adenilson707

Câmbio(Manual e I-Motion) - Dúvidas, Problemas - Discuta Aqui

282 posts neste tópico

Não encontrei nenhum tópico sobre cambio manual.

você pode criar um com o seu problema, no forum de mecanica e manutencao. coloque um assunto bem explicativo (ao contrario de coisas genericas como "problemas no g5") que aumenta a chance de quem souber bater o olho e vir te ajudar. só uma sugestão ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quero pegar um Voyage I-motion 2010... segundo o vendedor, o cambio nunca deu recall, só na primeira revisão que trocaram uma peça (nao sei qual) por problema cronico. Voyage 2010 comfortline i-motion por 31 mil... bom?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bom dia pessoal,

de manhã cedo geralmente eu ligo o carro na seguinte ordem:

- pe no freio

- cambio em neutro

- abaixa freio de mao

- gira a chave

- cambio em D

- tira o pe do freio

- anda

hoje eu fiz dessa forma:

- pe no freio

- cambio em neutro

- gira a chave

- cambio em D

- tira o pe do freio

- enrolei um pouco dentro do carro

- abaixa freio de mao

- anda

acelerei por um segundo até perceber que o carro não estava saindo do lugar (como se eu tivesse acelerando em neutro). rapidamente pisei no freio e coloquei em neutro - ele deu um estalo forte tipo uma barra de ferro batendo na outra. coloquei em D novamente e ficou tudo normal.

as vezes acontece do imotion não engatar a marcha, ai ele fica com a letrinha piscando é só jogar para neutro e voltar (assim como eu fiz) mas esse estalo foi a primeira vez que aconteceu. além disso, nesse caso a luz do câmbio não estava piscando - então creio que não foi esse o problema.

ideias ?

obrigado.

Não tem nada a ver em ter deixado o freio de mão puxado, sempre quando saio faço os 2 processos, geralmente o segundo, (soltar o freio de mão depois de engatar o D) e ele vai normalmente, esse negócio do freio de mão só tem haver se você já estiver rodando com o carro e parar em um sinal por exemplo e puxar o freio e querer sair com o carro acionado o freio de mão, ai ele automaticamente irá desengatar o veiculo ou dizer através do comp. de bordo que existe alguma coisa impedindo sua saída. 

só isso.

a ordem questionada acima não interfere a sequencia de andamento do veiculo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não tem nada a ver em ter deixado o freio de mão puxado, sempre quando saio faço os 2 processos, geralmente o segundo, (soltar o freio de mão depois de engatar o D) e ele vai normalmente, esse negócio do freio de mão só tem haver se você já estiver rodando com o carro e parar em um sinal por exemplo e puxar o freio e querer sair com o carro acionado o freio de mão, ai ele automaticamente irá desengatar o veiculo ou dizer através do comp. de bordo que existe alguma coisa impedindo sua saída. 

só isso.

a ordem questionada acima não interfere a sequencia de andamento do veiculo.

 

Oi Rodolfo,

 

Muito obrigado pela resposta. Porém, pouco tempo depois eu tive problemas no câmbio automatizado que parou de engatar marcha e tive que ser rebocado. Creio eu que esse episódio já tinha sido o aviso....

 

Grande abraço. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Oi Rodolfo,

 

Muito obrigado pela resposta. Porém, pouco tempo depois eu tive problemas no câmbio automatizado que parou de engatar marcha e tive que ser rebocado. Creio eu que esse episódio já tinha sido o aviso....

 

Grande abraço. 

E que fim teve esta novela? Estou ficando preocupado com meu carro.....O reparo foi feito com sucesso ou o carro ainda está apresentando o defeito? Abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E que fim teve esta novela? Estou ficando preocupado com meu carro.....O reparo foi feito com sucesso ou o carro ainda está apresentando o defeito? Abraço!!

ficou um dia na CSS e não apresentou o problema mais. ficou até melhor do que antes. de acordo com eles não trocaram nenhuma peça. apenas trocaram os parâmetros do imotion.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei meu Voyage Comfortline I-Motion 2010/2011 em Julho do ano passado e a coisa foi surpreendente !

Estou super feliz, apesar de nos 2 primeiros meses a válvula termostática ter travado e queimado a junta, mandei pra Autorizada que cobriu pela garantia a substituição e desde então voltei a ser feliz.

 

O Meu tem as borboletas no volante, quando quero "andar" é só dar um toque na da esquerda e sair pisando me achando um piloto de F1.

Sobre problemas no cambio só ouvi falar (gracas a Deus), meu problema esta na partida, quando eu ligo ele da uma murchada como se a bateria estivesse descarregada, dai tento de novo e as vezes de novo e dai pega.

 

Meu único problema com o carro, é não poder andar com o "S" apertado o tempo inteiro, afinal não sou dono de Posto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu único problema com o carro, é não poder andar com o "S" apertado o tempo inteiro, afinal não sou dono de Posto...

qual a necessidade ? só uso o S para subir ladeira. para ultrapassagem o kick down me serve perfeitamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O carro fica mais nervoso com o S, muito diferente do kickdown.

Pra subir ladeira não precisa do S, é só jogar pra manual e manter uma marcha baixa, o S é legal numa arrancada ou então pra costurar, o modo "Sport" deixa sempre o motor cheio, as trocas são mais rápidas, da até um tranquinho...

Só que ele vira um alcoolatra a média vai pra 4.0 km/l.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem uso o modo sport. Qdo esta transito eu só uso o automático e qdo da para acelerar, jogo no manual.

Alias antes de jogar para o manual eu ligo o sprint booster.

Vocês conhecem? Nao precisa ter carro preparado para instalar. O sprint booster é conector q vai no pedal do acelerador. Muito simples pode instalado em menos de 5 minutos. O carro nao fica mais potente, mas reduz sensívelmente o lag do acelerador eletrônico.

Para os carros com embreagem nao sei se traz muito resultado, mas para os carros imotion a diferenca é grande. O carro arranca bem mais rápido.

Editado por russ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O carro fica mais nervoso com o S, muito diferente do kickdown.

Pra subir ladeira não precisa do S, é só jogar pra manual e manter uma marcha baixa, o S é legal numa arrancada ou então pra costurar, o modo "Sport" deixa sempre o motor cheio, as trocas são mais rápidas, da até um tranquinho...

Só que ele vira um alcoolatra a média vai pra 4.0 km/l.

as ladeiras que eu pego são uma combinação de diversas inclinações tendo inclusive vários trechos planos curtos. então é necessário trocar bastante entre primeira e segunda e às vezes até terceira. por isso acho muito mais confortável ligar o sport do que passar para manual, mesmo com as borboletas ;)

quanto à usá-lo na cidade, não é o meu estilo. ele mantém altas rotações e o motor está sempre roncando, tudo que eu evito...

mas estilo cada um tem o seu :)

Vocês conhecem? Nao precisa ter carro preparado para instalar. O sprint booster é conector q vai no pedal do acelerador. Muito simples pode instalado em menos de 5 minutos. O carro nao fica mais potente, mas reduz sensívelmente o lag do acelerador eletrônico.

Para os carros com embreagem nao sei se traz muito resultado, mas para os carros imotion a diferenca é grande. O carro arranca bem mais rápido.

eu já pensei seriamente em colocar um, mas a opinião do pessoal a respeito é bem dividida. metade que tem acha uma maravilha e a outra metade que já teve ou é entendido do assunto diz que é placebo / desnecessário.

os argumentos do segundo grupo me foram mais convincentes. como o investimento é relativamente alto, não quero arriscar antes de fazer um "test drive"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem uso o modo sport. Qdo esta transito eu só uso o automático e qdo da para acelerar, jogo no manual.

Alias antes de jogar para o manual eu ligo o sprint booster.

Vocês conhecem? Nao precisa ter carro preparado para instalar. O sprint booster é conector q vai no pedal do acelerador. Muito simples pode instalado em menos de 5 minutos. O carro nao fica mais potente, mas reduz sensívelmente o lag do acelerador eletrônico.

Para os carros com embreagem nao sei se traz muito resultado, mas para os carros imotion a diferenca é grande. O carro arranca bem mais rápido.

O seu é covardia usar o Sport, hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, boa noite! Não sei se existe algum tópico sobre este assunto aqui no clube, mas não encontrei na ferramenta de busca. Bem é o seguinte: meu Voyage 2011 está com a avalanca do câmbio rangendo, é o só mecher ele no ponto morto mesmo que dá ouvir. Gostaria de saber que precisa trocar algo por dentro, e o quê exatamente...

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Tenho um Gol Power Imotion 09/10

Já apresentou vários problemas no câmbio, e sempre que levava na css ele ficava em média de 15 a 20 dias para resolver o problema.

 

Dessa vez a marcha não está entrando no modo D, vai direto pro S, e mesmo apertando o botão S ela não muda. Estou só andando no modo manual para não gastar tanto combustível.

Alguem já teve esse problema??

 

To tentando evitar levar na css, até por que ele já saiu da garantia.

 

vlew

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.<br /> <br />Tenho um Gol Power Imotion 09/10<br />Já apresentou vários problemas no câmbio, e sempre que levava na css ele ficava em média de 15 a 20 dias para resolver o problema.<br /> <br />Dessa vez a marcha não está entrando no modo D, vai direto pro S, e mesmo apertando o botão S ela não muda. Estou só andando no modo manual para não gastar tanto combustível.<br />Alguem já teve esse problema??<br /> <br />To tentando evitar levar na css, até por que ele já saiu da garantia.<br /> <br />vlew<br />

<br /><br />se o problema é recorrente e eles não arrumaram quando estava na garantia, leva pro pau.<br /><br />se no modo sport está funcionando direito, me parece um problema do firmware da central do imotion. não me lembro o que acontece se desligar o carro em S, mas de repente foi o botão que quebrou e se ele salvar o último modo de operação pode ser por isso que sempre liga em S. se for esse o caso eu tentaria um reset no carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é pessoal, meu voyage está com um problema no câmbio, 20000 km rodados.

 

Parece uma ventoinha ligada, quando aperto a embreagem o barulho some. Levei no mecânico hoje e o mesmo disse que deve ser o rolamento primário, mas fez uma ressalva, disse que câmbio é sempre uma caixinha de surpresas. Resumindo, vou ter  que mandar abrir o câmbio, mas queria saber se alguém indica um lugar confiável pra isso, em São Paulo. Pesquisando na net achei a oficina câmbio técnico, especializada em transmissão manual e automática. Alguém conhece ou me recomenda alguma outra oficina?

 

Ainda vou brigar com a concessionária que me vendeu, comprei o carro há exatos 3 meses e 20 dias, a garantia era de 3 meses (carro usado). Existia uma garantia contratual de 3 meses pra motor e câmbio, mas até onde pesquisei, após a garantia contratual, para bens duráveis, existe a garantia legal de mais 3 meses. Além disso o defeito é de difícil constatação (quem percebeu foi minha esposa que não pisa na embreagem pra ligar o carro), pois com o som ligado no carro não dá pra perceber direito. Outro detalhe, o mecânico percebeu um pequeno vazamento de óleo, acredito que isso possa comprovar negligência da concessionária quando efetuou a revisão do carro, não é normal um carro revisado ter esses problemas em tão pouco tempo.

 

Vou atualizando aqui se consegui o acordo ou se tive que fazer o serviço por conta mesmo.

Editado por ffbf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, sugira a sua esposa ligar o carro com o pedal de embreagem acionado

Isso pq o acionamento é hidráulico, além de, fazendo isso, não força a caixa de marcha

 

Conserte. Mas se não der jeito, a sugestão seria trocar a caixa toda

 

Uma caixa semi-nova custa R$ 800,00

 

Como ai em SP tem é local que vende peças usadas, sai até mais barato.

 

 

Leve nessa casa que mexe. Veja o preço.

Se o custo for o preço de uma caixa, é mais vantagem comprar uma caixa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo isso é um problema conhecido nos câmbios VW MQ200(Gol/Polo/Fox/Golf)  e por incrível que pareça,  pode acontecer em qualquer quilometragem.... é o famoso rolamento duplo do cambio. custa na CSS R$700, vc encontra no Mercado Livre por R$250. O problema é a mão de obra que é cara e exige ferramenta especial para retirar esse rolamento.

Estou com o mesmo problema no meu Power 2009, porem apareceu aos 40000Km. não tem vazamento apenas o barulho na marcha lenta, e na 1ª e 2º marcha depois vai sumindo.... Pesquisei muiiiiito na internet,  pra descobrir uma solução... mas é o tal do rolamento duplo mesmo que tem q ser trocado. Conversando com uns mecânicos aki de minha cidade, disseram que não quebra se não tiver vazamento. apenas o barulho vai aumentando com o tempo.

Outra coisa esse cambio do Gol usa um óleo semi-sintético 75w90 caríssimo. porém é do tipo long life, ou seja não é preciso ser trocado a não ser no caso de abertura do cambio. Troquei pra ver se mudava o barulho, mas nada... custa R$90 o litro e pega 2 litros. no seu caso que está vazando, se tiver que completar NÃO use outro tipo de óleo que não seja esse 75W90 semi-sintético. infelizmente onde moro(Belém-Pa) não tem mão de obra especializada neste cambio, Todo bom mecânico, conserta, porém como eu disse, precisa de uma ferramenta especial pra retirar esse rolamento.

Se vc decidir por comprar um usado ou a base de troca, lembre-se que embora externamente os câmbios de Gol/Fox/Polo/Golf sejam iguais, mudam-se as relações de marchas e tamanho de engrenagem internas. Você tem que olhar a numeração que está gravado no cambio,(código) e colocar um com o código do Gol.

 

Abraços e boa sorte!

ffbf curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo! o meu  Voyage 1.6 aconteceu isso em 2012 e o carro estava com apenas 23.000km, eu mandei arrumar em um mecânico aqui perto de casa pois o mesmo é professor no Senai, na época na css queria cobrar r$1.500 nele ficou quase pela metade já rodei com o carro quase 10.000km e esta tudo tranquilo. Em relação a loja que te vendeu corra atras antes que caia no esquecimento, Dá uma olhada no manual para ver se fez algum serviço extra (do antigo dono). Se quiser posso te passar o telefone dele para vc fazer um orçamento moro no bairro do Ipiranga z/s! Um abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, apena para dar um feedback.

 

Óbvio que a concessionária negou a garantia, como não posso ficar sem o carro mandei arrumar por conta própria. Como nosso amigo Alex Lima disse, era o rolamento duplo. Fui em muitos mecânicos/oficinas, apenas 2 deram o diagnóstico correto. Teve mecânico que falou em embreagem, mas a maioria não sabia o que era. Acabei descobrindo que em São Paulo poucos mecânicos consertam câmbio, a maioria terceiriza.

 

Consertei na Câmbio Técnico, saiu R$ 950,00. Recomendo pra quem precisar? Em partes, o diagnóstico foi correto, o serviço foi feito em um dia, mas não sei se o valor é esse mesmo, então vale pesquisar. Eu, depois de muita procura, não encontrei mais ninguém pra me passar um orçamento (quase todos iam terceirizar o serviço, portanto sem orçamento), então foi falta de opção mesmo. Mesmo assim estou satisfeito, problema resolvido e foi consertado em 1 dia.

 

Uma curiosidade, eles tinham a peça em estoque, lacrada, num saquinho com o logo da VW, então acredito que a peça realmente é original. O estoque é devido a demanda dessa peça, parece ser um defeito comum mesmo.

 

[]s.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para o pessoal de Brasília,

 

Quem precisar, basta entrar em contato!

 

Trabalho também com projetos especiais e instalação de engrenagens forjadas, "dente reto", engate rápido...

 

Obrigado galera! Abraço!

 

Gabriel Tavares

 

GMT Performance

 

(61) 8131-7736

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que na teoria é a mesma caixa e tudo mais, porém notei uma diferença muito grande na prática.

 

O câmbio do Golf permite passagens simplesmente perfeitas, com mais conforto e menos ruído.

 

Alguém sabe se as diferenças? Seriam no kit de embreagem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que na teoria é a mesma caixa e tudo mais, porém notei uma diferença muito grande na prática.

 

O câmbio do Golf permite passagens simplesmente perfeitas, com mais conforto e menos ruído.

 

Alguém sabe se as diferenças? Seriam no kit de embreagem?

 

Depende com qual modelo de Gol você compara.

 

O câmbio do Golf 1.6 é mais longo - em relação ao do Gol 1.0 - apenas de 4º e 5º. Comparando o diferencial, o do Golf é mais curto.

 

Se a gente comparar o câmbio das duas versões 1.6 (tanto do Gol quanto do Golf), a gente percebe que de 1ª a 5ª o do Golf é mais longo. Quanto ao diferencial, o do Golf é mais curto aqui também.

 

Quanto a maciez dele, é "engraçado" dizer, porque eles compartilham os mesmos sincronizados com triplo cone e o mesmo sistema de engate/seleção.

 

Qualquer dúvida, só perguntar!

 

Abraço!

 

Gabriel Tavares

 

GMT Performance

 

(61) 8131-7736

Editado por GMT Performance

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende com qual modelo de Gol você compara.

 

O câmbio do Golf 1.6 é mais longo - em relação ao do Gol 1.0 - apenas de 4º e 5º. Comparando o diferencial, o do Golf é mais curto.

 

Se a gente comparar o câmbio das duas versões 1.6 (tanto do Gol quanto do Golf), a gente percebe que de 1ª a 5ª o do Golf é mais longo. Quanto ao diferencial, o do Golf é mais curto aqui também.

 

Quanto a maciez dele, é "engraçado" dizer, porque eles compartilham os mesmos sincronizados com triplo cone e o mesmo sistema de engate/seleção.

 

Qualquer dúvida, só perguntar!

 

Abraço!

 

Gabriel Tavares

 

GMT Performance

 

(61) 8131-7736

 

Mandou bem! Facil para quem sabe. hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora