Thiperezende

Depoimento de uso do Militec-1

177 posts neste tópico

Bem...

 

Assuntinho complicado esse de amaciamento...

 

Antigamenteeeeeeee antes do avanço da tecnologia dos lubrificantes, onde só se usava óleo de viscosidade alta (w40, w50...) a folga dos ajustes das peças dos motores eram bem maiores.

 

Com muitos estudos e testes, foram desenvolvidos óleos mais finos e mais resistentes ao atrito e calor (Sintéticos e semi-sintéticos) os ajustes das peças dos motores foram reduzidos, tornando assim o ajuste mecânico mais preciso e o funcionamento melhor, o tal amaciamentos praticamente não existe, basta verificar o que o manual diz sobre esse assunto...

 

Sobre o uso do militec o próprio fabricante não cita nada de km para uso do mesmo, somente o intervalo das trocas de óleo...

 

Complicado né esse assunto, cada um tem uma opinião...

 

kkkkk

 

abç

 

 

O manual fala o seguinte

 

 

Nos primeiros 1000 km, não forçar o motor

 

Após isso, acelerar de forma gradativa

 

 

Eu sou a favor do amaciamento. Apesar de hoje não ser mais necessário, mal não faz e ainda há muitos que não abrem mão(eu incluso)

 

Na Quatro Rodas desse mês, na seção Longa Duração, página 114, acerca da Ecosport, o Fábio Fukuda disse que, mesmo com as técnicas hoje empregadas, o amaciamento ainda mostra resultados.

 

Tanto é que eles fazem testes com o mesmo carro com 1000 km rodados e com 60 mil km rodados. Na eco, foi constatada uma melhora dos números.

 

Amaciamento é como caldo de galinha, mal não faz.

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Bem...

 

Assuntinho complicado esse de amaciamento...

 

Antigamenteeeeeeee antes do avanço da tecnologia dos lubrificantes, onde só se usava óleo de viscosidade alta (w40, w50...) a folga dos ajustes das peças dos motores eram bem maiores.

 

Com muitos estudos e testes, foram desenvolvidos óleos mais finos e mais resistentes ao atrito e calor (Sintéticos e semi-sintéticos) os ajustes das peças dos motores foram reduzidos, tornando assim o ajuste mecânico mais preciso e o funcionamento melhor, o tal amaciamentos praticamente não existe, basta verificar o que o manual diz sobre esse assunto...

 

Sobre o uso do militec o próprio fabricante não cita nada de km para uso do mesmo, somente o intervalo das trocas de óleo...

 

Complicado né esse assunto, cada um tem uma opinião...

 

kkkkk

 

abç

 

Inicialmente, eu faço uma distinção de amaciamento moderno e amaciamento antigo. 

Eu penso que ainda existe amaciamento (o moderno, então) pelas mesmas razões explanadas pelo colega Adenilson... 

Primeiro porque o manual prevê uma quilometragem em que não se deve utilizar o motor em regimes altos de RPM;

Segundo porque os testes da seção de Londa Duração da Quatro Rodas sempre apresentam resultados diferentes ao final dos 60.000km, tanto em consumo quanto em desempenho. Se boa parte dos motores já apresenta um pequeno grau de carbonização das sedes de válvulas aos 60.000km E MESMO ASSIM estão melhores do que zero quilômetro (em consumo e desempenho), significa que houve alguma mudança ali dentro. 

O amaciamento que nossos antepassados falavam (agora o amaciamento antigo, o mito), que eu me lembre, é dar pau no carro logo no começo pra ele "se acostumar" a andar bem. Isso, de fato, é história pra boi dormir. 

É que nem ligar o motor frio... O Bob Sharp diz que, hoje em dia, pode ligar o motor e imediatamente dar carga máxima... 

A bem da verdade é que, no final das contas, vc vai vender o carro antes de saber se o cuidado nos primeiros km ("amaciamento moderno") rendeu 20.000km ou 40.000km de vida útil extra naquele motor, pois dificilmente alguém fica com o mesmo carro além dos 150.000km... 200.000km então, são raríssimos que ficam tanto tempo com o mesmo carro.

Abraços

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Inicialmente, eu faço uma distinção de amaciamento moderno e amaciamento antigo. 

Eu penso que ainda existe amaciamento (o moderno, então) pelas mesmas razões explanadas pelo colega Adenilson... 

Primeiro porque o manual prevê uma quilometragem em que não se deve utilizar o motor em regimes altos de RPM;

Segundo porque os testes da seção de Londa Duração da Quatro Rodas sempre apresentam resultados diferentes ao final dos 60.000km, tanto em consumo quanto em desempenho. Se boa parte dos motores já apresenta um pequeno grau de carbonização das sedes de válvulas aos 60.000km E MESMO ASSIM estão melhores do que zero quilômetro (em consumo e desempenho), significa que houve alguma mudança ali dentro. 

O amaciamento que nossos antepassados falavam (agora o amaciamento antigo, o mito), que eu me lembre, é dar pau no carro logo no começo pra ele "se acostumar" a andar bem. Isso, de fato, é história pra boi dormir. 

É que nem ligar o motor frio... O Bob Sharp diz que, hoje em dia, pode ligar o motor e imediatamente dar carga máxima... 

A bem da verdade é que, no final das contas, vc vai vender o carro antes de saber se o cuidado nos primeiros km ("amaciamento moderno") rendeu 20.000km ou 40.000km de vida útil extra naquele motor, pois dificilmente alguém fica com o mesmo carro além dos 150.000km... 200.000km então, são raríssimos que ficam tanto tempo com o mesmo carro.

Abraços

 

Bem, 

 

Minha opinião de quem tem 24 anos de trabalho em industria, sempre no segmento de metalurgia, hoje funcionário da engenharia de manufatura FORD.

 

"Amaciamento" não existe mais, existe sim "assentamento", expressão usada pelo setor de qualidade automotivo, no qual os carros ao sair da linha de montagem, rodam X km para "assentar" os freios e suspensão bem como outros itens mecânicos...

 

O Fato de rodar os primeiros 1000 km sem forçar o motor implica em "durabilidade" dos componentes, pois ao abusar do conjunto mecânico sem estar devidamente

"assentado" irá causar desgaste prematuro ou mesmo algum problema como nos segmentos de óleo ou de combustão, nada referente ao "amaciar" o motor...

 

Não expresso minha opinião baseada em suposições ou conhecimento de porta de oficina, pois ainda hoje é comum ouvir barbaridades de "supostos" mecânicos, que só porque sabem desenroscar um parafuso acham que sabem de alguma coisa, muitos enterrando a engenharia...

 

Mais respeito sempre a opinião dos meus amigos como Adenison, Felipe e outros.

 

Abç

Editado por Hildegardo

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Existe uma km mínima para o uso do militec? O meu ta chegando nos 28k

 

Pode colocar sem dó. Não tem limite mínimo, porém eu coloco nos meus carros a partir dos 5.000km.

Tem gente que já coloca na hora que faz um motor novo, porém prefiro esperar os 5.000km. O motor ainda está novo.

Minha Saveiro está com 1.000km, estou pensando seriamente  esgotar o óleo na próxima viajem e colocar Militec.

Pelo que andei lendo o produto começa a ter o efeito efetivo apenas depois de 1000 km rodados, eu uso fazem uns 7 mil km já a dúvida é, na próxima troca tenho que colocar de novo ou só depois de 20.000 km rodados, ou seja na segunda troca depois de colocar o Militec?

 

Tato eu coloco troca sim / troca não ou no máximo duas não. Eles indicam a cada 20.000km ou reduzir o tempo caso o veículo seja usado em condições extrema.

Sei que posso estar jogando dinheiro fora trocando com menos Km, mas prefiro manter o preciosismo.

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Pode colocar sem dó. Não tem limite mínimo, porém eu coloco nos meus carros a partir dos 5.000km.

Tem gente que já coloca na hora que faz um motor novo, porém prefiro esperar os 5.000km. O motor ainda está novo.

Minha Saveiro está com 1.000km, estou pensando seriamente  esgotar o óleo na próxima viajem e colocar Militec.

 

Tato eu coloco troca sim / troca não ou no máximo duas não. Eles indicam a cada 20.000km ou reduzir o tempo caso o veículo seja usado em condições extrema.

Sei que posso estar jogando dinheiro fora trocando com menos Km, mas prefiro manter o preciosismo.

 

Pq esgotar o óleo? O fabricante diz que o Militec não se mistura ao óleo, apenas o utiliza como meio de transporte para se fixar no interior do motor.

Até pq, recomenda-se nova aplicação de Militec após 4 trocas de óleo.

É tanta promessa que eu desconfio mto desse produto... Mas, por via das dúvidas, está lá no motor do carro.

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Pq esgotar o óleo? O fabricante diz que o Militec não se mistura ao óleo, apenas o utiliza como meio de transporte para se fixar no interior do motor.

Até pq, recomenda-se nova aplicação de Militec após 4 trocas de óleo.

É tanta promessa que eu desconfio mto desse produto... Mas, por via das dúvidas, está lá no motor do carro.

 

Filipe estou pensando esgotar o óleo pq dei umas puxadas a mais antes dos 1.000Km na minha Saveiro, por isso pode ser que soltou alguma rebarba metálica das peças e com isso possa ter ficado alguma partícula no filtro de óleo. Pra não ocorrer o risco de voltar pro sistema estou pensando seriamente e trocar o óleo.

Se vc nunca usou Militec, indico vc colocar. Uso no meu carro não por ser modinha mas por uma questão de segurança.

O Militec não ajuda seu carro não quebrar, mas se houver a quebra o dano será menor.

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Filipe estou pensando esgotar o óleo pq dei umas puxadas a mais antes dos 1.000Km na minha Saveiro, por isso pode ser que soltou alguma rebarba metálica das peças e com isso possa ter ficado alguma partícula no filtro de óleo. Pra não ocorrer o risco de voltar pro sistema estou pensando seriamente e trocar o óleo.

Se vc nunca usou Militec, indico vc colocar. Uso no meu carro não por ser modinha mas por uma questão de segurança.

O Militec não ajuda seu carro não quebrar, mas se houver a quebra o dano será menor.

 

Eu coloquei aos 17.000km. Está lá no motor. É bem verdade que senti uma levíssima diminuição dos barulhos do motor, fato que merece ser registrado.

Raphael, a fábrica não indica essa troca a 1.000km... Faça o primeiro serviço com 5.000km/6 meses e aproveite a mão de obra grátis. Aí vc injeta o Militec.

Falando em mão de obra grátis... Meu carro está em vias de fazer 20.000km, e hoje agendei a troca de óleo (genuíno Castrol, filtro de óleo VW e filtro de combustível VW) e ficou em R$ 170. Lembro bem que a primeira revisão, com suposta mão de obra grátis, saiu R$ 200.

Rodei 9.500km nos primeiros 6 meses, e agora rodei durante 8 meses pra chegar aos 19.500km. Eu inclusive acho desnecessário trocar o óleo com apenas 6m sem dar os 10.000km, pois enorme parte dessa quilometragem é de estrada.

Não que isso seja parâmetro, mas após 10.000km meu óleo não está preto. Pelo contrário... Claro, não tem aspecto de óleo novo, mas está bem clarinho ainda. A despeito disso, a troca já está agendada.

Do 2.º serviço só não farei a troca do filtro de ar, pois já comprei o INflow.

Abs

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Eu coloquei aos 17.000km. Está lá no motor. É bem verdade que senti uma levíssima diminuição dos barulhos do motor, fato que merece ser registrado.

Raphael, a fábrica não indica essa troca a 1.000km... Faça o primeiro serviço com 5.000km/6 meses e aproveite a mão de obra grátis. Aí vc injeta o Militec.

Falando em mão de obra grátis... Meu carro está em vias de fazer 20.000km, e hoje agendei a troca de óleo (genuíno Castrol, filtro de óleo VW e filtro de combustível VW) e ficou em R$ 170. Lembro bem que a primeira revisão, com suposta mão de obra grátis, saiu R$ 200.

Rodei 9.500km nos primeiros 6 meses, e agora rodei durante 8 meses pra chegar aos 19.500km. Eu inclusive acho desnecessário trocar o óleo com apenas 6m sem dar os 10.000km, pois enorme parte dessa quilometragem é de estrada.

Não que isso seja parâmetro, mas após 10.000km meu óleo não está preto. Pelo contrário... Claro, não tem aspecto de óleo novo, mas está bem clarinho ainda. A despeito disso, a troca já está agendada.

Do 2.º serviço só não farei a troca do filtro de ar, pois já comprei o INflow.

Abs

 

Vou ver esse lance da 1ª revisão na CC. Vou ligar lá.

Numa CC da minha cidade cobraram R$230,00 na primeira troca de óleo do meu Pálio. Liguei na outra CC e perguntei quanto era a troca de óleo e filtro de óleo e estava R$120,00. Como o pessoal já tinha colocado o óleo novo e trocado o filtro de óleo, falei ou vc fazem o mesmo valor da outra CC ou pode esgotar o óleo e colocar meu antigo pra eu ir na outra CC. O gerente ficou puto, mas meu dinheiro não deixo pra eles não.

Resumindo nunca mais voltei na CC (Estação Fiat) e não indico o grupo Saga, pois são um bando de picaretas.

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Bem...

 

Não posso citar nomes nem como eu soube dessas informações...

 

Mais um "EX" engenheiro da VW, que "trabalhava" na vw na época que os motores deram problemas de lubrificação informou a um amigo meu que nada foi feito para resolver o problema, que tudo foi causado pelo lubrificante que foi especificado errado...

 

Por isso o recall da troca de óleo na época...

 

Por essas e outras que usava o Bardahl e agora uso o Militec.

 

Abc 

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Bem...

 

Não posso citar nomes nem como eu soube dessas informações...

 

Mais um "EX" engenheiro da VW, que "trabalhava" na vw na época que os motores deram problemas de lubrificação informou a um amigo meu que nada foi feito para resolver o problema, que tudo foi causado pelo lubrificante que foi especificado errado...

 

Por isso o recall da troca de óleo na época...

 

Por essas e outras que usava o Bardahl e agora uso o Militec.

 

Abc 

Meu amigo, você sabe qual foi o erro na especificação do lubrificante?

 

Aproveitando , coloquei Militec nessa semana e estou analisando as diferenças entre o antes e o depois.

 

Uma coisa eu posso afirmar: noto que o motor ficou mais silencioso nas partidas a frio. Digo isso pois estou usando só alcool e percebi a diferença quando mudei a mistura.

 

Quando usava mistura de 75% de gasolina e 25% de alcool o motor era mais silencioso devido o poder de lubricidade que a gasolina tem que é maior que o alcool. Passei a usar só alcool e notei um ruído maior principalmente nas partidas a frio. Usando o Militec, notei uma melhor e o motor mais silencioso.

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Bom, comprei o Militec na recente troca de óleo

 

Motor está top, roda liso e mais solto.

 

O ruim é o preço elevado aqui na Bahia, R$ 110,00

 

Eu sei,tem o frete, mas correios essa época de fim de ano ficam loucos

 

 

Aqui  o safado

 

 

 xat9.jpg

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Este mês andei rodando com uma proporção de 50% de alcool e 50% de gasolina e o meu carro estava fazendo uma média deconsumo de 8,0 km/l. Nestas condições não estava com o Militec.

Pois bem, coloquei o Militec e, utilizando a mesma proporção, medi de novo e a média subiu para 9,0km/l; isto nas mesma condições de uso: rodando na cidade com o ar ligado.

Outra coisa que notei foi o motor mais solto principalmente em arrancadas; está melhor.

HildegardoPS curtiu isso

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Meu amigo, você sabe qual foi o erro na especificação do lubrificante?

 

Aproveitando , coloquei Militec nessa semana e estou analisando as diferenças entre o antes e o depois.

 

Uma coisa eu posso afirmar: noto que o motor ficou mais silencioso nas partidas a frio. Digo isso pois estou usando só alcool e percebi a diferença quando mudei a mistura.

 

Quando usava mistura de 75% de gasolina e 25% de alcool o motor era mais silencioso devido o poder de lubricidade que a gasolina tem que é maior que o alcool. Passei a usar só alcool e notei um ruído maior principalmente nas partidas a frio. Usando o Militec, notei uma melhor e o motor mais silencioso.

 

Pelo que pesquisei usavam o 15w40 nessa época depois desse rolo dos motores voltaram pro 5w40 , outro ponto alegaram que o uso de alcool interferia nas propriedades do lubrificante.

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Pelo que pesquisei usavam o 15w40 nessa época depois desse rolo dos motores voltaram pro 5w40 , outro ponto alegaram que o uso de alcool interferia nas propriedades do lubrificante.

 

E também, o pouco que sondei é que a maioria que dava pau, tinha borra no cárter ou nem uma gota de óleo.

 

Há algumas razões

 

Os que travavam com menos de 10 mil km, a fábrica deve ter colocado pouquíssimo óleo no motor, que é automático na linha de montagem, esse óleo consumia todo no assentamento do motor e batia por falta de óleo, onde o mesmo consome mais quando novo do que mais rodado.

 

Outro caso também é a velha borra, que ficava apenas no cárter, e o cabeçote limpo. Isso era causado por operar o motor frio em parcas distâncias ou então nas revisões, não trocavam e sim COMPLETAVAM o mesmo, onde a mistura de óleo velho com novo causa isso. O que mais acontecia geralmente era o motor travar por crosta em excesso, que entupia o pescador(de plástico) e a bomba de óleo. E ai, ao invés de cobrar uma descarbonização completa, trocavam o motor.

 

E também alguns motores vieram bichados mesmo.

 

 

Um dia, na oficina, chegou um g5 2008/2009 1.0 vermelho, com mais de 70 mil km rodados que estava entupido de borra quando abriu o motor. E o motor era o MESMO.

 

O que acho engraçado é que vejo muitos dessa época, rodando aqui numa boa, com quilometragem acima dos 50 mil km rodados e que NUNCA trocaram o motor. 

G5BLACK09 curtiu isso

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O motor de vocês, que estão usando Militec, quando QUENTE, está mais silencioso ou não?

 

Sim!

Um pouco + silencioso e melhor na partida a frio...

Abç

vinicius_hozara curtiu isso

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Show! Na próxima troca vou por militec, já que não vou mais fazer a revisão na CSS a partir da 3ª. Meu carro é super silencioso frio mas quando esquenta faz mais barulho, nada anormal. Abçs.

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O motor de vocês, que estão usando Militec, quando QUENTE, está mais silencioso ou não?

 

O meu está um silêncio. Muitos quando estão comigo no carro perguntam se ele está desligado, tamanho o silêncio

vinicius_hozara curtiu isso

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Por favor olhem este video sobre os problemas nos VW

 

É isso que eu digo, existem certas pessoas que se dizem mecânicos só porque sabem desenroscar um parafuso...

 

Abç

adenilson707 curtiu isso

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