adenilson707

Câmbio(Manual e I-Motion) - Dúvidas, Problemas - Discuta Aqui

282 posts neste tópico

Comprei um gol G5 2010 com esse tipo de câmbio....

Estava com uns 60 mil km... nos 65 mil km precisei comprar o kit da embreagem R$ 1.800,00...

 

uns 4 meses depois com 75 mil km precisei trocar o atuador do câmbio (o problema eu batia a marcha para o D e não ia, apenas piscava), valor R$ 1.850,00.

 

Mecânico disse que isso é normal do uso... 

 

Enfim... pra mim já deu meio caro esse câmbio hahahaha  :fie1:  :fie1:  :fie1:  :fie1:  :fie1:

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Galera, boa tarde.. 

 

Pesquisei na internet e li muito coisa.. e a maioria das coisas que li não indicavam a necessidade da substituição do oleo do sistema i-motion.. 

Liguei numa CSS aqui da cidade e conversei com uma pessoa conhecida, que trabalha na oficina, e ele me disse que nunca ouviu de "trocar o óleo do sistema i-motion periodicamente/preventivamente." 

 

Ai fui fuçar no meu manual do proprietario e não achei nada que tirasse minha duvida.

 

Ai a pergunta: Realmente preciso trocar o oleo do sistema robotizado i-motion ?

Se sim, a cada quantos km rodados ?

 

Grato pela ajuda galera

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Acredito que só será necessário trocar o óleo do robô, em caso de alguma intervenção corretiva do câmbio.

Para maiores informações, acesse o canal Teomave, no YouTube. O cara (Teobaldo) é monstro em câmbio.

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Alguém ?

Amanhã ou depois devo ir na oficina aqui e pergunto ao mecânico sobre isso. Ele tem bastante experiência com nossos carros e talvez saiba sobre.  :Good:

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Em 04/07/2016 at 23:00, LFelipe disse:

Amanhã ou depois devo ir na oficina aqui e pergunto ao mecânico sobre isso. Ele tem bastante experiência com nossos carros e talvez saiba sobre.  :Good:

Então Felipe, li aqui, em algum lugar, que o oleo deveria ser trocado...

Nunca soube disso.. ai, fui procurar me informar.. e pesquisando na internet, não consegui chegar numa conclusão.

Tenho um conhecido que é chefe de oficina de uma CSS aqui de Jundiai.. e perguntei para ele ( me passou até o valor, R$160,00 para trocar o oleo aqui ) e ele me passou que nunca ouviu falar da troca desse oleo, nem por condição preventiva, nem por troca periódica ou coisa do tipo.

 

De toda forma, por favor, pergunte sim.. será um feedback a mais sobre o assunto.

 

Vlw

Em 02/07/2016 at 15:42, biguia disse:

Acredito que só será necessário trocar o óleo do robô, em caso de alguma intervenção corretiva do câmbio.

Para maiores informações, acesse o canal Teomave, no YouTube. O cara (Teobaldo) é monstro em câmbio.

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Eu tb sempre imaginei que fosse isso, somente numa intervenção.. ai li em algum lugar aqui que o oleo deveria ser trocado ( não vou lembrar em que tópico eu vi isso.. ) , mas conforme minha pesquisa e com a informação que peguei na CSS com meu conhecido, não vi a necessidade para tal..

 

Vou dar uma olhada nesse canal.., valeu a dica

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Eu tb sempre imaginei que fosse isso, somente numa intervenção.. ai li em algum lugar aqui que o oleo deveria ser trocado ( não vou lembrar em que tópico eu vi isso.. ) , mas conforme minha pesquisa e com a informação que peguei na CSS com meu conhecido, não vi a necessidade para tal..

 

Vou dar uma olhada nesse canal.., valeu a dica


Ontem consegui perguntar ao mecânico sobre o iMotion.
Segundo ele, tanto a caixa de marchas quando a parte robotizada (iMotion) do câmbio precisam de troca de óleo (cada um com um óleo distinto). O óleo da caixa é o que já conhecemos por aqui (75W90) e o do iMotion é o Tutela CS Speed, vendido na css sob o codigo "G 052-512-S1", e não é barato. Disse que o que costuma dar zebra no sistema e necessita de troca é a embreagem. Por coincidência ele tem no chão da oficina um câmbio iMotion completo, e ele me mostrou o pequeno reservatório do óleo.
Essa semana vou lá novamente e pergunto sobre a quilometragem seria indicada para a troca (esqueci).

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cpicolo e biguia curtiram isso

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Esse CS Speed, custava a uns meses atrás, na ccs daqui de minha cidade, R$215,00 1litro.

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Estive novamente com o mecânico. Ele afirmou com um pouco de falha na memória que a troca do óleo do iMotion deve ser feita aos 70.000km.

Comentou novamente sobre o principal "defeito", que é quando a embreagem está necessitando de troca. De acordo com ele, a maioria dos mecânicos atribui grande parte dos defeitos do câmbio a outras peças, achando que o câmbio automatizado não possui embreagem, e que os tilts apresentados são muito estranhos mesmo, parecendo ser outra coisa, mas que de fato sempre é a embreagem. Já pegou 2 casos com defeitos sanados com a substituição da embreagem (por desgaste mesmo, com +/- 60.000km).

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Boa noite a todos.
Tenho um Gol Power 1.6 Imotion, e agora com 100 mil km, já gastei aproximadamente uns R$ 3.000,00 em manutenção no cambio e agora ele deu pau de novo, o orçamento saiu em R$ 4.000,00, porém não quero gastar todo esse valor, solicitei ao mecânico que desse um jeito do cambio voltar a funcionar para que eu leve o carro até a concessionaria e possa colocar ele na troca por outro veiculo. Porém meu carro é muito novo e não estava no meu planejamento a troca de carro neste momento, assim com também não irei gastar R$ 4.000 na manutenção do cambio. Fazendo algumas pesquisas na internet achei alguns proprietários que fizeram a troca do mecanismo do imotion por manual. Vi que não é difícil e pela cotação das peças é muito mais barato que fazer a manutenção do meu.
Peças que precisam ser substituídas ou instaladas.

Substituição do mecanismo robotizado do caixa de cambio pela haste seletora do cambio com o suporte para os cabos.

Trambulador completo ( palanca de cambio, guarda pó, cabos e trambulador )

Instalar conjunto do pedal da embreagem completo

Reprogramar o modulo da ECU

Valor total com mão de obra fica na faixa de R$ 1800.

Sem contar que depois você poderá vender seu mecanismo do Imotion e mesmo se vender barato praticamente paga o investimento.

Acredito também que fazendo esta alteração a venda do carro será mais facil pois um gol com cambio mecanico é mais confiável e vende muito rapido mesmo.

 

 

Gostaria de saber se alguém aqui no forum já fez esta transformação e se ela é tão simples como parece ou existe dor de cabeça?

Li que a caixa de fato é a mesma para o mecânico e automatizado.

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Cara, o Fabiano do canal Motortech, no YouTube, não recomenda essa conversão. Mas se pra vc for fácil, faça!

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Alguém teve problema ao colocar no 75W90 no cambio manual? Estou pensando em trocar o meu que ainda é original, meu carro é um 1.6 10/11 com 60k km. Pelo que vi o óleo original da VW é um 75W, tenso é pagar mais de 100 pilas em um litro de óleo mineral na CSS.

 

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Bom! Deixar aqui meu relato

Comprei um Gol G5 -imotion em julho de 2013, com 19,500km rodados. Só alegria!

Ando muito pouco, media de 150km no mes. Mas como alegria de pobre dura pouco. de uns tempos pra cá, comecei a escutar barulho na troca de macha durante  redução de macha e de vez enquanto quando ia engatar a re, ele da um pinonte. Mas funcionava normal... por um acaso vendo videos do Fabinho da Motortech, ele estava falando sobre o Sintoma de arranha a ré. Resolvir da uma conferida! Ai bateu o desespero... vi que perto do atuador estava vazando oleo. Levei no mecanico! Ai recebi a paulada... 2.586,00!

Ow seja durante 3 anos e meio não gastei nada. Além de troca de oleo e abastecer. Mas a conta chegou... O carro está com 36,200 rodados. e ouve o desgaste da embreagem. Tem base?!? e com estourou o atuador. É revoltante! E o mecanico me disse que pra esse modelo e normal.. que a media de troca de embreagem e a cada 40km rodados. Misericordia! 

Resumindo! vou arrumar e passar pra frente.

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Alguém teve problema ao colocar no 75W90 no cambio manual? Estou pensando em trocar o meu que ainda é original, meu carro é um 1.6 10/11 com 60k km. Pelo que vi o óleo original da VW é um 75W, tenso é pagar mais de 100 pilas em um litro de óleo mineral na CSS.

 



Compra no mercado paralelo! Use o da Petrobrás mesmo. Afinal, a vw não produz óleo mesmo.....

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Senhores Boa noite antes de mais nada.... Me Ajudem meus irmãos! Estou com um problema aqui no meu carro... Seguinte, tenho um Gol G5 2011/12, acontece que o mesmo estava com um ronco na caixa de marcha, Troquei por uma nova, que veio de são paulo, muito nova mesmo, segundo a fonte era de um gol 2016... Até aí tudo bem, o estranho foi depois que montou a caixa e foi engatar os braços da homocinetica sendo que o local onde iria encaixar na base da nova caixa, era menor, tive que ir atrás de outros braços da homocinetica e encontrei o que encaixava perfeitamente.... Beleza, montou e tudo.... Caixa perfeita, estou rodando no carro mas daí surgiu uma dúvida na minha cabeça, pode ser grilo... mas.... O meu carro é 1.6, uma caixa de um motor 1.0 poderia servir no meu, eu digo assim.. Encaixar e tudo e passar despercebida... Quais os sintomas que posso notar dando a entender que essa caixa poderia ser do motor 1.0 ????? Meus amigos desde já muito obrigado!!!!

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Show os Posts!!!

Meu também é I-Motion, tudo perfeito... Só alegria!!!

O meu é quase imperceptível as trocas de marchas, acho que o que o povo fala sobre trancos, é mais é o motorista que precisa se acostumar...

Perfeito o carro!!!

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Em 22/12/2011 at 14:56, adenilson707 disse:

Tópico direcionado a dúvidas e problemas acerca das caixas de câmbio, tanto a comum quanto a I-Motion

Poste aqui impressões, problemas e soluções AQUI

Estou com um Gol I-Motion onde o câmbio do mesmo esta com o botão S acionado e não tem quem faça o botão desacionar. Por esse motivo só estou conseguindo andar com o carro no modo S.

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Estou com um Gol I-Motion onde o câmbio do mesmo esta com o botão S acionado e não tem quem faça o botão desacionar. Por esse motivo só estou conseguindo andar com o carro no modo S.


Aí é problema....
Visite o canal Teomave e Motortech no YouTube. Lá vc pode encontrar algum tipo de ajuda.

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Boa noite Turma,

Sou novo por aqui, e cheguei ao forum por não saber mais o que fazer com meu G5 iMotion, assim como uma boa parcela dos presentes (pelo que lí em algumas resposta rapidamente) tive problemas com o atuador da embreagem, antes disso usei o carro por 2 anos sem problemas (peguei ele com 26mil km) após o serviço o carro ficou normal e o mecânico me alertou que eu ainda iria rodar uns 40mil até trocar a embreagem, bem, dito e feito, passou 35mil km e o carro começo a apresentar um comportamento estranho, ao parar no sinal e deixar o cambio engatado (D) quando o sinal abria, eu acelerava e o carro não andava, subia o giro (e se passasse de 2mil RPM ele dava erro no painel e pedia para entrar em contato com a VW) eu tinha que colocar para N desligar o carro, ligar novamente e mudar de N para D novamente para ele engatar a marcha e arrancar... aos poucos, notei que se eu acelerasse devagar embora ele retardasse a sair ele acabava saindo, ou se eu ficasse querendo arrancar com o carro ele não apresentava o problema, saía normal, mas ficar igual a um retardado acelerando o carro querendo arrancar no sinal é complicado, além de assustar quem atravessa a faixa.

E agora vem meu suplicio, pois parei o carro, e troquei o kit completo da embreagem e óleo do sistema, porém o problema continua, o mecânico substituiu as 4 solenóides de troca de marchas e embreagem, juntamente com o sensor de posição de marcha, porém o problema continua, não sei mais o que fazer, (e pelo visto nem o mecânico, que já quer desmontar todo o sistema para ver se encontra erro, e eu estou receoso com a situação, fora a facada de mão de obra que me aguarda.

As vezes o erro apresenta até se eu apenas ligar o carro e não andar com ele, ficar com ele parado no N, quando eu engato a marcha, ele passa normalmente a 1ª mas a sensação que dá do erro é que ele não aciona a embreagem para o carro sair do lugar, só depois de um tempo acelerando (sem subir de 2mil RPM) ele vai soltando a embreagem e o carro sai do lugar

Algum de vcs já viram este tipo de problema ou tem alguma dica para dar?  

Qualquer ajuda é bem vinda, 

Agradeço desde já, abraço para todos.

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Boa noite Turma,
Sou novo por aqui, e cheguei ao forum por não saber mais o que fazer com meu G5 iMotion, assim como uma boa parcela dos presentes (pelo que lí em algumas resposta rapidamente) tive problemas com o atuador da embreagem, antes disso usei o carro por 2 anos sem problemas (peguei ele com 26mil km) após o serviço o carro ficou normal e o mecânico me alertou que eu ainda iria rodar uns 40mil até trocar a embreagem, bem, dito e feito, passou 35mil km e o carro começo a apresentar um comportamento estranho, ao parar no sinal e deixar o cambio engatado (D) quando o sinal abria, eu acelerava e o carro não andava, subia o giro (e se passasse de 2mil RPM ele dava erro no painel e pedia para entrar em contato com a VW) eu tinha que colocar para N desligar o carro, ligar novamente e mudar de N para D novamente para ele engatar a marcha e arrancar... aos poucos, notei que se eu acelerasse devagar embora ele retardasse a sair ele acabava saindo, ou se eu ficasse querendo arrancar com o carro ele não apresentava o problema, saía normal, mas ficar igual a um retardado acelerando o carro querendo arrancar no sinal é complicado, além de assustar quem atravessa a faixa.
E agora vem meu suplicio, pois parei o carro, e troquei o kit completo da embreagem e óleo do sistema, porém o problema continua, o mecânico substituiu as 4 solenóides de troca de marchas e embreagem, juntamente com o sensor de posição de marcha, porém o problema continua, não sei mais o que fazer, (e pelo visto nem o mecânico, que já quer desmontar todo o sistema para ver se encontra erro, e eu estou receoso com a situação, fora a facada de mão de obra que me aguarda.
As vezes o erro apresenta até se eu apenas ligar o carro e não andar com ele, ficar com ele parado no N, quando eu engato a marcha, ele passa normalmente a 1ª mas a sensação que dá do erro é que ele não aciona a embreagem para o carro sair do lugar, só depois de um tempo acelerando (sem subir de 2mil RPM) ele vai soltando a embreagem e o carro sai do lugar
Algum de vcs já viram este tipo de problema ou tem alguma dica para dar?  
Qualquer ajuda é bem vinda, 
Agradeço desde já, abraço para todos.


Vc é de onde, parceiro?

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ola bom dia. Meu gol 1.6, deu problema no cambio. infelizmente na minha cidade não existe oficina especializada em em tal peça. Resultado, comprei uma caixa de marcha seminova por R$ 1.000,00. A minha duvida, é necessário algum de tipo de regularização, com esse novo cambio?

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Em 01/03/2017 at 12:33, alexandre magno disse:

ola bom dia. Meu gol 1.6, deu problema no cambio. infelizmente na minha cidade não existe oficina especializada em em tal peça. Resultado, comprei uma caixa de marcha seminova por R$ 1.000,00. A minha duvida, é necessário algum de tipo de regularização, com esse novo cambio?

 

Caixa de marchas não há necessidade de regularização frente a Detran. Só motor quando vc troca por outro, que ai tem de dar baixa no antigo e vincular o número do motor novo no chassis.

Em 09/12/2016 at 22:31, DuarteSouza disse:

Senhores Boa noite antes de mais nada.... Me Ajudem meus irmãos! Estou com um problema aqui no meu carro... Seguinte, tenho um Gol G5 2011/12, acontece que o mesmo estava com um ronco na caixa de marcha, Troquei por uma nova, que veio de são paulo, muito nova mesmo, segundo a fonte era de um gol 2016... Até aí tudo bem, o estranho foi depois que montou a caixa e foi engatar os braços da homocinetica sendo que o local onde iria encaixar na base da nova caixa, era menor, tive que ir atrás de outros braços da homocinetica e encontrei o que encaixava perfeitamente.... Beleza, montou e tudo.... Caixa perfeita, estou rodando no carro mas daí surgiu uma dúvida na minha cabeça, pode ser grilo... mas.... O meu carro é 1.6, uma caixa de um motor 1.0 poderia servir no meu, eu digo assim.. Encaixar e tudo e passar despercebida... Quais os sintomas que posso notar dando a entender que essa caixa poderia ser do motor 1.0 ????? Meus amigos desde já muito obrigado!!!!

 

Se a caixa nova estiver boa, problema nenhum, apenas a relação de marchas do 1.0 é mais curta que do 1.6. Vai dar mais aceleração e menos final.

A 1.6 é o oposto, as marchas são longas

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---------->PROBLEMA TROCA DE MARCHAS<---------
Boa noite galera.
Estou com um problema na troca marcha do meu gol G5 10/11 1.0, 70 mil km. 
O problema só aparece depois que estou dirigindo por uns 30 minutos, BR e bairro. Após os 30 minutos de direção e trocas sem problemas, as marchas não entram com o carro ligado, principalmente as duas primeiras, elas não entram mesmo, não encaixam, , até para passar para o neutro agarra. Desligo, coloco a que quero e ligo.
Já troquei o fluido de freio e o atuador da embreagem. 
Alguém tem ideia do que pode ser?
Desde já agradeço.

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A transmissão do meu carro está com um problema. Melhor que descrevê-lo é vocês assistirem o vídeo abaixo:

 

 

O giro do motor sobe repentinamente mas a velocidade do carro não acompanha, parece que "solta".  Sei que isso do vídeo ocorre quando eu tento dar mais força ao carro - seja para fazer uma ultrapassagem ou numa subida.

 

O que pode ser?

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Em 07/08/2017 at 09:57, Lucas Fagundes disse:

A transmissão do meu carro está com um problema. Melhor que descrevê-lo é vocês assistirem o vídeo abaixo:

 

 

O giro do motor sobe repentinamente mas a velocidade do carro não acompanha, parece que "solta".  Sei que isso do vídeo ocorre quando eu tento dar mais força ao carro - seja para fazer uma ultrapassagem ou numa subida.

 

O que pode ser?

Boa noite pessoALL...

Lucas, meu carro estava com um problema parecido, mas ele subia o giro assim nas arrancadas, eu tinha que ficar acelerando um pouquinho (tipo dando umas bombadinhas no pedal do acelerador) para ele poder sair sem subir giro, e no meu caso, se o giro passasse de 3.5Mil Rpm ele indicava erro do cambio no painel e pedia para eu entrar em contato com a VW (aí eu resetava a central do i-Motion desligando o fusível do cambio e religando, aí a central entendia como erro passado e liberava o cambio novamente... só resolveu quando eu mandei substituir todos os reparos e orings (Kit de reparo) do "Robo" e no meu caso eu aproveitei e troquei a embreagem (que nesses carros não estão chegando a 100mil Km) foi o que resolveu, seu caso está bem parecido com perda de pressão mesmo, mas o estranho é que não está aparecendo nenhum alerta no painel.

Boa sorte aí na solução, e não esquece de postar aqui para a gente o o resultado.

abraços. 

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