adenilson707

Cuidado com a BORRA do motor

252 posts neste tópico

Meu Voyage G6, 1.6, 13/14, esta atualmente com mais de 263.000 km ( Comprado 0km no dia 20/09/2013 ), sempre abastecido com gasolina ( 95% das vezes, aditivada ) e feita troca de oleo Castrol 5w40 ( indicado pelo fabricante ) a cada 9500 / 10.000 km, juntamente com todos os filtros do carro, incluindo do ar condicionado.

Manutenção somente a periódica e/ou preventiva. 

Atualmente faço o trecho Jundiaí/SP - Curitiba/PR 4 vezes por mês ( ida e volta ).. média de 4500km por mês

Tenho inúmeras fotos que mostram consumo próximo de meio tanque para o trecho ( 450 km mais ou menos ), com os mais diversos km rodados
Motor original, nunca aberto.

Embreagem ( iMotion ) trocada com 154.000km... 

Carro que se bem cuidado, não da nenhum tipo de dor de cabeça.

Computador de bordo.. ar condicionado.. kit conforto completo.. paddle shift.. só alegria esse carro !

Edit: Em tempo: sem problema algum com lubrificação/borra do motor

Editado por cpicolo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 08/10/2022 at 13:03, HERMESHRF disse:

Gente, no nosso motor EA111 infelizmente tem uma deficiência crônica quanto ao sistema de lubrificação, e isso é um fato.

A única solução que encontrei foi abrindo mão de uma vez por todas do uso da gasolina e usando apenas o etanol e lógico trocando de 10.000 km à 11.000 km o óleo 100% sintético. Vejo muitas controvérsias quanto ao uso do etanol que ele resseca o sistemas com borrachas e etc, porém, o fator principal que me fez decidir usa apenas o etanol foram:

1º Não vou gastar para fazer o motor nem tão cedo por não ter o reagente químico com o óleo lubrificante (o verniz que antecede a borra é sim uma reação química de resíduos da gasolina durante o processo de combustão que passa para o óleo). 

2º É um combustível limpo e poluem menos;

3º O EA111 em relação ao consumo km/litro ele roda muito bem;

4º Troco o óleo de 10.000 km. 

Hoje, estou com 180.000 km e não há nem sequer o menor vestígio de verniz e muito menos borra e nunca fiz flushing. Veja as fotos em anexo.

Obs: Não quer dizer que nunca abasteço com gasolina, porque dizem que é bom para não viciar o sistema em uma só posição como admissão, bicos, sonda lambda e etc. Mas quando, é apenas 1/4 do tanque apenas para desencargo de consciência e sempre próximo a alguma troca de óleo de 8 em 8 meses ou ano em ano.

Espero que isso ajude. Abraço a todos.

sensor falta de fase.jpg

Captura de tela 2022-10-08 121429.png

Captura de tela 2022-10-08 121601.png

rapaz que bela imagem. me diga umas coisas:

ta com quantos km?

pra mim nao ficou muito claro qual a frequencia da troca de combustivel..?

eu rodo só com gasolina pois moro numa regiao fria.. e o motor ta com borra. se eu trocar agora para etanol e rodar uns 1000km sempre com etanol direto, sera que limpa a borra automaticamente?

abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora