Rafael Visen

Tópico dos Pneus - Discuta Aqui

978 posts neste tópico

Troquei as rodas do meu carro, pneus 215/45R17, e percebi algo estranho.. quando chove e junta as poças e passo com o carro tá subindo muita água no para-brisa e capô. Sei lá o que tá acontecendo.. quando tava com as R14 não acontecia antes, acho que o pneu tá mais largo e tá saindo água pra fora do para-lama.. é normal?

Com os pneus também desse tamanho era de se esperar acontecer isso...

Se tivesse com um 195/55 ou 195-60 não aconteceria isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, pois maior é a superfície de contato! Consequentemente maior será também, o riso de aquaplanagem pois, maior superfície, maior flutuação!

Simples, assim!

Gde abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Droga.. mas o desenho do pneu não deveria ajudar nesse caso? Vou verificar se ele não está do lado errado.. (rotação)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...provavelmente os peneus estão (ou pelo menos quase) ultrapassando as dimensões dos paralamas, sendo assim, os mesmos irão jogar aguá p/ fora do paralama mesmo (se na frente está assim, imagina do lado oposto, deve estar dando um banho na galera que vem trás) ...qto a aquaplanagem, descordo ...a grosso modo, imagina que o carro ao passar por uma "lâmina d'água" tenha um pneu de superfície menor (ex: 155mm) e o outro maior (ex: 215mm), bom, a diferença ficará sendo de 60mm ...agora, considerando que a "lâmina d'água" tenha aproximadamente 170mm de largura me diga: "qual pneu tenderia a não aquaplanar?" ...obviamente o maior, pois ainda sobraria contato com a superfície ...ok, mas nem sempre é assim ...então se a "lâmina d'água" tiver uma largura maior que o pneu mais largo (215mm), o veículo ao aquaplanar, tende a espalhar a água, ou seja, ainda sim, o mesmo teria maior grip (agarre / preso a pista), ou área de "sobra' para contato ...um outro fator importantíssimo que não foi citado, é o desenho do pneu ...ainda que fossem da mesma medida e um tivesse o desenho voltado para off road e o outro para pista molhada, um iria se sobressair bem mais com o outro, ou seja, depende da finalidade de cada um.

Droga.. mas o desenho do pneu não deveria ajudar nesse caso? Vou verificar se ele não está do lado errado.. (rotação)

dê uma lida no que escrevi ae ...qto ao sentido da banda de rodagem, normalmente tem uma seta indicando a mesma ...no caso de estar invertida, com certeza sua eficácia será reduzida, pois ao invés de direcionar a água para fora (laterais), os pneus iriam direcionar esta água para o centro dele, levando a aquaplanar com mto mais facilidade ...sem falar que vc perderia o pneu mais rápido (desgastaria mais rápido que o normal).

LincolnSilva curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala galera!

Estou com 2 pneus velhos, como eu não fiz rodizio, os da traseira ainda estão bons

A medida deles é 175/70R14.. Tem algum problema se eu comprar dois 175/65R14 e ficar rodando assim, com alturas diferentes na dianteira e traseira?

obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala galera!

Estou com 2 pneus velhos, como eu não fiz rodizio, os da traseira ainda estão bons

A medida deles é 175/70R14.. Tem algum problema se eu comprar dois 175/65R14 e ficar rodando assim, com alturas diferentes na dianteira e traseira?

obrigado!

Não faça isso

coloque 175/70 R14 ou 185/65 R14

Agora tem que trocar os 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não faça isso

coloque 175/70 R14 ou 185/65 R14

Agora tem que trocar os 4

Obrigado adenilson!

Eu tava querendo fazer isso por causa do preço... Estive procurando e achei pneus pirelli P400 bem em conta no Carrefour, mas não tinha do tamanho original dos meus pneus..

Vou pesquisar um pouco mais e trocar por pneus da medida original mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

185/65 r14 fica bem mais bonito o carro na minha opinião, mas troque os 4!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado adenilson!

Eu tava querendo fazer isso por causa do preço... Estive procurando e achei pneus pirelli P400 bem em conta no Carrefour, mas não tinha do tamanho original dos meus pneus..

Vou pesquisar um pouco mais e trocar por pneus da medida original mesmo

ja estao baratos como vc disse, entao aproveita e ja troca os 4...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pneu mais estreito em tese, cortaria a água com maior facilidade em relação a um de maior largura, que como você mesmo disse, espalharia mais água, aumentando a tendência à aquaplanagem. Apenas para ilustrar o raciocínio, se observarmos os cascos das embarcações, podemos perceber que em sua maioria esmagadora, a proa (frente) possui a forma de "V" mais estreita em relação ao popa (fundo) que é mais "plano" o que garante a estabilidade da embarcação. Essa característica da proa tem como objetivo romper a resistência imposta pela massa de água.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal,

Acho q vou pegar meu G5 hoje e pelo visto ta precisando de pneus.

Ainda está com os originais! (40mil rodados)

Modelo 1.0 Trend

Quais pneus devo usar? (Marca, modelo, etc)

Quais vcs recomendam?

Não liguem não, to meio perdido! haha'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal,

Acho q vou pegar meu G5 hoje e pelo visto ta precisando de pneus.

Ainda está com os originais! (40mil rodados)

Modelo 1.0 Trend

Quais pneus devo usar? (Marca, modelo, etc)

Quais vcs recomendam?

Não liguem não, to meio perdido! haha'

é aro 14? pega Pirelli 185/60

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ih cara, acho q é 14" sim.

Esse Pirelli 185/60 é o original dele?

então não sei se a medida é essa mesma... mais o perfil um pouco baixo seria excelente :D mais fim das duvidas da uma olhadinha neste site http://www.gilsonpneus.com.br/originais/pneus-originais-volkswagen

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera, talvez to falano merda, mas eh possivel usar roda 17 sem precisar rebaixar?

(usando um perfil mais alto no pneu pra nao deixar muito espaço entre a lata e o pneu)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera, talvez to falano merda, mas eh possivel usar roda 17 sem precisar rebaixar?

(usando um perfil mais alto no pneu pra nao deixar muito espaço entre a lata e o pneu)

é possível sim, eu colocaria uma suspensão esportiva pra dar uma pequena deitada... mais com a suspensão original acho q ficaria +ou- assim..

vwgolg5aro17tunado.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é possível sim, eu colocaria uma suspensão esportiva pra dar uma pequena deitada... mais com a suspensão original acho q ficaria +ou- assim..

a>

vlw pela ajuda, mas nesse caso nao vale a pena... teria q ser perfil maior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vlw pela ajuda, mas nesse caso nao vale a pena... teria q ser perfil maior

eu acho q com a suspensão original com o perfil tanto alto ou baixo... vai ficar aparecendo este vão

like a boss curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então não sei se a medida é essa mesma... mais o perfil um pouco baixo seria excelente :D mais fim das duvidas da uma olhadinha neste site http://www.gilsonpneus.com.br/originais/pneus-originais-volkswagen

Blz!

Achei barato R$ 225,00, todas lojas q vi estão nessa faixa de preço.

TIpo, não sou muito fã de carro rebaixado não, entende?

Ainda mais pq onde moro as lombadas são gigantes, tipo Everest, hahahaha'

Valeu pela dica!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falae meus caras, montei meu voayage g5 com umas 18 do golf europeu - 215/35Z R18 , mas nao faco ideia de qual calibragem usar para esses pneus.

 

Valeuu!

 

Abs,

Marcelao.

Editado por Marcelao!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso foi o que achei!

 

Tem sentido, já que por ele ser BEM BAIXO, quase uma fita isolante sobre a roda, precisaria de mais pressão, para evitar o contato!

Mas cá entre nós... só de pensar num buraquinho já é motivo pra ir à borracharia, não?

No mais... abraço!

https://www.youtube.com/watch?v=rrPZXKcA_Rs

 

   "Coloquei pneus toyo proxes 4 na medida 215/35/18 no lugar de pneus originalmente
195/60/15 com a calibragem no manual para 28 e 32 se carregado, gostaria de saber
qual pressão ultilizar nos aro 18, tanto para andar na cidade cuja estrada nao é das
melhores, quanto para andar em viagens longas em br onde a estrada é um tapete.
Obrigado"             Usando os dados que você me passou a calibragem ideal seria: A Calibragem
nova: Frente: 36 psi Traseiro: 42 psi Pode usar esta mesma calibragem para uso
na cidade ou na estrada.
    
Editado por Eloi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é o contrário, quanto mais largo menor a pressão considerando que a área de contato é maior. Na dúvida baixaria uma ou duas libras e sentiria o carro, vamos ver se algum colega se habilita a calcular considerando a massa do carro e área de contato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora