adenilson707

Cuidado com a BORRA do motor

251 posts neste tópico

Filmou meu motor, cara?? :D

Meu motor é um desses críticos aí do tópico. Conversando com um amigo sobre o assunto decidi fazer o seguinte: retirar o óleo velho diretamente para um recipiente esterilizado e mandar pra análise em laboratório. (Já trabalhei numa indústria química que desenvolve óleos e aditivos). Assim que eu fizer a troca e tiver os resultados, posto aqui. ;-)

 

Ops!

Aguardando o resultado...

Abç

fmondaini curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Filmou meu motor, cara?? :D

Meu motor é um desses críticos aí do tópico. Conversando com um amigo sobre o assunto decidi fazer o seguinte: retirar o óleo velho diretamente para um recipiente esterilizado e mandar pra análise em laboratório. (Já trabalhei numa indústria química que desenvolve óleos e aditivos). Assim que eu fizer a troca e tiver os resultados, posto aqui. ;-)

 

Haha então... depois que eu me preocupei com isso aí, tiramos a tampa de válvulas pra comprovar... e realmente não estava com borra. Essa carbonização se deu apenas nessa "entrada" da tampa de óleo... Por via das dúvidas, estou usando o Castrol Magnatec 5W40 e até agora, com 4 mil km, o óleo está pouco escuro. O problema é que aqui na região esse óleo é 40 dilmas o litro, mas é o tal negócio do "caro que sai barato".

fmondaini curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Haha então... depois que eu me preocupei com isso aí, tiramos a tampa de válvulas pra comprovar... e realmente não estava com borra. Essa carbonização se deu apenas nessa "entrada" da tampa de óleo... Por via das dúvidas, estou usando o Castrol Magnatec 5W40 e até agora, com 4 mil km, o óleo está pouco escuro. O problema é que aqui na região esse óleo é 40 dilmas o litro, mas é o tal negócio do "caro que sai barato".

EU no seu lugar faria um flush, depois mandava retirar o cárter limpar o mesmo e limpar o pescador da bomba de óleo.

Em 40.000 fiz 2x no voyage, pois sempre usava gasolixo.

Abraço!

fmondaini curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho usado ipiranga (antes era castrol, em css) a qualidade é boa, o óleo é barato e eu conheço a procedência. Sempre 5w40

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ressuscitando o tópico: depois de 2 trocas com 5k e dando 6 meses exatos - sim, rodo pouco - percebi que o óleo está começando a sair mais claro. A própria troca de óleo com 5k já está gerando algum resultado. A sujeira na tampa do abastecimento do óleo não voltou tb. Vou limpar com car80 com cuidado e seguir a vida. hehehehe 

 

Não consegui o contato do engenheiro quimico e não vou poder mais mandar o óleo pra ele testar :(

HildegardoPS e Kadrex curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que vocês me dizem do Óleo da Castrol 10w40 que têm particulas que evita o borro ? eu acho que é tudo mentira....

no meu carro eu troco a cada 7mil km....  e ja estou com 91.000 km.... 

percebeo que quando abro a tampa do óleo.... tem algumas pastinha bem fininha.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que vocês me dizem do Óleo da Castrol 10w40 que têm particulas que evita o borro ? eu acho que é tudo mentira....

no meu carro eu troco a cada 7mil km....  e ja estou com 91.000 km.... 

percebeo que quando abro a tampa do óleo.... tem algumas pastinha bem fininha.....

 

Amigo, borra é causada por vários motivos, não só o óleo, sobre o 10w40 tem de ver no seu manual se é indicado.

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que vocês me dizem do Óleo da Castrol 10w40 que têm particulas que evita o borro ? eu acho que é tudo mentira....

no meu carro eu troco a cada 7mil km....  e ja estou com 91.000 km.... 

percebeo que quando abro a tampa do óleo.... tem algumas pastinha bem fininha.....

 

Mas o óleo do Gol é o 5w40

 

Eu não acredito muito nesses milagres. Coloco sempre Elaion 5w40, que é mais barato que o Castrol e já foi da linha VW

 

E eu troco com 10 mil... Até porque rodo bastante na estrada. 

 

Eu tenho um Civic 2009 que recebe 10w40 mineral desde novo (óleo original)... Já passou dos 100 000 km e está perfeito. Mesmo consumo, mesmo desempenho, motor silencioso... E pior: esse carro era da minha mãe, desde zero até quase 30 mil. Na mão dela nunca recebeu gasolina aditivada, só comum. 

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o óleo do Gol é o 5w40

 

Eu não acredito muito nesses milagres. Coloco sempre Elaion 5w40, que é mais barato que o Castrol e já foi da linha VW

 

E eu troco com 10 mil... Até porque rodo bastante na estrada. 

 

Eu tenho um Civic 2009 que recebe 10w40 mineral desde novo (óleo original)... Já passou dos 100 000 km e está perfeito. Mesmo consumo, mesmo desempenho, motor silencioso... E pior: esse carro era da minha mãe, desde zero até quase 30 mil. Na mão dela nunca recebeu gasolina aditivada, só comum. 

 

Felipe, aproveita e joga na mega sena, você é um cara de sorte ,um em um milhão.

 

Queríamos que todos tivesse esse relato sobre os vw

 

:LoL11:

Editado por H i l d e g a r d o
sergiodab curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Meu Voyage, adquirido 0 km, veio com óleo Castrol de fábrica e nas primeiras duas revisões, foi colocado esse mesmo óleo. Já na terceira e quarta revisões, feita em uma concessionária renomada do Rio de Janeiro, foi colocado o óleo Shell Helix Ultra 5W40 Sintético. A concessionária em questão trocou o recomendado pela fábrica pelo Shell devido a problemas com clientes de proprietários de VW's com motor EA111. Andei lendo sobre esse óleo Shell e ele é bem comentado. Já o Castrol é comentado com ressalvas. O carro está com 50 mil km. rodados e até agora nada de borra e nem de tucho batendo. Creio que trocando óleo no período correto e colocando produtos de boa qualidade, o carro não dá problemas. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Meu Voyage, adquirido 0 km, veio com óleo Castrol de fábrica e nas primeiras duas revisões, foi colocado esse mesmo óleo. Já na terceira e quarta revisões, feita em uma concessionária renomada do Rio de Janeiro, foi colocado o óleo Shell Helix Ultra 5W40 Sintético. A concessionária em questão trocou o recomendado pela fábrica pelo Shell devido a problemas com clientes de proprietários de VW's com motor EA111. Andei lendo sobre esse óleo Shell e ele é bem comentado. Já o Castrol é comentado com ressalvas. O carro está com 50 mil km. rodados e até agora nada de borra e nem de tucho batendo. Creio que trocando óleo no período correto e colocando produtos de boa qualidade, o carro não dá problemas. 

 

Amigo, esse tópico está gigante por conta desse assunto, fazemos votos que no " seu caso" sempre continue assim, mais que não foi o caso de muuuiiitttooosss aqui, pois a borra é gerada por N motivos, e a unica coisa que diminue ou evita por assim dizer é usar Etanolixo (Muitos usam um tanque de etanolixo outro de gasolixo) e adiantar a troca de óleo um pouco, não deixar o óleo degradar demais, mais cada caso é um caso...

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, esse tópico está gigante por conta desse assunto, fazemos votos que no " seu caso" sempre continue assim, mais que não foi o caso de muuuiiitttooosss aqui, pois a borra é gerada por N motivos, e a unica coisa que diminue ou evita por assim dizer é usar Etanolixo (Muitos usam um tanque de etanolixo outro de gasolixo) e adiantar a troca de óleo um pouco, não deixar o óleo degradar demais, mais cada caso é um caso...

Abraço

Foi exatamente isso que fiz na última revisão (que fiz em oficina, por minha conta). Antecipei alguns km. a troca do óleo e filtro. E uso somente etanol, desde novo, pois na gasolina, esses motores com alta taxa de compressão grilam (batem pino). Também não vacilo com troca de filtro de combustível, que só uso original VW. 

Posso dizer que tive sorte com meu Voyage, depois de tudo o que leio sobre os G5 e G6, e estou satisfeito com o carro.

Abraço!

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi exatamente isso que fiz na última revisão (que fiz em oficina, por minha conta). Antecipei alguns km. a troca do óleo e filtro. E uso somente etanol, desde novo, pois na gasolina, esses motores com alta taxa de compressão grilam (batem pino). Também não vacilo com troca de filtro de combustível, que só uso original VW. 

Posso dizer que tive sorte com meu Voyage, depois de tudo o que leio sobre os G5 e G6, e estou satisfeito com o carro.

Abraço!

 

:Good:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esses G5 principalmente os primeiros 2008/2009 (o caso do meu ex gol) são realmente uma incógnita.

Vendi o meu com 101.000 e nada de borra.

 

Porém sempre utilizei óleo de qualidade (Elaion 5W40 Sintético) trocados a cada 5000km e sempre de olho também no anti chamas do veículos.

Passei a me atentar mais a esta peça depois de ver alguns vídeos do Diego (Diego Velocimetros).

 

A partir dos 50.000km, passei a utilizar junto do óleo o Bardahl B12.

 

Não sei se trouxe algum benefício a mais para o carro todo esse cuidado, mas em relação a motor, não tive dor de cabeça.

 

Outro fator que também possa ter contribuído, o carro sempre andou muito em giros mais altos, como dizia o pessoal do escritório, sempre andava com uma marcha a menos, as marchas sempre eram trocadas na casa dos 4000 giros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhor remédio para motor sujo é álcool.

Troque óleo e filtro (na especificação correta é claro 5w40) e partir daí abasteça só com álcool.. nunca mais terá problemas com borra.
Experiência própria!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou vendo um gol 1.6, 11/11, está com 55000km aparentemente muito bem cuidado, porém ao ler alguns relatos aqui fique com medo, esse motor EA111, pode estar neste carro? Como saber? Pretendo fechar ou não negócio no próximo sábado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou vendo um gol 1.6, 11/11, está com 55000km aparentemente muito bem cuidado, porém ao ler alguns relatos aqui fique com medo, esse motor EA111, pode estar neste carro? Como saber? Pretendo fechar ou não negócio no próximo sábado.

Toda a linha 1.0, 1.4 e 1.6 8v vem equipada com EA111....

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E quais cuidados devo tomar? O que devo olhar?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E quais cuidados devo tomar? O que devo olhar?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Assim que pegar o carro, troque o óleo por um 5w40 API SN e peça pra um mecânico avaliar o motor e ver se tem borra. O motor 1.6 não sofre dos mesmos problemas de excesso de borra igual o 1.0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acha que uma análise ali pela entrada do óleo basta? Esse motor mesmo sendo o EA111, não vou correr o risco do 1.0? Recall e afins?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Polo sportline 2008 1.6, ou gol 2011 1.6?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um Gol G6 1.6 13/14 e sempre fiz a troca óleo pontualmente a cada 10 mil kms. Meu carro não tem nenhum sinal de borra e está em condições como de 0 km. Porém respeito fielmente as recomendações do manual.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um Gol G6 1.6 13/14 e sempre fiz a troca óleo pontualmente a cada 10 mil kms. Meu carro não tem nenhum sinal de borra e está em condições como de 0 km. Porém respeito fielmente as recomendações do manual.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

 

Seu motor pode ainda não ter mas se vc continuar a trocar a cada 10 mil km vc será contemplado uma hora.

Minha dica pra vc e demais amigos do fórum é usar óleo apenas 5 mil km e trocando o filtro de óleo em todas elas.

Independente de ser semi sintético ou sintético.

Uso só mineral 10w40 ou 15w40 motor com 64k e óleo sai limpo (claro) com 5k rodado.

Uso o tutela vision .

13 reais o lt

abraço Rfc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não corro esse risco pq rodo muito em rodovia, ou seja, e não chego nem a 4 meses usando o mesmo óleo. Eu atinjo 10 mil kms entre 3 a 4 meses com minha quilometragem em sua maioria em rodovia.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora