma, como estamos interessados. 3 º [save ou Do It!] E já temos ligado ou desligado, como se procedeu, a abertura automática do veículo. Pra veículos com alarmes OEM Desbloqueio seletivO. 1 [ 46 Cont . conv ] (35 - Trava das janelas manuais . ) 2 º [ 07- Recode ] Anote os códigos existentes para referência futura. Entre o código de cinco dígitos listados abaixo. 3 º [ Do It! ] Ver a codificação existente. Se você tiver o desbloqueio seletivo Pressione o botão de desbloqueio uma vez para abrir a porta do motorista ,duas vezes para abrir todas as portas. A última edição da sua codificação deve ser um número ímpar. Para permitir o desbloqueio seletiva, subtrair 1 para a codificação existente . Por exemplo: 00257 Abra todas as portas ao pressionar o controle do alarme . 00256 Abertura da porta do motorista pressionando uma vez , e as demais, apertando duas vezes. 00259 Abra todas as portas . 00258 abrir a porta do condutor para pressionar uma vez, e todas as outras, aperte duas vezes . Teoricamente, os dois primeiros são para veículos que tenham duas portas, e os outros dois são os veículos de quatro portas . Ao entrar você corrige isso, e mudar para que lhe interessa . Se isso não cabe na codificação do seu veículo, geralmente adiciona ou subtrai um, que irá conseguir a codificação que você almeja. E se não gostar da codificação ou não conseguir realizar o serviço, deixe-o como veio de fábrica. Aqui não incentivo colocar a mão, 01-Motor. Adaptação da marcha lenta. Com o motor quente e em marcha lenta: 1 [01-Engine] 2 º [10 Adaptation] Vamos ao canal 01 (motores a gasolina) ou canal 02 (motores diesel). Entramos com valores adaptativos entre 124 e 132 para a gasolina, ou com base no valor de 32.768 em motores a diesel. Aumentar ou diminuir como nós queremos aumentar ou diminuir a marcha lenta. (O mais aconselhável para se referir a mover o valor que vem a partir da fábrica) 4 ° [sAVE] 03 - Freios ABS . Este módulo também controla a TCS / ESP, caso tenha Teste do funcionamento do ABS através de sua configuração básica. 1 [ 03 - ABS Brakes ] 2 º [ 08 - Meas . blocs ] 3 º Vamos ao Grupo 001 . 4º Vamos ao botão [switch to basic settings] Um aviso na tela e o pedal do freio será mais flexível do que o normal, para baixo e você vai ouvir um ruído quando começar ficar cada vez mais duro . Uma vez finalizado o processo, veremos o resultado. 5º Vamos ao botão [ Switch to Meas. blocks] Vamos ter concluído o processo . Calibração da posição central do sensor de ângulo de direção . Muito útil quando temos problemas com ESP e centralização do volante 1 [ 03 - ABS Brakes ] 2 [Login - 11] Nós colocamos o código de login 40168 [ Do It! ] 3 º [ 08 - Meas . blocs ] 4 Vamos ao grupo 060. 5 Vamos ao botão [ Switch to Basic Settings ] Isto irá calibrar a posição ( centralizado) zero do volante. Vamos servir -nos da roda. Deve dar a mensagem " Steer . Compens ângulo Sender OK" quando o processo é feito corretamente. Se ele falhar, isso pode significar que a conexão não foi feita 6 Vamos ao botão [ Switch to Meas . blocks ] Vamos ter concluído o processo REAJUSTE DO CORPO DE BORBOLETA ==================================== 1) Com o motor parado e "frio", e com a chave na posição anterior ao arranque do motor, ligue o carro ao computador e abr o VAG-COM; 2) No menu principal do VAG-COM, clique no botão "Select" da seção "Select Control Module"; 3) Na janela seguinte, clique no botão "01-Engine"; 4) Na janela seguinte, clique no botão "Basic Settings-04"; 5) Na janela seguinte preencha o primeiro campo "Group" com o código "060" ou "098", e depois carregue no botão "Go" que existe logo ao lado; 6) Com a operação anterior aparece no campo "Step Count" um dígito que é mudado e passados alguns segundos parou, e quando cessa, no campo "Adaption Status" aparece o texto "ADP OK"; 7) Resultado...borboleta calibrada! . AJUSTE BÓIA DO TANQUE(Sensor de nível) ============================ Este procedimento é supostamente utilizado após efetuada a troca do sensor de nível do combustível, popularmente conhecida como bóia do tanque. A forma correta de calibrar o manômetro de combustível consiste em esvaziar por completo o tanque, encher com 8 litros de combustível (que é exatamente a quantidade da reserva) e então ajustar o ponteiro, de maneira que coincida com o traço vermelho de reserva do manômetro. Outra forma mais prática consiste em atestar completamente o tanque e ajustar o ponteiro ao máximo. O VAG-COM permite-nos ajustar a posição da agulha em passos de aproximadamente 2 litros em cada direção (+/-) do seu valor normal de fábrica. Para fazer isto faça o seguinte: 1. Seleccionar INSTRUMENTOS (17), ADAPTATION (10) 2. Em CHANNEL, intruduzir '30' e de seguida READ. Isto irá mostrar o valor memorizado de calibração do ponteiro e da bóia. De fábrica será '128'. Pode-se introduzir valores de '120' a '148'. Cada unidade a mais ou a menos corresponderá a um ajuste de 1 ohm no valor de saída do sensor que equivale a 1/4 de litro na leitura. Podem-se utilizar os botões UP/DOWN para ajustar os valores enquanto se observa o movimento do ponteiro. 3. Ajustar para a posição pretendida e clicar SAVE para que o novo valor fique memorizado. CALIBRAR DEMAIS PONTEIROS ============================== 1. Ligar o carro mas não arrancar o motor. Com o vag-com, ir em INSTRUMENTS (17) e em seguida OUTPUT TESTS (03) 2. Clicar em START/NEXT para iniciar a sequência de testes. O primeiro desta sequência será a calibração dos marcadores analógicos. Os ponteiros dos quatro manômetros(três, no caso do painel sem contagiros) devem descer pra zero, subir ao seu máximo valor e em seguida ficar na sua posiçãoo de calibragem. Essas posições são: Rotações - 3000 RPMs Velocidade - 100Km/h Temperatura - 90ºC Combustível - 1/2 tanque Se algum destes valores estiver incorreto, existirá um erro no painel de instrumentos e este deve ser substituído. 3. Clicar em START/NEXT para passar aos restantes testes. Estes irão verificar as várias luzes de aviso, avisos sonoros e LCDs do módulo. 4. Continuar a clicar em START/NEXT até que apareça END que assinala o fim dos testes. Clicar mais uma vez e de seguida EXIT para voltar ao menu principal. 17 - Painel de Instrumentos Repor os intervalos de manutenção 1 [17 - instrumens ] 2 º [ 10 Adaptation ] Deixe o terceiro canal 2, se o aviso prévio de avaliação " serviço" Teremos o canal com o valor 1. 4 Alterar o 1-0 e pressione [ SAVE] Uma vez registrado o novo valor e reiniciar o intervalo de serviço . Alterar o idioma no computador de bordo . 1 [ 17- Instruments ] 2 º [ 10 Adaptação ] Venha terceiro canal 4. 00001 vontade ( se é em alemão) As linguagens disponiveis sao: 00001 - Alemão 00002 - Inglês 00003 - Francês 00004 - Italiano 00005 - Espanhol 00006 - Português Mude para 00006, que é Português. 4 ° [ Salvar ] Uma vez registrado o novo valor e terá o computador de bordo em Português. Codificação lâmpadas de controle do painel de instrumentos. 1 [ 17- Instruments ] 2 º [ 07- Recode ] Anote os códigos existentes para referência futura. Entre o código de 5 dígitos correspondente como mencionadas abaixo que deseja ativar. 3 º [ Do It! ] Veja os dois primeiros dígitos na codificação. Adicionar os valores das opções para obter os códigos corretos: 00 - Nenhum equipamento disponível 01 - Aviso do desgaste das pastilhas de freio ativado. 02 - Aviso do cinto de segurança ativado. 04 - Alerta do reservatório do párabrisa ativado . Veja o terceiro dígito do código (código do variante do país): 1 - " Worldwide " relógio de 24 horas 2 - "USA" relógio de 12 horas 3 - "Canadá " relógio de 12 horas Veja o 4 º dígito na codificação (cilindros): 0 - Outros 4-4 cilindros 6 - 6 cilindros O quinto dígito do código corresponde ao multiplicador de pulso, claro que este código de impulso viajar depende da combinação motor / transmissão . Se necessário,pode-se codificar várias opções adicionais, com seus respectivos códigos de cada equipamento opcional. Por exemplo, se quisermos ativar os avisos de cinto de segurança e máquina de lavar pára-brisas fluido em um fr tdi, teria que adicionar: Primeiros dois dígitos 02 +04 = 06 3º dígito,estando na Europa = 1 4º dígito,veículos diesel de três cilindros = 0 5º dígito, atribuído pela fábrica = 4 O resultado da codificação seria 06.104 . Só não postei a regulagem da EGR, pois não se aplica a nossos carros2 likes
-
Pra que vc vai comprar na css, se acha da MESMA mais barato por fora? A que vende na css é BOSCH. Do seu carro é Bosch. E nas autopeças tem BOSCH Os Part-number da Bosch F 000 TE1 50K ou 1 587 410 968(Gol/Voyage g5) Tem da TSA T-010143 Indebras 011.184.0PR Magnetti Marelli MAM00803 Qualquer uma que encontrar, está bem servido. Só precisa fazer o procedimento pra que a bóia seja reconhecida pela centralina1 like
-
Não, pois essa são medidas OEM Acima disso raspa ou fica pra fora, sem contar como vai rebaixar.1 like
-
1 like
-
Acho que vou nas molas esportivas mesmo!1 like
-
Carro lindo.... parabéns... se quiser um pouco baixo... molas esportivas... fica TOP e com conforto..1 like
-
1 like
-
Achei algo bem interessante neste fórum para quem quiser fazer alterações no gol g5, está em espanhou, mas da pra entender. Aclaración: Probado en un voyage advance. Viene de fabrica con el pack eléctrico y alarma. 46 Sistema comfort. Interior monitor. Esta función es la que controla que la alarma vigile o no el interior del vehículo cuando lo cerramos. 1º [46-Cent. Conv.] 2º [10-Adaptation] 3º Vamos al canal 5. Si esta "OFF" valor “0” no vigilará el interior del coche desactivando los volumétricos. Si esta "ON" valor “1” vigilara el interior del coche activando los volumétricos. Cambiamos el valor de 0 a 1 o al revés según lo que nos interese. 4º [save] Bloqueo/Desbloqueo de Bocina alarma/Intermitentes. 1º [46-Cent. Conv] (35-Cierre Central. para ventanas manuales) 2º [10-Adaptación] 3º Canales del 06 al 09 (mirar la lista detallada mas abajo). Valor de Adaptación (1 = Activado, 0 = Desactivado) Cambiamos el valor de 0 a 1 o al revés según lo que nos interese. 4º [save] Canal 06 Abrir coche 2 pitidos de bocina de la alarma. Canal 07 Cerrar coche 1 pitido de bocina de la alarma. Canal 08 Abrir coche 2 encendidos intermitentes. Canal 09 Cerrar coche 1 encendido intermitentes. Cierre automático al pasar de 15km/h y apertura automática al quitar la llave. (También cierra el maletero a los 30 segundos de tener el coche en marcha.) 1º [46-Cent Conv] 2º [10-Adaptation] 3º Vamos al canal 3 denominado AUTOLOCK. 4º Cambiamos el valor 0 por el 1 para activarlo, o al contrario según nos interese. 5º [save] Y ya tenemos activado o desactivado, según hayamos procedido, el autocierre del vehiculo a partir de 15km/h. Destrabar puertas al sacar la llave: 1º Vamos al canal 4 denominado AUTOUNLOCK. Y si queremos que se abra el coche al quitar la llave del encendido o en caso de accidente. 2º Cambiamos el valor 0 por el 1 para activarlo, o al contrario según nos interese. 3º [save] Y ya tenemos activada o desactivada, según hayamos procedido, la apertura automática del vehiculo. Esta opción no me funciono, probé con varios códigos pero no me anduvo con ninguno… Desbloqueo Selectivo. 1º [46-Cont. conv] (35 - Cierre Central. para ventanas manuales) 2º [07-Recode] Apunte la codificación existente para referencias futuras. Y entre el código de 5 dígitos mencionado abajo. 3º [do it!] Vea la codificación existente. Si no tiene desbloqueo selectivo (oprimir el botón de desbloqueo una vez para abrir la puerta del conductor, dos veces para abrir todas las puertas), el último número de su codificación debería ser un número impar. Para activar el desbloqueo selectivo, reste 1 a la codificación existente. Por ejemplo: 00257 Apertura de todas las puertas al pulsar. 00256 Apertura de la puerta del conductor al pulsar una vez, y todas al pulsar dos seguidas. 00259 Apertura de todas las puertas al pulsar. 00258 Apertura de la puerta del conductor al pulsar una vez, y todas al pulsar dos seguidas. Teóricamente las dos primeras son para vehículos que tienen dos elevalunas automáticos, y los otros 2 son para los de 4 elevalunas automáticos. Al entrar te fijas en cual tienes, y cambias a la que te interese. Si esto no se ajusta a la codificación que tiene tu vehículo generalmente con sumarle o restarle uno a la codificación que tengas lograrás que se comporte como te interesa, si no te acepta la codificación o no logras que te funcione como quieres deja la codificación que te venia de fabrica. Acá no me anime a meter mano, si alguien se anima me avisa: 01-Motor. Adaptación del ralentí. Con el motor caliente, arrancado y en ralentí: 1º [01-Engine] 2º [10-Adaptation] 3º Vamos al canal 01 (motores gasolina) ó canal 02 (motores diesel). Entramos un valor de adaptación entre 124 y 132 para motores gasolina, ó teniendo como base el valor 32768 en motores diesel. Subirlo o bajarlo según queramos subir o bajar el ralentí. (Lo mas recomendable, tomar como referencia para movernos el valor que venga de fábrica) 4º [sAVE] 03-Frenos ABS. Este módulo también controla el TCS/ESP si los tuviese. Testeo funcionamiento del ABS mediante su ajuste básico. 1º [03 – ABS Brakes] 2º [08 – Meas. blocks] 3º Nos vamos al grupo 001. 4º Le damos al botón [switch to basic settings] Aparecerá un aviso en pantalla, y el pedal de freno quedará mas flojo de lo normal, pisamos hasta el fondo y se oirá un ruido mientras comenzará a ponerse cada vez mas duro. Una vez finalizado el proceso nos dirá el resultado del mismo. 5º Le damos al botón [switch to Meas. blocks] Ya tendremos terminado el procedimiento. Calibración de la posición centrada en el sensor de ángulo de giro. Muy útil cuando tenemos problemas con el esp o de centrado del volante. 1º [03 - ABS Brakes] 2º [Login - 11] Metemos el login code 40168 [Do It!] 3º [08 – Meas. blocks] 4º Nos vamos al grupo 060. 5º Le damos al botón [switch to basic settings] Esto permitirá calibrar la posición (centrada) cero de la rueda de manejo. Lo haremos sirviéndonos del volante. Debe dar el mensaje "Steer. angle sender compens OK" cuando el proceso haya sido correcto. Si da error, puede significar que la conexión no fue realizada con éxito, o el proceso no tuvo éxito. 6º Le damos al botón [switch to Meas. blocks] Ya tendremos terminado el procedimiento. 17 - Cuadro de instrumentos. Reseteo intervalos de servicio. 1º [17-instrumens] 2º [10–Adaptación] 3º Vamos al canal 2, si esta dando el aviso de revisión “service” Tendremos el canal con el valor 1. 4º Cambiamos el 1 por el 0 y pulsamos [sAVE] Una vez grabado el nuevo valor ya tenemos reseteado el intervalo de servicio. Cambio idioma del ordenador de abordo. 1º [17–instruments] 2º [10–Adaptation] 3º Vamos al canal 4. Pondrá 00001 (si es que esta en alemán) y tendremos que cambiarlo por 00005 para el idioma español. 4º [save] Una vez grabado el nuevo valor ya tenemos el ordenador de abordo en castellano. Codificación de las lámparas de control del cuadro. 1º [17-Instruments] 2º [07-Recode] Apunte la codificación existente para referencias futuras. Y entre el código de 5 dígitos correspondiente según se menciona abajo que queramos activar. 3º [do it!] Vea los primeros dos dígitos de la codificación. Sume los valores de las opciones para obtener la codificación correcta: 00 - Ningún equipamiento disponible +01 - Advertencia de desgaste pastillas de freno activada. +02 - Advertencia de cinturón de seguridad activada. +04 - Advertencia del líquido lava parabrisas activado. Vea el 3er dígito de la codificación (código de la variante del país): 1 - "Resto del Mundo" reloj de 24 horas 2 - "Estados Unidos de América" reloj de 12 horas 3 - "Canadá" reloj de 12 horas Vea el 4º dígito de la codificación (cilindros): 0 - Otros 4 - 4 cilindros 6 - 6 cilindros El 5º dígito de la codificación se corresponde con el multiplicador de impulsos de recorrido este código para impulsos de recorrido depende de la combinación motor/transmisión. Si es necesario codificar varios equipamientos opcionales hay que sumar los códigos respectivos de cada equipamiento opcional. Por ejemplo, si queremos activar las advertencias del cinturón de seguridad y del líquido lava parabrisas en un fr tdi, Tendríamos que sumar: 2 primeros dígitos 02+04 = 06 3º dígito, estando en Europa = 1 4º dígito, Vehiculo diesel 3 cilindros = 0 5º El que se le asigna de fábrica = 4 El resultado de la codificación seria 06104. Espero q les sirva!!! Donde encuentre algo mas, lo posteo. 04/12/2010 Mas info: Esto si que no lo probe, si alquien se anima me avisa... 1. Valvula EGR La EGR que significa Exhaust Gas Recirculation, es un sistema que hace que una parte de los gases de escape producidos sean nuevamente introducidos en la admisión. Este sistema fue desarrollado de modo que los vehículos pudieran cumplir las rigurosas normas anti-polución actualmente en vigor. Si reducimos el contenido de oxígeno en la combustión, será liberado menor contenido de gases NOx. Ahora, al introducir gases de escape estamos reduciendo el contenido de oxígeno para introducirlo en los cilindros. La gran desventaja de este sistema, reside en el factor de que al entrar en la admisión gran cantidad de gases de escape, todo el colector de admisión permanecerá sucio, llevando al motor a perder eficácia prematuramente. La cantidad de gases de escape admitidos en los cilindros es inversamente proporcional a la presión ejercida en el pedal acelerador. Por lo tanto, de este modo, temos la EGR con el máximo de apertura a ralenti y cerrada cuando el pedal del aceledador está completamente presionado. Los gases de escape provenientes de la EGR, cuando combinados con los vapores de aceite que vienen del cárter, forman una capa pastosa estrechando el paso de la admisión a los cilindros, provocando una pérdida en las prestaciones. 1.1 Anular la EGR Con un ordenador conectado al interface OBD-II a través del puerto serie, ponemos el contacto en nuestro coche. Debe dejarse calentar el motor y desconectar todos los accesorios eléctricos. Seguidamente arrancar el software Vag-Com. Accedemos despues al módulo 1- Engine. Accedemos al módulo login - 11 Para este proceso usamos el login code "12233" seguido del botón "Do It!". Una vez en el módulo "Engine" de nuevo, escogemos "Adaptation - 10". Seleccionamos en "Channel Number", "03". Enseguida pisamos el acelerador suavemente para que la EGR se mantenga cerrada durante el próximo minuto en cuanto procedemos a la modificación. Tenemos que verificar que el valor del segundo campo se situa en los 250 mg/stroke con una posible variación de mas o menos 20 mg. En "Stored Value" deberá constar "32768". Si no aparece nada de esto, puede haber realizado mal los pasos o la ECU del coche podrá ser diferente. Después introducir en el campo "New Value", "33768" y pulsar "Test". El valor del segundo campo deberá estar cerca de 370 mg/stroke. También aquí podrá haber alguna pequeña variación. Si todo va como lo descrito y estamos de acuerdo con los valores presentados, pulsamos el botón "Save" y el valor será grabado permanentemente en el módulo del motor. 1.2 Diagnosis de la EGR Group 003 (EGR) Engine rpm: 870 - 950 Air mass drawn in (specified): 230 - 370 mg/H Air mass drawn in (actual): 230 - 370 mg/H EGR vacuum solenoid duty cycle: 40 - 75 % If air mass specified is above 370, engine too cold. If air mass actual is below 230 mg/H, excessive EGR or an air leak. If air mass actual is above 370 mg/H, engine is cold, insufficient EGR, or bad MAF sensor (Note: EGR is turned off after approximately 2 minutes of idle. Reading should be within that time period.) If a DTC is present, air mass actual will have a constant value of approx. 550mg/H over the complete RPM and load range. Fonte: pablosguajardo http://www.clubdelgoltrend.com/foro/index.php?topic=3885.01 like
-
Na verdade isso que vc falou é em relação somente aos pneus. Sobre as rodas existem outros pontos a considerar: TALA: é a largura da roda. Essa medida está convencionada em polegadas. Normalmente vem junto com a medida do diametro da roda. Por exemplo: caso você encontre nas medições da roda a seguinte informação: 15x6", o primeiro valor é do diametro da roda e o segundo valor é a largura da roda em polegadas. OFFSET (ET): é a diferença entre a metade da largura da roda e a superfície de apoio da roda no veículo. As medições de OFFSET estão convencionadas em milímetros. As rodas podem ter: - Offset positivo: a diferença é maior que zero. A superfície de apoio é mais interna à roda. Na prática, significa que quanto maior for o offset, mais para "dentro" ficará a roda. - Offset negativo: a diferença é menor que zero. A superfície de apoio da roda é mais externa. Significa que quanto menor for o offset, mais para "fora" ficará roda. Aros: PCD - Furação: PCD é o diâmetro de um círculo imaginário que passa pelo centro de cada um dos furos de fixação da roda. Essas especificações são determinadas pelos fabricantes dos veículos, em função do projeto desenvolvido por sua engenharia. Dependendo da procedência do veículos, a medida do diâmetro de furação pode ser expressa em milímetros ou polegadas. Por exemplo: Um PCD 5 furos x 4 3/4, corresponde a 5 furos de 120,65 mm. As rodas do Fiat Palio tem 4 furos x 98 mm de diâmetro; do Corsa e Celta, 4 furos x 100mm; do ford Ka, 4 furos x 108 mm. Parafuso Correto: O parafuso correto é aquele de aço, de boa qualidade, cromados ou não, adequado ao alojamento especificado na roda (cônico ou esférico) e que na prática, assegure seis ou sete voltas do parafuso, no respectivo furo. Atenção! Se a roda do estepe for de aço estampado, deixe junto do estepe os parafusos originais, mais curtos, necessários à afixação no veículo, de modo que ao substituir a roda de liga leve pelo estepe de aço estampado, não prejudique a fixação do estepe ou os componentes do freio do veículo. Anel Centralizador: A maioria dos veículos (automóveis de passeio) tem um encaixe de cubo, que assegura a centralização da roda. O diâmetro desse encaixe varia de fabricante para fabricante e, muitas vezes de modelo para modelo de veículo. Apesar dessa variação ser muito pequena, milímetro ou décimos de milímetro, ao se instalar uma roda, cujo cubo não encaixa perfeitamente, há grandes chances de não se conseguir um bom balanceamento do conjunto roda/pneu. Por exemplo: As furações de um Celta (GM) e de um Gol (VW) são coincidentes (4 x 100mm), porém os encaixes dos cubos são diferentes. O do Celta tem 56,6mm e o do Gol, 57,1mm. Dessa forma, uma roda específica para o Celta não serviria num Gol, enquanto uma roda de Gol poderia ser instalada num Celta, mas o balanceamento do conjunto estaria prejudicado por uma pequena folga de 0,5mm. Os anéis centralizadores permitem a utilização de um mesmo modelo de roda, em vários modelos e marcas de veículos, cujo PCD (nº de furos e diâmetro) sejam exatamente iguais.1 like