adenilson707

Câmbio(Manual e I-Motion) - Dúvidas, Problemas - Discuta Aqui

282 posts neste tópico

Opa Adriano! Pois é cara, intrigante...

Se não tem vazamento aparente e o curso do pedal tá bom, é porque o problema não vem do atuador. O volante do motor tinha marcas de desgate desiguais? Você olhando pra ele, de frente, ele tem que apresentar marcas circulares homogêneas em toda a área de contato dele com a embreagem. Você disse que o platô e a embreagem estavam "com uns filamentos de ferro meio dentro dele prêso, tava meio estranho, mas esteticamente estava normal. O rolamento estava muito estranho mesmo! tinha ficado as marcas do chapel chinês, tipo os dentes do chapel tinham feito um afundamento no rolamento de cerca de 1mm cada dente.". Não teria fotos das peças não? Ficaria mais fácil de entender hahahaha

Uma coisa é certa, se apresentou desgaste desigual ou "intenso/acelerado" na embreagem ou mesmo no volante do motor, é porque tem alguma coisa desalinhada. Ou o eixo primário tá milimetricamente desalinhado na carcaça ou o volante pode estar empenado. É difícil e é raro, ams pode acontecer. Seu carro tem quantos mil rodado? Você lembra de quando trocou pela última vez a embreagem, ou nunca havia trocado ela?

Bom, mas e se tanto o volante quanto a embreagem/platô estiverem com nível de desgaste "normal"? Aí cara, foca em duas coisas: o sistema de seleção/engate das marchas e os eixos piloto e secundário do câmbio. Seu mecânico "verificou" com as mãos o engate do câmbio e disse que estava normal, mas ele fez isso com o carro ligado ou desligado? Testar assim com o carro desligado é o mesmo que nada (sem querer julgar o serviço da oficina de sua confiança). Pra testar mesmo, você deve ligar o carro - já no elevador - e, com outra pessoa PISANDO na embreagem, tentar engatar manualmente - NO CÂMBIO - as marchas. É tiro e queda. Pra testar se o problema tá vindo dos cabos de aço, basta desconectá-los do câmbio e, fazendo desse mesmo jeito que eu mencionei aí em cima, tentar engatar manualmente as marchas. Testa todas, de 1ª a ré.

Se mesmo assim continuar com essa dificulade de passar as marchas, o problema tá no câmbio mesmo. Aí amigo, só abrindo mesmo pra ver.

Dentro do câmbio o que deve ser observado são as luvas, os garfos e os anéis que sincronizam as engrenagens - fazendo as marchas engatarem. Mas lembra, antes de sair abrindo o câmbio inteiro, olha as engrenagens da 5ª marcha + ré. É fácil de tirá-las, basta retirar uma capa preta que fica na ponta virada pra roda do motorista (presa por 5 parafusos se eu não me engano). Abrindo ela, já vão aparecer essas engrenagens. Retira elas e pede pra observarem como que os dentes estão. O estado delas já vai poder te falar de como devem estar as outras lá dentro da carcaça mesmo.

Não esquece de olhar o nível de óleo de cãmbio também!

Ah, sim! Antes que eu esqueça, pra olhar os engates dos cabos na alavanca, basta retirar aquela coifa preta dela e tirar os parafusos que prendem o suporte da alavanca. Pra ficar mais fácil, tira o console cinza do meio dos bancos também. Fazendo isso, é só virar a alavanca um pouco de lado que você vai ver os dois cabos e as duas conexões lá nele.

Espero tá ajudando! Abraço! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é Gmt e Adriano, como escrevi anteriormente o meu também apresenta tal problema na 1ª marcha e na ré, mas melhorou muito após a 3ª revisão de 45.000 Km, pois detalhei o caso com o consultor e solicitei providência na garantia. Mas agora, 10.000 Km depois, está voltando a acontecer, no entanto é mais leve e só na 1ª marcha. Reparei que é só depois de um tempo de engarrafamento (~= 30 Min) já com o motor bem quente que o problema se apresenta. Portanto leva a crer que tem haver com o aquecimento do sistema cambio-embreagem. Como não sei o que fizeram na revisão não tenho como concluir melhor, mas que tem haver com aquecimento isso tem.

Gmt, quais seriam sa diferenças mecânicas do sistema entre a 1ª e as outras marchas (do cambio até as engrenagens)? O garfo tem espaçamento menor? Existe mais articulação do conjunto? etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que é porquê a primeira marcha o anel é menor, devido a relação.

Ai agrava mais o acontecimento, ja que em decida mesmo com o pé na embreagem você ouve o motor fazendo VUMMmmmmmmmmm acelerando. Isso acontece comigo na segunda marcha também. Nas demais é imperceptível.

No meu caso não faz sentido o aquecimento, o defeito se da com o carro parado no amanhecer do dia. Com o carro desligado eu tenho dificuldade de engatar as marchas ja, com ele ligado só continua e se agrava.

Porém em certas posições que eu paro o carro, engata perfeito, e em outras posições só entra com reza... muito chato ó ;|

Junto com a dificuldade de engatar a marcha, o degrau e tudo, ainda sinto as vezes uns dentes batendo na manopla... esses dentes é o batente que bate na hora de passar a marcha, porquê bate em cima de um dente da engrenagem e dificulta a entrada, porém o meu também bate nos dentes rodando que dá pra sentir na manopla o trepidar as vezes forte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
...

Gmt, quais seriam sa diferenças mecânicas do sistema entre a 1ª e as outras marchas (do cambio até as engrenagens)? O garfo tem espaçamento menor? Existe mais articulação do conjunto? etc...

Opa "caiomca", vamos lá! Haha

Esse câmbio que equipa o Gol da gente é o 02T - também conhecido como MQ200. É um câmbio de construção relativamente simples, contando com duas árvores (primária e secundária) e um eixo adicional.

Na árvore primária vão as engrenagens da 3ª, 4ª e 5ª marchas. Lembrando que nessa mesma árvore (em sua extremidade) é onde a embreagem vai acoplada. No eixo secundário vão a 1ª e a 2ª marchas. A ré vem num eixo a parte localizado ao lado da árvore primária. Ou seja, a ré é engatada "junto" com a 3ª, 4ª e 5ª. É um câmbio que utiliza rolamentos do tipo "agulha" - que são os grandes responáveis pela suavidade das marchas - e sincronizadores duplos.

Mecanicamente falando, o sistema de engate das marchas é semelhante em todas, salvo a ré, onde você trabalha com mais engrenagens para reverter o sentido da rotação delas. O que vai mudar mesmo são as engrenagens de cada marcha especificamente e o número de dentes dela. Os garfos, luvas, rolamentos e sincronizadores são basicamente os mesmos, apenas com pequenas diferenças. O importate mesmo é que todos esses componentes trabalham com as folgas axiais e radias idênticas.

Você havia falado que apenas a 1ª e a ré estão apresentando dificuldades. Como são apenas 2 marchas, o problema deve tá vindo de dentro do câmbio. O melhor mesmo é fazer a desmontagem e ir verificando cada rolamento das árvores, bem como todos os mecanismos já citados de engate. Já que o câmbio vai estar aberto, procura ver os dentes de cada engrenagem. É pouco provável que sejam eles - uma vez que apresentaria chiado só de funcionar -, mas como já vai tá aberto, não custa nada observar.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que pode-se usar a graxa em spray da STP, daqueles "tubinhos" em spray que vem no kit conservação nas ccs durante a revisão. Não corre o risco de "ressecar" o plástico???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sera que vai danificar nada usar silicone la??? to achando meu cambio um pouco seco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é companheiro de VW, minha spacefox 1.6 2009/2010 com 51.000 kms, deu o mesmo problema, e meu mecanico relatou que a maioria dos carros VW, tem apresentado este problema, ou seja mais um caso de baixa qualidade dos fornecedores de peças de cambio e motor da VW.

Estou no aguardo para pegar o carro, e testar para ver se ficou bom e resolveu o problema, minhas considerações, já tive carro o km, fiat, Gm e este VW, e agora fiquei totalmente decepecionado com este problema no cambio da minha spacefox, vou trocar no fim do ano, e não será por outro VW.

Coloquei meu relato, pois são varios casos com o mesmo problema, e a VW esconde de todos o defeito, pois fiquei sabendo de casos, em que nas revisões eles arrumam e nem contam para os donos o carro foi reparado.

Abraço e boa sorte com seus VW.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá. todos reclamam dos trancos dado na troca de marcha. Mais isso é questão de tempo, após conseguir administrar o carro percebe que esse tranco diminui.

Ou seja conforme vai conhecendo o carro, as trocas de marcha, automaticamente alivia o pé nas trocas, assim diminuindo o tranco.

Hoje não noto que da tranco, pois não dá mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

minha namorada tem um Gol I-Motion.. sensacional gostei muito, ela ja esta 1 ano com ele nunca teve problema..show d bola

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha Lolinha nunca deu problema nao.... eu ja dirigi tucson e fit com cambio automatico e nao gostei nao... prefiro a minha Lola. o @Rony.Silva gostou né?!!??!? :winkextra6:

Alan.r e Rony.Silva curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha Lolinha nunca deu problema nao.... eu ja dirigi tucson e fit com cambio automatico e nao gostei nao... prefiro a minha Lola. o @Rony.Silva gostou né?!!??!? :winkextra6:

e como gostei...rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom, agora nao sei se a Fiat com o cambio Dualogic copiou a VW ao contrario! Heheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dirigi faz algum tempo um Polo com ASG, só alegria!! mo prazer

Compraria sem medo, alias, um dia vou comprar!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou com o mesmo problema. Tenho um Gol G5 2009 1.6 Power(34.000 Km rodados), e tem vezes que a primeira marcha simplesmente não entra, tendo que pisar na embreagem várias vezes para funcionar.

Levei ao mecânico e o mesmo disse que provavelmente seria o caso de se trocar o kit de embreagem completo. Mas ao ler este tópico, vejo que talvez não seja essa a decisão a tomar.

O amigo que iniciou o tópico, já resolveu o problema?

No mês passado foram trocados os cabos do cambio, pois haviam se rompido.

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, golzim deu um probleminha. O oleo da cambio saiu todo ( nao sabe como ) e preciso saber qual é o oleo especifico que se coloca para poder trocar e saber qual o problema. Alguem sabe o nome, ja aconteceu com alguem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dae pessoal blz?, Meu pai tem um polo 1.6 i-motion, esse cambio ja deu problema 2 vezes (eu e meu pai ficamos putos). la vai:

A descoberta: quando parava-se em um sinal e ia arrancar com o carro parecia um "cabrito" saia pulando e patinando, se tivesse carro na frente tinha que esperar o cara dar uma distancia e depois arrancar.

1º vez: foi pra cc e ficou 5 dias, foi constatado e trocado o kit de embreagem (nao lembro o valor mais foi uma paulada que que pagamos).

2º vez: pelo mesmo motivo: como eu e meu pai estava-mos putos o carro foi pra cc e ficou 35 dias a cc alugou um carro para nos. Um engenheiro da fabrica teve que ir na cc para descobrir o problema que estava na caixa de cambio semi automatizada como o carro foi comprado com 3 anos de garantia e isso aconteceu no 1 ano a fabrica trocou a caixa de cambio sem custos e como tinhamos pago o kit de embreagem a cc nos deu descontos nas revisoes.

Como disse o problema foi na caixa de cambio ( lembro que era um parafuso que espanou e escorreu oleo encima da caixa cambio).

Isso ja faz 1 ano e meio e depois de todas as trocas o carro esta rodando perfeitamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje troquei os anéis sincronizadores ( 2 jogos de anel sincronizador, e um da ré ou é da primeira que é separado) e a arvore onde eles vão.

Não resolveu nada, se eu fosse opinar, piorou, pois a travada que dava na terceira marcha agora ta dando também na segunda.

Um amigo com o mesmo problema, trocou o atuador e não resolveu.

Pra mim só falta o atuador ou a caixa da manopla, porém o atuador está em perfeito estado aparente e sem nenhum vazamento. E a caixa da manopla eu acho muito difícil né, nunca da problema aquilo, e os cabos não estão soltos nem nada, tão até firmes.

Unica solução é vender o carro mesmo... uma pena.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

considere comprar uma nova caixa de marchas. A sua já foi pro saco faz tempo

Compre a do 1.6(se seu carro for 1.0)

Vc acha no Mercado Livre

Caixa marcha Gol Power 1.6

http://pmstrk.mercadolivre.com.br/jm/PmsTrk?tool=6112407&go=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431160248-caixa-de-marcha-cambio-gol-g5-16-power-2010-_JM

Se eu fosse vc, trocaria a caixa de marchas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, eu so vou relatar algo que ocorreu essa semana, isso fica de alerta caso aconteça com alguém.

Na segunda estava instalando xenon na casa de um amigo, até ai blz tudo bunito, legal

quando eu fui sair deu um leve estalo no cambio quando engatei a ré, a marcha engatou normal.

porem o cambio pro lado esquerdo ficou mole e pro lado direito com pressão. engatava todas as marchas normalmente porem tinha que levar o cambio na marcha pra engatar certinho se nao era fácil de errar a marcha.

Fui até a concessionaria, o que me disseram foi que tinha quebrado uma mola de dentro da caixa de cambio. que teria que descer a caixa no chão abrir e tudo mais e que o conserto ficaria em torno de R$1,500,00, ai falei f...... (nao to achando dinheiro na rua ainda).

ah detalhe o conserto ficaria nesse valor devido eu nao ter feito as revisões na concessionaria, fiz as duas primeiras e as outras duas por conta, com peças originais mais em mecânico de confiança.

Intaum vamos lá ao problema.

levei no mecânico de confiança e quanto ele soltou os cabos de aço do alavanca e viu que a caixa tava normal e que nao precisava tirar a caixa de cambio nem nada parecido.

e a mola que tinha quebrado tinha sido uma que da pressão no cambio.

ao invés de gastar uns R$1,500,00 na concessionaria ou um pouco menos segundo o mecanico que pra tirar a caixa e tudo mais sairia R$800,00 gastei apenas R$300 pois o cambio teve que ser trocado, puq a maioria das peças hoje em dia nao tem em estoque é tudo descartável né. ja fazem pensando nisso.

bom se alguem me perguntar como quebrou a mola eu so digo nao sei. puq nao forço o cambio nem nada. mais o mecânico falou que é difícil acontecer mais acontece (resumindo sempre tem um com o C... largo que acontece né)

Intaum fica ai a dica puq eu me desesperei pensando que ia ter que comprar um caixa nova ou gastar um valor proximo de uma caixa nova...

qualquer coisa a disposição

Editado por Edy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Malditas CCS!!!

Aconteceu exatamente isso com a caixa de câmbio de um antigo Fiesta que eu tive... quebrou a mola interna e ficou uma m****

Na época, há uns 4 anos atrás, já gastei R$ 500,00 para arrumar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora