adenilson707

Cuidado com a BORRA do motor

251 posts neste tópico

Não precisa chegar ao ponto de perder o desempenho pra abrir pra limpar. Eu abri com 68 mil km e o motor tudo ok, rendimento normal, tudo normal.

 

 

Pra provar que css nem sempre é confiável. Isso tem cara de que completaram com o tempo. E nem adianta só usar álcool, achando que limpa, que é placebo.

 

Ai vc tem de abrir o motor(tirar cárter, pescador fora e a tampa de válvulas). O serviço custa em média R$ 250,00 e dura uma manhã ou uma tarde. Já fiz duas.

 

Se que entrar no mundo dos óleos 0w, use a partir do 0w30. Esse motor suporta 0w30, 0w40, 5w30, 5w40, 10w40. 

pelo que deu a entender o problema apareceu depois que ele colocou o óleo da honda.

se não atender às especificações da VW não adianta ser um bom óleo pra honda. cada motor tem seu projeto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho um G5 1.0 2011, todas as revisões feitas na css a cada 6 meses e entre 6 e 8 mil quilômetros, depois dos três anos de garantia do motor realizei a primeira troca de óleo fora da concessionaria, por influencia de um amigo meu usei um óleo 0W20 100% sintético da Honda. 

Acontece que hoje, 5000 km apos essa troca de óleo, fui conferir o nível e ele estava baixo, pouco acima do minimo (nunca tinha baixado óleo, baixou provavelmente por causa do óleo muito fino),  ao abrir a tampa para completar, vi essa borra ae das fotos, nunca tinha visto acumulo de borra antes.

Esse nível de borra é grave? Da pra usar flush? Deixa assim mesmo? Melhor abrir o motor e limpar? Será que foi esse óleo?

Carro tá com 56000km e desde os 25k raramente uso gasolina, só álcool.

 

 

 

 

 

EU no seu lugar faria o flush, mandava desmontar a tampa de válvulas e o cárter para limpar, trocava o anti-chamas, limpava a bomba de óleo e o pescador, pronto!

 

Detalhe: Não acredito que o óleo honda (0w20) tenha causado isso... Impossível!!!!

A culpa maior da borra é da gasolixo....

 

Abraço!

Editado por H i l d e g a r d o

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço a resposta do pessoal, 

 

Hoje mostrei essas fotos pra um amigo Eng Mecânico e ele ficou assustado, então pedi pra ele ir ver in loco, e depois de ver ao vivo ele disse que não é tão grave assim, que não fotos parece muito pior do que ta de fato.

 

De qualquer forma ele me recomendou procurar um mecânico e abrir abrir o motor pra dar uma limpada, disse que o flush pode dar certo como também pode dar muito errado.

 

Pagaria sem problema pra desmontar o motor todo e limpar tudo, o duro é que não confio nos mecânico daqui nem pra trocar a correia dentada, quem dirá para abrir o motor, por isso o meu questionamento se o flush não seria viável.

 

OBS1: Alguém aqui do fórum conhece um bom mecânico em Campo Grande MS?

 

OBS2: Confesso que nunca liguei muito pra mecânica, levava o carro a cada 6 meses a css e pronto. Agora que peguei essa tarefa para mim, comecei a ler o fórum e prestar mais atenção, por isso não tenho como dizer com certeza se essa borra apareceu por agora ou se ela já vem de tempo (acho que não tinha, mas não tenho certeza).

 

OBS3 OFF TOPIC: Existe alguma regulagem para as palhetas do para brisa? Não aguento mais ver elas trepidarem, depois que troquei as palhetas originais nunca mais tive sossego, mesmo comprando as originais Dyna, elas funcionam bem por uns dias e depois volta a trepidação, principalmente a palheta menor...

Editado por luis07937

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço a resposta do pessoal, 

 

Hoje mostrei essas fotos pra um amigo Eng Mecânico e ele ficou assustado, então pedi pra ele ir ver in loco, e depois de ver ao vivo ele disse que não é tão grave assim, que não fotos parece muito pior do que ta de fato.

 

De qualquer forma ele me recomendou procurar um mecânico e abrir abrir o motor pra dar uma limpada, disse que o flush pode dar certo como também pode dar muito errado.

 

Pagaria sem problema pra desmontar o motor todo e limpar tudo, o duro é que não confio nos mecânico daqui nem pra trocar a correia dentada, quem dirá para abrir o motor, por isso o meu questionamento se o flush não seria viável.

 

OBS1: Alguém aqui do fórum conhece um bom mecânico em Campo Grande MS?

 

OBS2: Confesso que nunca liguei muito pra mecânica, levava o carro a cada 6 meses a css e pronto. Agora que peguei essa tarefa para mim, comecei a ler o fórum e prestar mais atenção, por isso não tenho como dizer com certeza se essa borra apareceu por agora ou se ela já vem de tempo (acho que não tinha, mas não tenho certeza).

 

OBS3 OFF TOPIC: Existe alguma regulagem para as palhetas do para brisa? Não aguento mais ver elas trepidarem, depois que troquei as palhetas originais nunca mais tive sossego, mesmo comprando as originais Dyna, elas funcionam bem por uns dias e depois volta a trepidação, principalmente a palheta menor...

 

ADG da High Torque em minas esta procurando um carro com borra pra testar um produto da koube gratuito , e se der pau ele garante um motor retificado novo. Vai?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ADG da High Torque em minas esta procurando um carro com borra pra testar um produto da koube gratuito , e se der pau ele garante um motor retificado novo. Vai?

 

Meio complicado viajar por 3000km só pra fazer isso né colega...kkkk

 

Fora que o meu não ta com tanta borra assim, o ADG quer um com muita borra...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço a resposta do pessoal, 

 

Hoje mostrei essas fotos pra um amigo Eng Mecânico e ele ficou assustado, então pedi pra ele ir ver in loco, e depois de ver ao vivo ele disse que não é tão grave assim, que não fotos parece muito pior do que ta de fato.

 

De qualquer forma ele me recomendou procurar um mecânico e abrir abrir o motor pra dar uma limpada, disse que o flush pode dar certo como também pode dar muito errado.

 

Pagaria sem problema pra desmontar o motor todo e limpar tudo, o duro é que não confio nos mecânico daqui nem pra trocar a correia dentada, quem dirá para abrir o motor, por isso o meu questionamento se o flush não seria viável.

 

OBS1: Alguém aqui do fórum conhece um bom mecânico em Campo Grande MS?

 

OBS2: Confesso que nunca liguei muito pra mecânica, levava o carro a cada 6 meses a css e pronto. Agora que peguei essa tarefa para mim, comecei a ler o fórum e prestar mais atenção, por isso não tenho como dizer com certeza se essa borra apareceu por agora ou se ela já vem de tempo (acho que não tinha, mas não tenho certeza).

 

OBS3 OFF TOPIC: Existe alguma regulagem para as palhetas do para brisa? Não aguento mais ver elas trepidarem, depois que troquei as palhetas originais nunca mais tive sossego, mesmo comprando as originais Dyna, elas funcionam bem por uns dias e depois volta a trepidação, principalmente a palheta menor...

 

 

A borra aparece com o tempo. O serviço de descarbonização, fique do lado do carro e veja o serviço. Quanto as palhetas, só regula o braço. Basta uma chave combinada de 13'', desrosqueia a porca e regula o braço(mais pra baixo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quanto as palhetas, só regula o braço. Basta uma chave combinada de 13'', desrosqueia a porca e regula o braço(mais pra baixo).
 

 

Hum, mas isso pode resolver a questão da trepidação? Achei que teria que regular a pressão do braço ao vidro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha cidade existem dois concessionários Volkswagen, um fala para trocar em 6 meses ou 10000 Km, outro fala 6 meses ou 5000 Km, eu troco no de 5000 Km por segurança.

 

PS: Faço revisões na CSS ainda por causa da garantia, pois meu carro veio premiado de fábrica, cabeçote foi trocado com 4000 Km pq batia MUITO tucho. Após alguns milhares, apresentou problema de folga na saia de pistão (que inclusive já foi trocada, mas o barulho voltou após 4 mil Km). Esses ruídos fazem em todo Gol ou Voyage G6 1.0. Se vc ligar um carro desses frio, vai bater tudo, até o motor esquentar e parar.

 

Fontes: Eu, 2 amigos que tem Gol G6, minha namorada que tem o Gol G6 e um amigo que tem Voyage G6. Todos 1.0

 

Abs

Editado por Alenx Dantas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Hum, mas isso pode resolver a questão da trepidação? Achei que teria que regular a pressão do braço ao vidro...

 

 

 

Sim, pode e vc mesmo faz. E usando palhetas flat-blade, de silicone, que resolve isso.

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que meu caso é grave amigos?

 

 

Grave é elogio.

 

Quando abri o motor pra limpar, estava assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imaginava. Quanto foi a facada?

 

 

R$ 250,00.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tirou tampa, cabeçote e cárter pra lavar? Achei que ia ficar mais caro :D

Bom, segunda mesmo já vou levar pra resolver isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tirou tampa, cabeçote e cárter pra lavar? Achei que ia ficar mais caro :D

Bom, segunda mesmo já vou levar pra resolver isso.

 

Nem precisa tirar cabeçote.

 

Basta tirar a tampa de válvulas, limpar a área dos tuchos e do comando de válvulas, tirar o cárter, pescador e limpar a bomba

HildegardoPS e biguia curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abs

PS: Faço revisões na CSS ainda por causa da garantia, pois meu carro veio premiado de fábrica, cabeçote foi trocado com 4000 Km pq batia MUITO tucho. Após alguns milhares, apresentou problema de folga na saia de pistão (que inclusive já foi trocada, mas o barulho voltou após 4 mil Km). Esses ruídos fazem em todo Gol ou Voyage G6 1.0. Se vc ligar um carro desses frio, vai bater tudo, até o motor esquentar e parar.

Fontes: Eu, 2 amigos que tem Gol G6, minha namorada que tem o Gol G6 e um amigo que tem Voyage G6. Todos 1.0

Abs

Você foi premiado mesmo, porque meu gol 2013 nunca bateu tucho nem ba fase fria. 30.000km e não tem borra nem qualquer anonalia no funcionamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha cidade existem dois concessionários Volkswagen, um fala para trocar em 6 meses ou 10000 Km, outro fala 6 meses ou 5000 Km, eu troco no de 5000 Km por segurança.

 

PS: Faço revisões na CSS ainda por causa da garantia, pois meu carro veio premiado de fábrica, cabeçote foi trocado com 4000 Km pq batia MUITO tucho. Após alguns milhares, apresentou problema de folga na saia de pistão (que inclusive já foi trocada, mas o barulho voltou após 4 mil Km). Esses ruídos fazem em todo Gol ou Voyage G6 1.0. Se vc ligar um carro desses frio, vai bater tudo, até o motor esquentar e parar.

 

Fontes: Eu, 2 amigos que tem Gol G6, minha namorada que tem o Gol G6 e um amigo que tem Voyage G6. Todos 1.0

 

Abs

 

 

Não deve ter tido sorte, pois tenho g5 há seis anos, 1.0, com 107 mil km e só abri o motor pra limpar. 

Alenx Dantas curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alívio, amigos.

Foi tirada a tampa de válvulas, não havia nem sinal de borra, apenas escurecimento do metal, que o meu mecânico disse ser normal.

Como eu utilizo óleo correto e ando no etanol, permanecerá assim por muito tempo. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

adenilson707, tem como indicar o seu mecânico? sou de ssa tbm, já tenho um mecânico de confiança, mas queria comparar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

adenilson707, tem como indicar o seu mecânico? sou de ssa tbm, já tenho um mecânico de confiança, mas queria comparar.

 

Indico uma oficina, a Apolo Centro Automotivo, que fica em frente ao CONDER, na Av.Edgard Santos, em Narandiba. Lá os caras são bons.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo tome cuidado para não abrir seu motor sem necessidade e jogar seu dinheiro fora.

 

Sê você troca o óleo e ele fica CLARO por 1.000, 2.000 ou 3.000 Km sinceramente não acredito que seu carro tenha borra

 

A borra suja o óleo novo RAPIDAMENTE antes de 1.000 km o óleo fica PRETO.

 

Antes de abrir o motor do seu caro solicite a um mecânico retirar o cárter, sê o mesmo não tiver borra, não abra o motor.

 

 

Pessoal, tenho um G5 1.0 2011, todas as revisões feitas na css a cada 6 meses e entre 6 e 8 mil quilômetros, depois dos três anos de garantia do motor realizei a primeira troca de óleo fora da concessionaria, por influencia de um amigo meu usei um óleo 0W20 100% sintético da Honda. 

Acontece que hoje, 5000 km apos essa troca de óleo, fui conferir o nível e ele estava baixo, pouco acima do minimo (nunca tinha baixado óleo, baixou provavelmente por causa do óleo muito fino),  ao abrir a tampa para completar, vi essa borra ae das fotos, nunca tinha visto acumulo de borra antes.

Esse nível de borra é grave? Da pra usar flush? Deixa assim mesmo? Melhor abrir o motor e limpar? Será que foi esse óleo?

Carro tá com 56000km e desde os 25k raramente uso gasolina, só álcool.

 

4gFGCFyl.jpg6n45Jyul.jpg

 

 

LmtgQjEl.jpgtqmcgh8l.jpg

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo tome cuidado para não abrir seu motor sem necessidade e jogar seu dinheiro fora.

 

Sê você troca o óleo e ele fica CLARO por 1.000, 2.000 ou 3.000 Km sinceramente não acredito que seu carro tenha borra

 

A borra suja o óleo novo RAPIDAMENTE antes de 1.000 km o óleo fica PRETO.

 

Antes de abrir o motor do seu caro solicite a um mecânico retirar o cárter, sê o mesmo não tiver borra, não abra o motor.

 

Reparei isso na minha última troca, meu carro é um desses com borra quando abre a tampa do óleo e fiz a troca com 5000km e 6 meses exatos. O óleo ficou mto preto. 

 

Outra coisa que descobri é que o óleo pode estar todo preto e continuar cumprindo sua função (viscosidade dentro do permitido).

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Reparei isso na minha última troca, meu carro é um desses com borra quando abre a tampa do óleo e fiz a troca com 5000km e 6 meses exatos. O óleo ficou mto preto.

Outra coisa que descobri é que o óleo pode estar todo preto e continuar cumprindo sua função (viscosidade dentro do permitido).

Olha quis dizer que há outros sinais que sê deveria considerar antes de abrir um motor.

Primeiro verificaria o óleo antigo na troca, sê saiu com borra, verificar sê o óleo novo esta sujando rápido (próximo a mil km), sê estiver mandaria retirar o carter e verificar sê há realmente borra.

Não mandaria fazer uma limpeza de motor pq na entrada de óleo do motor tem óleo queimado, acho isso normal. Ali não circula óleo, fica apenas alum resido quando é feita a troca e ele vai queimando com o passar do tempo.

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha quis dizer que há outros sinais que sê deveria considerar antes de abrir um motor.

Primeiro verificaria o óleo antigo na troca, sê saiu com borra, verificar sê o óleo novo esta sujando rápido (próximo a mil km), sê estiver mandaria retirar o carter e verificar sê há realmente borra.

Não mandaria fazer uma limpeza de motor pq na entrada de óleo do motor tem óleo queimado, acho isso normal. Ali não circula óleo, fica apenas alum resido quando é feita a troca e ele vai queimando com o passar do tempo.

 

 

Já fui vítima 2x da borra e desse trem, tenho trauma. Qualquer crostazinha que tenha, pode estar pior por dentro.

 

Sabe aquela borra do café? É aquilo que fica no motor, só que beeeem mais pegajoso. Até passou no Autoesporte falando acerca.

 

 

Eu não confio. Prefiro gastar 250 reais pra abrir do que 2500 reais pra fazer o motor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que meu caso é grave amigos?

 

Filmou meu motor, cara?? :D

Meu motor é um desses críticos aí do tópico. Conversando com um amigo sobre o assunto decidi fazer o seguinte: retirar o óleo velho diretamente para um recipiente esterilizado e mandar pra análise em laboratório. (Já trabalhei numa indústria química que desenvolve óleos e aditivos). Assim que eu fizer a troca e tiver os resultados, posto aqui. ;-)

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora