...provavelmente os peneus estão (ou pelo menos quase) ultrapassando as dimensões dos paralamas, sendo assim, os mesmos irão jogar aguá p/ fora do paralama mesmo (se na frente está assim, imagina do lado oposto, deve estar dando um banho na galera que vem trás) ...qto a aquaplanagem, descordo ...a grosso modo, imagina que o carro ao passar por uma "lâmina d'água" tenha um pneu de superfície menor (ex: 155mm) e o outro maior (ex: 215mm), bom, a diferença ficará sendo de 60mm ...agora, considerando que a "lâmina d'água" tenha aproximadamente 170mm de largura me diga: "qual pneu tenderia a não aquaplanar?" ...obviamente o maior, pois ainda sobraria contato com a superfície ...ok, mas nem sempre é assim ...então se a "lâmina d'água" tiver uma largura maior que o pneu mais largo (215mm), o veículo ao aquaplanar, tende a espalhar a água, ou seja, ainda sim, o mesmo teria maior grip (agarre / preso a pista), ou área de "sobra' para contato ...um outro fator importantíssimo que não foi citado, é o desenho do pneu ...ainda que fossem da mesma medida e um tivesse o desenho voltado para off road e o outro para pista molhada, um iria se sobressair bem mais com o outro, ou seja, depende da finalidade de cada um.
dê uma lida no que escrevi ae ...qto ao sentido da banda de rodagem, normalmente tem uma seta indicando a mesma ...no caso de estar invertida, com certeza sua eficácia será reduzida, pois ao invés de direcionar a água para fora (laterais), os pneus iriam direcionar esta água para o centro dele, levando a aquaplanar com mto mais facilidade ...sem falar que vc perderia o pneu mais rápido (desgastaria mais rápido que o normal).