adenilson707

Cuidado com a BORRA do motor

251 posts neste tópico

Simples. Basta abrir a tampa do óleo do motor. Se não tiver nada, beleza.

Mas se tiver uma lama ali, significa que tem borra

Nessa foto explica. Olha a sujeira.

6215496326_6286b92037_b.jpg

O meu começou a dar borra desde a 1ª revisão, aos 15 mil, tanto que me ofereceram na css a descarbonização quimica(o famoso FLUSH), porém sem abrir o motor

Agora me pergunto, como pode um carro que só usa óleo 5w40 e abastecido em posto de bandeira ter borra já aos 15 mil rodados? Hoje meu carro tem 70 mil rodados.

 

Cara, meu motor está desse jeito.  :-( Tá com 25.000KM rodados. (5k rodados desde a última troca de óleo 5w40 Ipiranga Sintético). O que pode dar errado?

 

Minhas fotos:

Editado por fmondaini
soarespa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso acontece com dono desleixado e quando se usa etanolina ruim...

 

O pior é quando se compra o carro usado mesmo... Vai saber o histórico....rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprar carro usado requer muitos cuidados, primeira providência é mandar trocar todos os fluidos e correias, brasileiro é tão metido a esperto que coloca o óleo mais vagabundo pra vender dizendo que tá revisado e como costumamos comprar carro por KM e não por detalhes mais importantes (já que tendemos a achar que motor tem prazo de validade), pião altera a KM, coloca qualquer óleo, amarra mangueiras com arame. Ou seja, esconde os defeitos e passa a bomba adiante, principalmente se o carro bebeu água da maré.

 

O anti-chamas tem mecânico que nem fala pro cliente que precisa limpar ou trocar, quando reparei no meu carro que tava úmido no local numa das trocas de óleo que levei pra fazer (sou chato, fico em cima pro mecânico não fazer merda ou querer inventar defeito), perguntei se aquilo não trocava ou limpava, ele disse que não precisava e que lá no auto-center não faziam esse serviço.

 

Detalhe: não levei 30 minutos pra trocar aqui em casa 1 semana depois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu apresentou um pouco de borra, no gol g5 44 mil rodado, abri a tampa do oleo vi um pouquinho mas pouquinho mesmo, mas ja me preocupa vou fazer o flush na proxima troca....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu apresentou um pouco de borra, no gol g5 44 mil rodado, abri a tampa do oleo vi um pouquinho mas pouquinho mesmo, mas ja me preocupa vou fazer o flush na proxima troca....

 

Borra mínima é normal pela excelente qualidade da nossa gasolina que também é muito barata.

Para evitar, use sempre álcool e troque óleo + filtro de óleo + filtro de ar com 5 ou 6 mil km.

Muita gente não recomenda o flush, pois afirmam que as partículas que se soltam entopem as galerias, o meu tá com 68 mil km e nunca fiz flush, também noto uma leve carbonização em cima, mas pense o següinte: o óleo sobe pro cabeçote, quando desliga o motor ainda fica uma leve camada lá no comando, motor quente + óleo parado = endurecimento de parte do óleo provocado por parte da sujeira que este carrega.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah sim, é bem pouca mesmo tirei foto  

210zz34.jpg

 

 

 

e é normal ter esta marde de oleo no motor abaido da tampa do oleo??

ah peguei o carro tem uns 3 meses ja tinha esta marca ai....

358s1uo.jpg

 

1ª vez que posto foto si tiver errado da um toque ai galera!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah sim, é bem pouca mesmo tirei foto  

210zz34.jpg

 

 

 

e é normal ter esta marde de oleo no motor abaido da tampa do oleo??

ah peguei o carro tem uns 3 meses ja tinha esta marca ai....

358s1uo.jpg

 

1ª vez que posto foto si tiver errado da um toque ai galera!!!

 

Absolutamente normal esse vazamento aí nos motores VW. Faça o següinte: arrume um pedaço de câmara de bicicleta (que é mais fino), tire a borracha de vedação da tampa do óleo e corte a câmara fazendo um anel idêntico, coloque o anel de câmara e depois o anel de borracha original. Pronto, seus problemas com esse óleo aí acabaram. Limpe o motor (sem jogar água) com um pano com limpa motores ou com detergente.

dirlei curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Borra mínima é normal pela excelente qualidade da nossa gasolina que também é muito barata.

Para evitar, use sempre álcool e troque óleo + filtro de óleo + filtro de ar com 5 ou 6 mil km.

Muita gente não recomenda o flush, pois afirmam que as partículas que se soltam entopem as galerias, o meu tá com 68 mil km e nunca fiz flush, também noto uma leve carbonização em cima, mas pense o següinte: o óleo sobe pro cabeçote, quando desliga o motor ainda fica uma leve camada lá no comando, motor quente + óleo parado = endurecimento de parte do óleo provocado por parte da sujeira que este carrega.

 

Isso se tiver crostas grossas de borra, como graxa, que não é recomendado. Mas se o motor está limpo e com parca carbonização, é indicado e também não ataca os retentores, como reza a lenda. Ou seja. MITO

 

Aqui

 

E20-engine-flush-b3_01.jpg

 

 

A aplicação de um 'motor clean/engine flush' depende do estado de limpeza do motor antes de aplicar o óleo novo. O óleo aplicado pode ser muito bom, top de linha, um Mobil 0W40 da vida, mas se o motor estiver impregnado de sujeira, irá afetar fortemente a sua prestação e propriedades.
 
O uso de um Flush permite limpar o motor de vestígios de óleo 'velho' - no caso de se querer mudar de refª/marca de óleo - e limpar as borras e resíduos existentes no motor. Os Flush são quimicamente inertes para os vedantes(retentores). O único senão é não terem aquele 'poder mágico' que muitas vezes seria desejável: se o motor estiver muito sujo ou coberto de verniz, o Flush não faz milagres..

 

Se o motor estiver com crostas grossas, igual borra de café bem espessa, só ABRINDO o motor(tira cárter, pescador, tampa do comando de válvulas) e limpa o mesmo, pois o flush nesses casos não tem serventia alguma.

 

Na Europa eles fazem SEMPRE HÁ ANOS e corriqueiramente e não há registros de falhas.

 

 

Quem fala que não é recomendado é mecânico das cavernas. 

dirlei curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vlw galera, nem vou usar o flush de momento pois ta parentando ser pouca mesmo, mas vou acompanhar este aumento....

e vou fazer o paradinha da camera de bicicleta para vedar mais!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tomem cuidado com estes produtos de limpeza, pois eles limpam superficialmente e o grosso permanece e depois entope a bomba"pescador" ai seu motor vai pro vinagre .

Se achar que seu motor esta com borra leve para alguém de confiança e peça a ele para desmontar cárter e tampa de válvulas.

A melhor limpeza e feita com ataque direto a sujeira da carbonização e sua retirada será de 100%, evitando se perder o motor.

Lembre- se o barato sai caro !

neste caso até mais de 5k.

abraço Rfc

dirlei curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Olá amigo fmondaini !

pelo que vi nas fotos que vc postou, se é de seu carro com apenas 25k tem algo, muito errado...

vc falou que "(5k rodados desde a última troca de óleo 5w40 Ipiranga Sintético)": vc troca com quantos? ou com quantos meses?

sempre usou o lubrificante com viscosidade 5w 40?

usa algum aditivo?

se aí em cima está assim imagine nas partes inferiores de seu motor

eu tive um problema parecido com esse que foi complicado quando o mecanico colocou um lubrificante 25w 60 :fie1: 

e me lasquei todinho rsrsrsrs

mas enfim...

dê mais detalhes para que os nossos amigos mais experientes possam ajudar também

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 fmondaini

 

Motor com 25 mil km e tá desse jeito? Esse aí só abrindo, flush dificilmente vai resolver o problema, tem muita carbonização.

Repito as perguntas do soarespa e adiciono as següintes: troca sempre o filtro de óleo junto? Qual combustível utilizado? Troca o filtro de ar com quantos Km?

Os carros daqui sempre troco entre 5 e 6 mil km o óleo+filtro+filtro gasolina, filtro de ar a cada 10 mil km (dependendo do estado).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 fmondaini

 

Motor com 25 mil km e tá desse jeito? Esse aí só abrindo, flush dificilmente vai resolver o problema, tem muita carbonização.

Repito as perguntas do soarespa e adiciono as següintes: troca sempre o filtro de óleo junto? Qual combustível utilizado? Troca o filtro de ar com quantos Km?

Os carros daqui sempre troco entre 5 e 6 mil km o óleo+filtro+filtro gasolina, filtro de ar a cada 10 mil km (dependendo do estado).

 

Vamos lá sobre o histórico do carro:

 

Há uns ano e meio o carro deu um defeito na mão da minha mãe e ela pra me agradar levou o Gol numa oficina conhecida da minha cidade. Os caras trocaram óleo+filtro (e outras coisas desnecessárias pra fazer ela gastar dinheiro). Passados 1 mês eu descobri que botaram o óleo da especificação errada (Se não me engano era o semisintético 10w40 Castrol).

 

Quando eu descobri isso, fui lá brigar com os caras e em uma semana depois o carro voltou a dar o mesmo problema. Então levei numa CSS e eles fizeram a revisão padrão trocando o óleo e o filtro pelo correto (5w40 Castrol, padrão da VW). Esse fato inclusive foi o que me fez passar a estudar sobre carros, pq eu não queria mais ser enrolado.

 

Rodei 10k com esse óleo e fiz a troca com 20k (óleo+filtro+filtro de ar). Ipiranga 5w40 Sintético.

 

 

Peguei o gol com 8k. Antes disso sempre foi feita revisão na mesma CSS. O carro era dos meus pais desde 0km.

 

Rodo muito dentro da cidade tb, sempre com gasolina comum e sem aditivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá sobre o histórico do carro:

 

Há uns ano e meio o carro deu um defeito na mão da minha mãe e ela pra me agradar levou o Gol numa oficina conhecida da minha cidade. Os caras trocaram óleo+filtro (e outras coisas desnecessárias pra fazer ela gastar dinheiro). Passados 1 mês eu descobri que botaram o óleo da especificação errada (Se não me engano era o semisintético 10w40 Castrol).

 

Quando eu descobri isso, fui lá brigar com os caras e em uma semana depois o carro voltou a dar o mesmo problema. Então levei numa CSS e eles fizeram a revisão padrão trocando o óleo e o filtro pelo correto (5w40 Castrol, padrão da VW). Esse fato inclusive foi o que me fez passar a estudar sobre carros, pq eu não queria mais ser enrolado.

 

Rodei 10k com esse óleo e fiz a troca com 20k (óleo+filtro+filtro de ar). Ipiranga 5w40 Sintético.

 

 

Peguei o gol com 8k. Antes disso sempre foi feita revisão na mesma CSS. O carro era dos meus pais desde 0km.

 

Rodo muito dentro da cidade tb, sempre com gasolina comum e sem aditivo.

 

quando vc pegou o carro, observou se já tinha essa borra?

creio que independente disso, os amigos também vão concordar comigo:

assim que puder manda descarbonizar (abrindo o motor e limpando tudo dentro), nem tente com flush que aí sim a dor de cabeça vai estar completa

após isso reduza os intervalos dessas trocas...

mesmo com o "óleo certo", combustiveis duvidosos e outros fatores, fazem com que nós donos antecipemos esse prazo de validade

experiencia própria

abs

 

ps: pelo que entendi vc tem o carro há um ano e meio? quilometragem baixa... será que vc ta trocando óleo só pela quilometragem?

tipo passando mais de seis meses com o mesmo óleo esperando bater os 10k?

Editado por soarespa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quando vc pegou o carro, observou se já tinha essa borra?

creio que independente disso, os amigos também vão concordar comigo:

assim que puder manda descarbonizar (abrindo o motor e limpando tudo dentro), nem tente com flush que aí sim a dor de cabeça vai estar completa

após isso reduza os intervalos dessas trocas...

mesmo com o "óleo certo", combustiveis duvidosos e outros fatores, fazem com que nós donos antecipemos esse prazo de validade

experiencia própria

abs

 

ps: pelo que entendi vc tem o carro há um ano e meio? quilometragem baixa... será que vc ta trocando óleo só pela quilometragem?

tipo passando mais de seis meses com o mesmo óleo esperando bater os 10k?

 

Nessa primeira troca eu demorei mesmo. Eu tinha acabado de casar e eu tava sem grana. :):(

 

Eu nunca atentei pra isso não. Foi depois desse episódio (defeito e óleo errado) que eu passei a me interessar de verdade pelo assunto. Essa semana vi o tópico e lembrei de conferir no Gol. 

 

Antes disso meus pais sempre fizeram revisão na CSS: sempre com KM baixa, entre 6 e 9 meses por revisão.

Editado por fmondaini
dirlei curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nessa primeira troca eu demorei mesmo. Eu tinha acabado de casar e eu tava sem grana. :):(

 

Eu nunca atentei pra isso não. Foi depois desse episódio (defeito e óleo errado) que eu passei a me interessar de verdade pelo assunto. Essa semana vi o tópico e lembrei de conferir no Gol. 

 

Antes disso meus pais sempre fizeram revisão na CSS: sempre com KM baixa, entre 6 e 9 meses por revisão.

 

então amigo...

vc já percebeu que a formação de borra em seu motor é precoce...

então tome os seguintes cuidados:

*faça a descarbonização completa em um mecânico de confiança

*use sempre óleo 5w40 sintético da marca que vc preferir, no seu caso recomendo um que possua classificação API SN, pelos agentes de limpeza para o seu motor

*diminua esse intervalo de trocas, tipo 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.

*sempre troque em juntamente com o óleo, o filtro de óleo e de combustivel

* troque o filtro de ar a cada duas trocas de óleo se não estiver saturado

* sei que em alguns lugares, como em minha cidade, o custo de óleo sintético pode superar os R$ 50 o litro então se programe: compre um litro por mês e vá guardando. quando chegar a kilometragem ou a data da troca vc terá o kit de troca pronto para usar e vc sentirá menos no bolso, ou não vai ser pego de repente sem o dinheiro suficiente devido aos imprevistos que acontecem no cotidiano do brasileiro rsrsrsrsrsrsrs

cuida desse motor enquanto ta cedo rsrsrs ele vai durar muito

Kadrex curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então estavam enrolando seus pais antes, provavelmente SE trocavam o óleo, colocavam o que não era sintético, apesar da VW aceitar o 10W e o 15W também. Lembro dum episódio com a irmã de um amigo: não trocavam o óleo do polo dela e cobravam a troca, um dia o motor bateu, não sei se já recebeu a indenização, pois ela colocou a CC na justiça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então estavam enrolando seus pais antes, provavelmente SE trocavam o óleo, colocavam o que não era sintético, apesar da VW aceitar o 10W e o 15W também. Lembro dum episódio com a irmã de um amigo: não trocavam o óleo do polo dela e cobravam a troca, um dia o motor bateu, não sei se já recebeu a indenização, pois ela colocou a CC na justiça.

 

Também imagino isso, mas não posso provar já que parei de fazer as revisões na CSS pelo preço elevado e não confiar neles.

Em tempo,

 

Olhei o Gol dos meus pais (eles pegaram outro G5 1.0, porém versão trend) e abri a tampa do óleo. Chega brilha a parada, nenhuma borra.

 

Gasolina comum também, 8.000km rodados (eles não rodam quase nada com o carro), revisão sempre na mesma CSS.

soarespa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora, se eu fizer o flush, o que pode dar errado? :P #VivendoPerigosamente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora, se eu fizer o flush, o que pode dar errado? :P #VivendoPerigosamente

 

olha só aí em cima já está assim, imagina no carter?

deve ter uma boa crosta de sujeira, quando for adcionado o flush, tudo isso vai se soltar e será aspirado pela bomba de óleo atraves do seu pescador

rsrsrsrs resumindo pode entupir tudo e a m**** ser maior ainda

manda abrir se puder e descarbonizar como tem q ser

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adivinhem para onde a sujeira da borra que esta fixa nas peças, nas paredes do bloco vai parar com uso de limpadores internos ?

 

Ela entra para as galerias do óleo, pois o filtro não consegue reter tudo e ainda pode entupir abaixando muito o volume de óleo e afetando as peças moveis anéis,pistões ,bronzinas e cilindro.

 

​O Pescador vai entupindo e vc não vê quando o sensor do óleo acende seu motor já foi embora.

Cada motor é diferente e pode ter + ou- carbonização, evite perder tudo!

​A melhor saída é fazer a limpeza direta nas peças !

 

​Flush é barato mas o prejuízo que ele pode dar é caro !

óleo é o sangue do motor, com ele ruim/ sujo/contaminado, o motor pode morrer de infarto a qualquer momento rsrs.

 

Só recomendo flush para motores que possuem apenas um verniz nas peças, as peças ficam com aspecto e cor avermelhadas.

Assim a sujeira não irá prejudicar o seu motor!

 

abraço Rfc

fmondaini e soarespa curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumo do dia: 

 

Ontem levei no mecanico e depois de trocar uma ideia com ele, resolvi trocar o óleo+filtro (5000km rodados) e filtro de combustível(10000km desde ultima troca).

 

Pedi pro cara do posto guardar um pouco do óleo que estava no sistema pra ter um parâmetro e devo rodar uma semana com esse óleo novo e voltar lá no mecânico. Vamos medir o grau de contaminação do óleo novo rodando essa semana. 

 

Veja bem que não sou contra abrir o motor e fazer a descarbonização, mas sou brasileiro e imprevistos acontecem nas piores horas :(

 

EDIT: O óleo que rodei 5000km estava muuuuuuito preto. Bem contaminado.

 

Assim que eu tiver novidade eu posto mais.

Editado por fmondaini
dirlei curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É normal, você usa álcool ou gasolina? Isso acontece porque no anti-chamas condensa a água que não queima (óbvio) e como nosso combustível tem muita água cria essa pasta branca. Recentemente enchi com álcool e como chovia uma semana sem parar a vareta ficou com essa pasta, foi só voltar a usar só gasolixo e parou mais.

 

Resumindo: combustível ruim + falta de troca de óleo no prazo + anti-chamas sujo = pasta branca na vareta.

 

mas, posso deixar como esta, ou tenho que limpar? iso fundi o motor?

É normal, você usa álcool ou gasolina? Isso acontece porque no anti-chamas condensa a água que não queima (óbvio) e como nosso combustível tem muita água cria essa pasta branca. Recentemente enchi com álcool e como chovia uma semana sem parar a vareta ficou com essa pasta, foi só voltar a usar só gasolixo e parou mais.

 

Resumindo: combustível ruim + falta de troca de óleo no prazo + anti-chamas sujo = pasta branca na vareta.

 

mas, posso deixar como esta, ou tenho que limpar? iso fundi o motor?

É normal, você usa álcool ou gasolina? Isso acontece porque no anti-chamas condensa a água que não queima (óbvio) e como nosso combustível tem muita água cria essa pasta branca. Recentemente enchi com álcool e como chovia uma semana sem parar a vareta ficou com essa pasta, foi só voltar a usar só gasolixo e parou mais.

 

Resumindo: combustível ruim + falta de troca de óleo no prazo + anti-chamas sujo = pasta branca na vareta.

 

mas, posso deixar como esta, ou tenho que limpar? iso fundi o motor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas, posso deixar como esta, ou tenho que limpar? iso fundi o motor?

 

Não tem problema, esta é a função do anti-chamas, mas se ele entupir vai começar a vazar pelos lados e você vai pensar que seu motor tá indo pro saco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora