Amores.
Uns 40 anos sem vir no fórum, e quando tentava entrar, tinha alguma coisa como "site malicioso". PARECE que voltou ao normal.
As atualizações foram muitas, com direito a serviço de grande monta, que nem sei onde começar.
Bom, vamos logo ao que interessa que o resto não tem pressa, issssssssá.
O GolBus começou a dar sinais de cansaço aos 130 mil km. Baixava óleo feito um louco e volta e meia cuspia aquela fumaça típica de queima de óleo. Levei na oficina, a causa. Anéis dos pistões e retentores de válvulas foram embora. Juntei uns temers e fui comprando as peças. Mas com o cuidado de comprar peças de primeira linha.
Fiz orçamentos em vários locais. Variavam de 530 a 650 todas as peças. Acabei que comprei a grande maioria das peças na Roni, que tinha a pronta entrega as peças de marcas conceituadas. Como iria fazer um serviço de grande monta, acabei que comprando outras, como válvula termostática, carcaça, etc, além de quatro litros de óleo 10w40 Petronas Synthium. Barato(25 temers o litro) e de excelente qualidade)
Nota de repúdio. Termostática da BorgWarner não presta. Montei no carro, ela travou fechada, além da ventoinha ficar girando feito loka. Não recomendo. Tive de voltar a usar a original
A facada no bolso.
carcaça da válvula
Fiquei uma semana sem o carro. Como quem me segue, sabem que tenho um Lada Samara que estou reformando, que infelizmente está sem motor. Tudo eu tive de resolver indo de ônibus de minha casa até a oficina.
Tirando esse contratempo, pude nesse período comprar as peças que faltavam, além das que tinha levado.
O serviço resumiu-se a troca dos anéis de pistões, embuchamento das bielas, troca dos pinos dos pistões, retificar o cabeçote, hastes e retentores de válvulas, troca da válvula termostática, correia dentada e rolamento tensor da mesma(o motor é de 8 válvulas), troca dos tuchos hidráulicos, troca dos parafusos do cabeçote(marca Sabó).
Mas o que me deu mais trabalho foi trocar os pinos dos pistões, pois eles vendem junto com os mesmos. Separado eram 35 reais cada um, mas não tinha na css o jogo(sim, eles vendem separado, basta levar o part-number do mesmo e pedir no balcão de peças.
Mas pq os pinos se não trocar os pistões? Como o carro não tinha fervido, levei os pistões para medir o índice de desgaste, praticamente não se desgastaram. Pra não dizer, foi 0,001 a medida, ou seja, dentro da média.
A novela dos pinos só acabou pq tinha comprado um jogo de pistões do g4 1.0 de marca menor(o jogo Mahle passa dos 1000 reais, não tinha isso tudo) e aproveitado os pinos. Não houve necessidade de retificar o bloco.
Agora um detalhe interessante. Apesar de os pistões do g4 1.0 terem o mesmo diâmetro do g5, eles são mais altos, pois a saia é maior. Vcs verão a diferença em fotos. Apesar que o motor do g5 1.0 tenha bielas mais longas(152mm, ou 15,2 cm) que do g4 1.0, sendo o mesmo motor, não seria seguro usá-los. Não pela qualidade, pois gostei de como foram feitos, mas pelo tamanho.
A retífica do cabeçote ficou em 240 temers. Levei numa retificadora de motores daqui de Itabuna, a SomaDiesel.
Acredito que o serviço, além da mão de obra, tenha ficado em torno de R$ 1400,00.
Falta alguns pormenores a reparar, como limpeza do sistema de arrefecimento, troca dos amortecedores traseiros, fora comprar algumas peças específicas na rede concessionária, além de outros serviços, como limpeza dos bicos injetores, etc.
A mangueira do arrefecimento tem aquelas abraçadeiras metálicas, devido que ela abriu um rasgo, e como não tinha encontrado uma nova, tive de ser obrigado a fazer uma adaptação nela, até poder comprar uma nova. Achei no Mercado Livre, as mesmas mangueiras, mas feitas de silicone, ao custo de R$ 220,00 em média o jogo..
O conector era do sensor de temperatura da água, que estava quebrado, confome na foto. Também foi devidamente substituído.
No mais, o carro ficou bom de rodar, silencioso e esperto.
Abaixo umas fotos das peças.
No fim de tudo, mandei lavar o carro, tava de poeira impregnada até o teto.
O pino zumba(estragado)
Os pistões que doaram os pinos. Tô com o jogo encostado em casa.
Comparação entre o pistão do g4 1.0(maior) e do g5 1.0(menor)
Na finalização
Um banho tomado
E depois, troquei a capa interna da correia dentada. A original acabou quebrando a referência do ponto, comprei em Salvador na css por 22 temers e mandei trocar. 120 temers o serviço.
Capa velha. Note que no buraco inferior, tá quebrado uma peça plástica. Destino: Lixo
A capa nova na caixa
Ela fora
Part-Number
Instalando. Teve de tirar a roda, coxim do motor e o suporte do coxim pra poder tirá-la, além da correia, e colocar o motor no ponto.
No mais, o carro ficou silencioso e bom. Pego estrada todo dia e de boa.