adenilson707

Câmbio(Manual e I-Motion) - Dúvidas, Problemas - Discuta Aqui

282 posts neste tópico

Com certeza "quase" absoluta que o câmbio do Golf 1.6 é diferente do gol 1.0 e 1.6

sinto uma diferença enorme.. não sei se é técnica, ou posição de dirigir (mais baixo que no gol), ou presença de encosto de braço, ou a altura da alavanca.. ou tudo isso junto..  

mas que é diferente, isso é... parece que o engate é bem curtinho, eu coloco o braço no encosto e só mexo os dedos pra trocar de marcha.. é um tes@0.

Eu pago um pau pro Golf atual.. 

Fugindo um pouquinho do assunto, motor é o mesmo que do Gol 1.6?

Romulo Madruga curtiu isso

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Com certeza "quase" absoluta que o câmbio do Golf 1.6 é diferente do gol 1.0 e 1.6

sinto uma diferença enorme.. não sei se é técnica, ou posição de dirigir (mais baixo que no gol), ou presença de encosto de braço, ou a altura da alavanca.. ou tudo isso junto..  

mas que é diferente, isso é... parece que o engate é bem curtinho, eu coloco o braço no encosto e só mexo os dedos pra trocar de marcha.. é um tes@0.

Eu pago um pau pro Golf atual.. 

Fugindo um pouquinho do assunto, motor é o mesmo que do Gol 1.6?

 

A quilometragem, o jeito de dirigir, o desgaste da seletora, a altura do disco da embreagem... Tudo isso influi mesmo na maciez.

 

Quanto ao motor, são os mesmos sim. Voyage, Saveiro, Gol, Polo, Golf e Fox 1.6 compartilham o mesmo motor.

 

Mandou bem! Facil para quem sabe. hehehe

 

Rsrs Valeu cara! É mais prática mesmo...

 

Gabriel Tavares

 

GMT Performance

 

(61) 8131-7736

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Com certeza "quase" absoluta que o câmbio do Golf 1.6 é diferente do gol 1.0 e 1.6

sinto uma diferença enorme.. não sei se é técnica, ou posição de dirigir (mais baixo que no gol), ou presença de encosto de braço, ou a altura da alavanca.. ou tudo isso junto..  

mas que é diferente, isso é... parece que o engate é bem curtinho, eu coloco o braço no encosto e só mexo os dedos pra trocar de marcha.. é um tes@0.

Eu pago um pau pro Golf atual.. 

Fugindo um pouquinho do assunto, motor é o mesmo que do Gol 1.6?

 

O Golf realmente é um tesão pra pilotar, mesmo levando couro de Gol 1.0 basicão... rsrs

 

Depende com qual modelo de Gol você compara.

 

O câmbio do Golf 1.6 é mais longo - em relação ao do Gol 1.0 - apenas de 4º e 5º. Comparando o diferencial, o do Golf é mais curto.

 

Se a gente comparar o câmbio das duas versões 1.6 (tanto do Gol quanto do Golf), a gente percebe que de 1ª a 5ª o do Golf é mais longo. Quanto ao diferencial, o do Golf é mais curto aqui também.

 

Quanto a maciez dele, é "engraçado" dizer, porque eles compartilham os mesmos sincronizados com triplo cone e o mesmo sistema de engate/seleção.

 

Qualquer dúvida, só perguntar!

 

Abraço!

 

Gabriel Tavares

 

GMT Performance

 

(61) 8131-7736

 

Valeu Gabriel!

 

Mas pelo jeito continua o mistério. rs

 

Já dirigi Gol, Voyage, Fox, Polo, Golf e Bora, e em nível de câmbio dá pra sentir que os dois últimos são os melhores,

ficando o Polo no meio e a linha Gol e Fox logo abaixo.

 

Inclusive, não se ouve aquela tremedeira da embreagem(?) em rua de calçamento.

 

Mais alguém notou essa diferença além de mim e do Lincoln?

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Beleza pessoal, desculpa se este tópico já existe, sou novo por aqui, mas procurei algum tópico neste sentido e encontrei apenas um que já está fechado.

 

Tenho um Gol g5 2012 1.0 Trend, ontem ocorreu um problema no câmbio, ficou (mole) ou seja ele engata as marchas tudo certo, mas o câmbio está com uma folga imensa, atrapalha um pouco nas trocas de marchas, bom, levei hoje na concessionária, falei com o responsável da oficina, ele logo achou ou problema a MOLA CENTRALIZADORA do cambio rompeu, quebrou, e agora só a parte da manopla inteira para comprar, essa mola não é vendida separada, e o preço da peça toda é de R$ 400,00 fora a mão de obra, alguem teve esse problema e conseguiu resolver se ter que trocar a peça toda?? fico no aguardo

 

Obs: Posso tirar alguma duvidas sobre VW, trabalhei 2 anos como vendedor nesta mesma concessionária, sai o mês passado, mas este problema não tinha visto ainda!

 

Amanha vou tirar um foto do câmbio para postar aqui!! 

 

abraço a todos



Tambem já é uma dica se acontecer isso com alguem, pq pode ir em um mecanico e ele falar que tem que trocar o trambulador inteiro, caixa, embreagem, farol, para choque.. kkkkkkkkkkkk.. é mas tem uns que dizem mesmo!!

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Olá pessoal. Tenho um novo Gol 2013 e as vezes a primeira marcha e a ré não entram. É como se houvesse um obstáculo que não deixa que eu empurre a marcha. Isso só acontece as vezes e quando é a primeira marcha eu percebi que se colocar a segunda e empurrar a primeira vai tranquilamente. A ré, quando abaixo a alavanca e tento empurrar e não vai, eu volto pra ponto morto, ponho outro marcha e depois tento novamente. Antes que alguém pergunte, tudo com o carro parado.

 

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Olá pessoal. Tenho um novo Gol 2013 e as vezes a primeira marcha e a ré não entram. É como se houvesse um obstáculo que não deixa que eu empurre a marcha. Isso só acontece as vezes e quando é a primeira marcha eu percebi que se colocar a segunda e empurrar a primeira vai tranquilamente. A ré, quando abaixo a alavanca e tento empurrar e não vai, eu volto pra ponto morto, ponho outro marcha e depois tento novamente. Antes que alguém pergunte, tudo com o carro parado.

 

então o meu gol também e assim, ela trava apenas se o freio de mão estiver acionado...

Com o freio de mão "solto" também trava?

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Olá pessoal. Tenho um novo Gol 2013 e as vezes a primeira marcha e a ré não entram. É como se houvesse um obstáculo que não deixa que eu empurre a marcha. Isso só acontece as vezes e quando é a primeira marcha eu percebi que se colocar a segunda e empurrar a primeira vai tranquilamente. A ré, quando abaixo a alavanca e tento empurrar e não vai, eu volto pra ponto morto, ponho outro marcha e depois tento novamente. Antes que alguém pergunte, tudo com o carro parado.

O meu tbm trava a re as vez

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então o meu gol também e assim, ela trava apenas se o freio de mão estiver acionado...

Com o freio de mão "solto" também trava?

Sim. Não diria travar, diria que nem entra a marcha. quando tento engatar ela topa. Ai depois de tentar muito voltando pra ponto morto e tentando ou jogando uma segunda e depois primeira ela vai. Tudo com o carro parado. As vezes to no transito parado e quando o sinal abre que eu tento colocar a primeira ela faz isso.

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Cara, tem que ver a maneira que tu empurra a alavanca. Tem que ser no ponto certo. tanto que se tu engatar a 2º e passar a 1º entra, certo?

 

Inclusive a ré, tenta esperar coisa de 1 ou 2segundos e engata ( no estilo old man ), vai entrar com uma luva. 

 

Se for defeito mesmo pode ser o trambulador da caixa 

 

 

 

Abs!

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É normal, o meu é assim tbm. É como se fosse um calo entre as marchas, engata uma segunda e joga a primeira. Sempre faço assim

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Isso é Normal, As Vezes, se vc voltar pro ponto morto, tirar o pé da embreagem e colocar denovo, a marcha entra tranquiliz... Nos meus 4 antigos corsa é assim, no Uno, Strada, e Celta da Empresa, Já Peguei Isso no Vectra.. Enfim... Isso é Normal... E acontece tb qdo vc ainda está com o carro em movimento, quase parando num sinal por exemplo.. Dai a 1ª Marcha não entra, e qdo entra da um tranco meio feio :P Deve ser algum tipo de "proteção" do sistema...

 

Basicamente e só largar o pé da embreagem e voltar a pressionar que funfa tranquiliz...

 

Abraços

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O meu apresenta isso as vezes a primeira entra macio , as vezes parece que tem algo no meio do caminho dando uma travada na forma macia que ela entra. Mas acredito que possa ser o jeito de engatar pois a ré está ali do lado e seria como uma proteção por isso as vezes você engata e da uma travada. Meu antigo corsa era ruim de engatar a 1º marcha e a ré era ao lado.

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acho que não é só do g5. Deve ser característica da transmissão MQ200. No Polo tb é assim

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Se não me engano isso ocorre pois a 1ª e Ré não são sincronizadas, é feito desta forma pois elas só devem ser engatadas com o carro totalmente parado.

Faz o seguinte teste: Para o carro, Neutro, solta e pisa na embreagem, engata a primeira ou ré.

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É galera fui premiado com o I-motion....

Fui a Juiz de fora e como todos sabem pista boa, fui dando umas esticadinhas, na volta em um momento, quando passei da 4ª para a 5ª senti um tranquinho e um delay diferente, à partir daí toda vez que eu engatava a 4ª ele dava esse delay.

Quando cheguei liguei para a CSS e agendei para a segunda feira seguinte, mas durante o dia ele ja me deu mais um susto, saí do carro quando voltei, liguei engrenei a marcha e ??? Nada aconteceu e uma mensagem no painel, "ERRO NO SISTEMA CONTATE A VW".

Desliguei o carro e liguei novamente, a mensagem e o bip sumiram, mas antecipei a visita a CSS.

Cheguei lá expliquei o que estava acontecendo ele levou o carro la pra dentro e mais tarde me liga falando que o carro teria que trocar a embreagem com 78.000Km e o cilindro atuador da embreagem estava com problema, valor da peça R$ 1200,00 e a embreagem R$1500,00 = TOTAL R$ 3800,00 mais ou menos.

Lembrando que a garantia do meu carro acabou mês passado ele disse que mesmo assim ele iria tentar pela garantia, mas a embreagem eu teria que pagar.

Pesquisei na internet e achei o cilindro por R$299,00 e a embreagem por R$350,00.

Ainda não troquei nada, procuro uma oficina que faça o serviço no RJ.

 

 

 

Embreagem baixou:

http://www.altese.com.br/Embreagem-Altese-620312700/p

 

Cilindro:

http://www.crestana.com.br/mecanica/cilindro-auxiliar-de-embreagem/0c3142063-1.html

 

Pode usar o sensor da peça velha o que estraga é o retentor interno.

 

AVISO: PARANDO NO SINAL OU UMA PAUSA PROLONGADA, COLOQUE EM N E TIRE O PÉ DO FREIO!!!

O PEDAL DO FREIO QUE ACIONA A EMBREAGEM, QUANDO VC FICA PARADO COM O PÉ NO FREIO É COMO SE ESTIVESSE DESCANSANDO O PÉ NA EMBREAGEM, ISSO CAUSA UM DESGASTE PREMATURO DA MESMA!!!

Editado por Tony Roberto
Vinicios Conceicao curtiu isso

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Somos dois, mas gastei bem menos na CSS pq (R$2600,00) falei que ia levar as pecas, mas mesmo assim mais de R$700,00 de mão de obra.

 

Mas volto a dizer, não significa que o cambio, robô das trocas ou carro seja ruim, o problema são os preços praticados quando as pecas não são comuns de mercado, por ser um sistema relativamente novo. Quero ver quando começar a quebrar esses câmbios de dupla embreagem, e as revendas começarem a depreciar os carros por conta disso, igual estão fazendo com os imotions.

 

Abracos,

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AVISO: PARANDO NO SINAL OU UMA PAUSA PROLONGADA, COLOQUE EM N E TIRE O PÉ DO FREIO!!!

o dilema é que isso é EXATAMENTE o contrário do que manda o manual.

o câmbio tem garantia de 3 anos, a sua já passou ?

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o dilema é que isso é EXATAMENTE o contrário do que manda o manual.

o câmbio tem garantia de 3 anos, a sua já passou ?

 

Câmbio(a caixa e seus componentes) tem a garantia de 3 anos

 

KIT DE EMBREAGEM NÃO TEM PQ É ITEM DE DESGASTE. TODAS as marcas são enfáticas quanto a isso.

 

Se a css trocou a embreagem na garantia, foi CORTESIA e não obrigação.

 

Garantia cobre:

 

MOTOR E PEÇAS MECÂNICAS.

TRANSMISSÃO E SEUS COMPONENTES

CARROCERIA

ELÉTRICA

 

 

Discos de freio, amortecedores, kit de embreagem, pastilhas de freio NÃO SÃO COBERTOS.

 

 

A caixa I-Motion nada mais é que a caixa comum, mas acionada pelo robozinho.

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É galera fui premiado com o I-motion....

Fui a Juiz de fora e como todos sabem pista boa, fui dando umas esticadinhas, na volta em um momento, quando passei da 4ª para a 5ª senti um tranquinho e um delay diferente, à partir daí toda vez que eu engatava a 4ª ele dava esse delay.

Quando cheguei liguei para a CSS e agendei para a segunda feira seguinte, mas durante o dia ele ja me deu mais um susto, saí do carro quando voltei, liguei engrenei a marcha e ??? Nada aconteceu e uma mensagem no painel, "ERRO NO SISTEMA CONTATE A VW".

Desliguei o carro e liguei novamente, a mensagem e o bip sumiram, mas antecipei a visita a CSS.

Cheguei lá expliquei o que estava acontecendo ele levou o carro la pra dentro e mais tarde me liga falando que o carro teria que trocar a embreagem com 78.000Km e o cilindro atuador da embreagem estava com problema, valor da peça R$ 1200,00 e a embreagem R$1500,00 = TOTAL R$ 3800,00 mais ou menos.

Lembrando que a garantia do meu carro acabou mês passado ele disse que mesmo assim ele iria tentar pela garantia, mas a embreagem eu teria que pagar.

Pesquisei na internet e achei o cilindro por R$299,00 e a embreagem por R$350,00.

Ainda não troquei nada, procuro uma oficina que faça o serviço no RJ.

 

 

 

Embreagem baixou:

http://www.altese.com.br/Embreagem-Altese-620312700/p

 

Cilindro:

http://www.crestana.com.br/mecanica/cilindro-auxiliar-de-embreagem/0c3142063-1.html

 

Pode usar o sensor da peça velha o que estraga é o retentor interno.

 

AVISO: PARANDO NO SINAL OU UMA PAUSA PROLONGADA, COLOQUE EM N E TIRE O PÉ DO FREIO!!!

O PEDAL DO FREIO QUE ACIONA A EMBREAGEM, QUANDO VC FICA PARADO COM O PÉ NO FREIO É COMO SE ESTIVESSE DESCANSANDO O PÉ NA EMBREAGEM, ISSO CAUSA UM DESGASTE PREMATURO DA MESMA!!!

 

 

Essa embreagem tá num preço filé. Aqui, da mesma marca, passa dos R$ 320,00

 

O pessoal do Audi A3 Clube estão utilizando essa marca. Não é recondicionada. É de origem italiana. O pessoal tá gostando

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-493955587-kit-de-embreagem-golf-nacional-polo-16-8v-_JM

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o dilema é que isso é EXATAMENTE o contrário do que manda o manual.

o câmbio tem garantia de 3 anos, a sua já passou ?

 

Eu conversei com o cara na autorizada e ele me falou sobre o funcionamento, junto com o mecânico, eles me falaram o seguinte.

Uma das maneiras de acionar a embreagem é quando o carro esta parado e vc pisa no freio, nesse momento o carro "DEBREIA" aguardando a 1ª ou a RÉ.

No caso de engarrafamento imaginem a M)@ grande que é...

com o carro em movimento isso não acontece, mas quando parado tem que colocar em N e tirar o pé do freio, pq com ele no pedal é como se vc descansasse o pé em cima da embreagem.

Sobre a garantia a minha acabou tem um mês, mas la na CCS disseram que iam tentar consertar pela fábrica, ja que tive outros problemas com o carro, a foda é que eles querem trocar a embreagem junto alegando ser parte do problema e na CCS custa 1700 reais.

 

Câmbio(a caixa e seus componentes) tem a garantia de 3 anos

 

KIT DE EMBREAGEM NÃO TEM PQ É ITEM DE DESGASTE. TODAS as marcas são enfáticas quanto a isso.

 

Se a css trocou a embreagem na garantia, foi CORTESIA e não obrigação.

 

Garantia cobre:

 

MOTOR E PEÇAS MECÂNICAS.

TRANSMISSÃO E SEUS COMPONENTES

CARROCERIA

ELÉTRICA

 

 

Discos de freio, amortecedores, kit de embreagem, pastilhas de freio NÃO SÃO COBERTOS.

 

 

A caixa I-Motion nada mais é que a caixa comum, mas acionada pelo robozinho.

 

O preço da embreagem realmente esta filé, essa loja é o paraíso dos taxistas aqui no RJ, vale a pena ate mandar para outros estados.

Arrumei um cara que mexe em I-motion aqui no RJ, ele fica em frente ao autódromo e foi recomendado pelo Galego, "O CARA" das caixas de marchas aqui no RJ.

Só conversei com ele pelo tel e me disse que a mão de obra sai em torno de R$ 500,00 se for somente isso com as peças por minha conta.

O maior problema é que o cara esta com a agenda da oficina lotada até dia 25/07.

Postarei as cenas dos próximos capítulos.

ABS.

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Eu conversei com o cara na autorizada e ele me falou sobre o funcionamento, junto com o mecânico, eles me falaram o seguinte.

Uma das maneiras de acionar a embreagem é quando o carro esta parado e vc pisa no freio, nesse momento o carro "DEBREIA" aguardando a 1ª ou a RÉ.

No caso de engarrafamento imaginem a M)@ grande que é...

com o carro em movimento isso não acontece, mas quando parado tem que colocar em N e tirar o pé do freio, pq com ele no pedal é como se vc descansasse o pé em cima da embreagem.

Sobre a garantia a minha acabou tem um mês, mas la na CCS disseram que iam tentar consertar pela fábrica, ja que tive outros problemas com o carro, a foda é que eles querem trocar a embreagem junto alegando ser parte do problema e na CCS custa 1700 reais.

 

 

O preço da embreagem realmente esta filé, essa loja é o paraíso dos taxistas aqui no RJ, vale a pena ate mandar para outros estados.

Arrumei um cara que mexe em I-motion aqui no RJ, ele fica em frente ao autódromo e foi recomendado pelo Galego, "O CARA" das caixas de marchas aqui no RJ.

Só conversei com ele pelo tel e me disse que a mão de obra sai em torno de R$ 500,00 se for somente isso com as peças por minha conta.

O maior problema é que o cara esta com a agenda da oficina lotada até dia 25/07.

Postarei as cenas dos próximos capítulos.

ABS.

 

partiu. Agora eu compro a embreagem, mas lá no 13º. A loja é confiável.

 

Quanto a pisar no pedal com o carro desengatado, isso é normal na Fiat. Não sei se na Volkswagen é o mesmo ou é o inverso

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Eu conversei com o cara na autorizada e ele me falou sobre o funcionamento, junto com o mecânico, eles me falaram o seguinte.

Uma das maneiras de acionar a embreagem é quando o carro esta parado e vc pisa no freio, nesse momento o carro "DEBREIA" aguardando a 1ª ou a RÉ.

No caso de engarrafamento imaginem a M)@ grande que é...

com o carro em movimento isso não acontece, mas quando parado tem que colocar em N e tirar o pé do freio, pq com ele no pedal é como se vc descansasse o pé em cima da embreagem.

não dá pra imediatamente assumir que o que eles falam é verdade. o câmbio imotion é um assunto que eu venho pesquisando desde o dia zero, e as informações que obtive são bem contraditórias.

o manual afirma categoricamente que não deve-se tirar o carro de D ao parar em um sinal. A VW tem mais de um vídeo institucional sobre o assunto afirmando a mesma coisa. via email, a VW ainda reforçou essa posição para mim quando a confrontei com o alerta do meu mecânico, que assim como o seu aconselha o uso do neutro.

faz sentido que parado com o carro em D a embreagem seja forçada, mas a embreagem dos carros com imotion foram dimensionadas para isso. elas são reforçadas e portanto não é necessário o uso do N ao parar, essa é a posição oficial da montadora.

quanto a tirar o pé do freio com o carro em N, além de apresentar um grande risco para você isso ainda não faz o menor sentido. quando você seleciona N, o câmbio é desacoplado - tanto que ao voltar para D é possível ouvir o estalo do câmbio acoplando novamente. eu não sou especialista no assunto, mas o pouco que sei me diz que essa prática é absurda.

após muito conversar com o pessoal do clube do jetta passei a adotar a mesma estratégia do pessoal que tem câmbio DSG com dupla embreagem: joga em neutro apenas se ficar parado por longos períodos, preferencialmente mais de 30 segundos. mas tirar o pé do freio nunca.

abraços.

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não dá pra imediatamente assumir que o que eles falam é verdade. o câmbio imotion é um assunto que eu venho pesquisando desde o dia zero, e as informações que obtive são bem contraditórias.

o manual afirma categoricamente que não deve-se tirar o carro de D ao parar em um sinal. A VW tem mais de um vídeo institucional sobre o assunto afirmando a mesma coisa. via email, a VW ainda reforçou essa posição para mim quando a confrontei com o alerta do meu mecânico, que assim como o seu aconselha o uso do neutro.

faz sentido que parado com o carro em D a embreagem seja forçada, mas a embreagem dos carros com imotion foram dimensionadas para isso. elas são reforçadas e portanto não é necessário o uso do N ao parar, essa é a posição oficial da montadora.

quanto a tirar o pé do freio com o carro em N, além de apresentar um grande risco para você isso ainda não faz o menor sentido. quando você seleciona N, o câmbio é desacoplado - tanto que ao voltar para D é possível ouvir o estalo do câmbio acoplando novamente. eu não sou especialista no assunto, mas o pouco que sei me diz que essa prática é absurda.

após muito conversar com o pessoal do clube do jetta passei a adotar a mesma estratégia do pessoal que tem câmbio DSG com dupla embreagem: joga em neutro apenas se ficar parado por longos períodos, preferencialmente mais de 30 segundos. mas tirar o pé do freio nunca.

abraços.

 

"faz sentido que parado com o carro em D a embreagem seja forçada, mas a embreagem dos carros com imotion foram dimensionadas para isso. elas são reforçadas e portanto não é necessário o uso do N ao parar, essa é a posição oficial da montadora."

 

Igor a embreagem do I-motion é exatamente igual a do normal, comprei a nova hoje, inclusive o consultor da autorizada me falou a mesma coisa, a embreagem é a mesma, só da mais trabalho pra trocar.

 

"quanto a tirar o pé do freio com o carro em N, além de apresentar um grande risco para você isso ainda não faz o menor sentido. quando você seleciona N, o câmbio é desacoplado - tanto que ao voltar para D é possível ouvir o estalo do câmbio acoplando novamente. eu não sou especialista no assunto, mas o pouco que sei me diz que essa prática é absurda."

 

Colocar o carro em N não apresenta risco, é só incomodo toda hora colocar em N.

Esse é exatamente o ponto, quando o carro esta em N, desengata a marcha e a embreagem só descansa quando se tira o pé do freio, que é o pré-requisito para se engatar a primeira e a ré.

O barulho do estalo e o tranquinho é o mesmo de quando se engrena a 1ª nos carros manuais.

 

"após muito conversar com o pessoal do clube do jetta passei a adotar a mesma estratégia do pessoal que tem câmbio DSG com dupla embreagem: joga em neutro apenas se ficar parado por longos períodos, preferencialmente mais de 30 segundos. mas tirar o pé do freio nunca."

 

Estive pensando em trocar o Voyage por um Jetta e pesquisei sobre o Tiptronic para não trocar um problema por outro.

O funcionamento do Tiptronic é bem diferente do I-motion.

 

No I-motion, temos uma caixa manual com um dispositivo eletro hidráulico que faz o acionamento e a troca da marcha.

Aciona embreagem passa a marcha e relaxa a embreagem.

 

No Tiptronic temos duas embreagens que trabalham engatadas o tempo inteiro, uma embreagem fica com as marchas pares e a outra com as marchas impares, quando damos o comando da troca simplesmente acontece a troca do plato acoplado ao volante do motor.

As imagens ajudam a entender.

dual-clutch-transmission-13.gifdsg-002.jpg

 

A grande verdade é que ao invés de Jetta ou ficar no I-motion, vou pegar um outro Voyage GVI e uma moto.

Estou legal de servir de cobaia para essas empresas.

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