adenilson707

Usos e propriedades dos óleos - Discuta Aqui

1520 posts neste tópico

Pessoal,

Sempre realizei a troca do óleo e revisões nas concessionárias, porém o valor praticado na mesma está cada vez mais abusivo.

A VW possui uma tabela de preços sugeridos, que aqui na cidade não é praticada pela concessionária, logo é um assalto. Como o carro sairá da garantia no dia 30 desse mês, não irei fazer a troca de óleo atual na rede, pois cansei de ser assaltado.

Como não entendia do assunto, fiz algumas pesquisas e acabei optando pelo óleo Mobil Super Sintético 5W40 API-SN. Escolhi esse por ser um óleo 100% sintético, a viscosidade recomendada pelo manual e o seu índice de aditivação é o top, acredito ser um excelente óleo.

No único lugar aqui na cidade que encontrei esse óleo à venda, eles possuem os filtros de óleo da marca Tecfil ao custo de R$ 16,90. Liguei na concessionária e fui informado que o filtro de óleo original VW custa R$ 30,00.

Esse filtro oferecido pela loja é de boa qualidade? Devo comprar o original na VW? Eu queria colocar o K&N porém não chegará no tempo, guardarei para a próxima troca de óleo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mecânico que cuida dos carros da família, 20 anos de prática, formado na área, com várias especializações, disse que rolar com 5w40 e depois colocar 5w30 não é recomendado. O primeiro óleo é mais grosso, o segundo é mais fino, então com o tempo o motor se adapta às novas condições do óleo e ao colocar um mais fino, começam as folgas nos tuchos (acho que é esse o nome da peça).

Fica a dica... Até pode proporcionar economia pela menor resistência, mas com o 5w40 no motor a economia tira no pé. O meu faz até 11 km/l no álcool e até 13 km/l na gasolina (medias várias vezes).

Interessante , esse caso.

O meu é 1.0 g5 12/13. No outro dia, depois de tirar o carro da CSS eu removi o oleo do carter ( por sucção para nao deixar sinal no parafuso do carter) coloquei o 0w40.

R$48,00 o litro aqui na cidade.

Motor redondinho e pasmem, no etanol ta fazendo 13Lts na cidade.

p5BgT.png

Editado por Jose Antonio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Sempre realizei a troca do óleo e revisões nas concessionárias, porém o valor praticado na mesma está cada vez mais abusivo.

A VW possui uma tabela de preços sugeridos, que aqui na cidade não é praticada pela concessionária, logo é um assalto. Como o carro sairá da garantia no dia 30 desse mês, não irei fazer a troca de óleo atual na rede, pois cansei de ser assaltado.

Como não entendia do assunto, fiz algumas pesquisas e acabei optando pelo óleo Mobil Super Sintético 5W40 API-SN. Escolhi esse por ser um óleo 100% sintético, a viscosidade recomendada pelo manual e o seu índice de aditivação é o top, acredito ser um excelente óleo.

No único lugar aqui na cidade que encontrei esse óleo à venda, eles possuem os filtros de óleo da marca Tecfil ao custo de R$ 16,90. Liguei na concessionária e fui informado que o filtro de óleo original VW custa R$ 30,00.

Esse filtro oferecido pela loja é de boa qualidade? Devo comprar o original na VW? Eu queria colocar o K&N porém não chegará no tempo, guardarei para a próxima troca de óleo.

se no site da VW está um preço e a CCS está cobrando outro.. imprima o preço do site e leve até la... se mesmo assim não fizerem o preço que está lah.. liga para o atendimento ao consumidor da VW e mete o pau...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vejam o que achei garimpando na net.

Lista dos padrões mais comuns da VW

  • VW 500.00 – VW spec for multigrade engine oils for petrol engines with SAE 5W-X/10W-X viscosity for engines built up until August 1999 (MY 2000).
  • VW 500.00 + 505.00 – Oil meets both VW 500.00 and 505.00 spec.
  • VW 501.01 – VW spec for petrol engines for engines built up until August 1999 (MY 2000).
  • VW 501.14 – Brake fluid with low viscosity, VW 2006>.
  • VW 502.00 – VW spec, oil for petrol engines. Successor of VW 501.01 & 500.00 spec.
  • VW 503.00 – Long-life petrol engine oil for VW cars with WIV. Meets ACEA A1, SAE 0W-30 or 5W-30. Suitable for the AUDI S4, engines with an output greater than 180bhp should use 503.01 or 504.00/507.00.
  • VW 503.01 – Special engine oil for some VW petrol engines. SAE 5W-30. Suitable for the Ausi RS4, TT, S3 and A8 6.0 V12.
  • VW 504.00 – Long-life petrol engines with WIV.
  • VW 505.00 – Passanger car diesel engine oil, minimum performance level CCMC PD-2. Lists viscosities:- SAE 5W-50, 10W-50/60, 15W-40/50, 20W-40/50 requiring 13% max evaporation loss and SAE 5W-30/40, 10W-30/40 requiring 15% max evaporation loss.
  • VW 505.01 – Special engine oil for VW turbodiesel with pump-injector-unit and for the V8 commonrail turbodiesel engines. Meets ACEA B4 SAE 5W-40 spec.
  • VW 506.00 – Special long-life engine oil for turbodiesel engines with WIV, viscosity is SAE 0W-30.
  • VW 506.01 – Special long-life oil for turbodiesel engines with pump-injector-unit with WIV.
  • VW 507.00 – Long-life diesel engine oil with WIV.
  • VW 508.00 – Fuel economy low saps oil in development.

WIV é estendido períodos de drenagem até 30.000 km ou 24 meses.

VW OIL Requirements (1998-2006)

http://www.my-gti.com/2543/volkswagen-oil-standards-lists-of-all-approved-oils-skoda-audi-seat

Volkswagen 501.01/505.00 Approved Oils

Volkswagen 502.00/505.00/505.01 Approved Oils

Volkswagen 502.00/505.00 Approved Oils

Volkswagen 505.01 Approved Oils

Volkswagen 503.00/506.00 Approved Oils

Volkswagen 503.00/506.01 Approved Oils

Volkswagen 503.01 Approved Oils

Volkswagen 504.00/507.00 Approved Oils

Vi nesse site que os oleos 0W30 ou outros da Classe SAE 30, são todos para Turbo-diesel.

isso Responde "O porque de seu usar oleos SAE 40 e não SAE 30 nos nossos veiculos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se no site da VW está um preço e a CCS está cobrando outro.. imprima o preço do site e leve até la... se mesmo assim não fizerem o preço que está lah.. liga para o atendimento ao consumidor da VW e mete o pau...

Já fiz isso e no SAC da VW informaram que os valores não são tabelados, é apenas recomendado e cabe a CCS seguir ou não o valor sugerido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já fiz isso e no SAC da VW informaram que os valores não são tabelados, é apenas recomendado e cabe a CCS seguir ou não o valor sugerido.

que isso manolo.... é o jeito mesmo é sair da CCS.. porque assim não dá...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

trocar óleo na css é rasgar dinheiro, isso é fato. Cabe a cada um optar em perder a garantia e fazer a manutenção do seu carro por conta própria ou deixar o carro na css, pagar preços absurdos e ainda nem saber o que foi trocado.

Ahh, e acho muito dificil que uma simples troca de viscosidade do óleo abaixe o consumo de combustivel dessa maneira. Se fosse assim, seria recomendado e viria de fábrica com 0w40 no cárter.

abraço

Editado por fellipelang

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mobil Sintético 5w40 API SN é TOP TOP

Podem usar sem medo

Acredite, com ele, os grilos do motor sumiram

O óleo é muito bom. Coloca todos os outros no bolso. O que chega perto dele é o Elaion Full Perfomance API SM 5w40.

Acho ele aqui por R$ 29,00 o litro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

trocar óleo na css é rasgar dinheiro, isso é fato. Cabe a cada um optar em perder a garantia e fazer a manutenção do seu carro por conta própria ou deixar o carro na css, pagar preços absurdos e ainda nem saber o que foi trocado.

Ahh, e acho muito dificil que uma simples troca de viscosidade do óleo abaixe o consumo de combustivel dessa maneira. Se fosse assim, seria recomendado e viria de fábrica com 0w40 no cárter.

abraço

Essa semana nas minhas pesquisas por fabricantes de óleo, se não estou enganado a Mobil diz que um determinado tipo de óleo dela pode reduzir até 3% no consumo de combustível.

Se seu carro hoje roda 500Km com 50L, ele pode vir a rodar 515Km com os mesmos 50L, isso representa 3%. Porém é muito complicado dizer que esse aumento na autonomia realmente é devido ao óleo ou a uma outra variável como ter rodado com menos trânsito, etc.

Meu carro sempre tem uma variação de 50Km entre os tanques, as vezes faz 450Km, as vezes 470Km, as vezes 500km, as vezes 505Km.. e por ai vai.. Nunca é tão exato, por isso eu não poderia afirmar que a troca do óleo trouxe alguma redução no consumo do combustível.

Meus primeiros tanques quando o carro era 0Km, eu cheguei a rodar várias vezes 580Km com um tanque de gasolina, hoje eu luto pra chegar aos 500km dentro da cidade.

Mobil Sintético 5w40 API SN é TOP TOP

Podem usar sem medo

Acredite, com ele, os grilos do motor sumiram

O óleo é muito bom. Coloca todos os outros no bolso. O que chega perto dele é o Elaion Full Perfomance API SM 5w40.

Acho ele aqui por R$ 29,00 o litro

Não tenho certeza sobre o óleo que o carro saiu de fábrica mas todas as trocas com exceção da última foram utilizados Castrol Magnatec 5W40 e nessa última colocaram Elaion. Hoje com cerca de 8mil km desde a última troca o motor já está grilando, coisa que nunca aconteceu antes. Amanhã estarei colocando o Mobil Super Sintético 5W40 API-SN.

Procurei em alguns pontos de troca de óleo como oficinas, postos de gasolina e empresas de óleo e não achei esse Mobil. O único canto foi em um posto Shell próximo da minha casa. Vou ter que pagar os R$ 34,90 mesmo.

A minha dúvida é quanto ao filtro de óleo. Nesse posto o filtro de óleo e de ar que eles possuem são da Tecfil. É uma boa marca? Devo ir na concessionária e comprar o original? Seria melhor? Ou é melhor eu procurar pelo Fram em algum outro lugar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa semana nas minhas pesquisas por fabricantes de óleo, se não estou enganado a Mobil diz que um determinado tipo de óleo dela pode reduzir até 3% no consumo de combustível.

Se seu carro hoje roda 500Km com 50L, ele pode vir a rodar 515Km com os mesmos 50L, isso representa 3%. Porém é muito complicado dizer que esse aumento na autonomia realmente é devido ao óleo ou a uma outra variável como ter rodado com menos trânsito, etc.

Meu carro sempre tem uma variação de 50Km entre os tanques, as vezes faz 450Km, as vezes 470Km, as vezes 500km, as vezes 505Km.. e por ai vai.. Nunca é tão exato, por isso eu não poderia afirmar que a troca do óleo trouxe alguma redução no consumo do combustível.

Meus primeiros tanques quando o carro era 0Km, eu cheguei a rodar várias vezes 580Km com um tanque de gasolina, hoje eu luto pra chegar aos 500km dentro da cidade.

Putz teu carro tá bebendo bem ein.. é 1.6? o meu é 1.0 to fazendo 500km com 50L de ETANOL. Na gasolina chego a fazer 650~680km com um tanque na cidade(porto alegre).

Creio que o modo de direção, condições do tráfego e qualidade do combustivel influenciem muuuuito mais no consumo do que a marca do óleo lubrificante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso esse aqui... segundo o manual é especificado para o motor!

post-9565-0-79247800-1347413294_thumb.jp

post-9565-0-80411200-1347413255_thumb.jp

post-9565-0-80411200-1347413255_thumb.jp

post-9565-0-79247800-1347413294_thumb.jp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz teu carro tá bebendo bem ein.. é 1.6? o meu é 1.0 to fazendo 500km com 50L de ETANOL. Na gasolina chego a fazer 650~680km com um tanque na cidade(porto alegre).

Creio que o modo de direção, condições do tráfego e qualidade do combustivel influenciem muuuuito mais no consumo do que a marca do óleo lubrificante.

650~680.. isso eu faço na estrada.. na cidade.. nuncaaaaaaa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz teu carro tá bebendo bem ein.. é 1.6? o meu é 1.0 to fazendo 500km com 50L de ETANOL. Na gasolina chego a fazer 650~680km com um tanque na cidade(porto alegre).

Creio que o modo de direção, condições do tráfego e qualidade do combustivel influenciem muuuuito mais no consumo do que a marca do óleo lubrificante.

Meu carro é 1.6.

Aqui em casa nenhum carro é economico, acredito que isso é devido aos nossos percursos, sempre são percursos curtos, por isso sempre executo a manutenção de uso severo.

Da minha casa para a faculdade eu ando apenas 1.8km. Quando eu estava estagiando em escritório particular eu andava 5Km de casa até esse escritório. Quando estagiei no estado eu andava 1.2Km até o estágio. Geralmente quando saio para jantar e nos finais de semana os bares e restaurantes que vou não fica mais distante do que 5Km da minha casa. No dia que eu ando muuuuito eu rodo 40Km no decorrer do dia. A casa da minha namorada fica a menos de 1Km da minha.

Mesmo com essas pequenas distâncias eu levo cerca de 10min pra chegar na faculdade. Quando vou ao shopping levo uns 15 minutos. O motor do carro mal esquenta, contribuindo pro consumo mais elevado, além do trânsito, que apesar da cidade não ser grande como SP, mas foi mal projetada e tem muuuuuito carro na rua.

O máximo que eu consigo é 500Km na cidade com gasolina, se abastecer com etanol cai pra 300Km.. Na estrada eu geralmente viajo no etanol e consigo algo em torno de 550Km..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu carro é 1.6.

Aqui em casa nenhum carro é economico, acredito que isso é devido aos nossos percursos, sempre são percursos curtos, por isso sempre executo a manutenção de uso severo.

Da minha casa para a faculdade eu ando apenas 1.8km. Quando eu estava estagiando em escritório particular eu andava 5Km de casa até esse escritório. Quando estagiei no estado eu andava 1.2Km até o estágio. Geralmente quando saio para jantar e nos finais de semana os bares e restaurantes que vou não fica mais distante do que 5Km da minha casa. No dia que eu ando muuuuito eu rodo 40Km no decorrer do dia. A casa da minha namorada fica a menos de 1Km da minha.

Mesmo com essas pequenas distâncias eu levo cerca de 10min pra chegar na faculdade. Quando vou ao shopping levo uns 15 minutos. O motor do carro mal esquenta, contribuindo pro consumo mais elevado, além do trânsito, que apesar da cidade não ser grande como SP, mas foi mal projetada e tem muuuuuito carro na rua.

O máximo que eu consigo é 500Km na cidade com gasolina, se abastecer com etanol cai pra 300Km.. Na estrada eu geralmente viajo no etanol e consigo algo em torno de 550Km..

Ah tá explicado... Aqui faço 50km por dia normalmente. Facul fica em um lado e estágio fica em outro lado da cidade, o trânsito é tenso nos horários de pico. O negócio é andar de boa se não o bicho bebe mesmo!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já usei filtro de óleo Tecfil e são bons

Eu já usei todo o tipo de marca de filtro de óleo e nunca tive problema

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje precisei trocar o silicone da junta do carter (problema que mtos aqui tiveram) e tive uma surpresa ao abrir o motor:

20120912_105504.jpg

O motor com 88mil km está zero, sem nenhuma borra. Ponto pro Mobil 5W30 Ecopower!

Uso esse oleo desde a primeira troca do carro. Recomendo!

*girei a foto 180º pra melhor visualização.

Editado por Gustavo765

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

as vezes o tempo da troca de óleo e o tipo do óleo é batata para a vida do motor...

Editado por DouglasMDC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ÓLEO SEMI SINTÉTICO MOBIL SUPER ECOPOWER 5W30

- Óleo semi-sintético de alta performance especialmente formulado para maior economia de combustível e menor nível de emissão de gases poluentes.

- Alta tecnologia para proporcionar melhor desempenho em motores de última geração que operam em condições severas.

- Possibilita redução de atrito mantendo o motor mais limpo e com superior resistência à formação de depósitos no motor.

- Menor nível de emissões.

- Menor consumo de combustível .

- Protege o conversor catalítico.

Parabens mano. Isso prova que não é só o Sintetico que vai bem em nossos carros.

Gustavo765 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ÓLEO SEMI SINTÉTICO MOBIL SUPER ECOPOWER 5W30

- Óleo semi-sintético de alta performance especialmente formulado para maior economia de combustível e menor nível de emissão de gases poluentes.

- Alta tecnologia para proporcionar melhor desempenho em motores de última geração que operam em condições severas.

- Possibilita redução de atrito mantendo o motor mais limpo e com superior resistência à formação de depósitos no motor.

- Menor nível de emissões.

- Menor consumo de combustível .

- Protege o conversor catalítico.

Parabens mano. Isso prova que não é só o Sintetico que vai bem em nossos carros.

Concordo. Tem mta coisa boa no mercado que não são caras. É um otimo óleo e com preço bom (pago R$22,90 no litro dele).

as vezes o tempo da troca de óleo e o tipo do motor batata para a vida do motor...

Faço a troca a cada 7.500km.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo. Tem mta coisa boa no mercado que não são caras. É um otimo óleo e com preço bom (pago R$22,90 no litro dele).

Faço a troca a cada 7.500km.

ta bom... tem carros bem rodados que ainda estão ultilizando o mesmo óleo recomendado pelo fabricante... eu vou ver se troco o meu de 5 em 5.000km...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta bom... tem carros bem rodados que ainda estão ultilizando o mesmo óleo recomendado pelo fabricante... eu vou ver se troco o meu de 5 em 5.000km...

Os oleos recomendados pela VW são bem caros. Como troco em um intervalo considerado pequeno, optei por usar um com otimo custo-beneficio.

Postei a foto do motor pra mostrar que não é somente os recomendados que fazem bem pro motor. Tive o intuito de ajudar o povo a economizar e ao mesmo tempo usar coisa boa.

Os fabricantes sempre recomendam óleos sintéticos pelo fato de os oleo minerais causarem carbonização e tbm por terem um prazo maior de troca.

Aqui em casa temos a "tradição" de fazer as trocas com 7.5K pois possuimos taxi e trocamos oleo praticamente a cada 2 meses.

No seu caso, fazer trocas a cada 5K pode ser bobagem. A não ser que vc faça um uso severo do veiculo (percorre distancias menores a 8km ou usa ele em pistas de terra)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os oleos recomendados pela VW são bem caros. Como troco em um intervalo considerado pequeno, optei por usar um com otimo custo-beneficio.

Postei a foto do motor pra mostrar que não é somente os recomendados que fazem bem pro motor. Tive o intuito de ajudar o povo a economizar e ao mesmo tempo usar coisa boa.

Os fabricantes sempre recomendam óleos sintéticos pelo fato de os oleo minerais causarem carbonização e tbm por terem um prazo maior de troca.

Aqui em casa temos a "tradição" de fazer as trocas com 7.5K pois possuimos taxi e trocamos oleo praticamente a cada 2 meses.

No seu caso, fazer trocas a cada 5K pode ser bobagem. A não ser que vc faça um uso severo do veiculo (percorre distancias menores a 8km ou usa ele em pistas de terra)

o meu veículo só é usado em regime severo.. pois só ando na cidade e a maioria das vezes nem ando tanto assim... por isso pensei trocar entre 5.000km ou 6 meses só pra garantir...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As autorizadas abusam bastante da paciência e da boa vontade dos consumidores... Na última revisão do meu carro, na nota do serviço vi que o litro de óleo Castrol Magnatec 5W40 MF que é usado atualmente pela VW custou exatos R$ 46,00!! É um assalto pois numa loja de troca de óleo de uma amigo que fica aqui perto de casa, o mesmo óleo custa exatos R$ 32,00. Dei uma pesquisada em outras lojas e o preço mais caro foi de R$ 38,00.

Não vejo porque a cobrança por litro desse óleo Castrol na CS ser tão alta, pois tem óleos melhores que esse e o preço é mais em conta, vide os exemplos anteriores de óleo da Mobil, que na minha humilde opinião são bem melhores, com valores em torno de R$ 30,00.

Editado por eduardoavn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal, pra atualizar e relatar as minhas impressões, troquei o óleo do meu Power hoje. Coloquei o Mobil 1 0W40 API SN onde o preço dele foi R$ 41,00 em uma loja de troca de óleo de um amigo aqui em Fortaleza.

Isso mesmo, R$ 41,00 contra os R$ 46,00 da Castrol que me cobraram na revisão do meu carro anteriormente. Um valor mais barato e agora estou utilizando um óleo bem melhor, pelo menos na minha opinião.

Troquei também todos os filtros (filtro de óleo, ar, combustível e o filtro de cabine do ar condicionado).

Logo na 1ª partida após a troca notei uma mudança: a luz da pressão do óleo apagou mais rápido em relação às partidas com o óleo anterior, mas vamos observar mais um pouco.

Gustavo765 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora